Associação Comercial de Santo André promove live sobre capacitação profissional

Como parte das atividades da Academia de Negócios e Inovação, a ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André realizará nesta quinta-feira (18 de junho), a sua 4ª live, com o tema Capacitação profissional como modelo de transformação. 

Para debater o tema, o presidente da ACISA Pedro Cia Junior receberá dois renomados profissionais da área da educação. Um deles é Eduardo Becker, mestre em Economia pela Unesp e bacharel pela USP. Atualmente é diretor dos cursos de graduação da Escola Superior de Administração e Gestão Strong e professor da rede FGV-Management desde 2013.

Sua experiência profissional inclui o cargo de economista do Ministério Público do Estado de São Paulo e mais de 10 anos de docência em cursos de Administração, Economia e Contabilidade. A outra especialista é Leila A. Perez Sanchez, socióloga, administradora, especialista em Gestão de Pessoas e Atendimento ao Cliente.

Atua há 35 anos no segmento empresarial e há 30 no campo acadêmico, nas áreas de Negócios, Marketing, Recursos Humanos, Liderança, Criatividade e Inovação na Gestão de Pessoas. A live será a partir das 18 horas pelo canal YouTube/ACISASA e durante 60 minutos, além de abordar o tema, os especialistas também esclarecerão as dúvidas dos internautas.

Com mais de 4 mil associados e considerada como uma das associações comerciais mais antigas do Estado de São Paulo e 82 anos de fundação, a ACISA está localizada na avenida XV de Novembro, 442 – Centro – Santo André, com estacionamento no local. 

Fipecafi oferece curso gratuito e webinar sobre Corte de Gastos das Empresas durante a pandemia

O objetivo é aprofundar as técnicas e conhecimentos da contabilidade de uma maneira inovadora e cautelosa, de acordo com a crise causa pela Covid-19


As ações preventivas à saúde, por meio do isolamento social, para enfrentar a Covid-19, tem gerado preocupações e incertezas nas decisões tomadas pelas empresas para suportarem a crise. Pensando nisso, a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) realiza, amanhã (23), às 18h, um encontro on-line para discutir a Gestão de Custos em Tempos de Coronavírus, além da criação de um curso gratuito, que acontece nos dias 4 e 5 de maio, para aprofundar o assunto. As aulas on-line terão como tema: Gestão de Custos para Planejamento, Controle e Tomada de Decisão.

O webinar tratará das possíveis soluções e atenções das companhias em relação ao gerenciamento de custos internos e externos, levando em consideração que, neste momento de crise, a receita é incerta e, com isso, é necessário aprender a organizar os gastos de uma forma mais concreta, inovadora e estratégica.

O encontro on-line contará com a participação do professor e diretor-presidente da Fipecafi, Welington Rocha, do diretor-administrativo-financeiro da Fipecafi, Marcio Borinelli e, também, do sócio e fundador da empresa SouzaMaas, Bruno Souza.Já o curso sobre Gestão de Custos para Planejamento, Controle e Tomada de Decisão que, também, será aplicado pelo professor e diretor-presidente da Fipecafi, Welington Rocha, abordará, com um olhar mais aprofundado, as ações para um planejamento assertivo, a avaliação e desempenho da controladoria e, também, os cuidados nas atividades de custos.

Todo conteúdo será por meio de duas aulas, com carga horária total de 4 horas.Serviço:Webinar | Gestão de Custos em Tempos de Coronavírus
Data:
 23 de abril (quinta-feira)
Horário: 18h
Inscrições: gratuitas pelo site. Após a inscrição o participante receberá um e-mail de confirmação com as instruções.Curso Gratuito | Gestão de Custos para Planejamento, Controle e Tomada de Decisão
Data: 04 e 05 de maio (segunda e terça-feira)
Horário: 18h
inscrições: gratuitas pelo site. Após a inscrição o participante receberá um e-mail de confirmação com as instruções.Sobre a Fipecafi:

A Fipecafi foi fundada em 1974 por professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e atua desde então como órgão de apoio institucional ao departamento. Dentre seus principais objetivos estão: a missão de desenvolver e promover a divulgação de conhecimentos da área contábil, financeira e atuarial, organizar cursos, seminários, simpósios e conferências, prestar serviços de assessoria e consultoria e realizar pesquisas, atendendo entidades dos setores público e privado. Mais informações: http://www.fipecafi.org.

Cetrus obtém credenciamento do MEC como instituição de ensino superior

Com 25 anos de tradição de ensino especializado em diagnóstico por imagem, o Cetrus obtém credenciamento pelo Ministério da Educação como instituição de ensino superior e passa a oferecer pós-graduação lato sensu

Cetrus , Centro de Ensino Superior Especializado em Diagnóstico por Imagem, acaba de receber o credenciamento como instituição de ensino superior pelo Ministério da Educação (MEC). O credenciamento possibilita a oferta de cursos autorizados de pós-graduação lato sensu aos seus alunos e reafirma a excelência no ensino e sua elevada reputação construída ao longo de 20 anos de existência, com o propósito de incentivar o desenvolvimento acadêmico de médicos por meio de cursos especiais e monitorias. Ainda estão disponíveis algumas vagas para os 17 cursos de pós-graduação.

Todos os programas atendem profissionais que buscam atualizar e aprimorar, de modo significativo, seus conhecimentos em áreas específicas da medicina, além de assegurar a aquisição de competências que promovem o crescimento profissional e a preparação para o mercado de trabalho. Com a finalidade de trazer a diversidade de oferta aos seus alunos, o Cetrus implementou seis novos cursos à sua grade. Entre as novidades estão: Cardiologia; Sexualidade Humana; Tireoide e paratireoidologia; Hepatologia; Ultrassom musculoesquelético; e Reumatologia.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação:

Ultrassom musculoesquelético : O curso engloba estudos teóricos, práticos, básicos e avançados em Ultrassonografia Musculoesquelética – coluna cervical e lombar.

Ginecologia endócrina e reprodutiva : Aborda desde conhecimentos básicos, princípios de fisiologia e fisiopatologia, até níveis mais avançados, com casos reais e exemplos práticos.

Cardiologia : O curso trata os diversos temas da cardiologia clínica, com ênfase ao atendimento ambulatorial do paciente cardiológico. As aulas teóricas são realizadas por meio de modelos didáticos objetivos e sistematizados, utilizando-se do uso fluxogramas e algoritmos.

Sexualidade humana : Tem como finalidade capacitar o clínico a fazer uma abordagem integrada dos aspectos orgânicos psiquicossocial dentro das questões da sexualidade.

Tireoide e paratireoidologia : O curso aborda as alterações tireoidianas e paratireoidianas, desde as bases anatômicas e fisiológicas até as últimas atualizações.

Hepatologia : O curso é destinado aos profissionais já graduados, que visam complementar, ampliar e atualizar os conhecimentos teóricos e práticos nas doenças do fígado.

Reumatologia : Aborda em aulas práticas de atendimento integral ao paciente com doença reumatológica, por meio de anamnese, exame físico e exames complementares.

Ecocardiografia : O curso aborda questões técnicas e interpretativas do exame ecocardiográfico, além de preparar o aluno para o desenvolvimento de pesquisas e abordagem acadêmica.

Ultrassonografia pediátrica e neonatologia : Estuda a ultrassonografia na faixa etária pediátrica, dos defeitos cardíacos congênitos até as cardiopatias adquiridas.

Ultrassonografia geral : O curso permite que o aluno desenvolva habilidades e conhecimentos em US de forma completa e atualizada.

Programa de formação estendida em ultrassonografia geral ( proficiency ): O curso permite introduzir o profissional na carreira em ultrassonografia.

Ultrassonografia ginecologia e obstétrica : O curso é composto por diversos módulos que proporcionam desenvolvimento de habilidades e conhecimentos ultrassonográficos completos aplicados às áreas de Ginecologia e Obstetrícia.

Medicina fetal : O curso habilita o médico para o diagnóstico das condições adversas que acometem o feto.

Ecocardiografia fetal : O curso aborda o seguimento das alterações cardíacas na fase fetal, como arritmias.

Colposcopia e PTGI : O curso é um treinamento avançado em Colposcopia, Diagnóstico e Tratamento das Patologias do Trato Genital Inferior – PTGI.

Ecografia vascular com doppler : O curso trata os contrastes, procedimentos endovasculares guiados por ultrassonografia e doppler transcraniano.

Sobre o Cetrus

Fundado em 1995, o Cetrus é um centro de ensino superior que oferece aos seus alunos uma metodologia eficiente, elaborada e atualizada por profissionais renomados, com ampla experiência em Diagnóstico por Imagem. Priorizando a excelência na educação em saúde, o Cetrus visa desenvolver o crescimento profissional de médicos para que tenham condições de realizar melhores diagnósticos por meio de uma abordagem mais humana e correta. Com destaque para aulas práticas em ambulatório onde os alunos atendem pacientes com a mais diversas patologias e aprendem a diagnosticar realizando os principais exames de ultrassonografia.

O Cetrus é uma instituição de ensino superior nota máxima no MEC dedicado a capacitar médicos de todo Brasil em habilidades clínicas e diagnósticas. Oferece cursos desenvolvidos por especialistas renomados e que têm como premissa compartilhar o conhecimento por meio do ensino de qualidade, com conteúdo atualizado e desenvolvimento de habilidades técnicas para a realização de exames, elaboração e interpretação de laudos.

5 Universidades no Reino Unido que aceitam o ENEM

Uma ótima notícia para quem estudou o ano inteiro, mas não está nada animado para fazer uma faculdade no Brasil: com a nota do Enem é possível estudar em Oxford, uma das melhores universidades do mundo! Aliás, no Reino Unido é possível usar a nota do Enem e o Certificado do Ensino Médio para participar do processo de ingresso de cinco universidades no total.

Porém, a terra da rainha exige uma espécie de treinamento de 1 ano antes do início do curso, chamado de Foundation Year. Além de aperfeiçoar o inglês, o estudante tem aulas de redação, metodologia de pesquisa, estudo dirigido, entre outras coisas. “Para o Serviço Central de Admissão Universitária do Reino Unido (UCAS), o Certificado de Ensino Médio brasileiro e a nota do Enem são considerados abaixo do padrão britânico para admissão direta em suas universidades, mas são aceitos nos programas de Fondation Year, que já é o primeiro passo.”, conta Matheus Tomoto, Fundador da Universidade do Intercâmbio. Depois de concluído esse programa, cada universidade possui um processo de admissão próprio.

Universidade do Intercâmbio , que presta mentorias para pessoas que querem estudar fora, separou quais são essas universidades e como entrar:

1. Universidade de Oxford

Uma das universidades mais renomadas do mundo aceita a nota do Enem. O processo seletivo é extremamente rigoroso e uma média de 20% dos candidatos estrangeiros que se aplicam são aprovados.

2. Kingston University London

Para entrar na Kingston é preciso pelo menos 55% de aproveitamento no Enem. Mas, a avaliação não depende só disso.

3. University of Bristol

Na University of Bristol, os candidatos que já fizeram um ano de graduação no Brasil com notas altas podem concorrer a um curso semelhante na instituição sem a necessidade de passar pelo Foundation Year. Essa opção, no entanto, também existe.

4. Birkbeck, University of London

Em Birkbeck o sistema de seleção funciona de forma parecida ao de Bristol. Ou seja, com a opção de acessar o ensino da universidade através do Foundation Year ou a partir da conclusão do primeiro ano da graduação com média geral mínima de 7.5 no Brasil.

5. University of Glasgow

A universidade mais renomada da Escócia tem uma longa tradição em receber alunos brasileiros. Uma vantagem é que, além do Enem, a instituição também considera diplomas de bacharelado para aceitar alunos estrangeiros em seus cursos.

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O Brasil é agora o 9º país no mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos

Número de estudantes internacionais nos Estados Unidos atinge nova alta de mais de 1.095 milhões

De acordo com o Relatório Open Doors de 2019, publicado hoje (18.11) pelo IIE e pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA, o Brasil é o 9º país no mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos, aumentando em 9,8%, o segundo maior aumento percentual de estudantes internacionais de qualquer país do mundo entre os anos letivos terminando em 2018 e 2019.  O número total de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos aumentou 0,5%, atingindo um recorde de 1.095.299 no ano letivo de 2018-2019, enquanto o número de estudantes americanos no exterior aumentou 2,7% em 2017-2018 em relação ao ano anterior.  Os Estados Unidos continuam a ser o principal destino de estudantes internacionais no mundo.  A mudança no número de estudantes americanos no Brasil aumentou drasticamente em 29,9% para 2.699 de 2017 a 2018.

Comemoração da Semana Internacional da Educação

O encarregado de negócios interino William Popp destacou a importância do estudo internacional para a Missão dos EUA no Brasil – “O intercâmbio educacional entre o Brasil e os Estados Unidos é vital para a nossa relação bilateral.  Estamos muito satisfeitos em ver aumentar o número de brasileiros que escolhem os Estados Unidos como seu destino de estudo preferido e esperamos que o crescimento em nossos intercâmbios educacionais continue.  Fortes parcerias entre instituições americanas e brasileiras como o EducationUSA, a Fulbright, a CAPES e outras ajudaram a tornar esse aumento possível.

A Missão dos EUA no Brasil celebrará a Semana Internacional da Educação, de 18 a 22 de novembro, com várias iniciativas e oportunidades para que os estudantes brasileiros aprendam mais sobre estudar nos Estados Unidos.  O EducationUSA sediará uma Feira Global virtual de Faculdades e Universidades no dia 20 de novembro, das 6h às 18h, disponível gratuitamente online no site EdUSA.CollegeWeekLive.com, e incluirá mais de 80 conselheiros de admissão em faculdades e universidades dos EUA e conselheiros do EducationUSA que oferecerão orientação sobre como estudar nos Estados Unidos.  Muito mais informações estão disponíveis em http://EducationUSA.org.brhttp://EducationUSA.state.gov e Facebook.com/EducationUSABR

O EducationUSA também lançará o programa Oportunidades Acadêmicas, que nos últimos 13 anos beneficiou centenas de estudantes brasileiros carentes de alta excelência acadêmica para se candidatarem a cursos de graduação nos Estados Unidos com o objetivo de obter uma bolsa de estudos integral dessas instituições de ensino superior.  No dia 19 de novembro, o EducationUSA Brasil lançará o chamado para graduação com um Facebook Live às 16h no endereço https://www.facebook.com/EducationUSABR/. Muitas oportunidades de bolsas de estudo também podem ser encontradas na Fulbright Brasil: http://fulbright.org.br.  Mais informações estarão disponíveis no site da Embaixada: http://br.usembassy.gov.

Resultados do Open Doors no Brasil

O número de estudantes brasileiros nos Estados Unidos aumentou 9,8%, para 16.059, depois de já ter aumentado 11,7% no ano anterior.  O Brasil é hoje o 9º país no mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos.

Os números do Open Doors no Brasil são fortalecidos pelo aumento do número de centros de orientação EducationUSA, que agora chegam a 41 centros em todo o Brasil, a maior rede EducationUSA do mundo.  O número de diplomas de ensino médio duplo em escolas brasileiras de ensino médio em parceria com escolas americanas de ensino médio onde os alunos recebem diplomas de ensino médio do Brasil e dos Estados Unidos nas principais cidades do país também está aumentando. Essa nova tendência já está contribuindo para aumentar o número de estudantes brasileiros que se inscrevem em cursos de graduação nos EUA, 5,6%. Novos programas preparatórios também estão chegando às escolas de ensino médio brasileiras, onde os estudantes se formarão com créditos de ensino superior dos EUA. 

Resultados do Open Doors em todo o Mundo

Houve também um ligeiro aumento na mobilidade estudantil em todo o mundo para um novo recorde de 1.095.299 no total de estudantes nos Estados Unidos.  O número total de estudantes matriculados (estudantes de graduação, pós-graduação e não-graduação) diminuiu 1,6%, enquanto o número de estudantes internacionais que buscam oportunidades de emprego após seus estudos acadêmicos em Treinamento Prático Opcional (OPT) continua a aumentar (+2,1%).

Os locais de onde saíram mais estudantes internacionais e Estados anfitriões

Os lugares de onde saíram mais estudantes internacionais para os Estados Unidos foram China, Índia, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Canadá, Vietnã, Taiwan, Japão, Brasil e México. Os cinco estados que mais receberam estudantes brasileiros nos Estados Unidos foram a Flórida, a Califórnia, Nova York, Massachusetts e o Texas.

Programas Acadêmicos e Níveis de Estudo

O Open Doors 2019 relata que mais da metade (51,6%) de todos os estudantes internacionais estudam nas áreas STEM, com um em cada cinco estudando Engenharia. Pelo quinto ano consecutivo, Matemática e Ciência da Computação foi o campo de estudo que mais cresceu (+9,4%).  Para o Brasil, 48,4% dos 16.059 estudantes nos Estados Unidos cursaram a graduação, 29,5% pós-graduação, 9,4% programas sem graduação e 12,7%, programas OPT. 

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Restituição INSS para empresas da CONSTRUÇÃO CIVIL

As empresas prestadoras de serviços na área de CONSTRUÇÃO CIVIL que estão sujeitas à retenção de INSS com alíquota de 3,5% ou 11% sobre a emissão de suas notas fiscais, recibos ou faturas e que não tenham compensado esse crédito em folha de pagamento poderão requerer a sua restituição em dinheiro, corrigido monetariamente, por meio de processo administrativo junto a Receita Federal.

Apesar da lei 9711/98, que trata do assunto, informar que o prazo para receber a restituição é de até 10 anos, muitos empresários têm aliviado problemas de caixa em até 360 dias, devido a uma outra lei (art. 24 da lei nº 11457/2007) que assegura que os processos administrativos devam ser resolvidos nesse prazo.

restituição dos valores retidos nas notas fiscais de empresas de jardinagem é depositada em conta corrente indicada pela solicitante no ato do processo, corrigidos pela taxa Selic acumulada ao longo dos anos. Isto significa que se a empresa solicitar a restituição dos últimos 5 anos, que é o prazo legal para reivindicar o direito, ela receberá o dinheiro corrigido acumuladamente.

PROCESSO

Segundo explica Hans Misfeldt, editor do site Restituição INSS (www.restituicaoinss.com.br) e criador do curso Retenção e Restituição (disponível aqui), o procedimento consiste em algumas etapas: primeiramente é realizada uma revisão contábil do período a ser restituído através de todos os documentos exigidos que comprovem a existência do crédito – desde a NF, recibos ou faturas, passando pelas folhas de pagamento e GFIPs até os livros contábeis.

“Com toda essa verificação inicial, além de acelerar o processo de homologação, poderá ainda evitar indeferimento ou imposição de multa de até 150% sobre o crédito requerido pelo contribuinte indevidamente”, alerta Hans Misfeldt.

Porém, nem todas as empresas devem reter o INSS na NF ou muitas acham que tem o crédito por recolher INSS sobre a folha de pagamento, mas nem sempre existe saldo credor. “Empresas que compensam 100% dos valores retidos das notas emitidas em sua folha de pagamento não tem esse direito, ou muitas vezes estão até devendo para o Fisco, por isso é importante uma avaliação detalhada da documentação”, explica. 

“Além disso, o processo de verificação também identifica erros na digitação ou geração da folha de pagamento, como por exemplo empresas que analisamos e lançavam a retenção diretamente no campo de compensação, o que está errado. Por isso, a análise de uma consultoria é importante, por isso prestamos esse serviço”, comenta.

COMPENSAÇÃO DE DÉBITOS

Para Hans, as empresas que possuem débitos com a Receita ou com a Previdência devem utilizar o crédito o quanto antes para quitar as dívidas, já que o prazo legal para solicitar a restituição em dinheiro é de 5 anos a partir da data do vencimento da retenção. “Créditos vencidos acima de 5 anos só poderão ser compensados em folha de pagamento, o que pode ser um fator negativo pois muitas empresas acabam encerrando as atividades ou não tem fato gerador para compensar os valores”, explica.

Caso o contribuinte possua débitos de contribuições previdenciárias (seja ele patronal ou pertinente ao empregado), estes terão preferência sobre o crédito a ser restituído, hipótese em que ocorrerá a compensação automática, sendo devolvido ao contribuinte apenas o crédito remanescente. Já no caso de débito superior ao crédito existente, haverá cobrança da dívida remanescente. Parcelamentos e outras dívidas perante à Receita Federal também serão compensados.

QUEM PODE SOLICITAR

O direito de pleitear a restituição devem ser realizados por empresas que tenham sofrido a retenção na NF, conforme previsto na legislação. Em geral, enquadram-se aquelas que prestam serviços mediante a cessão de mão-de-obra, como as empresas de terceirização de limpeza, conservação e zeladoria; portaria, recepção e ascensorista; vigilância e segurança; construção civil; copa e hotelaria; operação de transporte de passageiros; secretaria e expediente; e telefonia, inclusive telemarketing, jardinagem, etc…

PRAZO

Segundo Hans Misfeldt, as empresas podem optar por fazer o procedimento por conta própria e aguardar o prazo legal para receber a notificação com informações solicitadas pela Receita Federal, porém o ideal é contratar uma assessoria especializada, com consultores tributários, contadores e advogados especializados, para que o procedimento seja realizado de maneira ágil e correta, uma vez que centenas de processos já foram deferidos com sucesso.

“Dos processos atendidos pela nossa assessoria, o prazo de recebimento de nossos clientes variou de quatro a seis meses, dependendo de vários fatores como exigências e valores a serem restituídos e até mesmo se já existiam pedidos protocolados”, comenta Hans. “Independente do tempo, nossa assessoria atende e acompanha todo o processo e o cliente só realiza algum pagamento sobre nossos serviços no final do processo, quando o dinheiro é devolvido pela Receita”.

RESTITUIÇÃO DE INSS

Para obter informações adicionais, envie um e-mail para contato@restituicaoinss.com.br ou pelo telefone (11) 3804-3764 ou (11) 97204-4508 – diretamente com Hans Misfeldt.

CURSO RETENÇÃO E RESTITUIÇÃO

Para quem quer fazer o processo por conta própria, está disponível o curso Retenção e Restituição, onde são abordadas todas as leis e instruções normativas relacionadas a retenção e restituição de INSS na nota fiscal – explicando passo-a-passo, detalhadamente, como executar a retenção e a restituição do INSS retido em nota fiscal. Para se inscrever e acessar imediatamente, clique aqui

Senac São Paulo lança Ensino Médio e Técnico em Informática

Curso será ofertado em 11 unidades, na capital e no interior, e prepara os jovens para o mundo do trabalho com formação profissional técnica e cidadã; Inscrições para o processo seletivo estarão disponíveis a partir de 7 de agosto 

Em sintonia com as tendências do mercado educacional, o Senac São Paulo amplia sua área de atuação e lança o Ensino Médio e Técnico em Informática. Com inscrições para o processo seletivo abertas a partir de 7 de agosto, o curso visa à formação integral e proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida, e preparados para o ENEM e demais exames de admissão das universidades brasileiras.  

As duas primeiras turmas do Ensino Médio e Técnico em Informática estão em andamento durante o ano letivo de 2019, no Senac São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Ao todo, 80 alunos vivenciam o Jeito Senac de Educar no dia a dia e aprendem na prática e de forma integrada todo o conteúdo previsto para o ensino médio e para a formação técnica.

Em 2020, a instituição expande a novidade para mais 10 unidades do Estado. Na capital, o Ensino Médio e Técnico em Informáticaserá ofertado nas unidades Aclimação, Lapa Tito, Nações Unidas e São Miguel Paulista. No interior, o curso estará disponível nas unidades Campinas, Pindamonhangaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba. As inscrições estarão abertas em 7 de agosto de 2019, com 40 vagas por turma, entre bolsistas e pagantes. As aulas terão início em 27 de janeiro de 2020, das 13 horas às 18h15 na Nações Unidas, e das 7h30 às 12h45, nas demais unidades.

Para Melina Sanjar, gerente de desenvolvimento da instituição, a metodologia do Ensino Médio e Técnico em Informática, assim como a de todo curso do Senac São Paulo, é pautada por projetos que integram todas as ações ao longo dos três anos letivos. “O curso prevê que os alunos sejam o centro do processo de aprendizagem, propiciando a vivência de situações conectadas com a realidade, estimulando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento pessoal e profissional”.

Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.

Preparação para o mundo do trabalho

Voltado àqueles que já completaram o ensino fundamental, o Ensino Médio e Técnico em Informática tem proposta pedagógica inovadora e sua metodologia contempla formação cidadã, aprendizagem com autonomia e desenvolvimento de competências. Além disso, a prática pedagógica contextualizada do curso prepara os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais provas de admissão das universidades brasileiras, e os coloca frente a situações de ensino-aprendizagem que possibilitam a solução de questões da vida cotidiana.

O curso compreende toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e é dividido em áreas do conhecimento, não em disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa e informática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química e informática); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia e informática); e Matemática e suas Tecnologias (matemática e informática). Durante os três anos letivos, são desenvolvidos projetos que integram essas áreas do conhecimento e a formação profissional.

Além das atividades relacionadas a cada área, os alunos recebem suporte individualizado para desenvolver seu projeto de vida e carreira, em sintonia com sua história e suas vontades, e o projeto de formação profissional. Todas as aulas são dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais em diversos ambientes da unidade, explorando toda a infraestrutura de laboratórios e espaços oferecidos. E todos os professores possuem formação sólida e experiência profissional na área.

Atuação profissional       

O aprendizado na prática e a infraestrutura oferecida pelo Senac São Paulo são grandes diferenciais oferecidos pela instituição. Ao final de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mundo do trabalho. Após o primeiro ano, ganha o título de Assistente de Suporte de Manutenção em Computadores; no segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores; e, no terceiro, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

Ao término do Ensino Médio e Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e realizar o planejamento e a execução dos processos de manutenção de computadores, operação de redes locais de computadores e o desenvolvimento de aplicativos computacionais. Com essa formação, poderá atuar em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como as do setor de comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Vagas sazonais geram quase 13 mil oportunidades de estágio e aprendizagem

Adolescentes e jovens do estado de São Paulo contam com mais de 8 mil oportunidades

Sinônimo de descanso para alguns, o período de férias no mês de julho significa a oportunidade de conquistar a vaga de estágio/aprendizagem para outros. De acordo com levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE durante o mês de julho serão disponibilizadas 10.129 vagas de estágio e 2.672 de aprendiz nos estados administrados pela instituição.

O estado de São Paulo acumula 6.532 vagas de estágio e 1.897 de aprendizagem. Já o Centro-Oeste e Distrito Federal contam com 1.631 oportunidades para estudantes do ensino superior e 257 para aprendizes. O Nordeste acumula 1.498 vagas de estágio e 404 de aprendizes. Já a região Norte conta com 468 oportunidades para estagiários e 114 para aprendizes.

A sazonalidade ocorre, pois tanto o contrato de estágio, quanto o de aprendizes, tem tempo pré-determinado. Os picos ocorrem nos meses de julho, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Entenda

O aprendiz é contratado em regime CLT especial, com tempo pré-determinado. As vagas são destinadas para jovens entre 14 e 24 anos incompletos que estão cursando ensino fundamental, ensino médio ou já concluíram. A cota é a única medida pública que combate à evasão escolar e o trabalho infantil.

O estágio é um contrato educacional e por isso é obrigatória a participação de uma instituição de ensino. Alunos do ensino médio, técnico e superior podem ser estagiários. Desde a mudança na Lei de Estágio o contrato ganhou tempo máximo de dois anos.

CIEE 55 anos – Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de  200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook,InstagramTwitterYouTube e Linkedinwww.ciee.org.br

5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE1 – É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe. 2 – Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem. 3 – É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes. 4 – É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados. 5 – É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.

CIEE prevê abertura de 5 mil vagas para aprendizes no campo

Instituição tem como meta contribuir para o rejuvenescimento da mão de obra no agronegócio

Na última quinta-feira, 6, o Centro de Integração Empresa- Escola – CIEE, instituição filantrópica sem fins lucrativos, lançou oficialmente o programa Aprendiz Legal Agronegócio. O novo arco de aprendizagem tem como objetivo renovar a mão de obra no campo e abrir mais de cinco mil oportunidades de emprego para os jovens nessa área até o ano que vem.

A capacitação atende a demanda crescente do setor agrícola, que já corresponde a 32% da balança comercial do País, mas ainda sofre com a escassez de mão de obra. Os jovens terão a oportunidade de atuar como volantes da agricultura, cultura de cana-de-açúcar, operar máquinas agrícolas e até mesmo manuseio de carnes.

De acordo com Luiz Gustavo Coppola, superintendente de Atendimento do CIEE, o programa dará início a um círculo virtuoso. “Ao menos 80% da mão-de-obra das empresas do segmento agrícola está no campo. Queremos capacitar os jovens para que eles assumam futuramente essas posições e pensem no setor como uma carreira profissional”.

Para Gustavo Junqueira, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo, que foi homenageado durante o evento, a iniciativa é essencial para atender a demanda crescente do setor econômico. “Precisamos capacitar pessoas e criar futuros líderes para realizar a gestão no campo”, conta.

O superintendente Geral do CIEE, Humberto Casagrande, reiterou que na era da indústria 4.0 é necessário renovar e oxigenar a mão-de-obra das empresas. “O meu sonho é que os empresários enxerguem os jovens aprendizes como um bom negócio para as empresas e não apenas como uma cota”, afirma. O programa Aprendiz Legal é realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho.

Parceria

Com o intuito de unir esforços, o CIEE e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) assinaram um acordo para gerar mais oportunidades para os jovens no agronegócio. A previsão é que o arco figure entre os três principais programas de aprendizagem da instituição, ficando atrás do Administrativo e Comércio e Varejo, que contam hoje com 54 mil e 13 mil jovens, respectivamente.

CIEE 55 anos – Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de  200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Dúvidas frequentes sobre energia solar: Dias Nublados vou ter energia?

Quando falamos em energia sustentável, pensamos imediatamente em energia solar. O problema é que ainda existem muitas dúvidas a respeito desse tipo de energia. Para ajudar com isso, a Cogera preparou uma lista de perguntas frequentes sobre energia solar que vão auxiliar você a esclarecer esse assunto tão importante.

Vejas as 3 dúvidas mais frequentes sobre energia solar

1- Como é feita a instalação?

Isso irá depender do sistema escolhido. Para sistemas de energia solar térmica, que é economicamente mais acessível, as placas utilizadas serão aquelas que conseguem captar os raios solares. Agora, quando se trata da instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, são utilizados também um inversor eletrônico e um quadro elétrico especial. A instalação completa leva de 2 a 3 dias para ficar pronta.

2- Qual o valor de investimento?

O valor inicial de investimento em energia solar para residências pode variar entre R$ 10.000 e R$ 50.000 com todos os custos inclusos. Esses valores são referentes a sistemas entre 1,32 Kwp e 10,56 Kwp. Quanto maior o imóvel, maior será o sistema e, assim, o preço também aumenta. Lembre-se: é importante considerar a economia gerada por um sistema como esse antes de se assustar com o valor gasto inicialmente.

3- Ainda vou ter energia em dias nublados, chuvosos e à noite?

Sim, a eletricidade nunca para de ser fornecida a você. O que acontece é que a energia solar é gerada através da radiação solar, que, por sua vez, está sempre presente mesmo nos dias nublados e chuvosos. A produção desse modelo de energia não tem a ver com níveis de temperatura. À noite realmente não existe incidência solar. Entretanto, a energia gerada no período diurno é armazenada e suficiente para usar também no período noturno.

Você está procurando por soluções em energia solar? A Cogera pode te ajudar! A empresa é especializada no ramo e conta com profissionais qualificados que estudam sua necessidade e realizam instalações de sistemas fotovoltaicos adequados à sua demanda.


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