Dicas para organizar o seu escritório

Para aqueles que tem em casa um escritório para fazer umas horas extra de trabalho, ou trabalhar de forma integral a partir de casa (ou para trabalhar num hobby extra), a arrumação e construção do mesmo são muito importantes.

Conseguir um escritório bem funcional para trabalhar a partir de casa requer, contudo, algum estudo prévio e bastante pensamento no assunto. Porque a sua produtividade pode ser afetada se o planejamento for mal feito, deixamos algumas dicas para que o possa fazer da melhor maneira, para que não seja afetado negativamente por trabalhar a partir de casa.

Comece por listar as necessidades básicas do seu ambiente de trabalho. Faça a si mesmo algumas questões, algumas facilmente esquecidas, como “vou receber visitas externas de trabalho?”, “vou ter de realizar videochamadas online?” ou outras mais triviais, tais como “que tipo de trabalho vou realizar?”.

Estas perguntas irão auxiliar no restante processo de planejamento do escritório, pois irão responder às necessidades básicas do mesmo. Daqui, tirará o tipo de organização espacial, o tipo de equipamentos necessários, etc.

Agora que sabe o que precisa, avalie o espaço que tem disponível. Nem sempre ele será, ou parecerá ser o suficiente, por isso há que adaptar a organização para ter o indispensável ao seu trabalho, no espaço que tem disponível. Alem do mais, pense também na sua localização. Deverá ser o local mais tranquilo da casa, longe das atividades rotineiras de casa, isto é, de cozinhas, casas de banho, etc. Se espera receber visitas, um local próximo da entrada será ideal, para evitar tours desconfortáveis pela casa.

Avalie também o seu orçamento. Se vai receber visitas de trabalho, é importante ter mobiliário e decoração um pouco mais apelativa. Caso contrário, poderá optar por opções mais económicas. Contudo, não despreze o conforto, afinal, vai passar muitas horas nesse local. A compra do equipamento também deve ser equacionada. Por vezes, é mais rentável fazer o aluguer, ou até mesmo outsourcing de alguns serviços, do que comprar os equipamentos em si.

Tocamos levemente na questão da decoração, no ponto anterior, e agora falamos melhor dessa matéria. Deverá ter algum tipo de decoração, receba ou não visitas. Afinal, é um lugar onde vai passar muitas horas trabalhando, e precisa e algo que o anime e alegre. Evite, contudo, elementos distrativos, que possam desviar a sua atenção. Procure que a sua decoração seja sóbria. Leve o conceito mais alem, fazendo dos elementos de trabalho, os elementos de decoração do espaço. Equipamentos de arrumação poderão ser usados para o efeito, ou então auxiliares ergonómicos.

A iluminação deve ser natural o quanto possível, evitando o recurso a luz artificial. Não só ajuda na poupança na conta da luz, a luz natural torna as pessoas mais produtivas e bem-humoradas no geral. Maximize a utilização de janelas e, se estas estiverem expostas a luz natural direta, utilize cortinas ou outro tipo de equipamento que difusa a luz para que esta não o distraía ou incomode.

Por fim, estabeleça regras. E cumpra-as. Uma das regras mais simples e fundamentais, é a arrumação do espaço. Arrume o seu escritório de X em X tempo. Não se esqueça que um lugar desarrumado é prejudicial para a produtividade.

18 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br