O programa de Educação à Distância (EaD) do CIEE, uma das mais abrangentes iniciativas gratuitas de capacitação de jovens para o mercado de trabalho, acaba de superar a marca de 3 milhões de matrículas. Para esse balanço, contribuíram as 270,2 mil matrículas efetuadas em 2015, número que comprova o valor dessa iniciativa para levar às mais distantes localidades do país cursos com a mesma qualidade oferecida a jovens dos grandes centros.

O programa foi lançado em 2005 e hoje conta com 50 opções cursos, que englobam desde orientações sobre montagem de currículos e posturas profissionais até aulas avançadas de informática. Elaborados por equipe altamente qualificada, as aulas utilizam recursos interativos da internet para preparar os jovens tanto para a conquista de vagas de estágio e aprendizagem quanto para um melhor desempenho nas atividades práticas – efeito benéfico que se estenderá também à futura carreira profissional. A inscrição para os cursos é gratuita e feita no site www.ciee.org.br.

Uma das beneficiadas foi Dayane Chaves Marins Guimarães, 20 anos, estudante de publicidade e propaganda na Universidade Paulista (Unip), em Campinas/SP, que aproveitou as férias de meio de ano e realizou alguns dos cursos oferecidos pelo CIEE para atualizar conhecimentos.   “É muito bom para me qualificar”, diz. “Gostei do método: as aulas são dinâmicas e têm muitos exercícios”, avalia a jovem, que realizou quatro treinamentos e tem entre os preferidos, o de Lógica e criatividade.

Sobre o CIEE

Desde sua fundação, há 52 anos, o CIEE já encaminhou 16 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante – Expo CIEE, entre outros.