No mês de campanha sobre o Setembro Amarelo, especialista mostra como a alimentação pode ser um aliado no tratamento da doença e trazer mais bem-estar aos idosos

Desde 2015, a Campanha Setembro Amarelo é realizada no Brasil. Mas além de abordar a questão das doenças mentais, é importante o debate sobre como ela afeta diversas faixas etárias, como a terceira idade. A depressão é uma das mais comuns condições mentais tratáveis. De acordo com o Ministério da Saúde , sua prevalência ao longo da vida no Brasil gira em torno de 15,5%. Entre os idosos, estima-se que 9,2% da população sofra com a doença.

Trata-se de uma doença do sistema nervoso caracterizada principalmente por perda de energia e cansaço constante, sendo tratada por meio de acompanhamento com psiquiatra e psicólogo. Mas a alimentação balanceada também contribui para que a pessoa se sinta melhor e mais animada. No caso de idosos, a escolha dos alimentos exige mais cuidados, mas possui a capacidade de proporcionar bem-estar ao corpo e à mente.

A professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Elisabete Carneiro, explica que alimentos simples podem ser inseridos aos poucos na rotina da alimentação. “Em nossos atendimentos percebemos que em casos de ansiedade ou desânimo, era comum o consumo de alimentos mais gordurosos entre os pacientes idosos, então orientamos pela substituição por chás. Como é uma bebida comum na alimentação deles, o sabor de maçã com gengibre foi uma opção bem aceita, por exemplo” diz.

A especialista afirma que a nutrição é um ponto-chave que pode ajudar a produzir mais serotonina, que aumenta o bom humor e ajuda no combate da depressão entre idosos, mas é importante ressaltar que existem modos corretos de consumidor os alimentos. “O chocolate é um exemplo disso: ele possui o triptofano, que é um componente químico que estimula a serotonina, um hormônio ligado à sensação de prazer e bem-estar. Portanto, o consumo de chocolate aumenta a produção de serotonina e faz aumentar a sensação de felicidade”, conclui, destacando que a alimentação regular também deve conter uma boa quantidade de legumes, frutas, carne magra, leguminosas e cereais integrais.

A especialista alerta que bons hábitos alimentares não substituem o tratamento e acompanhamento médico. “A alimentação pode ajudar a prevenir a depressão, quando feita de maneira adequada. No entanto, ela nunca substitui o acompanhamento médico, e toda mudança de comportamento do idoso deve ser observada, pois a doença pode interferir em aspectos físicos, como a perda da vontade de praticar exercícios, se hidratar e alimentar saudavelmente, participar de programas sociais e até mesmo tomar os remédios para as enfermidades que surgem com a idade”, esclarece.

A Anhanguera disponibiliza para a população acesso a consultas psicológicas de forma gratuita ou mediante a cobrança de uma taxa de valor social nas clínicas-escola de Psicologia da Anhanguera em diversos pontos da capital e Grande São Paulo. Confira informações na unidade para agendamento:

ANHANGUERA VILA MARIANA

Rua Afonso Celso, 235, Vila Mariana – São Paulo (SP)

Antes de serem atendidos nas clínicas, os pacientes passarão por uma triagem com exames rápidos feita pelo curso de Enfermagem.

Clínica de Psicologia: segunda a sexta-feira das 19h às 22h

Agendamentos via telefone: (11) 5085-9099, de segunda a sexta-feira das 19 às 21h.

E-mail: clinicaescolapsicologia@anhanguera.com

ANHANGUERA SANTO ANDRÉ – HOMERO THON

Avenida Pedro Américo, 850, Bairro Homero Thon – Santo André (SP)

Clínica de Psicologia: segunda a sexta-feira, das 8h às 15h e aos sábados, das 8h às 12h.

Agendamentos via telefone: (11) 4458-5051, ou presencial

Pacientes a partir de 6 anos, adolescentes, adultos e idosos e oferece as avaliações para psicodiagnóstico dos grupos etários, psicoterapia individual e orientação parental.

ANHANGUERA SANTO ANDRÉ – CENTRO

Rua Senador Fláquer, 456, Centro – Santo André (SP)
Clínica de Psicologia: segunda a sexta-feira, das 11h às 20h

Agendamentos via telefone: (11) 4097-1400 – Ramal 8, ou enviar um e-mail para clinicaunia.psi@gmail.com

ANHANGUERA OSASCO

Rua dos Autonomistas, 1.325, Vila Campesina – Osasco (SP)
Clínica de Psicologia: segunda a sexta-feira, das 11h às 20h

Telefone: (11) 3699-9046 ou (11) 3699-9049.

Agendamentos via formulário: link

ANHANGUERA SÃO BERNARDO DO CAMPO – VERGUEIRO

Av. Senador Vergueiro, 505, Bairro Jardim do Mar – São Bernardo do Campo (SP)

Clínica de Psicologia: quarta e quinta-feira, das 8h às 17h; e às sextas, das 15h às 17h; atendimentos remotos de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Agendamentos via telefone: via ligação ou pelo WhatsApp, número (11) 2823-1003.

ANHANGUERA SANTANA

Av. Braz Leme, 3029, Santana – São Paulo (SP)
Clínica de Psicologia: segunda-feira, das 18h às 21h; terça-feira, das 9h às 12h; sexta-feira, das 9h às 12h e das 18h às 21h.
Agendamentos via telefone e Whats App: (11) 2972-9058

ANHANGUERA BELENZINHO

Rua Siqueira Bueno, 929, Belenzinho – São Paulo (SP)
Clínica de Psicologia: cadastro para futuros atendimentos pelo telefone (11) 3133-7961, de segunda a sexta, das 13h às 20h.

ANHANGUERA PIRITUBA

Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 3305, Pirituba – São Paulo – SP

Clínica de Psicologia: Triagem de pacientes (atendimento individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos e idosos) iniciará em breve, por meio de formulário on-line. Os atendimentos devem iniciar em março, e ocorrerão de segunda a sexta-feira, entre 8h e 21h.