Por meio de sua marca IPEMED, presente em outras 10 capitais, maior grupo de educação médica do país abre unidade de ensino na Barra da Tijuca. Projeto recebeu investimento de R﹩ 5,5 milhões

Maior grupo de educação médica do Brasil, a Afya está com estrutura nova de pós-graduação no Rio de Janeiro. A unidade da IPEMED, marca do grupo Afya dedicada à educação continuada, antes localizada no em Copacabana, agora ocupa modernas instalações na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. As atividades no novo prédio começaram na última semana.

“A Afya está trazendo um formato robusto para a educação continuada do Rio de Janeiro. O investimento de R﹩ 5,5 milhões no prédio amplia a oferta de conhecimento médico de qualidade no Estado e concede aos estudantes espaços ainda mais modernos, dinâmicos e inovadores de aprendizado. Queremos que o aluno se sinta no seu próprio consultório. Nossa meta é seguir desenvolvendo cursos e frentes tecnológicas de ensino para seguir atuando no que fazemos melhor: ser parceiros da jornada de carreira do médico”, diz André Raeli, diretor de Educação Continuada da Afya Educacional, que celebra o novo momento da marca que em 15 anos já pós-graduou mais de 15 mil médicos.

A nova estrutura do Rio contará com 14 salas de aulas e 24 consultórios de atendimento especializado. Desses espaços de atendimento e aulas práticas, que têm uma carga horária de aproximadamente 40% do curso, dois deles são especializados em ginecologia e um em cardiologia. Duas salas de pequenos procedimentos de dermatologia também estão entre as principais mudanças da unidade. Com isso, a IPEMED-RJ salta de uma área de 800 m² para mais de 2 mil m².

Para Daniel Mastrangelo, diretor da unidade IPEMED-RJ, além do ganho em novos espaços de estudo e atendimento, a mudança gera ainda um ambiente de convivência e networking. “A nova IPEMED-RJ contará com uma grande área de descompressão, um ambiente pensado para a convivência e troca de experiências, além de uma sala para discussão de casos clínicos, fundamental na dinâmica prática de ensino. Há ganhos ainda em qualidade de vida, com uma vasta oferta de estacionamentos na região, bem como o transporte público para fácil acesso de nossos estudantes e docentes”, indica.

Segundo Raeli, “com o atual desenho da demografia médica, sobretudo pelo número expressivo de novos médicos que estão chegando no mercado de trabalho, essa ampliação física, bem como uma expansão de novos cursos no nosso portfólio se fazem imprescindíveis meta prioritária para 2021 e 2022”.

Os cursos de pós-graduação da IPEMED têm duração média de 18 meses. As turmas com números reduzidos de alunos, objetivam manter a qualidade das aulas e garantir em meio à pandemia os protocolos sanitários necessários. Os alunos médicos realizam os atendimentos em pacientes reais, encaminhados, em sua maioria, pelas prefeituras locais e municípios no entorno das unidades. Em 2020 foram cerca de 10 mil atendimentos gratuitos à população em especialidades como dermatologia, cardiologia, endocrinologia, nutrologia e geriatria, entre outras.

SOBRE A AFYA

A Afya é o maior grupo de faculdades de Medicina do Brasil em número de vagas (2.611) autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). A empresa nasceu em 2019 da incorporação de outras marcas do segmento de educação médica com o objetivo de ser a grande parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação. A primeira faculdade de medicina do grupo começou a operar há 22 anos, em 1999, no Tocantins, no Norte do país.

Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação – são diversos cursos com foco na área da saúde, com destaque para a Medicina -, passando pelos cursos para provas de residência e outros títulos até especializações médicas.

O grupo aposta em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de Medicina ao longo de sua formação profissional. Por meio de uma plataforma digital, a Afya oferece aos seus alunos acesso a materiais didáticos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura e questões práticas.

Em 2020, a Afya entrou no mercado de serviços digitais de suporte à rotina e prática médicas. As healthtechs PEBMED, Medphone, iClinic, Medicinae, Medical Harbour, Cliquefarma e SHOSP se somaram ao grupo na Vice-Presidência de Inovação e Serviços Digitais. Juntas elas compõem os seis pilares de atuação da Afya em serviços digitais: Conteúdo e Tecnologia para Educação Médica; Suporte à Decisão Clínica; Prontuário Eletrônico e Gestão de Consultório; Telemedicina; Prescrição Eletrônica e Relação Médico-Paciente.

Primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em julho de 2019, a Afya escolheu a bolsa americana pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio educação & saúde & tecnologia.

Mais informações em https://www.afya.com.br/ e https://ir.afya.com.br/