Mercado de trabalho: onde dá certo – Há vagas!

O Banco Mundial diz que metade dos jovens brasileiros está com o futuro ameaçado: brasileiros, entre 19 e 25 anos, correm o risco de ficar fora do mercado de trabalho. Segundo o relatório “Competências e Empregos: Uma Agenda para a Juventude”, divulgado pelo Banco Mundial, neste mês de março, 52% da população jovem brasileira, 25 milhões de pessoas, estão desengajadas da produtividade, correndo o risco de cair na pobreza.  Nesta conta estão os “nem-nem”, aqueles jovens que nem trabalham, nem estudam. São 11 milhões nesta condição.

Na contramão deste panorama, está o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), instituição sem fins lucrativos, que, há 46 anos, é agente de integração dos jovens ao mercado de trabalho, através dos Programas de Estágio e Jovem Aprendiz.

Neste mês de março, são cerca de 6 mil jovens, em atividade, estudando e trabalhando, através do programa Jovem Aprendiz do Isbet. No próximo dia 23 (sexta-feira), de 10h30 até 11h30, na Câmara municipal de São Paulo (Palácio Anchieta Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo – SP), na sala Sérgio Vieira de Mello, 180 jovens estarão se formando no programa. Concluíram os cursos de Conservação, Manutenção e Limpeza, Administração e Produção. Estudaram, se capacitaram, trabalhando nas empresas parceiras do Isbet. E vão concluir os cursos, trabalhando!

Esses jovens receberam todo apoio da equipe multidisciplinar do Isbet (pedagogos, assistentes sociais, psicólogos): orientação profissional – assistiram palestras sobre mercado de trabalho –, depois começaram as atividades práticas e as aulas (com apoio de material didático próprio). Um ciclo promissor foi concluído, que será celebrado com os pais e professores no próximo dia 23.

Brenda Filipe dos Santos, 22 anos, é um dos símbolos de jovem aprendiz do Isbet. Aos 17 anos, chegou ao instituto, indicação feita por uma amiga que participava do programa. Inicialmente, trabalhou no setor de arquivo do próprio Isbet. Após, foi transferida para o Call Center e hoje, cinco anos depois, é auxiliar de relacionamento no instituto.

“O Isbet foi fundamental no meu plano de carreira, aqui eu me encontrei, não sabia que carreira seguir”. Brenda está cursando a graduação de Marketing. Segundo ela, o programa Jovem Aprendiz abre a porta para o sucesso do jovem no mercado de trabalho. “Possibilita que ele se encontre, como aconteceu comigo”, afirma Brenda Santos.

Neste mês, o Isbet de São Paulo oferece 100 vagas, oportunidades para jovem aprendiz e estágio, em 40 empresas.  Inscrições e/ou informações pelo site www.isbet.org.br ou presencialmente no escritório do Isbet/SP (Avenida Vieira de Carvalho, nº 172/6º andar – República. Tel.: (11) 3331-0130/(11) 3142-9318/(11) 3337-1583). Horários para inscrição: segundas e quartas-feiras: de 9h às 16h e sextas-feiras: de 10h às 15h.

 

Comente...


Visualizações: 364 visualizações
Avalie esta página:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.