Brasileiros fogem da crise fazendo intercâmbio

O desemprego e a instabilidade da economia brasileira estão impulsionando um fenômeno marcante: uma quantidade cada vez maior de brasileiros está deixando o País para estudar e trabalhar no exterior.

Essas pessoas resolveram olhar o problema como oportunidade, investindo numa experiência internacional que futuramente pode resultar na conquista de melhores postos de trabalho quando da volta ao Brasil.

E, dentre os países que oferecem a modalidade de intercâmbio Study & Work (Estudo e Trabalho), o Canadá se sobressai, segundo dados da Pesquisa Selo Belta, como primeira escolha dos brasileiros, em virtude de seus altos índices de qualidade de vida e segurança, ótima infraestrutura urbana, excelência no ensino e dólar com cotação menor do que a da moeda norte-americana.

No Canadá, o mercado de trabalho está aquecido, com grande demanda por profissionais em vários setores, o que representa uma oportunidade para quem está em busca de novos desafios.

“Trabalhar enquanto estuda é importante para quem precisa de dinheiro extra para ajudar a se manter em outro país durante o intercâmbio”, afirma Sandra Gabrielli, consultora em Educação Internacional, coach em intercâmbio e sócia-diretora da Canada Intercambio – ABC Paulista. “Mas não é só isso. Experimentar a realidade do mercado de trabalho no exterior é um grande diferencial para enriquecer o currículo e ajuda a melhorar o domínio de outro idioma e a vivenciar outra cultura”.

O que o governo canadense exige

Assim como acontece em outros países, o Canadá tem regras rígidas para quem deseja fazer intercâmbio na modalidade Study & Work.

O visto precisa ser compatível, levando em consideração o objetivo e o tempo de estada.

“Quem está interessado somente em cursos de idioma não recebe mais autorização do governo canadense para trabalhar, desde janeiro de 2015”, esclarece Sandra Gabrielli. “Essa prerrogativa é válida apenas para quem deseja fazer graduação, pós-graduação ou até mesmo especialização”.

Sendo assim, é obrigatório que a pessoa já tenha completado o ensino médio e seja maior de 19 anos.

E não são todos os cursos que abrem possibilidades para exercer trabalhos remunerados. Em alguns casos, o aluno estará autorizado apenas a fazer estágio voluntário. Existem também exigências quanto à duração mínima que o programa de intercâmbio deve ter e que variam de acordo com a opção de formação escolhida.

“Os interesses, o programa educacional adequado, o tempo de permanência e os recursos disponíveis são diferentes para cada pessoa”, ressalta a consultora e coach em intercâmbio.

Além disso, é preciso conhecer os detalhes da legislação canadense e as regras internas da instituição de ensino escolhida, para não ser surpreendido por algum fato não esperado. “Por isso, é recomendável que o interessado consulte um especialista para orientá-lo e tirar suas dúvidas, pois cada caso é um caso”, acrescenta Sandra.

Profissões disponíveis

No Canadá, a demanda por profissionais continua alta em várias áreas, como administração, hospitalidade, construção civil, contabilidade, marketing, TI e muitas outras.

“É um mercado atrativo, mas é necessária muita dedicação, pois estão em busca de mão de obra altamente qualificada”, observa Sandra.

No caso de estudantes, geralmente os tipos de trabalho remunerado oferecidos são para atividades mais simples, como atendentes em lojas, restaurantes, hotéis, etc.

Alunos de intercâmbio que estejam autorizados a exercer funções remuneradas podem trabalhar 20 horas semanais durante os meses de aulas e em tempo integral nas férias.

Se o foco principal do aluno não for ganhar dinheiro para ajudar a se manter, existe em alguns casos a possibilidade de, enquanto estiver estudando, fazer um estágio não remunerado, para conquistar maior qualificação e experiência profissional.

“Há ainda uma terceira opção, em que o aluno termina o curso e depois tem permissão para permanecer no país trabalhando, durante a mesma quantidade de meses”, ressalta a consultora Sandra Gabrielli.

College ou university?

Os cursos tecnológicos, conhecidos como colleges, com qualificação rápida para atender ao mercado carente, são os mais valorizados no Canadá. São voltados para áreas técnicas, como contabilidade, engenharia, finanças, administração, TI, marketing, design, business, etc. Têm duração entre oito meses a quatro anos e permitem que, ao final, o estudante possa candidatar-se ao PGWP (Post-Graduation Work Permit).

Conhecimento excelente de inglês ou francês é uma das exigências para ingressar nos programas das instituições de ensino canadenses credenciadas. A comprovação deve ser feita por meio de testes específicos de proficiência.

Já os programas de university são destinados para quem deseja seguir uma área acadêmica ou de pesquisa. Têm períodos mais longos de duração e as exigências são maiores.

Career college

A modalidade de intercâmbio que mescla a busca pelo aprimoramento de um segundo idioma a uma experiência de trabalho em empresa canadense é, atualmente, a mais procurada por estudantes brasileiros.

Nos programas de career college, as opções de áreas de formação são bastante variadas: hospitalidade, comunicação, marketing, serviços ao consumidor, turismo, design gráfico, cinema, etc.

Em geral, têm menor duração (de seis meses a dois anos) e, portanto, custos mais acessíveis, mesclando períodos equivalentes de estudo e trabalho.

EVENTO GRATUITO: Sandra Gabrielli realiza, mensalmente, palestras informativas sobre programas de intercâmbio para o Canadá, abertas à participação de qualquer interessado. O próximo evento acontecerá em 29 de julho, das 10 h às 12 h, no auditório do Edifício Prime Offices & Mall, na Av. Presidente Kennedy, em São Caetano do Sul – SP. Inscrições pelo e-mail atendimento.abc@canadaintercambio.com – Fone: (11) 3996-6440.

Sobre a Canada Intercambio – ABC Paulista

Para esclarecer também sobre documentos e a respeito do visto,  o Grupo Real pode dar maiores informações

193 views |
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.