Lowçucar sugere opções zero açúcar do tradicional bolo de queijo para quem não pode consumir o ingrediente

Um dos doces mais apreciados em todo o mundo é o cheesecake, um bolo de queijo cremoso, cozido sobre uma base crocante e servido com várias coberturas que ressaltam ainda mais seu sabor delicioso.

Segundo relatos históricos, o primeiro cheesecake foi servido na Grécia Antiga durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos, em 776 a.C. Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos e os romanos passaram a oferecer o doce as seus Deuses para acalmá-los. E assim o cheesecake foi se espalhando pelo mundo afora até chegar aos cadernos de receitas das nossas avós.

Mesmo com o passar dos anos, o ingrediente essencial da cheesecake continua sendo o queijo, porém, existem vários tipos encontrados nas receitas como o queijo cremoso, ou cream cheese, o queijo Francês Neufchâtel, o cottage e a ricota.

Para quem não pode consumir açúcares, mas não dispensa esse prazer tão antigo e irresistível, as nutricionistas da Lowçucar criaram versões sem o ingrediente e com menos calorias. Confira!

CHEESECAKE COM CALDA DE PHYSALIS (ZERO AÇÚCAR)

Ingredientes:

Massa:

1 embalagem de Wafer Lowçucar Zero Adição de Açúcares Sabor Chocolate

2 colheres (sopa) de margarina culinária (40 g) 

Recheio:

1 embalagem de Pó para Preparo de Sobremesa Sabor Leite Condensado Lowçucar Zero Adição De Açúcares(220g)

1 embalagem de creme de leite fresco (300g)

1 embalagem de cream cheese light (150g)

1 embalagem de gelatina em pó incolor e sem sabor (12g) 

Geleia:

1 xícara (chá) de Frutose Lowçucar (140g)

75g de physalis sem pele picado

¾ xícara (chá) de água (150 ml) 

Modo de preparo:

Massa: Em um recipiente triture com as mãos o wafer e amasse até ficar esfarelado. Adicione a margarina e misture. Recheio: Prepare o leite condensado conforme as instruções da embalagem. Reserve. Hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem e reserve. Na batedeira, bata o creme de leite até dar ponto de chantilly. Em seguida, acrescente o cream cheese, o leite condensado e bata até homogeneizar. Adicione a gelatina hidratada e bata novamente. Reserve. Geleia: Em uma panela, coloque a frutose, a physalis, a água e leve ao fogo até dar ponto de geleia. Montagem: Forre com a massa uma forma de aro removível de 23 cm de diâmetro por 6 cm de altura. Acrescente o recheio e leve para gelar por 3 horas. Solte as laterais da forma e com auxílio de uma espátula, transfira a torta para um prato e cubra com a calda já fria. 

Rendimento: 28 porções de 50g com 119 kcal cada

CHEESECAKE DE FRUTAS VERMELHAS (ZERO AÇÚCAR)

Ingredientes:

Massa:

2 embalagens de Wafer Lowçucar Zero Adição de Açúcares Sabor Chocolate (230g)

2 colheres (sopa) de margarina culinária (40g)

Recheio:

1 embalagem de Pó para Preparo de Sobremesa Sabor Leite Condensado Lowçucar Zero Adição De Açúcares(220g)

350g de creme de leite fresco

1 cream cheese light (150g)

1 gelatina em pó incolor e sem sabor (12g)

Geleia:

1 xícara (chá) de Frutose Lowçucar (140g)

100g de amoras

1¼ xícara (chá) de morangos

1 gelatina em pó incolor e sem sabor (12g)

Modo de preparo:

Massa: Em um recipiente triture com as mãos os wafers e amasse até ficar esfarelado. Adicione a margarina e misture. Recheio: Prepare o leite condensado conforme as instruções da embalagem. Reserve. Hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem e reserve. Na batedeira, bata o creme de leite até dar ponto de chantilly. Em seguida, acrescente o cream cheese, o leite condensado e bata até homogeneizar. Adicione a gelatina hidratada e bata novamente. Reserve. Geleia: Em uma panela, coloque a frutose, as amoras, os morangos e leve ao fogo até dar ponto de geleia. Em seguida, hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem e adicione na geleia. Montagem: Forre com a massa uma forma de aro removível de 23 cm de diâmetro x 6 cm de altura. Acrescente o recheio e leve para gelar por 4 horas. Solte as laterais da forma e com auxílio de uma espátula, transfira a torta para um prato e cubra com a calda já fria.

Rendimento: 34 porções de 45g com 120 kcal cada

CHEESECAKE DE MARACUJÁ (ZERO AÇÚCAR) 

Ingredientes:

Massa:

2 embalagens de Wafer Lowçucar Zero Adição De Açúcares Sabor Chocolate (230g)

3 colheres (sopa) de margarina culinária (60g)

Recheio:

1 embalagem de Pó para Preparo de Sobremesa Sabor Leite Condensado Lowçucar Zero Adição De Açúcares (220g)

300g de polpa de maracujá congelada

1 embalagem de cream cheese light (150g)

1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor (12g)

1 embalagem de creme leite light (200g)

Calda:

4 colheres (sopa) de Adoçante Culinária Lowçucar (32g)

¾ xícara (chá) de água (150 ml)

2 polpas de fruta de maracujá (200g)

1 colher (sobremesa) de amido de milho (10g)

Modo de preparo:

Massa: Em um recipiente triture com as mãos os wafers e amasse até ficar esfarelado. Adicione a margarina e misture. Recheio: Prepare o leite condensado conforme as instruções da embalagem. Em seguida coloque a polpa de maracujá, o cream cheese, o creme de leite e bata até homogeneizar. Adicione a gelatina dissolvida e bata novamente. Reserve. Calda: Em uma panela pequena, coloque o adoçante, o amido de milho, a água e mexa para dissolver. Acrescente a polpa de maracujá, ferva por aproximadamente 3 minutos, desligue o fogo e deixe esfriar. Montagem: Forre com a massa uma forma de aro removível 23 cm de diâmetro x 6 cm de altura. Acrescente o recheio e leve para gelar por 4 horas. Após este período, solte a lateral da forma e com auxílio de uma espátula, transfira a torta para um prato e cubra com a calda já fria.

Rendimento: 35 porções de 45g com 98 kcal cada

CHEESECAKE COM GOIBADA NA TAÇA (ZERO AÇÚCAR)

Ingredientes:

1 embalagem de Wafer Lowçucar Zero Adição de Açúcares Sabor Baunilha (115g)

Recheio:

4 colheres (sopa) de Adoçante Culinária Lowçucar (48g)

1 xícara (chá) de leite desnatado (200ml)

1 embalagem de creme de leite fresco (300g)

1 embalagem de cream cheese light (150g)

1 embalagem de gelatina em pó incolor e sem sabor (12g)

Geleia:

300g de goiabada diet picada

1 xícara (chá) de água (200ml)

Modo de preparo:

Recheio: Hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem e reserve. Na batedeira, bata o creme de leite até dar ponto de chantilly. Em seguida acrescente o cream cheese, o leite, o adoçante e bata até homogeneizar. Adicione a gelatina hidratada e bata novamente. Reserve. Geleia: Em uma panela, coloque a goiabada e a água e leve ao fogo até dar ponto de geleia. Retire do fogo e deixe esfriar, reserve. Montagem: Distribua o wafer picado em taças. Cubra o wafer com o recheio deixando um dedo para completar a taça. Leve à geladeira até adquirir consistência. Em seguida, distribua a geleia sobre as taças e sirva gelado.

Rendimento: 30 porções de 45g com 98,2 kcal cada