Com o fim do verão, é hora de recuperar a saúde da pele e dos cabelos

 O verão terminou oficialmente em 20 de março e, com seu fim, damos uma pausa às idas à praia, aos mergulhos e ao bronzeado adquirido após horas sob o sol. É hora, então, de reverter os possíveis estragos causados pela exposição constante ao sol, ao sal do mar e ao cloro das piscinas. Thais Pereira, farmacêutica da rede nacional de farmácias Extrafarma, aponta os cuidados necessários para recuperar a saúde da pele e dos cabelos.

Alívio para peles sensíveis

Peles com queimaduras de sol devem ser tratadas com loções ou géis hidratantes com compostos como aloe vera e calêndula, que possuem ação calmante e ajudam no processo de regeneração. Para aliviar o desconforto, vale a pena borrifar água termal na pele, que também age como hidratante.

Foco na hidratação

Se os cuidados com a hidratação deixaram a desejar nos últimos meses, é hora de recuperar o tempo perdido. Invista em cremes e loções potentes, com ativos hidratantes como ureia, vitamina E e aveia. Para uma melhor absorção, use o produto após o banho e reaplique ao longo dia se achar necessário. Óleos hidratantes, como o de amêndoas e o de semente de uva, também ajudam a manter a umidade da pele e podem ser usados durante o banho.

Atenção especial aos cabelos

Os cabelos devem ser tratados com máscaras hidratantes e produtos sem enxágue. Uma dica é, na hora do banho, substituir temporariamente o condicionador por uma máscara hidratante mais poderosa, até que os cabelos recuperem a maciez perdida. Ampolas e séruns com substâncias como óleo de argan e manteiga de karité também são bons aliados na hora de tratar os fios ressecados.

Fim dos banhos muito quentes

O calor pode estar indo embora, mas isso não significa que a mudança deva ser compensada no chuveiro. Aumentar a temperatura do chuveiro durante o banho aumenta o ressecamento da pele, já que a água quente acaba tirando parte da barreira protetora que a mantém hidratada. Em casos extremos, o ressecamento pode causar manchas vermelhas e provocar descamação na pele. Para manter a pele saudável, crie o hábito de tomar banhos mornos e diminua também o tempo passado embaixo do chuveiro.

Pele renovada com esfoliantes

A esfoliação ajuda a remover as células mortas e deixa a pele mais preparada para receber as substâncias hidratantes presentes em cremes, loções e óleos, mas deve ser feita com muito cuidado. Só use produtos esfoliantes se a pele não estiver irritada ou sensível. Faça a esfoliação com movimentos suaves, evitando friccionar a pele com força e umedeça sempre a pele antes de aplicar o produto.

Para finalizar, a farmacêutica recomenda que idas ao dermatologista se tornem um hábito: “não deixem que apenas algum problema na pele ou no cabelo leve ao médico especialista, um acompanhamento adequado previne inúmeros problemas e sua saúde agradece”, reforça Thais.

210 visualizações
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br