A Secretaria da Infraestrutura urbana e Obras, SIURB, abriu processo de licitação para a execução de serviços e obras de reforma e recuperação estrutural das fachadas do Centro Cultural São Paulo, localizado na Rua Vergueiro, 1000.

As empresas interessadas em participar da licitação podem adquirir o Edital mediante “download” na página http://e-negocioscidadesp.prefeitura.sp.gov.br/. O Edital também poderá ser obtido mediante gravação em CD-Rom, na Divisão Técnica de Licitações de Siurb, na Avenida São João, 473 – 21º andar – Centro.

Além disso, as empresas que adquirirem o Edital deverão obrigatoriamente retirar na Divisão Técnica de Licitações, até o dia 04/11/2015, cópia do projeto da licitação.

De acordo com o site do Centro Cultural Vergueiro (http://www.centrocultural.sp.gov.br/Bibliotecas.html ), o projeto surge com a decisão da Prefeitura de São Paulo em dar uso a uma área de quase 300 mil metros quadrados entre a rua Vergueiro e a avenida 23 de Maio, área de desapropriação para as obras do Metrô.  Em julho de 1973, a ideia passava por uma urbanização do local, com a construção de possíveis complexos de escritórios, hotéis, shopping e uma grande biblioteca, que era chamado de “Projeto Vergueiro”.

Na administração do prefeito Olavo Setúbal este projeto foi cancelado.  O arquiteto Eurico Prado Lopes venceu a concorrência aberta em 1976, e as obras foram iniciadas em 1978. O projeto foi reformulado e passou a agregar a ideia de uma área multidisciplinar com espaços propícios ao convívio e ao encontro.  O Centro Cultural Vergueiro foi inaugurado no dia 13 de maio de 1982 é um dos mais importantes espaços público de cultura e convívio da cidade.