Para celebrar seus 60 anos, Suvinil cria e realiza sua primeira coleção de cores assinada em parceria com o Ateliê Brasileiro Mattricaria;

Sempre pronta para dar voz e espaço aos brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país, ajudando a contar suas histórias, colorir seus lares e reforçar suas relações ao longo das últimas décadas, Suvinil, que celebra 60 anos em 2021, apresenta em primeira mão a coleção ‘Brasil Em Cores’. Resultado de uma parceria colaborativa com o Ateliê Mattricaria, a cocriação inspirada nas pesquisas sobre plantas tintoriais do Brasil, feita pelo Ateliê, transformou este profundo conhecimento de saberes, culturas e histórias em pura inspiração.

Mattricaria, comandado pela pesquisadora e entusiasta das cores Maibe Maroccolo, realiza estudos baseados na alquimia da natureza regional e, em uma conexão exclusiva com Suvinil, desenvolveu ‘Brasil Em Cores’, que homenageia o Brasil e seus territórios, com objetivo de expandir o olhar das pessoas sobre suas origens, ampliando as possibilidades de inspirações e harmonizações acerca das tonalidades.

collab apresenta a curadoria de uma paleta de cores com tons Suvinil, que ganham uma perspectiva inédita, como se jamais tivessem sido vistos. É assim que a marca que celebra seis décadas de Brasil, reforça a importância que sempre deu em fazer parte de uma comunidade tão plural, rica, colorida e diversa como a brasileira. “Mais do que homenagear este marco tão importante para Suvinil, este lançamento reforça nossa presença na casa de milhares de brasileiros e brasileiras em todas as regiões do país. O estudo apresenta seis paletas de cores, divididas em seis territórios. É essa conexão que queremos mostrar, trazendo histórias regionais que exalem saberes populares”, explica Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing – Cor e Conteúdo na Suvinil.

Redescobrindo os territórios brasileiros

Em um novo olhar para o Brasil e seus territórios, Mattricaria, como especialista no entendimento, estudo e aperfeiçoamento sobre plantas tintoriais do nosso país, dividiu ‘Brasil Em Cores’ em seis paletas que passeiam por esses territórios nacionais: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. Para cada um deles, Suvinil seleciona 10 cores, totalizando 60 tonalidades, que juntas celebram as seis décadas comemoradas pela empresa em 2021, formando assim uma grande conexão!

A costura desta divisão foi iniciada pela seleção de 30 plantas tintoriais que derivaram 60 tons. O agrupamento por esses territórios brasileiros ampliou este conceito, trazendo as cores sob uma ótica totalmente nova, com horizontes e imaginários mais amplos, traçando um caminho que identifica um Brasil muito além de estereótipos. “Estamos falando de um país que não se baseia apenas em culturas individuais de cada estado ou região. Em oito milhões de quilômetros quadrados, por meio de cores, imagens, materiais, ou texturas de cada local do Brasil, percebemos nossas interconexões, e com o estudo de ‘Brasil Em Cores’ aprofundamos além dessa vivência que relaciona cidades, estados, culturas, ou até influências, impactando pessoas e comportamentos de outras localidades, por exemplo“, detalha Sylvia.

Com inspiração e pesquisa desenvolvidas a partir de uma redescoberta sobre plantas desses seis territórios, a coleção aborda a potência das cores no resgate da nossa ancestralidade e da nossa história como indivíduos e nação, retratando o essencial de cada região do país e suas riquezas tão particulares. “‘Brasil Em Cores’ reforça que o conjunto vindo desses contos, saberes e culturas, acaba sendo de extrema importância para contar a nossa própria história. É um estudo sobre a origem dessas plantas tintoriais, como elas acabam chegando em outras regiões do Brasil e influenciando na cultura daquele território, daqueles habitantes, ou até, sobre como novas espécies chegaram aqui e hoje fazem parte da nossa cultura. Foi dessa curiosidade que surgiu a vontade de contar, junto com a Suvinil, a história de 60 cores brasileiras, ressignificando esse assunto“, conta Maibe Maroccolo, especialista desenvolvedora da pesquisa que originou a coleção ‘Brasil Em Cores’.

A Suvinil baseia suas criações em movimentos da sociedade e na busca de seus consumidores, identificando rotas comportamentais ligadas ao momento. Sylvia acredita que a transformação está totalmente conectada ao conhecimento, e que com este estudo “apresentamos mais do que cores, estamos falamos sobre nossa diversidade e nossa história“. Para ‘Brasil Em Cores’, a marca apresenta uma coleção perene, que estará disponível por tempo ilimitado para que todos possam conhecê-la e usá-la de forma livre, espontânea e autônoma, compondo paletas, redescobrindo territórios brasileiros e vivenciando essa diversidade tão rica e plural. “A coleção é uma forma das pessoas terem um novo olhar sobre cores já conhecidas e suas possibilidades de combinações“, pontua a especialista.

Dedicamos essa narrativa de ‘Brasil Em Cores’ não apenas ao público interno e aos clientes de nossa marca, mas ao Brasil inteiro, reforçando essa trajetória com as tonalidades de forma regional e percorrendo os territórios do Brasil. As 60 cores ressignificadas sob uma ótica menos óbvia e mais ampla, reforça a ligação da Suvinil com brasileiros e brasileiras, e das casas onde moram nossas histórias. Afinal, estamos celebrando nossa marca e tudo o que ela representa, gerando grande conexão com os nossos 60 anos de mercado“, finaliza Renato Firmiano, diretor de Marketing na Suvinil.

‘Brasil Em Cores’, seu conceito e todas as suas nuances está materializada no catálogo que pode ser acessado aqui e em seu vídeo autoral, que disponível legendado e com libras, ressalta a coleção em detalhes. Além disso, a Suvinil ainda convida todos para ouvirem o quarto episódio de seu Podcast. O ‘Falando Em Cores’, estreia nesta quinta, 19, o diálogo baseado no tema ‘Cores e Natureza’, que inclusive conta com Maibe Maroccolo, fundadora do Mattricaria junto a Mariana Schmidt, arquiteta no MNMA Studio, como convidadas, falando em uma abordagem leve e inspiradora sobre as cores que vem da natureza e seus impactos em nossas vidas. Acompanhe essas e outras inspirações e parcerias Suvinil também em seu perfil do Instagram @tintas_suvinil ou acesse o Pinterest .

Dica extra PortalJE – Pintor Residencial e Comercial JFS – CLIQUE AQUI