Dicas de ouro para um intercâmbio de sucesso

Viver uma experiência internacional capaz de conciliar estudo, trabalho e turismo faz do intercâmbio um dos tipos de viagens mais procuradas por brasileiros.

De acordo com os dados da Pesquisa Selo Belta 2017, encomendada pela Belta (Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil), 246 mil brasileiros deixaram o país em 2016 para realizar algum tipo de curso fora. Desses, 54,8% disseram que ao retornar para o Brasil conseguiram destacar o currículo acadêmico a partir das experiências que tiveram.

O sucesso, claro, é fruto do cuidado que cada estudante teve ao elaborar um planejamento de viagem detalhado. A escolha do destino, o curso a ser feito, o dinheiro gasto, assim como a escolha da agência contratada para organizar tudo são algumas etapas que ao serem bem planejadas resultam numa viagem de sucesso, atingindo assim todas as expectativas.

Abaixo estão listadas algumas das principais recomendações que são dadas por uma agência especializada, aquelas que você sabe que pode confiar porque possuem o Selo Belta , fornecido pela associação que regulamenta o setor para atestar qualidade à agência. Incluindo esses tópicos no seu check-list, os erros serão minimizados.

Foco: o consultor educacional de uma agência especializada ajudará o estudante a viabilizar a viagem de forma segura, mas para isso o estudante precisará identificar quais os objetivos que espera ter com o intercâmbio.

Planejamento: planejar é a palavra chave, e envolve muito mais que comprar um curso é necessário esmiuçar o projeto e analisar todos os pontos. Levantar contatos de órgãos brasileiros no país de destino, ter a verba exigida para o período do intercâmbio, tomar determinadas vacinas, contratar um seguro viagem, levantar todas as documentações pessoais e do curso que possam ser exigidas na imigração.

Agências: muitos brasileiros ao decidirem fazer intercâmbio não possuem conhecimento dos documentos necessários e nem das burocracias de entrada num outro país, e nessa hora um consultor educacional auxiliando o projeto faz toda a diferença. O consultor de uma agência Selo Belta oferece total auxílio ao estudante em todos os processos para que a viagem aconteça dentro das leis.

Instituição de ensino: sempre escolha uma instituição de ensino através de uma agência Selo Belta, compras direitas com a instituição não são protegidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Ao escolher a instituição e efetivar a matrícula, o estudante receberá um comprovante de inscrição. Esse documento servirá para comprovar na imigração o propósito da viagem.

Visto: o sistema de visto de estudante varia conforme o tipo de intercâmbio escolhido e o país de destino. O consultor educacional de uma agência especializada orientará o passo a passo do processo de obtenção, dará dicas de como se comportar na entrevista, revisará todas as cartas das instituições estrangeiras para que possa ser aplicado o visto correto e explicará as diferenças entre eles.

Imigração: o estudante deve evitar qualquer tipo de brincadeira durante o momento em que for passar pela imigração. O momento da entrevista e da fila da imigração é aquele em que o estudante precisa estar bem comportado, já que tudo é levado em consideração. Desde gestos até a roupa e objetos que carrega ou leva na mala. As datas das passagens precisam fazer sentido com a data do curso, e todos os documentados e comprovantes precisam estar de fácil acesso para a hora em que forem solicitados.

311 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br