O PIX deve mudar o conceito do uso do dinheiro no Brasil

A partir de 16 de novembro de 2020 as pessoas e empresas terão à disposição uma nova alternativa para pagar suas contas, algo que facilitará muito as atividades financeiras para os compradores e vendedores.                    

Trata-se de uma plataforma de pagamentos criada e liderada pelo Banco Central do Brasil em conjunto com um grupo de trabalho de vários agentes públicos e privados do mercado financeiro e da área tecnológica. Dentro da plataforma está o PIX, o novo Sistema de Pagamentos Instantâneos que poderá ser usado por qualquer instituição, mesmo por aquelas não vinculadas diretamente ao Banco Central.  Ela ficará aberta para quase mil instituições: grandes e pequenos bancos, cooperativas de crédito, bancos de câmbio, corretoras, fintechs e outras instituições de pagamento. De início, todas as instituições que tiverem mais de 500 mil contas serão obrigadas a disponibilizar o serviço para seus clientes.                                                                     

O novo sistema está sendo desenvolvido desde 2018 e ainda há um cronograma de atividades até 2023 que tem como objetivo acompanhar as mudanças tecnológicas das finanças digitais, apresentando principalmente, novas alternativas de pagamentos que facilitem e reduzam o custo das transações financeiras.                                                                         

O PIX proporcionará a possibilidade de pagamentos entre pessoa e pessoa, pessoa e empresa, empresa e empresa. O governo na primeira etapa da implantação do PIX atuará somente como recebedor.  E o melhor de tudo, os usuários poderão usar o PIX 24 horas por dia, todo os dias do ano incluindo os finais de semana e feriados. É uma ferramenta que tende a substituir e muito rapidamente as transações tradicionais como o TED, o uso do cartão de débito e crédito e até mesmo o uso do dinheiro em espécie.                 

Hoje, em uma transferência bancária (TED/DOC) existe a limitação de horário e a compensação pode ocorrer em até dois dias úteis, além da tarifa cobrada pela instituição financeira. Já no PIX, a transferência será no máximo em 10 segundos, isso mesmo, uma pessoa faz uma transferência e em 10 segundos o dinheiro estará disponível na conta do beneficiário, lembrando que esta transferência pode ser a qualquer hora do dia nos 365 dias do ano. 

Para fazê-la, basta que o remetente e o beneficiário tenham aderido ao PIX junto a seu banco de relacionamento ou outro estabelecimento financeiro. Por determinação do Banco Central, a opção do PIX tem que estar na primeira tela do aplicativo do seu banco. Assim, o remetente (pagador) entrará e informará o CPF/CNPJ ou o número do telefone celular ou o e-mail do beneficiário e fará a transferência do valor.                                                                     

O mesmo acontecerá quando você pedir uma pizza, quando o motoboy entregar a pizza, você pergunta: para qual o telefone pago? Você entra no aplicativo do seu banco, acessa o PIX, informa o número do celular da pizzaria e pronto, em 10 segundos o dinheiro estará na conta da pizzaria. O Sistema de Pagamentos Instantâneos facilitará e reduzirá o custo das empresas que fazem sua cobrança via boleto bancário e das empresas e-commerce.                                                                                                              

Veja mais um exemplo, uma empresa que vende seus produtos pela internet, quando uma pessoa faz a compra, o lojista mantém o produto reservado até a compensação do pagamento via boleto ou após a confirmação da aceitação do cartão crédito. Este período pode demorar até três dias úteis, enquanto isso, a mercadoria fica reservada.

Após a confirmação do pagamento, o lojista aciona a logística para entregar o produto ao comprador. Em uma pesquisa realizada pelas empresas de e-commerce, foi identificado que uma grande parte das compras não se concretizam gerando custo de estoque e perdendo a oportunidade de vender para outro interessado.

Com o PIX, este problema deixará de existir, ao fazer a compra pela internet, será gerado um QR-Code ou um link que conterá todas as informações. O comprador faz a leitura do QR-Code com o seu celular e pronto, pagamento realizado, dinheiro na conta do vendedor em até 10 segundos e o lojista despacha a mercadoria.   

A aplicabilidade será ilimitada, uma escola privada que tem milhares de alunos, em vez de emitir boletos e esperar a compensação dos pagamentos, vai gerar um QR-Code e receber instantaneamente a mensalidade do seu aluno, imagina a redução de custo e a vantagem de ter dinheiro em caixa.

Serão inúmeras as possibilidades de realizar pagamentos por meio do PIX, desde o pagamento de um imposto à União ou mesmo na compra de um pacote de pipoca. Mas um fato é certo, o novo sistema de pagamentos mudará o conceito do uso do dinheiro.   

Autor: Joni Borges é professor tutor do curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Internacional Uninter. 

Webinar EFD REINF 2020: prazo, quem está obrigado, o que declarar…

A EFD REINF ainda está em alta e é um dos assuntos mais comentados no meio contábil e fiscal, por esse motivo a Contábil Play disponibilizou um novo webinar gratuito sobre a obrigação acessória.

Acessível neste link por meio de cadastro com Nome e E-mail, o webinar está sendo reprisado a cada 3 horas para que mais pessoas possam assistir. Desta forma o Webinar sobre a EFD REINF poderá atingir mais profissionais que buscam informações sobre a obrigatoriedade da EFD REINF.

No webinar EFD REINF 2020 também é debatido alguns outros tópicos como informações que devem ser declaradas na EFD REINF, cronograma de implantação para empresas do Grupo 3 (Simples Nacional), relação entre a EFD REINF e outras obrigações como eSocial e DCTF WEB, além de responder a dúvida de alunos no momento da live.

Para acessar clique aqui ou no vá direto no link www.contabilplay.com.br/webinar-efdreinf

Semana Mundial do Investidor: Representantes da CVM participam de eventos da CMC (Angola)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Comissão de Mercado de Capitais (CMC), de Angola, realizarão eventos em parceria, na Semana Mundial do Investidor (World Investor Week 2020). O objetivo é compartilhar conhecimentos entre os países de língua portuguesa e discutir inclusão financeira.

“Queremos fomentar a colaboração entre os dois países, que estão juntos no Comitê de Investidores de Varejo (C8) da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), presidido pela CVM. Os debates terão a participação de painelistas de outros países, como Portugal, Cabo Verde e Moçambique. Todos têm a ganhar com essas atividades focadas na conscientização e proteção do investidor” — Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da CVM, José Alexandre Vasco.

Confira a agenda de eventos online:

Educação Financeira para quem investe em Mercado de Valores Mobiliários

Data: 6/10 – 10h (horário de Brasília)

Participante da CVM: Claudio Maes, Gerente de Desenvolvimento de Normas 2 na Superintendência de Desenvolvimento de Mercado (GDN-2/SDM).

O Futuro das Finanças com as Fintechs e Criptoativos

Data: 8/10 – 12h (horário de Brasília)

Participante da CVM: Isac Costa, Analista de Mercado de Capitais

O investidor: educação financeira e sua proteção por Comissão do Mercado de Capitais

Data: 9/10 – 12h (horário de Brasília)

Participante da CVM: José Carlos Margalho, da Divisão de Educação Financeira da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (COE/SOI).

Como participar:

Acesse o link com informações (link para site externo).

CVM condena administradores da Recrusul S.A. por irregularidades

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) julgou, em 29/9/2020, o Processo Administrativo Sancionador CVM SEI 19957.007552/2016-43 (RJ2016/7929).

O processo foi instaurado pela Superintendência de Relações com Empresas (SEP) para apurar o aumento de capital da Recrusul S.A., no valor de R$ 52,5 milhões, aprovado em reunião do conselho de administração realizada em 7/3/2016. Foram analisadas as responsabilidades de:

  • Bernardo Flores:

a) na qualidade de conselheiro de administração: por votar e aprovar a celebração de contrato em favor de si mesmo, em reunião do Conselho em 20/12/2011 (infração ao art. 156 da Lei 6.404/76).

b) na qualidade de diretor: por elaborar as demonstrações financeiras referentes aos exercícios encerrados entre 31/12/2011 e 31/12/2015 sem reconhecer e divulgar créditos detidos por administradores como decorrentes de transações com partes relacionadas (infração ao art. 177, §3º, da Lei 6.404/76, c/c os itens 18 e 22A do CPC 05 (R1), aprovado pela Deliberação CVM 642, e c/c o art. 176, §5º, III, da Lei 6.404/76).

c) na qualidade de DRI: por não divulgar fato relevante a respeito do Aumento de Capital deliberado pelo Conselho em 7/3/2016 (infração ao art. 157, §4º, da Lei 6.404/76 c/c o art. 3º, caput, da Instrução CVM 358).

  • Ricardo Mottin Junior:

a) na qualidade de conselheiro de administração: por votar e aprovar a celebração de contrato em favor de si mesmo, em reunião do Conselho em 20/12/2011 (infração ao art. 156 da Lei 6.404/76).

b) na qualidade de diretor: por elaborar as demonstrações financeiras referentes aos exercícios findos entre 31/12/2011 e 31/12/2015 sem reconhecer e divulgar créditos detidos por administradores como decorrentes de transações com partes relacionadas (infração ao art. 177, §3º, da Lei 6.404/76, c/c os itens 18 e 22A do CPC 05 (R1), aprovado pela Deliberação CVM 642, e c/c o art. 176, § 5º, III, da Lei 6.404/76).

Após analisar o caso, a relatora, Diretora Flávia Perlingeiro, votou pela seguintes condenações:

  • Bernardo Flores:

a) na qualidade de membro do conselho de administração da Recrusul S.A.: à multa de R$ 100.000,00, por infração ao art. 156 da Lei 6.404/76.

b) na qualidade de diretor da Companhia: à multa de R$ 200.000,00, por infração ao art. 177, §3º, da Lei 6.404/76, c/c os itens 18 e 22A do CPC 05 (R1), aprovado pela Deliberação CVM 642, e c/c o art. 176, §5º, III, da Lei 6.404/76.

c) na qualidade de DRI da Recrusul S.A: à advertência, por infração ao art. 157, §4º, da Lei 6.404/76 c/c o art. 3º, caput, da Instrução CVM 358.

  • Ricardo Mottin Junior:

a) na qualidade de membro do conselho de administração da Recrusul S.A.: à multa de R$ 100.000,00, por infração ao art. 156 da Lei 6.404/76.

b) na qualidade de diretor da Companhia: à multa pecuniária de R$ 200.000,00, por infração ao art. 177, §3º, da Lei 6.404/76, c/c os itens 18 e 22A do CPC 05 (R1), aprovado pela Deliberação CVM 642, e c/c o art. 176, § 5º, III, da Lei 6.404/76.

Diretor Gustavo Gonzalez acompanhou o voto da Diretora Relatora, exceto no tocante à acusação de infração ao art. 156 da Lei 6.404/76. Reiterando o posicionamento já manifestado em outros precedentes, Gonzalez defendeu que a lei societária, em sua atual redação, emprega a expressão “interesse conflitante” para se referir somente àquelas situações em que o acionista ou o administrador possuem um interesse conflitante com o da companhia e votam em sacrifício do interesse social.

Nessa perspectiva, e considerando que a acusação não se aprofundou no exame dos contratos questionados a fim de verificar se as condições do negócio eram razoáveis ou equitativas, o Diretor Gustavo Gonzalez entendeu que a acusação de violação ao art. 156 da Lei 6.404/76, do modo que foi formulada, seria inepta, e votou pela absolvição dos acusados nesse ponto específico.

Diante disso, o Colegiado da CVM decidiu, por maioria, pela condenação de Bernardo Flores, na qualidade de membro do conselho de administração da Recrusul S.A., à multa de R$ 100.000,00, por infração ao art. 156 da Lei 6.404/76. E acompanhou, por unanimidade, os demais votos da Diretora Relatora Flávia Perlingeiro.

Mais informações

Acesse o relatório e o voto da Diretora Flávia Perlingeiro e a manifestação de voto do Diretor Gustavo Gonzalez. 

Lives e posts orientam sobre educação financeira e investimentos

Na Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW 2020), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Instituto Sicoob realizarão mais de 500 iniciativas em parceria, para diversos públicos em todo o país.

Em função da pandemia da Covid-19, as dicas e orientações sobre educação financeira, Finanças Sustentáveis e Proteção ao Investidor serão compartilhadas, principalmente, nas redes sociais.

A programação inclui transmissões ao vivo nas redes sociais para debater Educação Financeira e investimentos, além de temas como jovens investidores e cooperar e investir.

Durante a semana, também serão divulgados diversos posts informativos com assuntos relacionados à uma vida financeira equilibrada.

“Esse é um dos frutos do acordo da CVM com o Instituto Sicoob para a realização de iniciativas conjuntas que fomentam a educação da sociedade sobre o cooperativismo, com desenvolvimento sustentável” — comenta o Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da CVM, José Alexandre Vasco.

O Instituto Sicoob está movimentando todo o Ecossistema Sicoob, para que o público possa receber conteúdo de educação financeira durante a WIW 2020, por intermédio da atuação dos nossos Voluntários Transformadores, integrados por dirigentes e colaboradores de nossas Cooperativas, Centrais e Singulares, da Confederação Sicoob e do Conglomerado Bancoob, presentes em quase 2 mil municípios”, afirma Luiz Edson Feltrim, Superintendente do Instituto Sicoob.

Os eventos em parceria com o Instituto Sicoob e outras iniciativas da WIW 2020 estão disponíveis na agenda. 

Acesse o site (link para site externo)! Para informações sobre a WIW em outras jurisdições/países, acesse http://www.worldinvestorweek.org/ (link para site externo).

CVM divulga alta no indicador de risco de crédito em agosto

nova edição do Boletim de Risco da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) constata a manutenção do indicador de risco de crédito em alta.

“Os indicadores referentes ao mês de agosto apontaram elevação no indicador de risco de crédito, permanecendo em patamares mais altos, mesmo após o arrefecimento dos demais indicadores de risco. Isso sinaliza maior preocupação estrutural com os fundamentos econômicos do mercado em geral”. – Bruno Luna, Chefe da Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da CVM.

Produzido pela ASA, o Boletim de Risco apresenta, mensalmente, os indicadores de risco dos mercados de capitais de economias avançadas e emergentes, especialmente no Brasil. Há também a versão traduzida do boletim, disponível no Portal CVM em inglês. 

A nova edição divulga os dados até 31/8/2020.

Melhor Envio cresce mais de 290% em meio à crise oferecendo gestão de frete para todo o país

Com o intuito de desburocratizar a gestão de fretes, a startup faz integração com as maiores plataformas de e-commerce, ERPs e hubs do país

Apesar do momento vivido e enfrentado em todo o mundo e principalmente no comércio, alguns setores estão crescendo e se mantendo firmes em meio à pandemia. É o caso do Melhor Envio (https://melhorenvio.com.br/) – Plataforma de gestão de fretes que ajuda empreendedores a otimizarem tempo, ganharem competitividade com fretes mais baratos, integrações e rastreios automatizados. 

Foi vivendo uma necessidade na pele, que a plataforma ganhou formato e saiu do papel, após a experiência enfrentada por seu fundador e CEO, Éder Medeiros, em conquistar fretes mais competitivos para o seu próprio negócio. Na época o empreendedor tinha uma loja virtual e precisava enviar seus produtos, após algumas tentativas frustrantes, percebeu um déficit em uma gestão de frete mais barata. “Por muito tempo busquei uma forma de ter fretes mais competitivos no meu e-commerce, percebi que essa necessidade que eu tinha também era compartilhada por milhares de outras lojas virtuais, e que o mercado não estava atendendo elas da forma que era preciso”, explica Éder Medeiros, fundador e CEO da plataforma. 

Hoje, com cinco anos de atuação no mercado, a empresa busca cada vez mais oferecer tecnologias que possam simplificar o frete para todo o país, permitindo a cotação e geração de fretes de forma rápida e digital.  Foi com essa premissa que a empresa conquistou um aumento de 293% desde o início da quarentena, tornando-se uma das startups mais procuradas no Google, atendendo duas mil chamadas de atendimento por dia e conquistando um total de 49 mil usuários ativos.

Com crescimento acelerado, a startup encontra-se com o objetivo de permitir agilidade na automatização dos processos a fim de ajudar pequenos, médios e grandes empreendedores. Para que isso aconteça o Melhor Envio conta com base totalmente digital, além de juntar-se aos principais meios de venda online, como, plataformas de e-commerce, ERPs, hubs. São eles: VTEX, Amazon, Nuvemshop, Loja Integrada, Bling, Tinye outras. 

Para manter-se competitivo e ganhar tempo contam ainda com cinco transportadoras integradas ao sistema. Dessa forma, a startup consegue oferecer geração de fretes, monitoramento em tempo real, sem mensalidade para o e-commerce, pagando apenas pelo envio gerado na plataforma.

Com planos de crescer mais até o final deste ano e nos próximos, a startup encontra-se com novos projetos para atração de novos parceiros, além de novidades que auxiliarão as vendas por meio das redes sociais. “Acredito que temos muito para oferecer ao mercado, queremos trazer cada vez mais, outras inovações que possam corroborar para o crescimento dos nossos clientes, nosso objetivo é e sempre será suprir as necessidades para que eles sejam mais competitivos e alcancem um crescimento ainda maior”, finaliza o CEO, Éder Medeiros. 

Sobre o Melhor Envio

Plataforma de gestão de fretes que ajuda empreendedores a otimizarem tempo, ganharem competitividade com fretes mais baratos, integrações e rastreios automatizados. Atualmente, a plataforma já atende e está integrada com as maiores e melhores plataformas de e-commerce, ERPs, hubs, marketplaces e meios de pagamento do mercado: VTEX, Amazon, NuvemShop, Loja Integrada, Bling e outras. Somando 30 mil usuários ativos e mais de 2 mil chamadas por dia. O Melhor Envio conta hoje, com cinco transportadoras parceiras totalmente integradas ao sistema e já recebeu aporte de R$ 770 mil realizados por ACE, do fundo Bossa Nova e do Sebrae e movimenta mais de meio milhão de encomendas por mês.

Retomada gradativa do mercado de flores e plantas tem sido a “Primavera” dos produtores

Com as vendas em processo contínuo de recuperação, os produtores de Holambra comemoram, segundo o Ibraflor, o aumento de 10% nas vendas do mercado brasileiro, como um todo nos últimos meses. O percentual refere-se à comparação entre agosto de 2019 e 2020. No entanto, as flores de corte continuam sofrendo com a proibição dos eventos e festas. O cenário, embora ainda incerto, tende à estabilização no médio prazo. Responsável por diversos estímulos de marketing para incentivar o consumo desde o início da pandemia, a Cooperativa Veiling Holambra lança, agora, a campanha “Primavere-se” para incentivar os consumidores a enfeitar ainda mais a casa com flores e plantas na nova estação.

Mesmo diante das incertezas do mercado nesse tempo de pandemia, quando qualquer diagnóstico é impreciso diante da imprevisibilidade dos acontecimentos nos próximos meses, o mercado floricultor brasileiro começa a criar um certo otimismo de recuperação. O motivo é a mudança do comportamento dos consumidores nos últimos meses que, motivados pelas campanhas sobre os benefícios das flores e plantas ornamentais nos lares, começaram a desfrutar do prazer de conviver com a natureza durante o confinamento social. Também teve forte contribuição na retomada das vendas a maior dinâmica da comercialização implantada pelas cooperativas, associações de produtores, gardens e floriculturas.

“Essa maior importância para as flores e plantas dentro dos seus ambientes, das casas, dos jardins e das varandas estimularam as vendas dos produtos em vaso. No entanto, para as flores de corte a situação continua grave e dependerá muito de quando e em que condições voltarão os eventos, as festas e os casamentos”, lembra  o diretor do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura,  Renato Opitz, ao informar que o mercado de decoração representa cerca de 30% da floricultura nacional.

“O aumento das vendas, agora, infelizmente, não significa que os prejuízos nos meses anteriores foram recuperados. Nos primeiros meses de pandemia, os produtores tiveram que descartar parte de sua produção, pois não havia mercado para estas flores, com especial destaque para as flores de corte, devido ao cancelamento dos casamentos, formaturas e festas em geral. Assim, teremos que esperar para conhecer quais serão as regras para que esses eventos voltem a acontecer. Como a maior parte foi remarcada para 2021, no ano que vem a expectativa é a de que teremos uma demanda bastante grande. Nesse caso, o setor de flores de corte poderá se beneficiar dessa demanda que está reprimida e o produtor precisa se preparar para isso”, analisa.

Os produtores, que tiveram que reduzir o plantio para tentar equilibrar a oferta e a baixa demanda no início da pandemia, começam a retomar a produção. Em 2020, o setor vinha bem até o começo de março e as expectativas eram de um crescimento da ordem de 10% a 12%. Com a pandemia, a avaliação deste primeiro semestre de 2020 registra uma queda de 30% nas vendas, com relação ao mesmo período do ano passado. “Não está nada bom, mas mediante o cenário que estava em março, até que é razoável. Neste momento estimamos que o crescimento este ano, deve ser em torno de 5% em relação a 2019”, estima Renato Opitz.

Vários produtores já apresentaram novidades em flores e plantas para esta Primavera, como as  floríferas Dianthus dobradas, as delicadas kalanchoes bicolores, a exótica flor de corte Eryngium “Blue Lagon”, a chamativa Crassula Capitella “Campfire”, as exuberantes Begônias Beleaf e Brevirimosa, as alegres margaridas (crisântemos) Bless, as atraentes Peperomias Dolabriformis, as pequeninas Zamios Zimba, os ornamentais Amaryllis com bulbos aparentes e as fashions Phale Glitterz  e Echeveria Colors.

Primavere-se

Para incentivar o consumo de flores e planta ornamentais, a Cooperativa Veiling Holambra tem realizado diversas campanhas junto aos consumidores. Agora é a vez da “Primavere-se”, onde a estação das flores se transforma em verbo, em ação, para que as casas sejam decoradas com a natureza, trazendo mais vida, mais alegria.

“Queremos levar para os lares o conceito da chegada uma nova época, deste momento de renovação e inovação. Escolhemos o street dance pela liberdade de movimentos e pela jovialidade que o ritmo traz”, explica Thamara D’Angieri, gerente de Marketing e Comunicação da Cooperativa Veiling Holambra.

A campanha será realizada com templates para reprodução em pontos de venda das grandes redes de supermercados e floriculturas, na internet, com vídeos e fotos. Também foram convidadas as artistas florais Karina Saab, Titina Leão, Naiane Carvalho e Tânia Santos para a gravação de vídeos com dicas para as floriculturas se reinventarem por meio de orientações de arranjos simples para a decoração visando pequenas comemorações ou mesmo para o dia-a-dia.

Cada artista definiu um tema e os vídeos, postados na Instagram e no Facebook da Cooperativa, embora sejam focados nas floriculturas, também são de interesse do público em geral, já que as orientações são bastante didáticas e permitem que as pessoas tirem dali ideias para confeccionar seus próprios arranjos.

“Mais do que decorar e alegrar os ambientes, as flores e plantas ornamentais melhoram a nossa qualidade de vida, e estão diretamente ligadas ao nosso bem-estar emocional. Por isso, elas são usadas nas celebrações, nas homenagens e simbolizam os nossos sentimentos quando presenteamos a quem amamos ou somes presenteados com elas. Elas contribuem para reduzir o estresse, para estimular a criatividade, e para fortalecer não apenas a nossa saúde emocional, mas também física, já que são umidificadoras naturais de ambientes, melhoram a qualidade do ar que respiramos. Por tudo isso é que incentivamos as pessoas a manterem as suas casas repletas de cores”, complementa Thamara.

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7 em cada 10 brasileiros são intolerantes à lactose

Do total, apenas 10% sabe que possui a condição; saiba como identificar os sintomas

Caracterizada pela incapacidade de digerir o açúcar do leite, a intolerância à lactose atinge aproximadamente 75% da população brasileira, segundo o Datafolha. Desse total, cerca de 60% não sabe que vive com a condição. Há dois graus: um não tem cura e o outro pode ser revertido a partir de um tratamento clínico.

De acordo com a gastroenterologista do Hospital Brasília Zuleica Barrio Bortoli, o diagnóstico é feito levando em conta a história do paciente associada a alguns tipos de exame de sangue e a um teste respiratório. O mais utilizado é o Teste de tolerância à lactose.

“Os sintomas mais comuns são: distensão abdominal, cólica, flatulência (excesso de gases), diarreia, náuseas e vômitos. Eles ocorrem, principalmente, pela fermentação da lactose pelas bactérias do intestino grosso”, explica Bortoli.

Segundo a médica, existem dois tipos de intolerância à lactose. A primária é relacionada com a genética, são predisposições alimentares herdadas dos familiares. Ela não tem cura e pode se agravar com o tempo caso não haja tratamento adequado. A secundária é consequência de uma inflamação do intestino delgado. Esta última pode ser revertida quando tratada depois de encontrado o alimento que provoca a inflamação.

Gabriella Branco, 26 anos, moradora da Asa Sul, conta que aos 22 anos notou todos os sintomas citados pela gastroenterologista e percebeu que ocorriam quando ingeria leite ou laticínio em grande quantidade. “Por iniciativa própria, retirei esses alimentos da minha dieta e percebi uma melhora. Foi quando levantei a suspeita de intolerância à lactose, busquei ajuda profissional e confirmei o diagnóstico”, conta.

Não é fácil retirar o leite e derivados da alimentação. De acordo com a médica, é necessário complementar ou substituir por produtos lácteos sem lactose ou por leites de origem vegetal como os leites de arroz, amêndoas e soja. 

“Quem faz a opção de tirar a lactose da dieta deve procurar outras fontes alimentares ricas em cálcio, como feijão branco, soja, folhas escuras, grão de bico e brócolis. A lactose deve ser evitada pelos pacientes cuja intolerância a ela seja diagnosticada. Entretanto, ainda não temos dados mais seguros de que venha a fazer mal a outros grupos de pacientes. Só se deve excluir os lácteos da alimentação se for confirmada intolerância à lactose ou a alergia ao leite”, alerta.

Gabriella conta que de início foi difícil de adaptar a uma dieta mais restritiva, mas, com as opções que existem hoje, sua vida se tornou mais fácil. 

“Consigo levar uma vida normal, mesmo como intolerante. Eu evito comer alimentos que naturalmente contêm lactose, como leite, creme de leite, manteiga, queijos, e preparações que contenham esses alimentos. Procuro sempre pela versão sem lactose, quando possível”, diz a paciente.

Indústria vê faturamento no e-commerce crescer em 600% em poucos meses

Aposta em marketing digital foi fundamental para alavancar os negócios

O mercado digital movimenta mais de R$100 bilhões por ano, só no Brasil, e com a pandemia causando certa mudança nos hábitos dos consumidores, esse número só tende a crescer.

É o que explica o gestor de negócios digitais e CEO da Clikss Brasil, Cr.Andrade: “Empurrado pelo coronavírus, o consumidor buscou na internet alternativas para sua necessidade, seja um remédio, sejam lonas para a indústria. Com o aumento da velocidade da internet e sua popularização, a tendência é o consumidor ser cada vez mais atraído para o e-commerce”, afirma.

Para Cr.Andrade somente estar na internet não é sinônimo de sucesso ou que o empresário vá garantir uma fatia dos mais de R$100 bilhões gastos por lá, “é preciso entender que o mercado digital, como parte de um negócio, precisa ser aliado de estratégias existentes e novas para conseguir atingir o maior público possível”.

As possibilidades são muitas, não é preciso ficar restrito a roupas e produtos destinados ao consumidor final, é possível uma indústria fornecer insumos para outra através do mercado digital. 

“Em um de nossos cases de sucesso se encontra uma indústria. Em janeiro o faturamento do e-commerce representava menos de 0,5% do total do grupo de empresas, hoje já está perto dos 5%, um crescimento de 1000%” diz o especialista.

Mas isso só foi conseguido com um trabalho de marketing digital estruturado, baseado em um planejamento estratégico, processos e análises que poucas empresas oferecem no país.

“Nem todo mundo entende esse mercado, o Marketing Digital é um negócio sério, que aborda assuntos de maneiras específicas e o direcionamento correto de campanhas é uma das mais difíceis tarefas para um analista de marketing digital”, relata Cr.Andrade.

Então, antes de investir em impulsionamento ou publicidade na internet, pense se tem o conhecimento necessário para entender as métricas e algoritmos das ferramentas, bem como reverter esse investimento em vendas, pois o Marketing Digital é uma das áreas mais importantes hoje e merece ser vista com novos olhos pelos empresários brasileiros.