Alimento completo é fundamental para o bem-estar dos animais de estimação

Uma boa nutrição garante a saúde e a disposição dos pets
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) reforça a importância do alimento completo para os pets. Isso porque, na proporção correta, vitaminas, sais minerais, proteínas e outros elementos garantem a nutrição e o desenvolvimento dos bichos. Esse balanço ideal é encontrado de maneira prática nos produtos industrializados, secos ou úmidos.

“Uma alimentação correta garante vitalidade e energia, além de um sistema imunológico mais bem preparado e ossos e dentes fortes. Muitos donos optam por restos de comida, o que diminui os gastos. Mas a alimentação humana, com seus temperos, condimentos e outros ingredientes, não é indicada para os animais de estimação”, explica José Edson Galvão de França, presidente da Abinpet.

Por serem formulados especificamente para cada espécie, os alimentos industrializados disponíveis em supermercados, pet shops e afins garantem o desenvolvimento completo de filhotes, longevidade e uma vida saudável e ativa para animais adultos, sejam eles cães, gatos, aves, peixes ou pequenos roedores. Esses insumos contêm ingredientes específicos em sua formulação que combatem doenças, além de estarem prontos para consumo. Alimentos secos têm cerca de um ano de da validade, desde que bem armazenados, garantindo também segurança.

O caso dos cães é um bom exemplo de como a alimentação desequilibrada pode prejudicar o animal. O excesso de vitamina D pode deformar dentes e mandíbulas e levar ao enrijecimento de órgãos como pulmão, rins e estômago. Além de alterações físicas, males comportamentais também podem surgir de uma nutrição falha. A falta de sais minerais, como iodo, bromo e manganês, pode fazer do animal irritadiço, ao passo que a alimentação com doses altas de nutrientes pode provocar malformação nos cães mais jovens.

O mercado brasileiro de alimentação para animais de estimação é amplo e possui linhas completas, com opções Premium, de níveis nutricionais superiores, e ainda os Super Premium, com a mais alta tecnologia em nutrição disponível.

Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet. A entidade congrega os segmentos Pet Food (alimento), Pet Vet (medicamentos veterinários) e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza).

Além disso, a Abinpet tem os métodos mais confiáveis de compilação dos dados do setor e é referência na promoção de ações que tenham por finalidade fortalecer essa cadeia. A projeção é que em 2014 o faturamento atinja os R$ 16,5 bilhões, um crescimento de 9% em relação ao ano passado. É cada vez maior a participação desse setor na economia nacional e, por isso, é parte relevante do agronegócio: até o fim de 2014, estima-se que cerca de 66,8% do faturamento venha dos produtos para nutrição animal, cuja composição é 95% agropecuária, com elementos como milho, soja, arroz, trigo e carnes de aves, bovinos e peixes.

Todos os produtos da indústria de alimentos e medicamentos veterinários são  fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Secretaria de Defesa Agropecuária (DFIP, DIPOA e Vigiagro).

Para mais informações, acesse: www.abinpet.org.br

 

Confira o novo canal do Facebook: www.facebook.com/abinpet

1.097 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.