Estes parasitas são uma dor de cabeça para os tutores que vão viajar com seus cães. Confira informações sobre como mantê-los longe do seu pet ao longo da estação mais quente do ano, além de dicas para aproveitar as férias com seu amigo

O clima ensolarado se torna propício para levar seu cão para passeios em parques, praias e zonas rurais. Tudo isso é ótimo para que o seu pet saia da rotina e não fique entediado. Mas é preciso colocar as vacinas, medicações e vermífugos em dia, principalmente aqueles tutores que vão se hospedar em casas, pousadas ou visitar sítios e fazendas com seu amigo de quatro patas.

Ver seu pet se coçar é algo comum, mas fique atento: muita coceira pode significar algo bem mais sério. Entre os mais diversos problemas que seu animal de estimação pode enfrentar durante a vida, a infestação por pulgas e carrapatos está entre os mais comuns.

Pesquisas mostram que, em tempos mais frios, 5,4% dos cães levados aos consultórios veterinários têm sinais de infestação por ectoparasitas. Já em climas mais quentes, esse número sobe para 27% dos cães. Nessa época do ano, pulgas e carrapatos chegam à fase adulta em apenas dez dias, o que normalmente ocorre em 140 dias, favorecendo infestações.

“Esses parasitas são fontes de doenças para seus pets, e que em alguns casos podem ser fatais. Eles podem causar doenças como dermatites, verminoses, anemias e sintomas de estresse nos pets. As pulgas, por exemplo, podem trazer consequências para os cães que vão desde a perda de peso e de apetite até a infecção por vermes como a Dipilidose Canina, causada pelo dipylidium caninum, o que pode levar a diarreias com vestígios de sangue e, em casos mais graves, ataques convulsivos”, explica Cleber Santos, especialista em comportamento animal.

Solução

Por isso, o tratamento preventivo é a única forma de garantir a segurança e o bem-estar dos pets. Mantendo o seu compromisso de trabalhar incessantemente em busca de soluções que contribuam para a qualidade de vida dos animais, a Elanco Saúde Animal (NYSE: ELAN) apresenta o CredeliTM, um parasiticida inovador e altamente eficaz contra carrapatos e pulgas.

O CredeliTM é o único antipulgas que começa a agir em apenas duas horas e mata 100% das pulgas em até seis horas – contra os carrapatos, começa a agir em quatro horas e garante 100% de eficácia em até oito horas. Em ambos os casos, o produto garante proteção total por 30 dias. O produto também atua contra o carrapato estrela, vetor da febre maculosa, doença que pode afetar também os humanos.

Outro diferencial do CredeliTM é o seu tamanho reduzido, que se traduz em facilidade na administração, sendo ideal para cães de pequeno porte, como Chihuahuas e Yorkshire Terriers — o parasiticida é indicado para cães a partir de 1,3 quilo de peso corporal. O produto também é uma ótima opção para animais maiores, tendo 100% de aceitação por 70 diferentes raças de cães.

Aproveite o verão

Em dias mais quentes, o cachorro pode dar alguns sinais de que o calor está incomodando. Respiração ofegante, boca aberta e dificuldade de caminhar são alguns exemplos. “É preciso manter água potável sempre disponível. Fique atento se o local de férias conta com piscina, por exemplo, se o cão beber essa água, os produtos químicos usados na limpeza podem provocar vômitos e até gastrite”, destaca Cleber.

Segundo o especialista, o tutor também deve evitar deixar a ração exposta ao sol por muito tempo. É importante que o potinho esteja protegido em um local com sombra e ventilado. “Ao fazer seu passeio diário com ele, saia antes das 10 da manhã ou depois das 17 horas, inclusive durante a noite, momentos de temperatura amena, sempre se atentando se o local possui riscos ou se asfalto está muito quente”, orienta.

5 dicas para aproveitar as férias com seu pet

• Prepare seu pet para a viagem de férias por meio de testes de comportamento. Passeios de carro antes da viagem evitam surpresas desagradáveis. Eles vão se acostumando até que ficam à vontade.

• Passe no veterinário, apenas ele pode indicar cuidados preventivos de acordo com o destino.

• Cuide da segurança de seu amigo, caixas de transporte são ótimas opções para os animais de pequeno porte, além disso os cintos de segurança funcionam muito bem.

• Esteja prevenido. Montar um kit com remédios, água, ração, brinquedos e petiscos pode ajudar muito.

• Não se esqueça que os carrapatos e pulgas podem estragar as férias do seu pet e as suas também, por isso invista em cuidados preventivos.