Presidente da Abigraf diz que Impeachment atendeu aos anseios da sociedade

 Levi Ceregato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional) e do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), salienta que, “além das pedaladas fiscais, que  justificam constitucionalmente o impeachment da presidente Dilma Rousseff, seu definitivo afastamento da chefia do governo atende a um anseio nacional, motivado pela indignação da sociedade ante escândalos de corrupção, desmandos e incompetência”.

Agora, afirma Levi Ceregato, “o desafio mais urgente é a recuperação da economia, pois a crise já provocou danos muito graves”. Lembrando que a Abigraf Nacional, juntamente com as regionais e entidades do setor, posicionou-se de modo firme e público em prol do impeachment, o líder gráfico disse que “o impedimento, cujo rito amparou-se na legalidade, representa uma vitória democrática dos brasileiros. Contudo, o processo não pode terminar com a posse definitiva do presidente Michel Temer. É necessário que a troca de governo também represente, em termos práticos, uma nova atitude do Estado perante a população e as grandes prioridades nacionais”.

Levi Ceregato pondera que as expectativas dos brasileiros, porém, não se esgotam na economia. “Afinal, para que seja sustentável e não continue mergulhando em crises intermitentes, são necessárias as tão reclamadas reformas tributária, trabalhista e previdenciária. Sua realização é essencial para desonerar a produção e conferir mais saúde fiscal ao Estado. Esperamos, ainda, que tenhamos mais estabilidade política, com a devida independência dos Três Poderes, mas com sinergia entre eles no tocante à defesa dos grandes interesses nacionais”. 

Confraria Vitória Régia realiza na Zona Norte de SP- Primeiro Food Truck Solidário

 

Para comemorar o aniversário de 15 anos da Confraria Vitória Régia, nada melhor do que um evento  gastronômico beneficente na zona norte de SP, que irá movimentar a Cidade de São Paulo: a  primeira edição do  Food Truck Solidário, uma parceria com o Clube dos Oficiais da Polícia Militar,  que sediará a iniciativa  nos dias 2, 3 e 4 de setembro, na Zona Norte da Capital. O objetivo é arrecadar fundos para doar a três instituições emblemáticas que fazem um trabalho diferenciado, humanista e repleto de amor, são elas: Clínica “Desafio Jovem renovo Suzano”, Associação “Nosso Sonho”  e a Instituição “Amamos”.

Estão sendo esperados cerca de 15 chefes gastronômicos, que estarão pilotando as delícias de seus  food  trucks e das food bikes  para  servir os convidados, uma oportunidade diferente para curtir um fim de semana que promete ser bem agitado, com boa música, Espaço Kids, num local seguro, ideal para conhecer gente interessante e ser solidário com quem precisa.

A Confraria Vitória Régia está sempre antenada e trazendo novidades na promoção de eventos com muito entretenimento, para comemorar esses 15 anos de empreendedorismo social. Desta vez, as confreiras apostaram na tendência mundial de comida gourmet na rua, como os food trucks,  que produzem pratos com ingredientes de qualidade e preços competitivos, como: Massa na Caveira (pizza), Royal Meat (burger  e vinho), UP Food (australiano), R.U.A (burger), Makkarão (italiano), Fichips (britânico), Só Coxinhas, A Dogueria (dogs especiais), Igual da Feira (pastel gourmet), Cia do México (mexicano), Por Aí (português). Sobremesas: Pudim Mania (food bike), Take Cannolis (food bike), MY OHMY MILKSHAKE, Dmaccarons. Bebidas: Firoco (cervejas e drinks), Box da Fruta (sucos e smoothies) produzidos nos caminhões e trailers, que gentilmente doarão parte da renda às entidades.

“Com um estilo alegre e descontraído de fazer o bem, buscamos apoio, parcerias e o engajamento de um número crescente de pessoas que são brindadas com os nossos eventos, pois sempre acontece uma troca muito grande com todos os envolvidos”, afirma Doroti Boscolo, Presidente da Confraria Vitória Régia, e aproveita para convidar a todos para o Food Truck Solidário,” basta trazer 1 kilo de alimento não perecível e muita alegria!”

Sobre as entidades

“Desafio Jovem renovo Suzano”

Clínica de jovens que lutam contra o vicio do álcool e das drogas. A casa tem como pilar a religião e a Fé em Deus como principal ponto de partida.

Quantidade de assistidos: 40 jovens

Local: em uma pequena e humilde casa localizada em Suzano/SP.

https://www.youtube.com/watch?v=alFvwAFAW90

Associação Nosso Sonho”

Atende jovens e crianças com paralisia cerebral e que aliado a isso, realiza um trabalho de inserção no mercado de trabalho, a partir de tratamento clinico e apoio psicológico.

Quantidade de assistidos: 45 jovens e crianças.

Local: Perdizes em São Paulo/SP.

http://www.nossosonho.org.br

“Amamos”

Abrigo para crianças de 0 a 16 anos, alocadas pela justiça, vítimas de abuso sexual, pobreza extrema, orfandade e uma série de outras situações que, corpo clínico e educadores, cuidam com zelo e carinho. Muitas vezes estas crianças chegam completamente despedaçadas e só com muito amor, dedicação e comprometimento que o quadro é revertido.

Quantidade de assistidos: 60 crianças

Local: Osasco/SP.

http://www.amamos.org.br

Serviço

Evento Gastronômico Beneficente – “Food Truck Solidário”

Datas: 02/09 – Das 18h às 22h

03/09 – Das 12h às 22h

04/09 – Das 12h às 16h

Local: Clube dos Oficiais da Polícia Militar

Endereço: Rua Tenente Júlio Prado Neves, 1155 (ao lado do canil) São Paulo – SP

Estacionamento Gratuito na UNIP ao lado do CANIL

Informações: Doroti Boscolo

WhatsApp 97104-3234

Virgínia – Tel.: 2950-3744

Trazer 1 kilo de alimento não perecível

Terapia familiar pode ajudar as pessoas com depressão severa a se recuperar mais rápido

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, 10% da população mundial -o que significa 615 milhões de pessoas – sofrem de “depressão” ou Transtorno Depressivo Maior. A doença é duas vezes mais prevalente em mulheres do que em homens, independente do país de origem ou cultura. Isso se deve à uma multiplicidade de fatores como questões hormonais, os efeitos de gerar filhos, o papel social feminino, a duplicidade na jornada de trabalho.

Uma técnica chamada de terapia familiar é fundamental no tratamento da depressão ,segundo a psiquiatra da Dermovisage, Suele Serra Coelho. “ É indicada se a doença ameaçar o casamento ou o desempenho dos familiares do paciente. Avaliamos também se o transtorno é promovido ou mantido pela situação familiar”, explica.

A doença ocorre por causas multifatoriais e é definida por um estado crônico, maior ou igual a duas semanas de humor deprimido ou perda do interesse e prazer pelas atividades em geral, ressalta a especialista.

 A identificação do transtorno normalmente é feita por algum ente próximo: cônjuge, pais, irmãos ou amigos. É observado um comportamento diferenciado ou uma mudança em atitudes do paciente que outrora não apresentava tais características. “Por isso é de suma importância o apoio dos familiares no tratamento, uma vez que ainda existe preconceitos e falta de informação a respeito da doença, além da não adesão medicamentosa por muitos pacientes”, destaca a médica.

Dentre os sintomas da doença depressão estão sentimento de culpa ou inutilidade, capacidade diminuída da concentração, alterações do sono como insônia ou hipersonia, alterações no peso corporal como perda ou ganho de peso, pensamentos de morte e ideação suicida, diminuição do prazer ou interesse em atividades diárias, entre outros.

O primeiro passo para o tratamento da depressão, segundo Suele, é considerar a doença como algo importante e de grande impacto na vida do paciente. “Não se trata de preguiça, falta de força de vontade ou fraqueza como muitas pessoas falam, e sim de uma doença para ser acompanhada com médico psiquiatra especializado juntamente com avaliação psicoterápica”, esclarece.

Por que está 49% mais barato ir para a Europa?

Queda do dólar e do euro trazem situação favorável ao turista brasileiro que deseja viajar para o exterior ainda esse ano

O valor das passagens aéreas para a Europa sofreu uma queda de até 49% no segundo semestre desse ano. Os dados foram obtidos por meio do algoritmo do site PassagensAéreas.com.br, que oferece uma plataforma completa para a comparação de preços e roteiros.

Essas informações apontam que alguns destinos europeus se tornaram mais baratos do que algumas cidades brasileiras. O CEO do PassagensAéreas.com.br, Patrick Nogueira, conta que isso se deve a uma combinação de diversos fatores. “Dentre eles, podemos citar a queda do dólar e euro, fim do período de férias e as temperaturas amenas. Aos brasileiros que pretendem viajar, essa é uma boa oportunidade”, explica.

Destinos com maior queda no preço das passagens

“O preço das passagens aéreas para algumas cidades europeias apresenta uma queda significativa, em comparação com o primeiro semestre desse ano”, aponta Nogueira. Em primeiro lugar é possível citar Atenas, que apresentou preços até 49% mais baixos do que o período anteriormente avaliado.

Outras cidades também foram apontadas pelo algoritmo. Dentre elas, é possível encontrar destinos muito procurados pelos brasileiros, como é o caso de Paris (47%), Amsterdã (47%), Londres (45%), Frankfurt (43%), Lisboa e Roma (ambas com 36%).

Fatores econômicos

A economia tem um papel muito importante para a queda no preço das passagens aéreas a Europa. Para Izadora Aguiar, analista de processos da bolsa de valores “o agravamento do cenário econômico e a alta do dólar, a partir do segundo semestre de 2015, geraram um movimento de retração na demanda por passagens aéreas internacionais, pois os valores totais da viagem no exterior aumentaram consideravelmente aos brasileiros.

Esse movimento fez com que as companhias aéreas baixassem os preços das passagens para suprir a oferta e atrair a demanda por esses destinos.”O euro, a principal moeda do continente, recentemente teve uma baixa na cotação, influenciando na inflação dos países que participam da Zona do Euro. Apesar disso, esa situação aquece o turismo local e chama atenção para visitantes de todas as partes do mundo.

Outro fator que contribuiu para esse cenário foi a desvalorização do dólar, que vinha apresentando alta em relação ao real, durante diversos meses seguidos. Depois disso, o poder de compras no exterior e de viagens para outros países aumentou significativamente para os brasileiros.

“Houve uma recente desvalorização do dólar perante o real, ocasionada pelo aumento do preço do petróleo que beneficiou a moeda brasileira. Tal desvalorização, somada à queda do euro e aos baixos preços das passagens aéreas internacionais, tornaram as viagens internacionais mais atrativas aos consumidores brasileiros, que algumas viagens nacionais”, complementa a especialista.

Dente do Siso – Mitos e Verdades

Especialista explica que a cirurgia para retirada dos sisos é feita em consultório, com anestesia local, e dura cerca de 40 minutos. Apenas em casos mais complexos, o paciente pode ser levado ao hospital para fazer o procedimento. Após a cirurgia, é normal haver inchaço e incômodo, que duram de três a quatro dias. Nesse período é importante evitar alimentos quentes (e abusar dos gelados!), não abaixar a cabeça e abrir mão das atividades físicas. Nem todo mundo, porém, precisa retirar os sisos.

“Em casos raros, o dente nasce harmoniosamente e a retirada não é necessária. Porém, grande parte das pessoas têm problemas, principalmente se os sisos ficarem cobertos por parte da gengiva, o que pode causar infecções com complicações sérias. Assim, a extração é indicada como método preventivo”, orienta a Ismail

Mitos e verdades sobre os famosos dentes do SisoDente do Juízo ( popularmente chamado )

– Quem já extraiu um siso tem que tirar todos os outros;

Mito. O que se recomenda é que, se foi retirado o siso superior do lado esquerdo, por exemplo, o inferior do mesmo lado também seja extraído. É o chamado dente antagonista. Esse antagonista pode tentar ocupar o espaço do dente removido. O dente pode continuar ‘crescendo’ e machucar a gengiva oposta.

– Não é bom retirar os sisos na adolescência;

Mito. O momento da retirada deve ser avaliado pelo dentista em cada caso. Há estudos que indicam a idade ideal entre os 16 e os 18 anos, porque há somente 2/3 da raiz formada. Após esse período, a extração pode ser mais complicada.

– Sisos podem atrapalhar o alinhamento dos outros dentes;

Verdade. A força da erupção dos sisos pode fazer com que dentes vizinhos fiquem desalinhados ou até apinhados (uns por cima dos outros). O nascimento dos sisos também pode atrapalhar o tratamento ortodôntico. Como o dente do siso é o último da arcada e normalmente tem pouco espaço para nascer, ele pode dificultar a movimentação dos outros dentes em tratamento com aparelhos ortodônticos.

– Mesmo antes de nascer, o siso está sujeito a cáries.

Mito. Qualquer dente só estará sujeito a cáries se exposto ao meio bucal. Porém, se o siso estiver semi-incluso, ou seja, com uma parte exposta e outra sob a gengiva, e não houver uma higiene adequada, ele pode, sim, ter cárie.

– O siso pode atrapalhar a movimentação da boca, a fala e a respiração.

Mito. O dente siso não interfere na fala e na respiração. Pode acontecer de atrapalhar a movimentação da boca se a gengiva estiver inchada ao seu redor, devido a um processo chamado pericoronarite (inflamação da gengiva).

– É normal sentir dor e ter sangramento quando o siso está nascendo.

Depende. Normalmente o dente do siso não causa dor nem sangramento para nascer. A dor acontece quando há uma infecção na parte da gengiva que recobre o siso.

– O siso é um dente mais difícil de extrair do que os outros.

Verdade. Por estar em um local de difícil acesso, a extração do dente do siso é mais complexa. Muitas vezes, ele está numa posição desfavorável (em lugar de nascer na posição vertical, ele nasce horizontalmente ou inclinado) e isso pode dificultar a remoção. Os especialistas, entretanto, dispõem de técnicas que permitem a extração com tranquilidade.

– É possível retirar os quatro sisos de uma vez.

Verdade. A extração dos quatro sisos de uma única vez pode ser feita em consultório e, ao contrário do que muita gente acredita, usando apenas anestesia local. Mas esse tipo de procedimento não é necessário. Vai depender do julgamento do profissional.

– Sisos inclusos podem provocar perda óssea.

Raramente. A perda de massa óssea ao redor do siso só acontece se houver um problema periodontal ou de infecção crônica. A perda óssea também pode estar ligada à formação de um cisto ou tumores. Mas esses são casos muito raros.

É possível nascer sem os sisos ou com apenas alguns deles.

Verdade. É muito comum. O siso é um dente em extinção, ou seja, ao longo do tempo a arcada humana diminuiu e o número de dentes foi reduzido. É uma adaptação do ser humano à evolução da espécie.

Fonte : Dr. Faisal Ismail – ORTOPLAN

Cinco estradas para quem gosta de fotografar

Fotógrafos do coletivo RolêSP listam as estradas mais bonitas e fotogênicas do país

O Brasil tem mais de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias, que cortam nossos 27 estados e levam aos mais variados destinos. No entanto, durante uma viagem de carro, o desejo de chegar é tão grande que a maioria das pessoas não percebe os belos cenários que compõe a rota.

Para melhorar a nossa experiência como viajantes, a BlaBlaCar, maior plataforma de viagens compartilhadas do mundo, resolveu convidar, no mês da fotografia, dois fotógrafos brasileiros loucos por paisagem para indicar as estradas brasileiras mais bonitas e dignas de clique. João Sal e Marco Marquesi, do coletivo RolêSP, selecionaram então cinco caminhos que atravessam os mais belos cenários.

Escolha sua paisagem preferida e pé na estrada.

1 – Rodovia Rio-Santos (RJ/SP)

São cerca de 457 km de extensão que fazem a ligação entre o Rio e São Paulo, desbravando as mais belas vistas da Serra do Mar. A estrada passa por praias como Boracéia, Jureia e Juquehy. No trajeto também é possível acessar famosos destinos litorâneos como Ubatuba, Angra dos Reis, Ilhabela e Paraty.

2 – Maceió – Maragogi (AL 101)

Maragogi tem 22 km de praias entre as mais belas do nordeste brasileiro. Os 125 km que ligam Maceió até essa charmosa vila são cercados pelo mar cristalino de Alagoas e belas paisagens naturais. Peroba, Dourado, Ponta de Mangue, Antunes, Barra Grande, Bugalhau, Maragogi e São Bento podem ser fotografadas durante o percurso.

3 – Estrada Real (MG)

Construída no século 18 pela Coroa Portuguesa para escoar a produção de ouro e diamantes de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. São mais de 1,6 mil km de estradas que cortam o Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) com paisagens, flora e fauna deslumbrantes.

4 – Estrada da Graciosa (PR-410)

Esses 33 km de estrada parecem saídos dos livros de história e levam direto para o século 19 já que os paralelepípedos e pedras lisas da época foram mantidos. Inaugurada em 1873, a estrada sai de Curitiba até Morretes, litoral do Paraná, seguindo pela serra do Mar e atravessando o trecho mais intacto de Mata Atlântica do Brasil. Alguns mirantes estão espalhados pelo caminho como Vista Lacerda, Rio Cascata, Grota Funda, Bela Vista, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa e facilitam uma parada para fotos da baía de Paranaguá.

5 – Serra do Rio do Rastro (SC-438)

Entre Bom Jardim da Serra e Lauro Muller, cidades da serra catarinense, a estrada desce a Serra do Rio do Rastro, em um percurso de 35km que é considerado um dos belos do mundo. A estrada da Serra do Rio Rastro impressiona pela altitude, ela fica a mais de 1400 metros de altura e corta a SC-390. Repleta de cachoeiras e matas, permite uma visão única da serra.

Saúde corre risco nas escolas, diz pesquisa

Pesquisa com 102.301 alunos do 9º ano do ensino fundamental que acaba de ser divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta condições precárias de higiene na rede de ensino fundamental do país.  Isso porque, o levantamento feito entre abril e setembro de 2015 aponta que só 61% das escolas, sendo 55% das públicas e 96,8% das privadas, oferecem água e sabão para estudantes lavarem as mão.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier a higiene das mãos é o primeiro passo para evitar doenças infecciosas. Quando se trata da saúde dos olhos, uma das preocupações é o compartilhamento de computadores  nas escolas e empresas. Isso porque, o contato com o mouse e teclado representa importante veículo de transmissão da conjuntivite. Trata-se da inflamação ou infecção da conjuntiva, membrana que recobre a face interna das pálpebras e a esclera, parte branca do olho. Outras formas de transmissão são o compartilhamento de maquiagem, fronhas, toalhas e colírios. A doença também pode ser contraída pelo contato das mãos com carrinhos de supermercado, corrimãos de escadas em espaços públicos e óculos distribuídos nos cinemas para exibições 3D. Por isso, a recomendação é sempre lavar as mão após o contato com superfícies e objetos de uso comum.

Tipos de conjuntivite

O oftalmologista destaca que quem acredita que a conjuntivite é uma doença típica do verão se engana. O tempo seco e frio do inverno cria um ambiente perfeito para a proliferação de vírus. Já o calor favorece a disseminação de bactérias, observa.  Isso explica porque é mais fácil contrair gripe e conjuntivite viral no frio e conjuntivite bacteriana no calor. Nos dois tipos de conjuntivite o médico diz que os sintomas são: olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada. A diferença está na secreção aquosa quando se trata da viral e secreção purulenta quando é bacteriana. Independente da causa a limpeza das mãos é a primeira medida de prevenção, afirma.

Hábitos dos adolescentes

A boa notícia da pesquisa do IBGE é que apesar das condições precárias das escolas o hábito de lavar as mãos está crescendo entre adolescentes. Prova disso é que em 2012 15,2% nunca ou raramente lavavam as mãos antes das refeições. Em 2015 este índice caiu para 12,7%, sendo que no estado do Rio de Janeiro o descuido atingiu 16,6% dos entrevistados.  A pesquisa também mostra que as meninas são menos cuidadosas do que os meninos. Entre elas o hábito de nunca ou raramente lavar as mãos que em 2012 era de 16% melhorou para 14,2% em 2015. A frequência do descuido entre eles caiu para 11% em 2015 contra 14.4% em 2012. Já o hábito de nunca ou raramente lavar as mãos após ir ao banheiro para os dois sexos 8,2% para 6,2%.

Alívio imediato

A recomendação de Queiroz Neto a qualquer desconforto nos olhos é interromper o uso de lente de contato imediatamente. Insistir no uso pode causar ceratite, inflamação da córnea, e resultar em baixa visual permanente.  Para aliviar a conjuntivite viral recomenda compressas de água fria. Para a bacteriana compressas quentes. Não desaparecendo os sintomas em dois dias, aconselha consultar um oftalmologista.

Conjuntivite

Tokio Marine é a seguradora oficial da Brasil Windpower 2016

A Tokio Marine é a seguradora oficial da Brasil Windpower 2016 – Conferência & Exposição, maior evento de energia eólica da América Latina. Realizado entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, no Rio de Janeiro, ele se destaca por trazer as melhores oportunidades de network e negócios que envolvem o mercado. Além de apoiar a conferência, a Tokio Marine terá um estande na Feira de Exposição, no qual apresentará suas soluções em seguros para o setor, como os produtos Riscos de Engenharia, Transportes, Garantia, Responsabilidade Civil Geral, Riscos Nomeados e Riscos Operacionais.

Organizada pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e o Grupo CanalEnergia, a Brasil Windpower tem recebido, a cada edição, um número maior de inscritos entre visitantes e expositores, devido ao franco crescimento e oportunidades promissoras advindos do mercado de energia.

“A conferência tem grande representatividade e segue a tendência de crescimento do mercado de energia eólica no Brasil e na América Latina. Atuamos fortemente no segmento de Grandes Riscos, e a participação da Tokio Marine no evento demonstra nosso interesse e nossa força nesse mercado, além de ampliar nossa visibilidade no setor e a possibilidade de geração de novos negócios”, afirma o Diretor Comercial Corporate, José Luís Franco.

De agosto a dezembro de 2015, as usinas eólicas brasileiras aumentaram a capacidade instalada em 23%, com 56 novos parques, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Atualmente, 6% da energia da matriz elétrica brasileira vem do vento, o que significa 45 milhões de pessoas abastecidas ou todas as residências da região nordeste. Segundo o ‘Plano Decenal de Expansão de Energia 2024’, produzido pelo Governo brasileiro, este percentual pode chegar a 12% na próxima década.

“A Tokio Marine já protege 120 parques eólicos, com valores segurados de mais de R$ 12,4 bilhões, e nosso objetivo é expandir ainda mais nossa participação no mercado. Para atender cada vez melhor às demandas de nosso corretores e clientes, a companhia investe no aprimoramento de processos e contratação de pessoal técnico qualificado”, explica Franco.

Além de Franco, o Diretor de Property, Riscos de Engenharia e Energy, Sidney Cezarino, e o Superintendente de Transportes, Valdo Alves, irão prestigiar o evento e recepcionar os convidados no estande da seguradora.

 

Anote na agenda:

Tokio Marine Seguradora patrocina o Brasil Windpower 2016

Data: de 30 de agosto a 01 de setembro

Local: Centro de Convenções Sul América

Endereço: Rua Beatriz Larragoiti Lucas, Acesso 3 / Centro – Rio de Janeiro / RJ / Brasil

 

Para mais informações acesse: http://www.brazilwindpower.com.br/

Gol Linhas Aéreas inaugura rampa de acessibilidade para deficientes

São Paulo, 30 de agosto de 2016 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes inaugura nos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo, uma rampa exclusiva no País para embarque e desembarque remotos. O equipamento faz parte da preparação da companhia para as competições paralímpicas e do seu constante investimento em acessibilidade e inclusão. Ele será utilizado nestes dois aeroportos para o acesso de passageiros com deficiência ou com mobilidade reduzida quando a aeronave não estiver posicionada na ponte de embarque, o chamado finger.

“Promovemos revisões constantes no atendimento aos nossos clientes e nos preparamos intensamente para o período dos Jogos, que serão realizados em setembro, no Rio de Janeiro. Deveremos ter um volume maior de clientes com deficiência ou mobilidade reduzida viajando conosco e a rampa é resultado desse trabalho. Com ela, esperamos oferecer ainda mais autonomia, facilidade e agilidade ao embarque e desembarque para todos os nossos clientes. Apesar de estar sendo inaugurada perto do início dos Jogos, a novidade será permanente em nossa operação em Congonhas e Santos Dumont”, afirma Randall Aguero, diretor de Operações Aeroportuárias da GOL.

O sistema da rampa é manual e funciona de forma muito semelhante às escadas utilizadas atualmente, sendo acoplada à aeronave no momento do embarque e desembarque. Ela possui ainda tecnologia para abastecimento solar capaz de tornar autossuficiente a sua iluminação.

Ainda que a aquisição de equipamentos para embarque de clientes com deficiência seja de responsabilidade das administradoras aeroportuárias, para dar suporte à estrutura acessível dos aeroportos nacionais em que está presente, a companhia conta atualmente com 59 stair tracs (elevadores portáteis de cadeira de rodas para locomoção de passageiros durante embarque), 33 liftkars (modelo mais modernos do equipamento e similares aos stair tracs) e aproximadamente 370 cadeiras de rodas convencionais. A GOL também investe constantemente em treinamentos para o manuseio adequado dos equipamentos e possui, ainda, uma sala de assistência especial no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, RIOgaleão.

“Nossa meta é promover a integração e o atendimento igualitário a todos os clientes, fazendo com que eles se sintam cada vez mais seguros e confiantes para voar conosco”, complementa Alberto Fajerman, diretor-executivo de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da GOL.

Gol Linhas Aéreas: mais acessibilidade

Para os clientes com deficiência auditiva, a companhia disponibiliza nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Santos Dumont e RIOgaleão, no Rio de Janeiro, máquinas com tradução simultânea para a língua brasileira de sinais, a Libras.

Passageiros com deficiência visual contam, nos aeroportos nacionais, com um livreto em braile com as informações expostas nos balcões. A bordo a companhia também disponibiliza, em todos os voos, o manual de segurança adaptado em braile e fonte com letra maior para pessoas com baixa visão. O site da GOL segue ainda, o padrão internacional web, contendo a opção de variação de contraste nas cores branca, preta e azul e o aumento de fonte para pessoas com deficiência visual, incluindo daltonismo. Além disso, o site permite a navegação por teclado que atende, principalmente, as pessoas com deficiência visual.

Buscas por paraísos colombianos crescem entre brasileiros

Que o Brasil possui um extenso litoral cheio de belas praias e que o brasileiro as ama, não é segredo para ninguém. Porém um levantamento realizado pelo Skyscanner, líder global em pesquisa online de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros, revelou que os destinos latino-americanos com o maior crescimento nas buscas nos últimos 3 anos são a paradisíaca Ilha de San Andrés, com 87%, e a litorânea Cartagena, com 50%, ambas na Colômbia.

A ilha e o litoral colombiano são seguidos por dois paraísos caribenhos que, como os colombianos, também são banhados pelas águas cristalinas do Mar das Caraíbas, sendo eles Havana, capital de Cuba, em terceiro lugar com 26% de aumento, e Punta Cana, na República Dominicana, que ocupa a quarta posição, com 25% de evolução, confirmando a preferência dos brasileiros por belas praias em suas viagens.

Esses destinos possuem um bom custo-benefício, ainda mais com a oscilação constante da moeda americana. Para se ter uma ideia, por exemplo, para viajar à San Andres* durante o feriado de 12 de outubro, a média da passagem aérea é de R$ 1.832,71 por pessoa, já com todas as taxas e encargos. Já para Miami, um dos lugares mais desejados historicamente pelos viajantes brasileiros, o valor é R$ 2.633,14, ou seja, 43% a mais para o mesmo período.

As grandes metrópoles latinas completam o ranking dos destinos mais buscados, com Montevidéu, capital do Uruguai (24%), Santiago, capital do Chile (19%), Bogotá, capital da Colômbia (9%), Cidade do México, capital do México (8%) e Buenos Aires, capital da Argentina (7%). Fechando o top 10, aparece a histórica cidade peruana de Cuzco, com apenas 5% de crescimento nas buscas dos brasileiros.

Cidades latino-americanas mais buscadas pelos brasileiros Crescimento nas buscas nos últimos três anos
Ilha de San Andrés 87%
Cartagena 50%
Havana 26%
Punta Cana 25%
Montevideo 24%
Santiago 19%
Bogota 9%
Cidade do México 8%
Buenos Aires 7%
Cuzco 5%

 *Pesquisa realizada no site do Skyscanner no dia 29 de agosto para passagens aéreas entre os dias 12 a 16 de outubro de 2016, saindo de São Paulo.

 

Conheça o site www.oguiadasilhas.com.br