Na UNIBES Cultural, dia 12/10, será lançado livro infanto-juvenil que apresenta, de forma original e inédita, a Constituição do Brasil

Primeiros Passos para o Jovem Cidadão: Constituição da República,organização de Oriana White e curadoria de Miriam Schuartz

Pela primeira vez uma Constituição que os jovens vão gostar de ler!

A Pátria, a cidadania, o viver em sociedade são conceitos que conhecemos e que estão presentes no nosso dia-a-dia. Mas, para criar um país com um futuro seguro, digno, mais igualitário e próspero, há algo que é prioritário incutir nas novas gerações. É fundamental conhecer a “alma” de nossa pátria, sabê-la por dentro, absorvê-la como foi concebida e é vivida. A maneira de garantir essa imersão para os jovens de agora e do amanhã é ajudando-os a se apropriarem do que dá vida à Pátria, ou seja, conhecer a Constituição da República. E é possível entender o que há por trás da Carta Magna de forma criativa e surpreendente graças a um novo projeto feito sob medida para os jovens brasileiros. Trata-se do livro Primeiros Passos para o Jovem Cidadão: Constituição da República, voltado para o público infanto-juvenil.

Com lançamento marcado para o dia 12 de outubro, às 15h, na Unibes Cultural, o livro será apresentado numa Roda de Conversa para crianças de 9 a 13 anos, com atividade teatral da Cia Invencionista. O livro tem vocação para se tornar leitura obrigatória em todas as escolas do país.

Em formato de leitura criativa, com jogos, muitas ilustrações, um glossário e fichas com atividades para a família, esse projeto é resultado de uma tese de pós-doutorado de Oriana White, na qual ficou claro que direitos e deveres não são tema curricular nas escolas, e não são mostrados de maneira clara. Em outros países, a Constituição é apresentada já no início da educação infantil. Portanto, essa obra chega num momento importante do país, quando a questão dos direitos e deveres está com frequência sendo discutida.

Capa do livro: Primeiros Passos para o Jovem Cidadão

Para o coletivo de autores, a Constituição da República é uma grande aventura, pois nos ajuda a decidir sobre o que podemos ou não fazer e, também, a identificar se as pessoas ao nosso redor estão agindo corretamente. Isso nos deixa com mais poder de agir com bom senso, ficamos mais poderosos.

O livro foi constituído por um grupo de pessoas que reconhece a importância da cidadania. Uniram-se a ASBZ Advogados, que entende de Leis, para destacar o conteúdo mais importante ao público jovem; Mirian Malzyner, psicanalista  e ilustradora, que encontrou um jeito muito especial para compreensão do conteúdo e criou um universo de imagens e cores para melhor memorização; Suzana Andrade, professora e psicopedagoga, e Erika Neves, escritora e artista, contribuíram ainda para transformar o texto da Constituição da República em uma narrativa leve e divertida. Oriana White organizou a obra e Miriam Schuartz fez sua curadoria.

Os apoiadores e organizadores do projeto acreditam que este livro é um facilitador importante para ajudar o jovem a se entender e se tornar cidadão. Por todos esses motivos, um livro que remete à cidadania pode, deve e merece chegar ao maior número possível de jovens e educadores.

Esperamos todos por lá!

DIA DAS CRIANÇAS NA UNIBES CULTURAL
Livro: Primeiros Passos para o Jovem Cidadão: Constituição da República
Organização: Oriana Monarca White
Dia: 12 de Outubro
Horário: 15h
Programação: Apresentação, roda de conversa e teatro
Local: Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2500, ao lado da estação Sumaré do metrô
Curadoria: Miriam Schuartz
Preço de capa: R$ 45

Darlene Menconi
Diretora          
Comunicação & Sustentabilidade
darlene.menconi@gmail.com
www.linkedin.com/in/darlenemenconi/
(11) 99905-8688

Informações para a Imprensa
Mara Ribeiro – mtb.16577
mara@mararibeiro.com.br
(11) 99221-5201

14 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...