Aquecedores sem manutenção oferecem risco à saúde e ao bolso

Com a chegada da meia-estação e o aumento na temperatura da água durante os banhos, a atenção sobre estes equipamentos deve ser redobrada

Manter a manutenção dos aquecedores a gás em dia é fundamental para bom funcionamento, economia e segurança no uso do aparelho. Além de diminuir a eficiência, a falta de cuidados pode ser prejudicial para o bolso e saúde.

O empresário Elias do Amaral, proprietário da loja de louças e metais MaxiBanho SBC alerta sobre a necessidade da revisão. “Pelo menos uma vez ao ano, é preciso fazer a limpeza e regulagem dos aquecedores. O gás que queima dentro deles durante o uso pode deixar resíduos nos bicos ejetores, danificando a parte eletrônica e entupindo os bicos, sendo assim, o consumo de gás vai aumentar e alterar a temperatura do banho.”

Um dos principais sinais de problemas nos aquecedores é a cor da chama, independente da potência em que o aparelho está sendo utilizado, a flama deve permanecer azul. “Caso ela esteja alaranjada ou roxa, um profissional deve ser chamado para verificar o equipamento”, alerta Elias.

O ambiente em que o aquecedor está instalado também precisa de atenção. O ideal é que ele esteja na área de serviço, pois este local costuma ter boa passagem de ar. A falta de ventilação pode causar o superaquecimento dos aparelhos e a não circulação de ar pode causar uma concentração de monóxido de carbono que em grandes quantidades pode ser perigosa.

Mesmo que instalados nos locais corretos e com bastante ventilação, os aparelhos precisam ser checados frequentemente. Durante a faxina da casa, por exemplo, é indicado que um pano com água seja passado na caixa para manter o aquecedor limpo. É importante lembrar também que, o uso de produtos inflamáveis próximo ao aquecedor não é recomendado.

Caso necessite de manutenção em seu aquecedor clique aqui

382 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br