Um recomeço na vida amorosa na terceira idade é tema do documentário inédito no Brasil “A Idade do amor” (The age of love), que será exibido em um evento nos dias 26 e 28 de outubro no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte). Promovido pela Revista Aptare (especializada em geriatria e gerontologia), em parceria com o CRI Norte e a Angatu IDH (consultoria especializada no tema envelhecimento e longevidade), o evento terá sessão de cinema para os inscritos, seguida de discussão entre os participantes e as psicólogas Isabella Quadros e Valmari Aranha.

Com direção de Steven Loring, o filme mostra um evento de speed dating (uma forma de encontros rápidos em um local específico para possíveis relacionamentos românticos), em que os participantes são 30 idosos entre 70 e 90 anos. De acordo com Lilian Liang, publisher da Revista Aptare, a iniciativa deste evento com o documentário surgiu quando os organizadores, frente ao aumento da expectativa de vida, começaram a repensar a velhice também nos relacionamentos.

“Percebemos que as discussões sobre o envelhecimento giram muito ao redor dos mesmos temas: saúde, violência, questões financeiras, acessibilidade. Mas e o amor e os relacionamentos, onde ficam? Por isso, resolvemos promover o cinedebate: usar um filme leve, divertido e universal para estimular a discussão também deste tópico. O documentário “A Idade do Amor” fala exatamente sobre isso: a vontade de dividir essa fase da vida e a esperança de encontrar um companheiro para um recomeço”, esclarece Liang.

O documentário mostra justamente este olhar para o amor daqueles que, apesar dos cabelos brancos, mantêm os corações esperançosos. No speed dating, momentos engraçados e comoventes prendem a atenção do telespectador, que acaba refletindo também sobre sua própria vida. De acordo com a sinopse do filme, “A idade do amor” é uma história da universalidade do amor e do desejo, independentemente da idade.

Os interessados em participar gratuitamente do evento já podem se inscrever pelo site da Dínamo: www.dinamoeditora.com.br.

Programação

26/10 (segunda-feira)

12h30: Inscrição e café de boas-vindas

14h: Início da exibição

15h30 às 16h: Bate-papo com Isabella Quadros

28/10 (quarta-feira)

8h: Inscrição e café de boas-vindas

9h: Início da exibição

10h30 às 11h: Início do bate-papo com Valmari Aranha

Local

Centro de Referência do Idoso da Zona Norte

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 4301

Prédio 11 (amarelo) – Mandaqui – São Paulo – SP

– Entrada auxiliar para pedestres: Rua Augusto Tolle, 978

– Para verificar as linhas de ônibus que trafegam pela Rua Augusto Tolle, acesse:  http://www.crinorte.org.br/?p=77

Trailer do Filme: https://vimeo.com/142304496

Debatedores e Diretor

Isabella Quadros, psicóloga

Graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie; especialização em psicologia no Carl Jung Institute of Chicago; especialização em psicogerontologia pela PUC-SP; Mestre em Gerontologia pela PUC-SP.  Atua como psicóloga clínica. Foi coordenadora do projeto Centro de Convivência e Centro Dia da ANOSCAR. Atuou como psicóloga para idosos e familiares no Centro Dia AFAI. Coordenou o  espaço “Um lugar para cuidar de si” do projeto voltado para cuidadores formais de idosos do OLHE. Professora do curso de especialização em Gerontologia do COGEAE – PUC. Atuou na área de qualidade de vida da Odebrecht Petroquímica. Sócia da  Angatu IDH. Colaboradora do Portal do Envelhecimento.

Valmari Cristina Aranha, psicóloga

Psicóloga graduada pela Unesp-Assis; especialista em Psicologia Hospitalar pelo HC-FMUSP; especialista em Neuropsicologia CEPSIC-DIP-ICHC-FMUSP; especialista em Psicanálise – PUC-COGEAE; especialista em Gerontologia pela SBGG; mestre em Saúde Pública FSP-USP; psicóloga do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP.

Steven Loring, diretor

Formado em Documentário Sociais na School of Visual Arts em 2012, seus trabalhos procuram examinar as vidas culturais e internas de populações geralmente ignoradas ou pouco conhecidas. Seu primeiro filme “Shacharit – A morning prayer” recebeu vários prêmios, incluindo de melhor filme estudantil no Festival de Cinema do Associação Americana de Antropologia. Recentemente trabalhou como pesquisador para o documentário “If a Tree Falls”. Como roteirista, Loring escreveu oito “filmes da semana” para canais como NBC, CBS e Lifetime, incluindo “The Other Mother”, com Franecs Fisher, e “No one would tell”, com Fred Savage. Como membro da WGAeast, SAG e Actors Equity, Loring já atuou off Broadway. Esse é seu primeiro longa.