Apresentação ganha elementos das tradicionais festas juninas e conta também com intervenção teatral 

Entrando no ritmo do São João, o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira ganha elementos das tradicionais festas juninas, como partida de víspora (bingo) e quitutes. Será no dia 25 de junho, a partir das 10h30, no Museu da Energia de Itu. Também contará com a participação especial, por meio de intervenção teatral, da atriz Liliane Navarro, que dá vida à Dona Ignácia, antiga moradora do sobrado oitocentista que hoje abriga o Museu da Energia de Itu. O evento é gratuito. São cerca de 40 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada. Não há necessidade de fazer reserva. 

O público poderá acompanhar a orquestra num cenário privilegiado, já que o museu é um belo casarão de 1847 e que preserva muitas de suas características originais, em pleno centro histórico.  

O grupo, que reúne 25 músicos coordenados por Célia Trettel e Adilson Rodrigues da Silveira, se diferencia pela composição inusitada. Os instrumentos são divididos em naipes de afinações, com as violas em cebolão em mi maior, cebolão em ré maior, rio abaixo em sol maior e rio acima em dó maior. Ao harmonizar essas afinações distintas, a orquestra ganha uma sonoridade peculiar, e mais rica comparando-se aos grupos de afinação única.

A Orquestra Ituana de Viola Caipira foi fundada em 2011, a partir da necessidade de Itu ter sua própria agremiação de amantes desse instrumento musical, já que a cidade até então só recebia grupos de outras localidades. O projeto é institucionalizado como órgão oficial da prefeitura do município, ligado à Secretaria de Educação.

Dona Ignácia Joaquina Corrêa Pacheco

A atriz Liliane Navarro dá vida à Dona Ignácia Joaquina Corrêa Pacheco, antiga moradora do sobrado oitocentista que hoje abriga o Museu da Energia de Itu. Foi na 1ª Semana Nacional de Museus, em 2003, que Dona Ignácia ganhou um corpo, um rosto e uma voz. Ela que era conhecida por meio de documentos antigos, cartoriais, processos de casamento e genealogias, ganhou vida através da sensibilidade da atriz Liliane Navarro, com toda licença poética que a arte proporciona. 

Víspora

Por junho ser um mês junino, o ensaio deste mês terá uma partida de víspora – nome dado ao bingo durante o século XIX. No Museu, o bingo será com o intuito de lazer e diversão, com os brindes da Lojinha.

Serviço

Ensaio Aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira e apresentação teatral da biografia da antiga moradora do casarão do Museu de Itu

Local – Museu da Energia de Itu

Endereço –   R. Paula Souza, 669 – Centro, Itu

Data –  25 de junho

Horário – 10h30 

O evento é gratuito. São cerca de 40 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada. Não há necessidade de fazer reserva.