Por que o programa ZDHC vai revolucionar a área têxtil e calçadista

O programa ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals) ou Descarte Zero de Produtos Químicos visa unir esforços na eliminação de itens químicos nocivos de suprimentos de calçados e artigos têxteis. Trata-se de uma iniciativa que começou em 2011 e hoje tem a colaboração de 29 marcas signatárias, 86 afiliadas da cadeia de valor e associados.


Em uma indústria que consome anualmente 25% de todos os químicos produzidos no mundo, a intenção é eliminar a 0% os produtos químicos perigosos que causam algum dano ao ser humano e/ou meio ambiente. Entre eles, estão os Nonilfenóis (usados no processo de lavagem das peças), Compostos Organoestânicos (usados na etapa de tingimento da peça) e Ftalatos (adicionados para atribuir a plasticidade às estampas
para evitar que rachem com o uso). A intenção é que todas as indústrias do ramo se adéquem aos padrões do programa, até 2020.


A Intertek, empresa inglesa com sedes no mundo todo, participa globalmente do ZDHC, auxiliando assim marcas de roupas, calçados, varejistas e fabricantes na realização de coletas de amostras, testes químicos, verificações e treinamentos, para que seus produtos se encaixem nos padrões requeridos pelo mercado, sempre visando proteger a saúde dos consumidores.


Em uma sociedade cada dia mais consciente em relação ao que consome, surge o ZDHC para endereçar as preocupações entre o ramo têxtil e a Intertek, onde seu comprometimento com a qualidade contínua vem ajudando marcas e indústrias entender e aplicar os padrões estabelecidos da melhor forma.
www.intertek.com

  • Renata Lucio é Gerente Comercial de Softlines da Intertek
47 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br