Público do evento poderá conhecer as dependências e impressoras 3D do laboratório de fabricação digital São Paulo

A unidade do Fab Lab Livre SP, localizada na casa 7 da Vila Itororó, estará aberta ao público durante o evento Jornada do Patrimônio, que marca a reinauguração do Centro Cultural da Vila Itororó a partir desta sexta-feira (10) e promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

O evento contará com 18h horas de programação cultural, shows e exposições, e uma das boas opções para o público será a de conhecer as impressoras 3D, cortadoras a laser e outras ferramentas de última geração que compõe o laboratório de fabricação digital público da cidade de São Paulo.

A rede de Fab Labs, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, é composta por 13 unidades espalhadas pelo município, onde seus cidadãos podem utilizar maquinários como impressoras 3D, fresadoras, cortadoras a laser, seladoras a vácuo, ferramentas de serralheria e costura, e muitos mais, de forma totalmente gratuita, polinizando criatividade, aprendizado e inovação nos bairros paulistanos.

Além disso, a rede de laboratórios atua como incentivadora da economia circular de cada região onde está presente. Com as unidades sempre de portas abertas para pessoas que querem começar a empreender, os Fab Labs servem de base para a produção de moldes e protótipos que posteriormente serão vendidos em larga escala no comércio, como peças de roupa, artesanatos, circuitos eletrônicos e até mesmo cenários e figurinos de peças teatrais.

Para o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, o Fab Lab é uma porta de entrada para desenvolvimento de vocações econômicas de cada local da cidade. “Cada região tem sua vocação e os Fab Labs são ferramentas muito importantes para aquecer a cadeia de economia circular da região, gerando trabalho e renda para quem quiser empreender”.

Agende seu horário pelos Canais SP156

Com a retomada gradual das atividades na cidade, a rede Fab Lab Livre SP já está funcionando em horário convencional e com 100% de capacidade de cada unidade. Para utilização dos equipamentos ou apoio técnico para desenvolvimento de algum produto nos laboratórios, é obrigatório o agendamento prévio pela central SP 156 .

Para mais informações, acesse a rede social e o site da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e a página da rede Fab Lab Livre SP.