Os benefícios da ingestão de fibras para a saúde

Você já parou para pensar por que as fibras são facilmente incluídas na maioria das dietas para perder peso?

Além de combinarem com a maioria dos pratos e promoverem a saciedade do organismo, esses componentes podem ser verdadeiros aliados na hora de promover saúde.

Vamos conferir os principais benefícios das fibras para o organismo, entendendo por que elas são tão recomendadas. 

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

O que são fibras, afinal?

As fibras são compostos não digeridos pelo corpo humano. Desta maneira, essas substâncias acabam passando direto pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes.

Mas quem pensa que elas somente “passam por nós” está muito enganado. No meio desse trajeto, as fibras acabam exercendo um benefício incrível em nosso organismo, promovendo saúde.

Além de atuarem sobre o sistema digestivo (como é muito difundido), elas são capazes de fazerem verdadeiros milagres no organismo como um todo – incluindo a participação nos processos imunes.

Quais alimentos são ricos em fibras?

Para poder incluir em seu cardápio esses alimentos vantajosos para a saúde, confira a listinha de alimentos ricos em fibras:

·        Alimentos nas versões integrais (massas, arroz e pães);

·        Cereais matinais;

·        Frutas (abacaxi, ameixa, banana, coco, kiwi, laranja com bagaço, mamão, maracujá, pera e maçã com casca, pêssego, uva e tâmara);

·        Vegetais (alface, aspargos, brócolis, couve, batata-doce, rúcula, espinafre, repolho, cebola, pepino, pimentão);

·        Leguminosas (feijão, soja, grão de bico, ervilha);

·        Grãos (aveia, cevada, arroz).

 

 Tipos de fibras

Dentre o universo das fibras, podemos dividi-las em dois grandes grupos:

·        Fibras solúveis: acabam formando um gel viscoso graças a sua capacidade de se dissolver em água. Dentro do processo de digestão, são fermentadas no intestino grosso (mas não são digeridas). Os principais membros dessa classe são a pectina e as mucilagens.

·        Fibras insolúveis: já as fibras insolúveis têm sua fermentação limitada devido ao fato de não se dissolverem em água. Como principais exemplos temos a celulose e as hemiceluloses.

 

Vantagens no consumo de fibras

Chegou a hora de conferir os principais benefícios das fibras para a saúde:

1.   Melhoram o intestino

Você com certeza já ouviu especialistas dizerem que o consumo de fibras colabora para o fluxo intestinal, não é mesmo?

Desta maneira, as fibras atuam sobre o trato gastrointestinal de maneira incrível, sendo muito benéficas para vários fatores, como:

·        Prevenção ou tratamento de constipação;

·        Estimulação de uma microbiota saudável;

·        Melhora no trânsito gastrointestinal;

·        Colaboração para a absorção de nutrientes bons para o organismo;

·        Auxílio na eliminação de substâncias em excesso;

·        Contribuição para fezes consistentes – e sem a ocorrência de diarreias.

Além disso, estudos mais recentes apontam para as fibras como atuantes na prevenção do câncer de cólon – uma descoberta surpreendente!

 

2.   Ajudam a emagrecer

Além de deixar a alimentação saudável, as fibras são excelentes para ajudar a perder peso, graças a sua função de estimular a saciedade.

Quando ingerimos fibras, os órgãos levam mais tempo para processar esse componente, aumentando o tempo de saciedade. Com isso, acabamos ingerindo menos calorias de maneira natural e contribuindo, mesmo que indiretamente, para resultados maravilhosos no processo de emagrecimento.

Esse é um dos motivos pelos quais as fibras são imensamente difundidas em dietas, inclusive as famosas low carb, auxiliando a perder e controlar os quilinhos na balança.

  • Previnem problemas relacionados com o colesterol

Até o sistema cardiovascular pode se beneficiar com o consumo de fibras.

As versões hidrossolúveis, como aquelas encontradas nas aveias, são capazes de diminuir a absorção de colesterol ruim pelo organismo, ajudando a controlar seus níveis na corrente sanguínea.

Assim, o sistema cardiovascular fica ainda mais livre de complicações e pode seguir o fluxo de maneira tranquila e com riscos minimizados de entupimentos, por exemplo.

  • Diminuem os riscos de doenças do coração

Além de reduzir drasticamente as problemáticas com o colesterol, as fibras são capazes de minimizarem os problemas do coração, somando pontos positivos até para a redução da obesidade – que é uma condição de saúde cada vez mais preocupante em todo o Brasil.

  • Melhoram a imunidade

Quando as fibras fermentam em nosso intestino, ocorre a liberação de ácidos graxos de cadeia curta.

Esses componentes são fontes ricas de nutrição para células intestinais, atuando de maneira muito vantajosa sobre a microbiota do intestino.

Com essa microbiota fortalecida, a imunidade vai lá em cima – graças a defesa contra patógenos oportunistas que podem comprometer o organismo.

Assim, as infecções gastrointestinais e outros problemas de saúde são efetivamente melhorados, contribuindo para todo o sistema imunológico.

  • Previnem complicações com o diabetes

As fibras solúveis interferem sobre o metabolismo de carboidratos e tornam seu fluxo de absorção mais lento dentro do organismo.

Graças a essa ação, o corpo não apresenta altas taxas glicêmicas (altos picos de glicose) e diminui as complicações causadas pelo diabetes – até prevenindo o quadro.

 

Demais benefícios associados

Além de todas as vantagens citadas, pesquisas recentes também indicam os seguintes benefícios relacionados com o consumo de uma dieta rica em fibras:

·        Prevenção de doenças respiratórias, hipertensão, úlceras, hemorroidas;

·        Diminuição dos riscos de diverticulite e até mesmo alguns tipos de câncer;

·        Proteção contra a síndrome metabólica.

 

Outros aspectos importantes

         Consideradas as queridinhas da maioria das dietas, as fibras ajudam no controle e na perda de peso graças a sua função de promover saciedade, diminuindo o consumo calórico diário.

         E não é só a dieta, mas a saúde também agradece!

         Conhecidas por melhorar o trânsito intestinal, as fibras contribuem para o sistema cardiovascular, aumentam a imunidade e agem na redução de problemas de diabetes, colesterol e obesidade – sendo consideradas um verdadeiro remédio!

         Além disso, os alimentos ricos em fibras podem ser facilmente integrados nas dietas, deixando o cardápio ainda mais rico em frutas, leguminosas, cereais, grãos e vegetais maravilhosos.

         Que tal promover saúde por meio da alimentação? Não esqueça das fibras na hora de planejar seu cardápio!

17 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br