Novembro foi o mês mais chuvoso dos últimos 21 anos

O mês de novembro de 2015 foi o mais chuvoso em São Paulo desde 1995, ano de início do banco de dados do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE). O índice pluviométrico médio na cidade neste mês, que apresentou 25 dias com chuva, foi de 249,5 mm, o maior dos últimos 21 anos. A média histórica para o período, que é de 129,5mm, foi superada em 93%. “Aos poucos, as chuvas começam a ficar gradativamente mais regulares e mais intensas com a aproximação do verão, que é a estação mais chuvosa do ano“, explica Michael Pantera, meteorologista do CGE. “Como este verão será regido pelo fenômeno El Niño, espera-se um aumento moderado nas temperaturas, o que, associado à umidade proveniente do oceano, favorece a condição para temporais no final das tardes”, completa.

chuva-cgeNovembro apresentou temperaturas ligeiramente acima da média, tanto máximas quanto mínimas. A média das temperaturas máximas registradas na cidade neste mês foi de 26,9°C, pouco acima da média esperada, que é de 26,5°C. Por outro lado, as mínimas foram mais quentes que a média histórica, que é de 17,5°C, pois, em média, ficaram em torno dos 18,6°C. A máxima absoluta aferida neste mês foi de 34,8°C, observada no dia 11 em Cidade Ademar, na zona sul, e a mínima absoluta foi de 14,1°C, registrada em 30 de novembro na subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, na zona norte.

Os índices de umidade do ar ficaram em níveis adequados para a saúde, acima dos 60%, durante a maior parte do mês. Alguns dias apresentaram taxas menores, pouco abaixo dos 40%, mas vale observar que não foram registrados índices críticos que justificassem a deflagração de estado de atenção para umidade do ar neste mês. Nota-se também que as precipitações foram bastante regulares durante o mês, fator que contribuiu para manter os índices elevados.

Tendência para os próximos dias

O tempo melhora e o sol volta a predominar nos próximos dias, o que favorece a elevação das temperaturas. Entretanto, retornam as condições de chuvas na forma de pancadas no final das tardes.A quarta-feira (02) ainda deve começar com muita nebulosidade, porém o sol retorna entre nuvens no O decorrer do dia e favorece a elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 18ºC, enquanto as máximas podem chegar aos 27ºC. No final da tarde a nebulosidade volta a aumentar, porém as chuvas ocorrem de forma rápida e isolada na Grande São Paulo. Na quinta-feira (03) o sol volta a predominar e favorece a elevação das temperaturas ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas que podem superar os 29ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e deve atingir valores próximos aos 50% nas horas mais quentes. No final do dia retornam as condições para chuvas na forma de pancadas.

Obras de combate às enchentes

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, Siurb concluiu 48 obras do Programa de Redução de Alagamentos, beneficiando mais de 2,5 milhões de pessoas diretamente. Além das obras do PRA, que foram executadas em toda cidade, principalmente nos bairros periféricos, como Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Campo Limpo, M’Boi Mirim, dentre outras, na zona sul está em operação hidráulica dois piscinões do córrego Cordeiro, que beneficiam mais de 300 mil pessoas. Outra obra, nesta mesma região, é a canalização do córrego Ponte Baixa, que está com 2km da obra concluída. Entre a avenida José Barros Magaldi e a Estrada de M’Boi Mirim. A canalização está com diversos trechos com galerias parcialmente concluídas trazendo benefícios direto aos moradores desta área, principalmente junto ao Conjunto Habitacional das Américas. ASIURB está executando o maior plano de drenagem dos últimos anos. Já estão contratadas as obras dos córregos Ipiranga, Zavuvus, e Paraguai / Éguas, na zona sul; Paciência e Tremembé, na zona norte; Aricanduva, na zona leste. Na zona oeste, está em execução às obras dos córregos Sumaré / Água Preta. Estão em licitação as obras dos córregos Cordeiro – fase 2, na zona sul, Ribeirão Perus, zona norte, e Morro do S – Freitas.

 

 

Texto: Divulgação da Assessoria de Imprensa do CGE

528 views |
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.