Doações aos Doutores da alegria por meio da declaração IR 2019

Pessoas podem doar até 6% do valor total recolhido; empresas, até 4%

O trabalho dos Doutores da Alegria é gratuito para os públicos beneficiados, mas não é voluntário. A associação, que completou 28 anos em 2019, conta com doações de empresas e de pessoas para manter seus projetos nas áreas de saúde, cultura e assistência social, atualmente em curso nas cidades de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

Uma das modalidades de doação para pessoas e empresas é por meio do Imposto de Renda. A Lei Federal de Incentivo à Cultura permite que pessoas físicas declarantes por meio de formulário completo destinem até 6% de seu imposto para organizações sociais com plano anual aprovado e autorizado a receber doações.

Já as empresas (pessoas jurídicas) que apuram pelo lucro real podem doar 4% do valor total recolhido. Nos dois casos, não se paga nada a mais por isso.

Como doar – Tanto por pessoas quanto por empresas, a doação por meio do Imposto de Renda 2019 deve ser feita via depósito identificado na conta PRONAC 192342 – Banco do Brasil (Ag. 6998-1 / Conta 9117-0 – Projeto Doutores da Alegria / Plano Anual 2020 / CNPJ 00.491.904.0001-67). A data limite para efetuar a doação é 30 de dezembro de 2019.

Após o envio do comprovante para socios@doutoresdaalegria.org.br, um recibo de doação será emitido pela associação em nome do doador, em cópias digitalizada e impressa.

Por fim, no ato da declaração, o doador deverá incluir o valor na seção “Doações/Incentivo à Cultura”, incluindo o recibo como documento comprobatório para abatimento. Para mais informações: https://www.doutoresdaalegria.org.br/abrace-a-causa/doar

Outros recursos– As receitas necessárias para a manutenção da associação vão além das doações via leis de incentivo: há recursos provenientes de produtos, serviços, intervenções em empresas e cursos, campanhas de marketing e licenciamento de marca, programas de milhagens e também doações de pessoas físicas e empresas sem as leis de incentivo.  A organização presta contas anualmente à sociedade e recebe auditoria de suas contas feita por uma empresa independente.

Doutores da Alegria – Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação já realizou mais de dois milhões de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. 

A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através deformação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas.  

Desde 2016 a associação se reposiciona institucionalmente a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional,propondo a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e de pessoas.

12 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br