Cinco dicas para melhorar a performance da máquina de lavar

Apesar de integrar o cotidiano de brasileiros em todo o país, a lavadora de roupas não é um eletrodoméstico simples de se utilizar corretamente. O uso consciente do equipamento pode aumentar a vida útil da máquina.

Além disso, existem diversos conhecimentos empíricos que envolvem a lavadora. Quem utiliza uma máquina há décadas é quem mais entende do assunto? Pode ser que não, pode ser que esta pessoa repita o mesmo erro há algum tempo e não tenha acompanhado o avanço tecnológico.

A boa notícia é que não é necessário esforço para melhorar a performance da máquina de lavar. As dúvidas podem ser facilmente resolvidas nos tecidos que vão ser lavados e na máquina.

Vejamos então as 5 dicas:

1. A compra

Para responder essa pergunta é necessário um outro questionamento, este para si mesmo: qual o volume de roupa suja que essa máquina vai atender? Assim, se começa a pensar no tamanho da máquina que deve comportar a demanda da residência. Porém, é essencial lembrar que a lavadora precisa caber em algum lugar, assim tente mapear um lugar em sua casa para que o equipamento encaixe e não esqueça de checar abertura de portas e espaços para manipular a máquina.

2. Chegada em casa

Para instalar a máquina, vale lembrar que caber em um cômodo não é suficiente. Para o bom desempenho do equipamento é importante mantê-lo longe de possíveis variações do clima, evitando raios solares e chuva. Também evite deixar a lavadora próxima de fontes de calor como o fogão. Além disso, a máquina precisa de um recuo de aproximadamente dez centímetros para evitar o aquecimento.

3. Agrupar as roupas

As máquinas de lavar operam com diferentes opções de ciclo. Desta forma, cada operação do equipamento pode ser feita em um ritmo e intensidade diferente. Ao agrupar as roupas, separando o que é delicado de tecidos mais resistentes, como é o caso do jeans, se preserva as roupas que precisam de maior cuidado enquanto se acelera a lavagem daquilo que precisa de menor cuidado.

4. Checar as roupas

Após agrupar suas roupas, separando as mais delicadas das mais resistentes, procure fechar todos os botões, zíperes e assemelhados. Isso evita que as roupas se prendam durante a lavagem e se desgastem mais do que o natural. Problemas com roupas rasgadas devem ser resolvidos antes de que sejam inseridas na máquina pelo mesmo motivo. Também vale checar as etiquetas das roupas para não ser pego de surpresa.

5. Dosar a quantidade de roupas

O limite da máquina é medido em quilogramas e tem o certificado do inmetro para tal. Assim, colocar mais peso do que a lavadora sugere é um grandíssimo erro. O ideal é não usar todo o potencial do equipamento o que não força o eletrodoméstico e promove uma lavagem mais eficiente.

27 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br