Enem 2022: Anhanguera e Amazon Music oferecem assinatura de streaming gratuita para alunos que fizerem a prova

Outubro de 2022 – A Anhanguera, instituição de ensino superior, e a edtech Stoodi, cursinho preparatório para o Enem e pré-vestibular 100% online, pertencentes a holding Cogna Educação, firmaram uma parceria com o Amazon Music para oferecer acesso gratuito ao plano Amazon Music Unlimited do serviço de streaming para os 3,3 milhões de estudantes de todo o Brasil que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos dias 13 e 20 de novembro.

A Anhanguera inova mais uma vez, sendo pioneira no setor de educação a fechar uma parceria com o Amazon Music no Brasil, oferecendo quatro meses gratuitos para uso do serviço. Para ter acesso à oportunidade, os estudantes devem se cadastrar no site e preencher informações como nome, idade e escolaridade para garantir o benefício. A gratuidade vale para usuários novos, por quatro meses após o primeiro acesso, que deve ser realizado até dia 20 de novembro.

“Por meio da parceria, a Anhanguera segue atuando para democratizar o acesso à educação em todo Brasil, e incentivando que os jovens conquistem o sonhado diploma. Para apoiar os candidatos, que serão os nossos profissionais do futuro, nessa reta final para ENEM os vestibulandos poderão ter momentos de relaxamento, ouvindo músicas e episódios de seus podcasts preferidos, já que descansar com qualidade é uma das recomendações dos especialistas a estudantes que prestarão o exame”, comenta Pedro Ferraz, Sócio e Diretor Comercial da Cogna, detentora da Anhanguera.

Os alunos que se cadastrarem vão ter acesso a mais de 100 milhões de músicas em HD, sem anúncios, e poderão ouvir todo conteúdo offline também. Além disso, poderão aproveitar diversos podcasts, entre eles o Faz Direito, sobre temáticas da área jurídica, o Academia Tech, para quem quer se capacitar e trabalhar com tecnologia, ambos da Anhanguera; e o StoodiCast, que traz conteúdos da edtech, que prepara você para o Enem e principais vestibulares do Brasil.

O Enem é a principal porta de entrada dos brasileiros às universidades. A primeira prova do Enem deste ano, que acontece no dia 13 de novembro, terá 40 questões de Língua Portuguesa, 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol), 45 questões de Ciências Humanas e redação. Na segunda etapa, que ocorre no domingo, 20 de novembro, serão abordadas 45 questões de Matemática e 45 perguntas de Ciências da Natureza.

A Cogna, um dos maiores grupos educacionais do mundo, responsável por mais de 2,5 milhões de alunos entre o ensino básico e superior e detentora da Faculdade Anhanguera, vem utilizando os serviços de computação em nuvem da AWS (Amazon Web Services) para suportar os seus principais workloads, que vão desde a gestão acadêmica e ERP (sistema de gestão administrativa) até prática de ensino à distância. Durante a pandemia de COVID-19, por meio da escalabilidade das soluções, a holding registrou um significativo incremento de acesso simultâneo sem absolutamente nenhuma perda, aproveitando a elasticidade, resiliência e segurança dos serviços de nuvem da AWS.

Serviço:
Cadastro gratuito pelo site https://lp.anhanguera.com/promoamazon/ até o dia 20 de novembro para ganhar o benefício por 4 meses.

Imagem de KamranAydinov no Freepik

Colégio FECAP oferece 50 bolsas de estudos para Ensino Médio em SP, Capital

Seleção será feita pela Fundação Vunesp. Inscrições acontecem até 13 de outubro

Colégio FECAP abre inscrições para 50 bolsas de estudos inteiramente gratuitas do “Processo Seletivo 2023”, com o objetivo de classificar candidatos para o ingresso em 2023, na primeira série dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, concomitantes ao Ensino Médio. A seleção será feita pela Fundação Vunesp, e as inscrições acontecem até o dia 13 de outubro de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 60. As inscrições são realizadas neste link.
 

A prova está prevista para acontecer em 05 de novembro, sábado, das 14h às 17h; e consiste em um teste de 40 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (História e Geografia).
 

O Processo Seletivo será realizado em fase única e tem por objetivo selecionar exclusivamente candidatos que sejam de famílias de baixa renda, para preencherem as vagas e bolsas de estudo oferecidas. Das 50 vagas oferecidas 30 vagas são bolsas concedidas a alunos com perfil socioeconômico cuja renda familiar per capita BRUTA não exceda o valor de 1 ½ (um e meio) salário mínimo federal por mês e as 20 vagas restantes vagas são bolsas concedidas a alunos com perfil 4 socioeconômico cuja renda familiar per capita BRUTA não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos federal por mês.
 

O Colégio FECAP é uma instituição educacional privada, sem fins lucrativos, localizado na Liberdade, região central da capital paulista, mantido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), desde 1902. O Ensino Técnico do Colégio FECAP, com duração de 3 (três) anos, é realizado de forma concomitante com o Ensino Médio.
 

O Ensino Técnico auxilia o aluno na escolha da futura carreira profissional e também o prepara para o mercado e para o mundo do trabalho. Os cursos oferecidos são: Inteligência Artificial, Programação de Jogos Digitais, Informática, Publicidade, Multimídia, Produção de Áudio e Vídeo, Administração, Comércio Exterior, Finanças e Meio Ambiente.
 

No primeiro e segundo ano, o aluno estuda os componentes curriculares do Ensino Médio, no período matutino, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 12h45 e, no período vespertino, a partir das 13h45, estuda os componentes do curso técnico escolhido, com a correspondente carga horária. No terceiro ano, as aulas do curso técnico, acontecem na quinta-feira, no período matutino, pois as tardes ficam livres para a participação opcional do aluno, no Projeto Universidade, cursinho preparatório para o ENEM e vestibulares, que acontece de segunda a sexta-feira, das 13h45 às 17h25.
 

Confira o edital completo.

Instituto PROA abre 4500 vagas para curso on-line gratuito

A qualificação começa em 16 de janeiro e será a primeira de três turmas em 2023 que ao todo formarão 13 mil jovens

Está em busca do primeiro emprego e não sabe por onde começar? O Instituto PROA está com as inscrições abertas para sua preparação on-line e gratuita para o mercado de trabalho, a Plataforma PROA. São 4,5 mil vagas dirigidas a jovens de 17 a 22 anos do estado de São Paulo que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas 

O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA começa no dia 15 de setembro e vai até o dia 12 de dezembro. Para participar, é necessário realizar a inscrição no site e passar por três etapas: primeiro, o jovem faz o cadastro, depois responde a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. As aulas on-line terão início no dia 16 de janeiro de 2023.

O curso tem 100 horas e é dividido em cinco módulos, que preparam os alunos para o primeiro emprego. Os temas são: autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. São 7h30 de aulas on-line por semana, cerca de 1h30 por dia, além de encontros remotos mediados por tutores.

Os jovens podem optar por cursar um 6º módulo com uma Trilha Técnica específica. São seis carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture) e Promoção de Marcas (BRF).

Opinião de quem viveu o PROA na prática

Denise Costa, ex-aluna do projeto, elogia a iniciativa: “Foi muito importante fazer o curso, pude aperfeiçoar minha comunicação, aprendi bastante sobre desenvolvimento pessoal e graças ao PROA consegui conquistar minha primeira vaga de trabalho, e estou agora em busca do meu sonho profissional que é trabalhar com gestão de programação. O PROA é uma oportunidade incrível, eu vivi isso, e garanto que os jovens que estão chegando irão gostar muito dessa experiência e irão se sentir mais preparados para o mercado de trabalho”.

O também ex-aluno Cláudio Neto destacou o trabalho dos tutores que são dedicados e buscam o que há de melhor em cada aluno. “Meu maior aprendizado no PROA foi que independente de quem você seja, no final você é capaz, você vai ser uma pessoa comunicativa e vai ser capaz, se você é uma pessoa tímida você vai ser capaz, e foi isso que mais gostei, eles te dão essa amplitude de deixar você sempre pra cima, os tutores buscam o melhor de cada aluno. Daqui há seis meses eu me vejo trabalhando e estudando em uma faculdade”. 

“Todo nosso esforço e dedicação é para criar oportunidades de emprego para os jovens. Sabemos o quanto esse público sofre com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete no primeiro emprego. Queremos ser o apoio nessa fase tão importante do início da vida adulta, qualificando, desenvolvendo e oferecendo oportunidades reais. Esse é o nosso comprometimento”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Ao longo de 2021 e no primeiro semestre de 2022, foram mais de 23 mil jovens aprovados na Plataforma PROA e que tiveram sua vida transformada, por meio da inserção no mercado de trabalho. Em 2023 serão três turmas – janeiro, abril e agosto -, totalizando a formação de 13 mil jovens. 

Serviço 

Curso Plataforma PROA

Início das inscrições: 15 de setembro

Inscrições no link https://plataforma.proa.org.br/

Término das Inscrições: 12 de dezembro

Número de vagas para o Estado de São Paulo: 4500

Início do curso: 16 de janeiro de 2023

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já formou mais de 9.500 alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um Desenvolvedor Java Junior. Atualmente, o instituto atende aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Instituto PROA

Microcamp e Visão Mundial oferecem oito mil bolsas para capacitação de jovens carentes

As doações foram feitas aos beneficiados pela Ong em todo o Brasil

Parceria entre a Microcamp e a ONG Visão Mundial já viabilizou 8 mil bolsas de estudos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica em todo o Brasil. A parceria teve início em março e se estenderá por um ano e as instituições parceiras da Visão Mundial podem aderir ao projeto e incluir famílias beneficiárias na iniciativa por meio da plataforma do movimento “Junto pelas Crianças” que todas têm acesso. A expectativa é que até o final da parceria um total de 24 mil bolsas sejam entregues.

A ação contempla pessoas de todo Brasil. No Rio Grande do Norte, a Igreja Batista Betel, parceira da Visão Mundial, improvisou uma sala de aula para acolher a comunidade e possibilitar o acesso de quem não possui computador ou internet em casa.

Para o missionário e pastor Alberto Costa, que há anos atua no suporte a crianças e suas famílias, a Igreja tem o papel de servir a sociedade. “A Visão Mundial e a Microcamp entraram na nossa trajetória para agregar conhecimento, treinamento e esperança de um futuro melhor. Receber os cursos profissionalizantes de alta qualidade e beneficiar as famílias é mais que um sonho, é um milagre; orávamos por isso.”

A estudante Isabelle Rose, de 25 anos, é uma das beneficiadas pela parceria e comemora a chance de aprender um novo idioma: “Estou feliz em poder fazer um curso de inglês, sempre desejei, mas nunca tive a oportunidade. É um investimento na minha área profissional. Saber mais de um idioma é muito importante para que portas se abram no mercado de trabalho.” 


São onze opções de cursos que a Microcamp disponibiliza, nas áreas administrativa, de tecnologia e inglês, visando a empregabilidade dos beneficiados. Entre eles estão: Recursos Humanos, criação de jogos digitais, Introdução à modelagem 3 D, Excel para o mercado de trabalho, Manutenção de computador e celular, informática e Inglês com Tecnologia. Todos os cursos são online e acessados pela plataforma microcampon.  

O objetivo da parceria, segundo o CEO da Microcamp, Davi Tuffi, é dar oportunidade a adolescentes, jovens e seus familiares, que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil, de se qualificarem para o mercado de trabalho em busca de mais oportunidades e uma vida mais digna.


Visão Mundial: contra a pobreza e a injustiça social

A Visão Mundial foi fundada em 1950, nos Estados Unidos, e desde então vem atuando com foco nas crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade. A instituição desenvolve programas e projetos nas áreas de proteção, educação, incidência política e emergências que permitem superar a pobreza e injustiça auxiliando todas as pessoas sem distinção de credo, etnia ou gênero. É hoje a maior organização não-governamental cristã do mundo, com presença em mais de 100 países; no Brasil ela está desde 1975. A instituição é referência na atuação em emergências, como as ocorridas recentemente em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em Pernambuco.


Microcamp desenvolve competências técnicas e comportamentais

A Microcamp é a principal rede de escolas de tecnologia no país. Oferece cursos de informática, hardware e robótica, games e inglês. Em 45 anos de mercado, já formou mais de dois milhões de alunos no Brasil. Atualmente possui cerca de 60 mil alunos matriculados em 74 unidades. Além dos conhecimentos técnicos de cada curso, os alunos Microcamp participam do Projeto Além do Horizonte onde desenvolvem habilidades socioemocionais (as sofT skills) tão valorizadas hoje nas empresas quanto o conhecimento técnico (as hard skills).

Colégio FECAP abre processo seletivo para bolsas de estudos

Seleção será feita pela Fundação Vunesp. Inscrições acontecem até 13 de outubro

Colégio FECAP abre inscrições para 50 bolsas de estudos inteiramente gratuitas do “Processo Seletivo 2023”, com o objetivo de classificar candidatos para o ingresso em 2023, na primeira série dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, concomitantes ao Ensino Médio. A seleção será feita pela Fundação Vunesp, e o período de inscrições acontece entre 18 de julho a 13 de outubro de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 60. As inscrições são realizadas neste link.
 

A prova está prevista para acontecer em 05 de novembro, sábado, das 14h às 17h; e consiste em um teste de 40 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (História e Geografia).
 

O Processo Seletivo será realizado em fase única e tem por objetivo selecionar exclusivamente candidatos que sejam de famílias de baixa renda, para preencherem as vagas e bolsas de estudo oferecidas. Das 50 vagas oferecidas 30 vagas são bolsas concedidas a alunos com perfil socioeconômico cuja renda familiar per capita BRUTA não exceda o valor de 1 ½ (um e meio) salário mínimo federal por mês e as 20 vagas restantes vagas são bolsas concedidas a alunos com perfil 4 socioeconômico cuja renda familiar per capita BRUTA não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos federal por mês.
 

O Colégio FECAP é uma instituição educacional privada, sem fins lucrativos, localizado na Liberdade, região central da capital paulista, mantido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), desde 1902. O Ensino Técnico do Colégio FECAP, com duração de 3 (três) anos, é realizado de forma concomitante com o Ensino Médio.
 

O Ensino Técnico auxilia o aluno na escolha da futura carreira profissional e também o prepara para o mercado e para o mundo do trabalho. Os cursos oferecidos são: Inteligência Artificial, Programação de Jogos Digitais, Informática, Publicidade, Multimídia, Produção de Áudio e Vídeo, Administração, Comércio Exterior, Finanças e Meio Ambiente.
 

No primeiro e segundo ano, o aluno estuda os componentes curriculares do Ensino Médio, no período matutino, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 12h45 e, no período vespertino, a partir das 13h45, estuda os componentes do curso técnico escolhido, com a correspondente carga horária. No terceiro ano, as aulas do curso técnico, acontecem na quinta-feira, no período matutino, pois as tardes ficam livres para a participação opcional do aluno, no Projeto Universidade, cursinho preparatório para o ENEM e vestibulares, que acontece de segunda a sexta-feira, das 13h45 às 17h25.
 

Confira o edital completo.

São Paulo tem 60 bolsas para curso de TI oferecidas pelo BIB LAB, Google e JA Brasil

Programa oferece educação técnica, certificação profissional e habilidades sócio-emocionais para apoiar a entrada dos jovens no mercado de trabalho.

Diante da crescente demanda por novos profissionais na área de tecnologia da informação (TI), BID Lab, Google e Junior Achievement Brasil (JA Brasil) estão abrindo novas turmas para o programa gratuito TECH JA de capacitação profissional.

O programa oferece 480 bolsas de estudo para estudantes da rede pública de ensino na maioria das regiões do Brasil. São Paulo conta com 60 vagas. As inscrições vão até o dia 14 de agostoO programa TECH JÁ é destinado a jovens entre 18 e 29 anos que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e que têm uma renda de até 2 salários-mínimos por membro da família. O curso online dura quatro meses, com vinte horas de aulas por semana.

A JA Brasil avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos alunos que não possuem o equipamento, dependendo da disponibilidade dos equipamentos em cada localidade em que o curso é oferecido. Além da capacitação técnica, o curso abrange tópicos como autoconhecimento, ética, apoio para a elaboração de currículos e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego.

Ao final do curso, os jovens recebem um Certificado Profissional de Suporte de TI emitido pelo Google juntamente com a Certificação Junior Achievement Brasil. A partir desse momento, eles passam a fazer parte do banco de talentos das empresas colaboradoras com a possibilidade de participar dos processos seletivos para as vagas disponíveis.

 De acordo com dados da associação de empresas do setor tecnológico, Brasscom, em 2024 o mercado precisará de 420.000 novos profissionais. Entretanto, o treinamento de técnicos na área não atenderia a essa demanda, com cerca de 46 mil pessoas treinadas por ano.

Neste segundo semestre do TECH JA 2022, as vagas estão disponíveis nas seguintes localidades: Ceará (80), Distrito Federal (40), Espírito Santo (80), Paraná (80), Pernambuco (40), Rio de Janeiro (40), Rio Grande do Sul (40), Santa Catarina (20) e São Paulo (60).Não é necessária experiência ou conhecimento técnico prévio na área, embora o candidato deva cumprir os seguintes requisitos para participar do processo de seleção:- Ter entre 18 e 29 anos de idade.-

Ter uma renda per capita de menos de 2 salários-mínimos.- Ter concluído o ensino médio em uma escola pública.- Não estar trabalhando (em emprego formal – CLT, PJ, MEI e Jovem Aprendiz) ou estudando (em cursos de educação superior ou tecnólogos).- Morar na cidade onde o curso será oferecido (apesar de online, é necessário que as pessoas residam nos estados em que as vagas são oferecidas).

Os candidatos passarão por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional e, na última etapa da seleção, deverão participar da Semana Experimental do curso.Em 2020, o TECH JA foi um dos quatro vencedores do Prêmio Super-Heróis de Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por sua capacidade de adaptar com sucesso a metodologia do programa ao cenário da COVID-19, bem como por sua rápida entrega de computadores e subsídios de contratação pela Internet.Serviço:

Data de inscrição: 27 de junho a 14 de agostoSite de registro: Link Número de vagas: 480Locais: Ceará (80), Distrito Federal (40), Espírito Santo (80), Paraná (80), Pernambuco (40), Rio de Janeiro (40), Rio Grande do Sul (40), Santa Catarina (20) e São Paulo (60).Data de início das aulas: fim de agostoSobre o BID LabO BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo BID, a principal fonte de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento com foco em melhorar vidas na América Latina e no Caribe (ALC).

O propósito do BID Lab é promover a inovação para a inclusão na região, mobilizando financiamento, conhecimento e conexões para cocriar soluções capazes de transformar a vida das populações vulneráveis devido às condições econômicas, sociais ou ambientais. Desde 1993, o BID Lab já aprovou mais de US$ 2 bilhões em projetos desenvolvidos em 26 países da ALC, incluindo investimentos em mais de 90 fundos de capital empreendedor.  Sobre a JA Brasil  No país há 37 anos, a JA Brasil impulsiona o futuro de diversos jovens.

Com uma rede de 150 mil voluntários espalhados em 26 estados e no Distrito Federal, já impactou 5 milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. Por ano, são atendidos, em média, 320 mil jovens. A organização estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho, sempre com o espírito de mão na massa. 

Sobre o Google orgO Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos voltadas a questões humanitárias e aplicam inovação escalável e orientada por dados para solucionar os maiores desafios do mundo. Aceleramos seus progressos conectando-as a uma combinação única de apoio que inclui financiamento, produtos e conhecimentos técnicos de voluntários do Google. Buscamos nos envolver com as pessoas que fazem acontecer, causando impacto positivo para as comunidades que representam, e cujo trabalho tem potencial de produzir mudanças significativas. Queremos um mundo que funcione para todos — e acreditamos que tecnologia e inovação são peças fundamentais para este objetivo.

ESAMC Santos realiza vestibular totalmente online

Processo seletivo oferece 31 cursos de graduação com opções para bacharelados e tecnólogos

Já estão abertas as inscrições para o vestibular regional da ESAMC Santos. As inscrições podem ser feitas por meio do site e de todos os canais de comunicação da faculdade. O processo seletivo será realizado de forma totalmente online às 13h30 do dia 30 de julho. No processo seletivo da Esamc, os alunos aprovados ganham 80% de desconto na primeira mensalidade e podem ganhar até 50% de desconto durante todo o curso dependendo da nota tirada, a prova vai até 100 pontos e conseguindo a pontuação adequada já pode receber o benefício.

A ESAMC Santos oferece 31 cursos de graduação e se destaca pelo projeto inovador, que alia teoria à realidade do mercado e garante maior empregabilidade aos formandos. No ano passado, ficou entre as finalistas na categoria Melhor Faculdade / Universidade do Litoral Sul do Prêmio Líderes Regionais Litoral Paulista 202, o que reforçou seu reconhecimento entre o empresariado da região.

Entre as opções de cursos, há 18 bacharelados: Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Design com linha de formação em Moda, Design Gráfico, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Relações Internacionais. E 13 cursos tecnólogos: Comércio Exterior, Comunicação Institucional, Eventos, Fotografia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial (Vendas), Gestão Financeira, Logística, Marketing, Produção Fonográfica, Produção Audiovisual, Produção Publicitária, Qualidade. Ainda neste ano, o curso tecnólogo de Fotografia obteve a nota máxima pelo MEC.

A prova do vestibular da ESAMC Santos envolve 40 questões de conhecimentos gerais e uma redação de até 30 linhas, em que os candidatos devem demonstrar a habilidade de organizar e relacionar argumentos sobre um assunto abordado na atualidade. O tempo mínimo exigido para o processo é de uma hora, e o máximo, de três horas.

Após efetuarem as inscrições, próximo ao dia do vestibular, os candidatos receberão as instruções de acesso à prova online através do e-mail e do WhatsApp, de forma prática e eficiente.

Mais descontos

Além do desconto na primeira mensalidade, a ESAMC Santos oferece diversas alternativas para que seus cursos sejam sempre acessíveis:

– Alunos de escolas públicas ou que concluíram a Escola Técnica Estadual (ETEC) ou Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPs) têm 50% de desconto pelo programa ESAMC Valoriza.

– Descontos especiais para segunda graduação de até 40%, e para transferências é ofertado 45% e com a possibilidade de formação de grupo – indicando um amigo ou mais, há desconto maior.

– A ESAMC também tem parcerias com empresas conveniadas em todos os cursos. Para ter acesso ao desconto, o candidato precisa apresentar, no ato da matrícula, um documento que comprove o vínculo com a instituição parceira.

– Adesão aos programas do Governo Federal: Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas parciais (50%) ou integrais (100%); e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que auxilia a financiar a graduação, podendo ser valor integral ou parcial. O pagamento começa somente após a conclusão do curso.

Sobre a ESAMC

Fundada em 1999, a ESAMC é reconhecida nacionalmente como um centro de excelência e está nos rankings das 50 melhores faculdades do país, pois se destaca pelo projeto educacional inovador, que alia teoria à realidade do mercado de trabalho. Com o objetivo de formar líderes, desenvolve competências técnicas, gerenciais e comportamentais, o que gera empregabilidade e reconhecimento entre os empresários das regiões onde se instala. A instituição estabeleceu seu primeiro campus em Santos, no litoral de São Paulo, e hoje está presente em 5 cidades do Brasil.

Serviço:

Vestibular ESAMC Santos – Regional de 2022

Data da prova online: 30 de julho

Inscrições: Através do site: https://lp.esamcsantos.com/vestibular-2022-02-santos

Ou entrar em contato com a faculdade pelos seguintes meios:

Telefone: (13) 3269-5752

WhatsApp: (13) 997170881 (opção 1: Não aluno)

E-mail: vestibular.santos@esamc.br

Horários de atendimento: segunda à sexta-feira das 09h00 às 21h00, e sábado das 09h00 às 12h00.

Governo de São Paulo inaugura Fábrica de Cultura 4.0 em Osasco

Nova unidade irá oferecer 92 cursos e 1.750 vagas, além de 490 atividades de difusão; Localizada no Bairro Rochdale, a unidade de formação teve um aporte total do Estado entre 2021 e 2022 de R$ 8,2 milhões

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, inaugurou, nesta quarta-feira (15), a primeira Fábrica de Cultura 4.0 no município de Osasco. Localizada no bairro Rochdale, a unidade recebeu um investimento de R$ 4,5 milhões do Estado, aporte total em 2021 e 2022 de R$ 8,2 milhões, e terá um custeio anual de R$ 7,4 milhões. Serão oferecidos cerca de 92 cursos, 1.750 vagas e 490 atividades de difusão e a estimativa é de um público de 100 mil pessoas.
 

Estão previstas inaugurações de mais quatro Fábricas de Cultura 4.0 nas regiões de Iguape (junho), Ribeirão Preto (setembro), Santos (setembro) e Heliópolis, na capital (março/2023).
 

“Aqui na Fábrica da Cultura não vamos promover somente a cultura, vamos promover a economia criativa. Vamos formar jovens para ter emprego, ter uma vida digna e um futuro melhor”, disse Rodrigo.
 

Os cursos de formação da Fábrica 4.0 vão capacitar crianças e jovens de 10 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social de Osasco e região. “É um projeto inovador e transformador, que vai oferecer a milhares de jovens uma formação de alto nível para trabalhar num dos setores que mais crescem e mais geram renda e emprego no mundo, que é a economia criativa”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. “Além disso, a nova Fábrica será um espaço de acolhimento, de colaboração e de lazer, que tem espaços de qualidade para amplificar a produção cultural da comunidade de Rochdale. Esse é o maior programa de inclusão do Brasil. E é uma iniciativa do Governo de SP.”.
 

Difusão tecnológica

Com 1.200m², a Fábrica de Cultura 4.0 Osasco irá oferecer cursos como: games, artes digitais, robótica, projeto maker, drones, modelagem impressora 3D. Também haverá diversas atividades culturais e de formação, como ateliês de criação e trilhas de produção, nas áreas de teatro, dança, foto e vídeo, e artes visuais. A unidade contará, ainda, com uma estrutura de serviços que inclui biblioteca e salas para atendimentos de ateliês de criação e trilhas de produção. Durante o 2º semestre, serão disponibilizados 15 Ateliês de Criação (325 vagas), 8 Trilhas de Longa Duração (155 vagas) e 4 Trilhas de Curta Duração (70 vagas), com inscrições abertas a partir da inauguração, no dia 15 de junho, além das atividades culturais.
 

O objetivo do projeto, gerido pela organização social Poiesis, é desenvolver atividades ligadas às artes presenciais e digitais, formação e fruição da criatividade, inovação e tecnologia. Para permitir o acesso e a participação das crianças e jovens nas atividades, a Fábrica de Cultura 4.0 Osasco oferece instalações adaptadas, biblioteca, espaço 4.0 e muitos eventos. Algumas programações culturais terão tradução em libras, tanto em atividades virtuais quanto presenciais, visando aquecer a demanda de profissionais que trabalham com inclusão e a participação de públicos com deficiência.
 

O governo prevê implantar o mesmo padrão nas futuras fábricas e nas demais unidades já em funcionamento em: Diadema, Cidade Tiradentes, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém, Vila Curuçá (zona leste); Brasilândia, Vila Nova Cachoerinha e Jaçanã (zona norte); Capão Redondo e Jardim São Luís (zona sul), além de São Bernardo do Campo, a primeira a seguir o modelo 4.0.

Microcamp e Visão Mundial ofertam mais de 7 mil bolsas para cursos online a jovens em situação de vulnerabilidade

A ação visa capacitar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e o empreendedorismo

Um total de 7850 cursos online na área administrativa, de tecnologia e inglês, foram disponibilizados pela rede Microcamp para os beneficiados da Visão Mundial, instituição que desenvolve projetos com foco na proteção de crianças e adolescentes. O objetivo é dar oportunidade de qualificação a esses jovens, visando a empregabilidade e o empreendedorismo.
São 11 opções de cursos, nas áreas administrativa, de tecnologia e inglês, cada um com 713 vagas:
Gestão Administrativa, Criação e Edição de Vídeos, Designer Gráfico, Informática, Manutenção de Computador e Celular, Excel para o Mercado de trabalho, Recursos Humanos, Criação de Aplicativos, Criação de Jogos Digitais, Inglês Rápido e Marketing Digital
Todos os cursos estão disponibilizados na plataforma de conteúdo digital da Microcamp, a micropcampon A vagas serão distribuídas pela Visão Mundial entre as entidades parceiras, que selecionarão os candidatos.

A ação solidária é resultado de parceria firmada entre a Microcamp e Visão Mundial em março. O acordo prevê que a cada matrícula efetuada em qualquer um dos cursos presenciais de suas escolas, a Microcamp doará um curso online de curta duração, para a ong Visão Mundial. As 7850 bolsas correspondem às matriculas efetuadas nas unidades Microcamp nos meses de março, abril e maio.

A parceria terá duração de um ano, e a expectativa é disponibilizar cerca 2 mil cursos por mês, totalizando mais de 24 mil cursos até março de 2023.
O objetivo da parceria, segundo o CEO da Microcamp, Davi Tuffi, é unir esforços com a Visão Mundial e dar oportunidade a adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade no Brasil, de se qualificarem para o mercado de trabalho ou mesmo para a abertura de seu próprio negócio.


Visão Mundial: contra a pobreza e a injustiça social

A Visão Mundial foi fundada em 1950, nos Estados Unidos, e desde então vem atuando com foco nas crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade. A instituição desenvolve programas e projetos nas áreas de proteção, educação, incidência política e emergências que permitem superar a pobreza e injustiça auxiliando todas as pessoas sem distinção de credo, etnia ou gênero.

É hoje a maior organização não-governamental cristã do mundo, com presença em mais de 100 países; no Brasil ela está desde 1975. A instituição é referência na atuação em emergências, como as ocorridas recentemente em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em Pernambuco.

Microcamp desenvolve competências técnicas e comportamentais

A Microcamp é a principal rede de escolas de tecnologia no país. Oferece cursos de informática, hardware e robótica, games e inglês. Em 45 anos de mercado, já formou mais de dois milhões de alunos no Brasil. Atualmente possui cerca de 60 mil alunos matriculados em 74 unidades. Além dos conhecimentos técnicos de cada curso, os alunos Microcamp participam do Projeto Questão de Atitude onde desenvolvem competências e habilidades que os motivam a terem uma atitude empreendedora para conquistar objetivos pessoais e profissionais.

Debate sobre tecnologias na Educação

Sabendo que a inovação na maneira de ensinar e educar são de grande importância, método ‘De Criança Para Criança’ vem ganhando reconhecimento internacional

O “Todos pela Educação”, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, não governamental, lançou a carta “Educação Já 2022”, que traz sugestões para a melhoria da educação básica brasileira. O documento destaca que a pandemia intensificou o debate sobre tecnologias na educação e trouxe mudanças positivas na percepção dos professores sobre o potencial do seu uso na aprendizagem dos estudantes.

“Ações efetivas de superação das lacunas de aprendizagem, que antes da pandemia já tinham no uso das tecnologias um importante aliado, tornaram-se ainda mais relevantes. Para isso, porém, é urgente investir na inclusão digital no país, que ainda conta com milhões de estudantes sem acesso à conectividade e a dispositivos digitais”, pontua a carta.

Sabendo que a tecnologia e a inovação na maneira de ensinar e educar são de grande importância, foi criado o programa ‘De Criança Para Criança’ (DCPC), método que já ganhou reconhecimento internacional, já são mais de 40 escolas parceiras e mais de 8 mil crianças envolvidas em mais de 1000 projetos.

O ‘De Criança para Criança’ busca revolucionar a educação colocando a criança como protagonista na hora de ensinar. É ela quem cria, desenha e realiza a locução das histórias do programa. Com isso, o projeto busca desenvolver habilidades do século 21, como liderança, cooperação e comunicação por meio do trabalho em equipe, além de objetivar que o aprendizado ultrapasse a fase escolar e contribua com as futuras profissões das crianças e a formação de cidadãos. A criança se identifica e a educação fica muito mais atrativa.

Nessa nova metodologia, o professor e o aluno estão em papéis diferentes, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e se torna um mediador, passando para as crianças, que deixam de receber o conteúdo passivamente e passam a criá-lo. “Essa é uma mudança radical, tudo que foi criado, até agora, no universo infantil, foi criado por adultos. Quando criamos nossa plataforma que desenvolve metodologias inovadoras em educação, refletimos: vamos ver o que podemos fazer pela educação, e vamos fazer o melhor”, explica o sócio e cofundador Gilberto Barroso.

“A ideia é que as crianças tenham a oportunidade de produzir conteúdos significativos, que sejam protagonistas, e que os professores ampliem e desenvolvam um novo papel na educação, o papel de provocador, de mentor. O professor cria uma história com os alunos, que irão desenhar os elementos que contêm essa história. Os alunos, então, gravam a história pelo celular, sob orientação do professor. Tanto os alunos quanto o professor, podem enviar pelo celular ou computador, todo esse material produzido, para a plataforma do DCPC, onde uma equipe de animadores irá desenvolver uma linda animação. Quando a criança passa a criar o conhecimento, o nível de retenção de conteúdo vai para 80%”, destaca Vitor Azambuja, sócio de Barroso. Tudo funciona através de um celular, um tablet ou um computador dentro da escola.

A iniciativa já produziu mais de 1000 animações a partir das histórias criadas por crianças, além de criar o EncicloKids, um espaço digital que separa por categorias (matemática, saúde, ciências, etc) os projetos realizados pelos alunos através da sua metodologia “Criando Juntos”.
O ‘De Criança Para Criança’ está 100% de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo todas as competências, com foco na educação infantil e no ensino fundamental I e II.

Premiações
Recentemente, o ‘De Criança para Criança’ ganhou destaque em um estudo internacional realizado pelo site Hundred e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que dá visibilidade e reconhece o diferencial de projetos educacionais e inovadores. A escolha é justificada pelo ‘De Criança para Criança’ requerer baixa conectividade e por estar baseado no interesse universal pela contação de histórias. Foram 701 inscrições de 47 países, entre elas mais de 100 iniciativas brasileiras, e apenas duas ganharam destaque entre os 15 selecionados. Uma delas foi o ‘De Criança para Criança’.

Outras premiações: Vencedor do festival ComKids Interativo 2020 na categoria multiplataforma; Segundo lugar no Festival ComKids 2019 na categoria filmes curtos; Primeiro lugar no WSA na categoria ensino e educação; Primeiro lugar no maior festival de inovação educacional da América Latina. Além disso, em 2020, passaram a integrar o time de plataformas do HundrED (Finlândia).


Gamificação
Se as crianças e adolescentes gostam tanto de jogos para se divertir, por que não levar isso para a sala de aula, como uma maneira de fazer com que os games sejam aliados nos processos de aprendizagem? Muitos são os desafios na educação e atualizações tecnológicas como essa são cada vez mais fundamentais. A gamificação já é uma das principais tendências, uma iniciativa que visa tornar o aprendizado mais leve, atual, dinâmico e divertido, segundo especialistas no assunto.

O método utilizado pelo DCPC coloca a criança no centro da aprendizagem e da criatividade, fazendo com que as disciplinas sejam transformadas em jogos e os professores sejam os mediadores desse processo. “O professor e os estudantes podem criar jogos com base em alguma matéria. Vão desenhar os componentes desse game, o professor vai passar um briefing para a nossa equipe e nós vamos desenvolver um jogo baseado na mecânica e na lógica do ensinamento, com os desenhos e as vozes, se tiver, daquela turma”, afirma Vitor Azambuja.

Apesar de todas as distrações e desafios do momento, os jogos na educação estimulam a tomada de decisões rápidas, aumentam a percepção e desenvolvem a capacidade de calcular e gerenciar riscos, fortalecendo todo o processo de aprendizagem. “Qual o valor disso para a educação? É uma maneira de personalizar o ensino, afinal de contas cada aluno tem uma particularidade, cada um aprende de um jeito e em uma velocidade”, finaliza Barroso.


Sobre o De Criança para Criança

O programa ‘De Criança para Criança’ oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.

https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/
https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/
https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca
https://www.facebook.com/DeCriancaParaCrianca/