Um grande mito sobre esses procedimentos é a comparação indevida entre ambos. Trata-se de procedimentos complementares, que oferecem resultados diferentes e não precisam ser feitos juntos. “A abdominoplastia remove a gordura, elimina o excesso de pele e reconstrói a parede abdominal. Já a lipoaspiração melhora o contorno corporal, por meio da sucção de gordura.” esclarece o cirurgião plástico da Clínica Sabath, Dr. Hugo Sabath.
 

“A cirurgia da lipoaspiração é para quem deseja abolir a gordura localizada na região do braço, costas, coxa interna, barriga e flancos. Já a abdominoplastia é indicada em casos de sobra de pele e flacidez na barriga, retirando também a gordura que acompanha a pele em excesso no local.” explica o cirurgião plástico da Clínica Sabath.
 

A remoção da gordura localizada no procedimento de lipo é feita através de cânulas de sucção que são inseridas por meio de pequenas incisões até o tecido adiposo. Ao chegar nesse local, um sistema de vácuo aspira a gordura.
 

Dr. Hugo Sabath conta que é importante ressaltar que, devido à complexidade do procedimento, os cuidados no pós-operatório são fundamentais para obtenção do melhor resultado. O repouso, por exemplo, deve ser levado muito a sério e é indicado que ele seja feito entre duas semanas e um mês.
 

“As cicatrizes são pequenas e discretas, ficando quase imperceptíveis após a recuperação. Em outros casos, a abdominoplastia é recomendada quando há o acúmulo de pele e flacidez na barriga. Só que a diferença para a lipoaspiração é que nessa não há acúmulo de gordura localizada na região.” salienta o cirurgião da Clínica Sabath.

A abdominoplastia é comumente indicada para mulheres que passaram por múltiplas gestações ou quando ocorre a perda de muito peso rapidamente. Ou seja, essa técnica tem o objetivo de corrigir a parede abdominal para restaurar a musculatura e melhorar o contorno da região. Como resultado, um abdômen mais firme e retinho.
 

Por meio disso, é necessário esclarecer que a abdominoplastia não é indicada para o emagrecimento. Ela contribui apenas na remodelação da região abdominal e elimina a saliência no local em pessoas que estão em boa forma e dentro do peso adequado.
 

Para a realização da abdominoplastia é feita uma incisão na parte inferior do abdômen e, dependendo do caso, pode ser feita também uma incisão na vertical. “Para o pós-operatório, o paciente deverá permanecer em repouso absoluto por duas semanas e, ainda, deve utilizar a cinta cirúrgica por cerca de dois meses para remodelar o corpo e contribuir para o fluxo sanguíneo que acelera a recuperação.” alerta Hugo Sabath.
 

O que é indicado para cada caso?
 

— Lipoaspiração: quando o paciente está na sua forma física ideal, mas concentra gordura localizada em diferentes locais, como culotes, coxas, glúteos, braços ou abdômen. O tratamento não surte efeito contra a flacidez.
 

— Abdominoplastia: recomendada após múltiplas gestações ou perda de peso para eliminar o excesso de pele e flacidez presentes apenas na barriga. O tratamento não é eficaz para a retirada de gordura.

“Ambos os casos se tratam de cirurgia e por isso devem ser realizados em ambiente especializado por profissionais capacitados.” Finaliza o cirurgião da Clínica Sabath.