Muitas pessoas são atraídas pelo serviço público por diversos motivos. Estabilidade, benefícios, salários acima da média de mercado, e em alguns casos até seguir carreira dentro do órgão. Mas todos nós sabemos que passar em um concurso público não é tarefa fácil, exige muita dedicação e foco. Para isso nossa Coach de Carreira Débora Monique, diretora da empresa OrganizUp, reuniu dicas importantes na hora de se preparar para prestar o concurso público.

O concurseiro tem que entender que vida social agitada não combina com estudos.  Comunique aos familiares e os amigos próximos que você ficará ausente por um determinado tempo.O coach poderá orientar o concurseiro na escolha do cargo a ser conquistado através do perfil cognitivo e o nível de conhecimento atual do candidato inclusive analisando junto com ele o respectivo edital.

Como deve ser a rotina de estudos?

Estudar para concurso é ter Planejamento, Método e Emocional equilibrados. O Coach irá  indica os melhores materiais e as técnicas de estudo mais adequados ao concurseiro elaborando uma adequada programação de estudos; Realizará um acompanhamento cerrado das atividades, propondo mudanças nas estratégias iniciais e promovendo a correção de desvios e atrasos, quando necessário.

O candidato deve adequar os estudos, na semana da prova, apenas para o exame mais próximo?

Sim, dar prioridade para o que está na frente sempre. E o segredo principal é estudar na semana o que ele sente mais dificuldade.

É melhor escolher apenas um processo seletivo para se focar?

De preferencia sim, porém existe muitas pessoas que se inscreve em 4 concursos de uma vez só principalmente por conta dos salários altos e da estabilidade no emprego. Caso seja essa a escolha o concurseiro terá que manter um planejamento de estudo bem estratégico para conquistar o objetivo traçado.

Os candidatos devem se concentrar nas semelhanças ou diferenças entre as provas? 

Bem melhor, seria se concentrar nas semelhanças para os estudos. Assim os estudos ficariam bem mais alinhados, porém cada pessoa tem um objetivo e um perfil. E muitas vezes as provas são diferentes uma das outras no quesito matérias. O importante é focar e ter um excelente planejamento quando se escolhe duas ou mais provas para estudar.