Equipamentos adequados facilitam a limpeza no pós-obra

Máquinas como lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó e líquidos e limpadoras a extração podem ser usadas na remoção de poeira e outras sujeiras causadas durante as obras

Muita gente está aproveitando o tempo em casa para fazer reformas e manutenções que sempre ficavam para depois. E quando a obra estiver pronta, é hora de fazer a limpeza, recolher entulhos, lixo e limpar a sujeira pesada.

Equipamentos como lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó e líquidos e limpadoras a extração (também chamadas de extratoras) podem ser úteis nesta etapa. As máquinas facilitam a limpeza de áreas de difícil acesso ou que precisam ser liberadas rapidamente no pós-obra. Além disso, proporcionam baixo consumo de água e de energia elétrica, tornam a limpeza mais segura, pois não exige contato manual com a sujeira, reduzem o esforço físico e o uso de produtos químicos.

Porém, muitas pessoas não possuem estes equipamentos em casa e a sugestão, neste caso, é consultar uma prestadora de serviços para executar a faxina. A equipe técnica da JactoClean – empresa do Grupo Jacto que atua no segmento de equipamentos para serviços de limpeza e higienização – orienta quanto ao uso do produto ou contratação do equipamento certo para a limpeza em cada ambiente:

  • Nas áreas internas e de difícil acesso, a empresa recomenda o uso do aspirador de pó e líquidos, que remove a poeira de cimento, areia, argamassa, cal e gesso, que fica impregnada em carpetes, tapetes, pisos, escadas, cantos de parede, de móveis e de esquadrias. Caso haja necessidade de contratar uma empresa terceirizada, confira se a prestadora de serviço tem em seu portfólio as máquinas profissionais – como a extratora, que pode fazer a limpeza profunda de itens de tecido ou estofados, como poltronas, sofás, persianas, etc.
  • A lavagem de áreas externas e a remoção de sujeiras incrustradas tornam-se mais fáceis com o uso da lavadora de alta pressão, que pode limpar pisos, escadas, lajes, paredes, fachadas, ralos, telhados, caixas d’água, porões, corredores, calçadas, toldos, estruturas e esquadrias metálicas, áreas de garagem, de jardim, de piscina ou de churrasqueira, etc. Vale ressaltar que as prestadoras de serviços de limpeza possuem equipamentos robustos, de uso profissional, que podem limpar andaimes, betoneiras e outras máquinas e ferramentas utilizadas durante a obra.

Dicas de segurança – Por serem ligados à energia elétrica, é importante manusear os equipamentos com segurança e conforme as orientações do manual de instruções de cada produto. A JactoClean ressalta ainda importância do uso de calçado durante a faxina. Além disso, a empresa orienta a não tocar o plugue ou a tomada se estiver com os pés ou mãos molhados – e nem molhar as conexões elétricas. 

Antes de ligar as máquinas, é importante confirmar se a rede elétrica da sua casa é compatível com a tensão (voltagem) do produto. No caso do aspirador de pó, é fundamental ainda confirmar se o filtro que armazena a sujeira está limpo ou precisa ser substituído antes da limpeza pós-obra: isto garantirá a eficiência do serviço e evitará possíveis avarias ao motor do equipamento.