Além da postura profissional e ter um comportamento adequado fazerem parte do treinamento empresarial, as regras de vestimentas tornaram-se um instrumento muito comentado para valorizar a imagem profissional. Como?

Sabendo se vestir adequadamente – não impondo seu gosto pessoal, mas sim com o do ambiente profissional. Alguns profissionais sentem que essas regras são castradoras e que impedem as pessoas de sentirem-se livres para “bancarem” seus estilos. Mas, entre a cruz e a espada, a melhor forma de entender como lidar com estas fragilidades é ouvir o que dizem os especialistas da área.

Há 15 anos Renata Mello presta consultoria para as maiores empresas do país sobre etiqueta corporativa

Renata Mello, Consultora de Imagem Corporativa, atua no segmento há 15 anos e afirma: “Já soube de pessoas que perderam a chance de alcançarem um novo trabalho ou serem promovidas, por se apresentarem de forma “desleixada” e sem cuidados. Em meus treinamentos também soube de profissionais que foram chamados em particular para serem alertados de que o que estava vestindo não condizia com o ambiente de trabalho, entre inúmeras outas histórias”. A consultora, afirma que é possível evitar esses constrangimentos e trabalhar a imagem pessoal ao seu favor para ter sucesso no ambiente de trabalho dosando adequadamente a escolha pessoal com as normas corporativas. 

Renata Mello

Economista formada pela Puc-SP e com MBA em Marketing de Serviços pela ESPM e conhecimentos do Mercado do Luxo. Começou sua carreira no mercado financeiro e atuou por muitos anos em multinacionais. Faz parte da AICI – Association of Image Consultants International.

Fundou sua consultoria no ano de 2004 desde então presta serviços para empresas de todos os portes, de forma personalizada à necessidade de cada cliente. É especializada em Postura Profissional e Imagem Pessoal, atendendo diferentes níveis hierárquico e segmentos corporativos.

Fonte: Renata Mello (perfil completo)

Política de vestimenta, será que sairá de moda?

Apesar de muitas empresas liberarem o dress code – código/regras de vestimenta para o ambiente corporativo, permitindo, assim, maior liberdade para que cada um exponha seu estilo pessoal, no mundo profissional, é preciso ter alguns cuidados na hora de se arrumar, mesmo contando com alguma ou total flexibilidade da empresa em que se trabalha.

Mais do que representar a empresa que o profissional decidiu trabalhar, ele também é protagonista da sua imagem pessoal. Como ele é visto e percebido pelos colegas de trabalho ou mesmo por seus clientes e fornecedores, a partir dessa imagem que passa, pode, sim, contar muitos pontos na sua jornada profissional. Pode, inclusive, transmitir mais credibilidade, profissionalismo, seriedade e outras competências. Ou não.

É importante levar em consideração que a escolha da roupa não se limite apenas ao gosto pessoal, pura e simplesmente. Esse tipo de escolha é limitante pois sugere o uso impositivo de escolhas individualizadas, sem olhar para o entorno o contexto, como um instrumento favorável à sua imagem.

Vale bancar seu estilo pessoal para reforçar sua marca e imagem mas, antes de escolher qualquer roupa, é importante avaliar a agenda da semana e analisar se têm clientes ou algum contato importante; ou, pior, se deparar com os eventos surpresas do dia, como uma visita inesperada ou uma reunião externa.

A apresentação pessoal precisa estar de acordo com a sua agenda do dia, reforçando a sua imagem como profissional e, igualmente, os valores da empresa que você representa.

O que evitar usar como vestimenta na empresa, mesmo que seja comum no seu guarda roupa:

 Estas peças devem ser usadas nos finais de semana preferencialmente.

Mesmo que as empresas liberem roupas mais confortáveis no ambiente corporativo, a regra não é “usar o que quiser”, ao contrário, nesses casos deve-se levar em conta que em toda a oportunidade você pode e deve expressar seu estilo pessoal, mas em conformidade com a identidade da empresa. Essa atitude reflete que se tem bom senso e equilíbrio na hora de se vestir.

Visite o site: http://renatamelloconsultoria.com.br/

Assessoria de Imprensa
Mara Ribeiro – mtb. 16.577
Tels: 11 3815.1994 e 11 99221.5201