Sped, eSocial, Reforma Tributária, controle de fraudes corporativas, transformação digital, compliance, Contabilidade em órgãos públicos, Ambiente Tributário e Simples Nacional serão alguns dos temas abordados 

A partir de hoje (9) milhares de contadores, profissionais das áreas de economia, administração, negócios e finanças estarão reunidos na Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo. O tradicional evento, que já dura 25 edições, é organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) e pelas entidades contábeis da capital.

Serão três dias de programação e mais de 30 palestrantes reunidos, segundo o Conselho, em um dos momentos mais importantes da história da Contabilidade no Brasil.

“Os brasileiros vivem uma conjuntura de incertezas e inquietudes, geradas pela prolongada crise política e pela pesada carga de instabilidade econômica. A ciência contábil pode dar o suporte necessário para a recuperação e o crescimento sustentável do país e as decisões nas organizações públicas e privadas dependerão, cada vez mais, dos resultados apresentados por ela. Este é o momento de a sociedade, as empresas e o próprio profissional da contabilidade acreditar e mostrar o valor da verdadeira (e única) Contabilidade, porque ‘contabilidade criativa’ não existe”, diz o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.

De acordo com o CRCSP, a profissão e os objetivos da entidade estão alinhados e comprometidos com os sinais de mudança que a população brasileira está pedindo. “Nunca se clamou tanto por transparência e a Convecon chega na hora certa”, afirma o presidente.

Destaques da programação

Mais de 30 palestrantes estão confirmados para a Convecon e abordarão temas de todas as áreas: tributária, perícia, auditoria, empreendedorismo, contabilidade para órgãos públicos, Sped, eSocial, Reforma Tributária, prevenção e controle de fraudes, compliance de estatais, novos modelos de negócios, gestão e riscos.

Entre os convidados de destaque estão o historiador Leandro Karnal, que falará sobre Transformação Digital. O mundo contemporâneo é instável, sem limites, sem hierarquias claras. As barreiras estão mais fluidas, a comunicação é mais rápida, rica e envolvente e as gerações falam línguas distintas. Tudo se transforma a cada dia: mercados, paradigmas, metas, valores e tradições. A palestra de Karnal abordará os questionamentos do indivíduo neste mundo tecnológico constituído por inúmeras possibilidades e a capacidade de nos adaptarmos às novas demandas.

Também estarão presentes Laércio Cosentino, fundador e CEO da Totvs, maior empresa de software de gestão, plataforma e consultoria da América Latina, e Frederico Trajano, presidente do Magazine Luiza, sucessor da mãe,  Luiza Trajano. Frederico contará que chegou ao comando do negócio quando o Brasil vivia uma das maiores recessões de sua história. De janeiro de 2016, quando assumiu o comando da rede varejista, até agora, o valor de mercado do Magazine Luiza avançou mais de 30 vezes.

Outro destaque será Márcio Fernandes, presidente da distribuidora de eletricidade Elektro e criador de uma nova Filosofia da Gestão que valoriza as pessoas e torna os negócios mais sustentáveis. Essa nova gestão fez a sua empresa assumir a dianteira nas pesquisas sobre satisfação de funcionários.  Eleito o líder mais admirado do país pela revista Você S/A, ele garante que “ Felicidade dá Lucro”, tema do seu primeiro livro e da palestra que ministrará na Convecon.

O administrador de empresas, comentarista de canais de rádio e TV e autor de diversos livros, Max Gehringer, fará a palestra de encerramento da Convecon.

Workshops com especialistas / desafios atuais da profissão

Nos dias 10 e 11 de outubro serão realizados diversos workshops, num formato dinâmico, sobre os temas mais importantes da atualidade e que impactam na rotina de trabalho de contadores e de toda a sociedade. Os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas imediatas, diretamente com os palestrantes, em momento exclusivo com os especialistas. Os temas serão:

– Sped

– Simples Nacional

– eSocial

– Honorários

– Contabilidade Pública

– Contrato e Distrato

– Auditoria Digital

– Carreira

– A Contabilidade no Terceiro Setor

– Gestão de Riscos da Profissão

– Auditoria nas Empresas de Pequeno e Médio Portes

– Decore

– Exame de Suficiência – Análise dos Resultados para Educadores 

– Cadastro Nacional de Peritos Contábeis

Realização e apoio

A 25ª Convecon é organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) em parceria com as entidades contábeis Instituto Paulista de Contabilidade (IPC); Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP) e Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp).

A Convenção conta ainda com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Associação dos Contadores Municipais de São Paulo, Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam) e Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

Serviço

Evento: 25ª Convecon.

Data: 9-11 de outubro 2017.

Local: Centro de Eventos Pro Magno.

Endereço: Rua Samaritá, 230 – Casa Verde, São Paulo.

Informações/inscrições – www.convecon.com.br.