A importância da água e de alguns alimentos para a cicatrização

Uma das coisas mais importantes nos pós operatório é a importância da boa hidratação e alimentação para a recuperação do corpo e boa cicatrização.

Após uma cirurgia o corpo como um todo entende que sofreu uma agressão e dispara vários mecanismos para sua defesa mudando assim todo seu metabolismo. Uma das formas para uma boa recuperação é manter o corpo hidratado, com ingestão de 2 a 3 litros de água por dia.

A água é um dos principais elementos necessários para nossas reações enzimáticas e manter nosso metabolismo. Além de ser umas das precauções para evitar eventos tromboembólicos. Faz os rins funcionarem adequadamente excretando os metabólitos tóxicos.

Para o cirurgião plástico Dr Juliano Souto Ferreira “ Após tratamentos estéticos ou cirurgias plásticas há uma série de cuidados para que o resultado do procedimento seja favorável, bem como para mantê-lo. Entre eles esta um método muito simples, eficaz e econômico que é beber água”.

Segundo o especialista, a água não deve ser ingerida nem muito e nem pouco. Na dose certa, ela evita desidratação e não potencializa o efeito diurético, aquela vontade de fazer xixi muitas vezes.

Portanto, o ideal é que, no período de recuperação de uma cirurgia, sejam ingeridos por volta de 2 litros de água por dia.

De forma geral a alimentação deve ser baseada em proteínas de alto valor biológico como carnes, frango, peixes e ovos. Muito importante os bons carboidratos de baixos índices glicêmicos para dar a energia necessária para a recuperação. Vitaminas como a vitamina C é muito importante para a formação do colágeno e uma boa cicatrização. Por isso é contra indicado fazer dietas restritivas nos primeiros 30 dias de pós cirurgia sem orientação adequada.

Isto também vale para manter bem a saúde, independente de fazer uma cirurgia ou não

20 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br