A tomada está esquentando? O eletrodoméstico deu choque? No mês em que se comemora o Dia do Eletricista, a Tramontina indica cinco sinais que confirmam a importância da visita deste profissional para rever a instalação elétrica da sua casa

Você sabia que a instalação elétrica envelhece? Na maioria das casas, ela fica oculta na parede ou forros e não notamos o desgaste natural de cabos, tomadas, disjuntores, interruptores e demais dispositivos que garantem o bom funcionamento do sistema e a segurança das pessoas e do patrimônio. A cada cinco anos, em média, todo imóvel deveria ser submetido a uma revisão das instalações elétricas. A manutenção preventiva evita problemas que favorecem o aumento da conta no fim do mês, entre eles a fuga de energia, que causa risco de curto-circuito e até de incêndio. Portanto, caso a sua instalação seja antiga ou se os equipamentos se multiplicaram, mas não houve modernização da infraestrutura de sua residência, é hora de consultar um eletricista. No mês em que se comemora o Dia do Eletricista (17 de outubro), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina lista cinco sinais que confirmam a importância da visita deste profissional para rever a instalação da sua casa:

– Disjuntores – protegem a instalação elétrica e a desligam em caso de curto-circuito ou sobrecarga;- DR (dispositivo diferencial residual) – desliga automaticamente o circuito elétrico quando há fugas de corrente de baixa intensidade;- DPS (dispositivo de proteção contra surto) – detecta sobretensões transitórias de curta duração na rede elétrica e desvia as correntes de surto para a terra. São três os caminhos das sobretensões: rede elétrica, linha telefônica e circuito de antena de TV. Por isso a importância da proteção nas três entradas.