Entenda como substituir os queijos ricos em gorduras saturadas e sódio por versões saudáveis

Reduzir ou tirar por completo os queijos da dieta pode ser um desafio para algumas pessoas. Entretanto, apesar de possuir algumas vitaminas, esse alimento pode ser rico em gorduras saturadas e sódio, substâncias que causam doenças cardiovasculares e hipertensão.

Outra questão é que no Brasil cerca de 53 milhões de brasileiros a cima dos 16 anos sentem algum desconforto ao ingerir produtos lácteos, como aponta uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha. “Dependendo do grau da intolerância à lactose é necessária uma redução significativa ou total dos derivados do leite, sendo preciso buscar alternativas para substitui-los, como as opções de queijos vegetais “, explica Jessica Santos nutricionista da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis.

A especialista listou 4 tipos de queijos amarelos, considerados os mais prejudiciais para a saúde por terem grandes quantidades de gorduras ruins e sódio.

Mussarela:

O queijo mussarela apesar de ter vitamina B12 e cálcio, também pode se tornar vilão se for consumido em excesso. “Ele possui quantidades significativas de sódio e gorduras saturadas, sendo que uma porção de 30 g de mussarela tem 20% do consumo diário de gordura indicada pela Organização Mundial da Saúde. Essas 30 g podem ser consumidas facilmente em um pedaço de lasanha ou três fatias em um lanche”, explica .

Prato:

A especialista esclarece que o queijo tipo prato também precisa ser consumido com moderação porque 60 g representa um consumo de 10% de sódio do valor diário recomendado . Segundo a OMS adultos sadios devem ter o consumo diário máximo de 2g de sódio, o que equivale a uma colher de chá de sal.

Cheddar:

Apesar de rico em cálcio e ser muito utilizado em lanches, o cheddar é rico em gorduras saturadas, sendo que o consumo de 50 gramas do queijo representa a ingestão de 47% do limite indicado pela OMS.

Parmesão:

É o que conta com os maiores valores de sódio de todos os queijos, 50 g de parmesão possuem 33% da necessidade diária de sódio. “Como dito anteriormente, o excesso dessa substância pode levar ao aumento da pressão arterial, um fator de risco ainda maior para quem já é hipertenso”, afirma.

“Quando pensamos que durante o dia podemos consumir outros alimentos fonte de gorduras ruins e sódio, a soma nutricional dessas substâncias ultrapassa os limites indicados pela OMS. Por isso, é importante procurar versões vegetais dos queijos que têm o mesmo sabor, porém são mais saudáveis e podem fazer parte de uma alimentação balanceada”, finaliza.