Climatempo: Capital paulista bate recorde de frio

Cidade de São Paulo registra menor temperatura em 5 anos.

Uma forte massa de ar de origem polar atua sobre diversas áreas do Brasil nestes últimos dias de julho. Na manhã desta sexta-feira (30), a temperatura mínima chegou aos 4,3°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte da cidade de São Paulo. Esta foi a menor temperatura mínima de 2021, e também o menor valor registrado desde o dia 13 de junho de2016, quando fez 4°C.

O amanhecer começou gelado com pouca nebulosidade, formação de geadas em alguns pontos e termômetros oscilando em torno dos 3,2°C durante a madrugada, o que constitui recorde de menor temperatura média de toda a série histórica do CGE, que coleta dados desde 2004.

De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo os valores mais baixos foram -3,0°C em Engenheiro Marsilac, também novo recorde de menor aferição absoluta, e -2,0°C na Capela do Socorro.

No final de semana a tendência é para que os termômetros subam gradativamente, mas o frio de inverno ainda tomará conta da capital paulista.

Veja também: Como o corpo reage ao calor e frio extremos

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Com protocolos de segurança, é dada a largada da temporada de cruzeiros

Nos próximos meses, navios de diferentes armadoras chegarão aos portos da América do Sul para a temporada de cruzeiros 2021/2022. A previsão é de que as viagens sigam protocolos de segurança especiais aplicados em outras partes do mundo, como testes de covid-19, esforços médicos, limpeza reforçada e até exigências de vacinação. A agência Líder Lazer já começou a vender pacotes para quem aproveitar alguns dias em alto-mar. O que não faltam são opções de itinerários programados para os mais diversos estilos de passageiros.

Os roteiros temáticos e musicais, por exemplo, figuram entre os favoritos dos brasileiros. As opções vão desde o Navio da Xuxa, que celebrará o aniversário da Rainha dos Baixinhos entre 25 e 28 de março de 2022, até o cruzeiro da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, que receberá shows de estrelas como Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano e Fernando & Sorocaba (entre 14 e 17 de novembro) – ambos a bordo do navio MSC Preziosa.

O transatlântico da MSC também será palco de itinerários de artistas como Bell Marques (5 a 8 de novembro) e Alexandre Pires (26 a 29 de novembro), além de receber rotas temáticas, a exemplo do Navio da Mix (11 e 14 de novembro) e o Energia na Véia (18 e 21 de março), com shows de grupos como Roupa Nova e Jota Quest. Quem curte festas em alto-mar também pode se aventurar no H&H Festival (9 a 12 de dezembro), que vai reunir DJs nacionais e internacionais no navio Costa Favolosa.

Os tradicionais roteiros com paradas em portos internacionais também aparecem como boas opções para o público. O navio Norwegian Star, por exemplo, oferecerá roteiros de seis dias por Buenos Aires (Argentina), Punta del Este (Uruguai), Santos (SP), Ilha Grande (RJ) e Búzios (RJ). Há ainda opções que partem da capital argentina rumo às águas geladas da Antártica, em uma aventura de 14 dias. 

Mais informações em http://www.liderlazer.com.br

Costa Smeralda terá “Dançando a Bordo” com Carlinhos de Jesus

O Dançando a Bordo é uma grande festa da dança de salão brasileira. Grupos de amigos e alunos de escolas de todo o Brasil se reúnem aqui para dançar e se divertir no pique total. Neste que é conhecido como o maior e mais respeitado evento de danças de salão do Brasil.​

O Cruzeiro chega em sua 17ª edição rumo a Salvador no maior navio a vir para uma temporada brasileira, o Costa Smeralda, partindo de Santos no dia 14 de março de 2022, com 7 noites de duração, com paradas nas cidades de Salvador e Ilhéus.

Atividades especiais

Na programação são mais de 120 atividades extras ao longo do cruzeiro, com aulas durante o dia – Tango, Salsa, Samba, Valsa entre outros – tardes dançantes, bailes e festas temáticas com personal dancers, shows e o “Dançando com as estrelas”.

Equipes Especializadas

Sob direção do casal Theo & Monica, que acumula 25 anos de experiência, a equipe é composta por profissionais renomados internacionalmente, sendo 9 casais de professores especialistas nos gêneros de danças de salão, 1 professora de danças do ventre, 6 DJS e muito mais.

Presenças ilustres

Alguns dos maiores ícones da dança brasileira, como o Carlinhos de Jesus e a Ana Botafogo, são convidados especiais confirmados para esta edição.

Como converter auxílio-doença em aposentadoria por invalide?

Antes que você me pergunte, sim, as nomenclaturas do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez mudaram. Eles são agora o auxílio por incapacidade temporária e a aposentadoria por incapacidade permanente, respectivamente.

A nova terminologia é bem mais adequada à realidade de cada benefício, todavia, poucas pessoas já conhecem os novos nomes. Em razão disso, me permitirei utilizar os nomes antigos para que fique de fácil compreensão para todos e todas.

Agora, vamos ao que interessa: como converter auxílio-doença em aposentadoria por invalidez?

Conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez: como fazer?

O auxílio-doença é um benefício reconhecidamente temporário. Em regra, após a perícia médica do INSS constatar a incapacidade, já ocorre a fixação da data de cessação/revisão do benefício.

Assim, ele pode durar 2 meses, 4 meses ou mais, conforme parecer do perito administrativo. E a cada nova data de cessação é preciso um novo pedido de prorrogação caso a pessoa permaneça incapaz para o trabalho.

Em razão disso, muitos segurados, que já recebem auxílio-doença há muitos anos, buscam a conversão do benefício em aposentadoria por invalidez. Isso, porque a aposentadoria exige perícia médica somente a cada 2 anos – e, em alguns casos, ela é até mesmo dispensada.

Dessa forma, acaba sendo um benefício garantido por mais tempo.

Mas será que a aposentadoria por in

validez é sempre mais vantajosa?

Desde a Reforma da Previdência (EC 103/2019) diversos benefícios previdenciários sofreram mudanças no cálculo da renda. Tanto o auxílio-doença como a aposentadoria por invalidez foram alguns deles.

Assim, vejamos como ficou cada um:

Forma de cálculo do auxílio-doença pós-EC 103/2019

  • 100% da média de todos salários de contribuição a partir de julho de 1994 multiplicada pelo coeficiente de 91% (100% média x 0,91).

Forma de cálculo da aposentadoria por invalidez pós-EC 103/2019

  • Regra Geral de 60% da média de todos salários de contribuição a partir de julho de 1994 + 2% a cada ano que exceder 20 anos de TC para homem e 15 anos para mulher;
  • Caso o benefício decorra de acidente de trabalho, de doença profissional e de doença do trabalho terão direito ao coeficiente de 100% da média das contribuições (100% da média).

Veja-se que ambos os benefícios passaram a ser calculados em cima de 100% da média de todos os salários de contribuição a partir de julho de 1994. Todavia, a aposentadoria por invalidez parte agora de 60% do valor dessa média, enquanto que o auxílio-doença corresponde a 91%.

Somente se a incapacidade permanente derivar de acidente de trabalho, de doença profissional e de doença do trabalho é que o benefício será no valor de 100% da média das contribuições.

Em razão disso, em alguns casos, a conversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez pode representar a diminuição no valor do benefício que o segurado vinha recebendo. Sendo assim, se a razão para a conversão é somente visando um possível aumento na renda, é melhor calcular a diferença antes de fazer o pedido.

No sistema do Prev, é possível realizar o cálculo da renda mensal inicial (RMI) dos dois benefícios, conforme as novas regras de transição da Reforma. Veja no exemplo abaixo:

Devido à forma de cálculo, verifica-se que a aposentadoria por invalidez no caso em tela ficou no patamar do salário-mínimo, ao contrário do auxílio-doença.

Portanto, se o motivo da conversão for a renda do benefício, é melhor conferir os valores antes!

  • Dica: se ficar demonstrado que a data de início da incapacidade permanente (DII) é anterior à Reforma da Previdência, é possível pedir que a forma de cálculo seja conforme as regras anteriores também!

Como requerer a conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez?

O pedido de conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez pode ser feito diretamente na via judicial.

De fato, trata-se de hipótese em que não se exige o prévio requerimento administrativo. A esse respeito, é o entendimento consolidado da jurisprudência:

PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIÁRIO – CONVERSÃO DE AUXÍLIO-DOENÇA EM APOSENTADORIA POR INVALIDEZ – PRÉVIO REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO – AGRAVO PROVIDO. (…) 3. No caso, considerando que a parte autora não pretende a concessão de novo benefício, mas, sim, a conversão do seu auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, não é o caso de se exigir o prévio requerimento administrativo, em conformidade com o entendimento firmado pela Excelsa Corte, em sede de repercussão geral. 4. Agravo provido. (TRF 3ª Região, 7ª Turma, AI – AGRAVO DE  INSTRUMENTO, 5021263-80.2020.4.03.0000, Rel. Desembargador Federal INES VIRGINIA PRADO SOARES, julgado em 16/11/2020, Intimação via sistema DATA: 20/11/2020)

Nesse sentido, cumpre ressaltar quais são os requisitos para a aposentadoria por invalidez:

  • Carência de 12 meses, salvo os casos de dispensa (art. 26, II e art. 151 da lei 8.213/91);
  • Qualidade de segurado;
  • Incapacidade permanente para o trabalho.

No caso de conversão, já que o segurado já vem recebendo auxílio-doença, os dois primeiros requisitos já estão preenchidos.

Entretanto, é preciso comprovar também a incapacidade permanente para o trabalho. Tal prova pode ser feita por meio de exames e atestados médicos que demonstrem a impossibilidade permanente de retorno às atividades laborais.

É muito importante reunir essa documentação, pois é ela quem auxiliará o perito judicial a apurar o caráter permanente da incapacidade.

No Prev, você pode conferir um modelo de petição inicial e de manifestação de laudo para casos como esse.

Atenção para a data de início da incapacidade permanente

Conforme mencionei anteriormente, a data de início da incapacidade permanente (DII) é de extrema importância para a aplicação das regras sobre o cálculo do benefício.

Portanto, caso se constate que a DII é anterior à data da Reforma da Previdência (13/11/2019), pode-se aplicar a forma de cálculo anterior.

Caso haja alguma dúvida sobre a DII, é possível pedir na manifestação para que o perito precise adequadamente qual a data correta.

Fonte: https://previdenciarista.com/

Como economizar no combustível do carro

Assim como o preço dos alimentos e do botijão de gás, o custo do combustível aumentou em 2021. Apesar da redução de 2% no preço da gasolina feita pela Petrobras, o reajuste ainda é pouco diante do aumento de 25% que aconteceu no decorrer do primeiro semestre do ano, segundo pesquisa da ValeCard. O jeito é economizar. Mas além de buscar postos de combustível com preços acessíveis, o motorista também pode se atentar a hábitos que podem ajudar a poupar dinheiro com o carro. Pensando em ajudar os motoristas, Thiago Chagas, consultor automotivo da mecânica Ricardo Kotaba, empresa cadastrada no GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, elencou algumas dicas sobre o assunto. Confira:

Manutenção:
Postergar a manutenção pode resultar em diversos problemas, além de impactar no consumo de combustível do automóvel. Segundo Tiago, sem a devida revisão, contratempos como o filtro de ar entupido/sujo, velas desgastadas e corpo de borboleta desregulado/sujo fazem com que o motorista gaste mais no posto de combustível.

GNV vs Combustível:
Com o aumento do preço do combustível, há motoristas que consideram a conversão para GNV. Mas antes de se decidir, Tiago diz que diversos aspectos devem ser levados em conta, tais como a forma de uso do carro e a quilometragem que o automóvel roda. “No caso de carros que fazem curtas distâncias, eu desaconselho a instalação do GNV; não só pelo preço do kit, mas também pelo desgaste que o motor sofre com a mudança, apesar de tal problema ter diminuído com o avanço tecnológico dos sistemas GNVs mais recentes. Para a pessoa recuperar o investimento do kit, ela terá que rodar muito por semana/mês, então para motoristas de aplicativo pode ser interessante”, explica o especialista.

Pneus:
“Um item de suma importância para a economia de combustível é a pressão correta dos pneus. Pneus muito cheios ou vazios influenciam diretamente na pilotagem do automóvel, na segurança dos passageiros e no consumo de combustível. Sendo assim, é recomendado que, ao abastecer o carro, se dê uma atenção à calibragem”, aconselha Tiago.

Quantidade de combustível:
Ao contrário do que se imagina, rodar com o tanque vazio ou cheio não influencia diretamente no consumo de gasolina. De qualquer forma, não é recomendável trafegar com o tanque “na reserva”, pois isso pode prejudicar o funcionamento da bomba. Sendo assim, o ideal é que o motorista transite com, no mínimo, ¼ de combustível.

Gasolina adulterada:
Além de todos os problemas que a gasolina adulterada causa, este tipo de “combustível” também faz com que o motorista gaste mais com o abastecimento. Segundo Tiago, a gasolina adulterada é consumida de forma mais rápida e não há a queima ideal. Ao notar essa “queima errada”, o sensor de oxigênio manda sinal para que mais combustível seja injetado, a fim de impulsionar a explosão.

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Cirurgião do Paraná faz a primeira cirurgia para o diabetes via robótica do mundo

Cirurgia metabólica é indicada para o tratamento do Diabetes Tipo 2 em pacientes com falha no tratamento clínico

O tratamento cirúrgico do Diabetes Tipo 2 através da cirurgia robótica já é uma realidade. O primeiro procedimento deste tipo no mundo foi realizado no início de julho no Paraná. Com o robô, o cirurgião ganha uma visão tridimensional 20 vezes maior que a humana e possibilita movimentos mais precisos e menos invasivos, o que promove uma recuperação ainda mais rápida. Paciente deixou o hospital já sem utilizar insulina.

De acordo com o médico cirurgião do aparelho digestivo Dr. Alcides Branco, responsável pela cirurgia, o paciente passou por uma bateria de exames que comprovou que ele estava apto para a cirurgia metabólica e com o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina, cansado mas ainda saudável.

“O objetivo maior da cirurgia do diabetes é estimular o pâncreas a produzir insulina. Ele também tinha uma obesidade característica da Síndrome Metabólica, com acúmulo de gordura visceral. A luta contra o diabetes é desigual. Ele estava se cuidando com dieta, comprimidos e insulina sem resultado. A cirurgia metabólica é uma excelente ferramenta para ajudar a salvar essas pessoas”, conta Branco que é um dos pioneiros na técnica de videolaparoscopia avançada e já operou mais de 10 mil pacientes em todo o mundo.

Primeiro paciente – A doença é silenciosa e afeta a saúde dos pacientes de forma gradativa. O paciente, Edmilson Dalla Vecchia Ribas, 61 anos, só descobriu a doença após sofrer um acidente e ser hospitalizado em 2005. De lá pra cá, ele passou a usar os medicamentos mais modernos disponíveis até atingir a dose máxima de insulina diária e mesmo assim não ter controle sobre a doença.

“Eu estava com os melhores medicamentos e insulinas existentes mas não conseguia abaixar a glicemia glicada. Toda hora eu estava aplicando a [insulina] rápida para baixar a glicose. Não era vida. Até que chegou o momento em que meu endocrinologista disse ‘daqui alguns anos isso vai te cobrar’. Eu tive medo de perder o pé, ficar cego, perder o rim…”, comenta o paciente.

Após o procedimento, na saída do hospital, Edmilson já apresentava glicemia em níveis reduzidos, deixou de aplicar insulina e tomar medicamentos para controlar o Diabetes Tipo 2. “Eu me sinto muito bem, perdi cinco quilos, mas o mais importante é deixar de tomar insulina. Já tenho uma vida normal, estou caminhando, dirigindo e com qualidade de vida”, comemora.

CIRURGIA METABÓLICA – A cirurgia para o diabetes foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2017. O conceito surgiu da observação do controle do diabetes tipo 2 em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e já era reconhecida em outros países. A diferença entre as duas é que a cirurgia metabólica visa o controle da doença, enquanto a bariátrica visa a perda de peso e a remissão de comorbidades como o diabetes e hipertensão, em segundo plano.

Os critérios definidos pelo CFM para indicação da cirurgia metabólica são que o paciente – com idade entre 30 e 70 anos -, obesidade leve (IMC entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m²) e diabetes diagnosticado há menos de 10 anos, sem controle através de medicamentos. O Brasil tem cerca de 17 milhões de adultos convivendo com o diabetes, sendo que 9 em cada 10 casos são de Diabetes Tipo 2.

CIRURGIA ROBÓTICA – Na cirurgia robótica, o cirurgião controla um robô com quatro braços mecânicos equipados com diversos instrumentos médicos através de um painel de controle na sala de cirurgia. O equipamento possui câmeras que entregam imagens em 3D, ampliadas em até 20 vezes, com braços articulados em até 360º, o que permite maior liberdade e controle de movimento.

Entre as principais vantagens, a cirurgia robótica garante uma maior precisão de movimentos e uma cirurgia ainda menos invasiva, com redução de tempo de cirurgia e recuperação do paciente mais rápida que nos métodos convencionais com videolaparoscopia.
Dr. Alcides Branco utilizando o robô durante a cirurgia │ Foto: Arquivo pessoal

Mercado Livre está com inscrições abertas para o IT Bootcamp, programa para capacitação de pessoas com deficiência

Até o dia 30 de julho, a iniciativa vai selecionar profissionais que serão contratados para trabalhar com tecnologia na plataforma

O Mercado Livre – empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina – está com inscrições abertas para a primeira edição do IT Bootcamp. Voltado exclusivamente à formação em tecnologia de profissionais com deficiência, o programa encerra as inscrições no próximo dia 30 de julho. Nesta primeira fase, a companhia vai contratar 30 pessoas com deficiência para atuar em São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

Essa turma terá início em agosto, e, até dezembro, outras duas turmas serão contratadas, incluindo ao todo 90 novos profissionais no mercado de trabalho. Dentre os principais requisitos estão formação superior completa ou estar concluindo cursos técnicos de programação ou de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e carreiras relacionadas.

Os profissionais selecionados já começam contratados pelo Mercado Livre e passarão os três primeiros meses em treinamento intensivo. O programa de aceleração será 100% remoto, com quatro horas de aula online e mais quatro horas de exercícios individuais e em grupo, somando oito horas de capacitação diária. Os conteúdos foram elaborados e as aulas facilitadas em conjunto com professores da Digital House, além de profissionais do Mercado Livre para tecnologias e processos específicos.

Esse conteúdo terá como foco o backend – forma de desenvolvimento relacionada com o que está por trás das aplicações desenvolvidas na programação – mais especificamente Java, banco de dados relacional, não relacional e microsserviços. O programa inclui também uma imersão no ecossistema de tecnologia do Mercado Livre, assim como mentorias de carreira, metodologia ágil, ferramentas de monitoramento e testes de código.

“Esta é uma grande oportunidade para as pessoas que estão dando os primeiros passos na sua carreira em tecnologia. Queremos profissionais interessados em contribuir com design e criação de produtos, que impactam diretamente a vida de milhares de pessoas todos os dias. Depois de concluir o treinamento, a turma estará pronta para trabalhar lado a lado com a nossa equipe de IT, participando de desafios incríveis e de projetos estratégicos da companhia”, destaca Gustavo Albuquerque, gerente de Aquisição de Talentos do Mercado Livre no Brasil.

Tecnologia é uma das áreas que mais cresce e contrata profissionais no Mercado Livre. Fator essencial para a companhia, ela conta com equipes multidisciplinares para desenvolvimento, arquitetura e banco de dados, que cocriam e são responsáveis pela operação de um dos sites de maior tráfego na América Latina e em todo o mundo.

“Inclusivo, o IT Bootcamp está alinhado à nossa estratégia de Diversidade & Inclusão, acelerando a trajetória de profissionais com deficiência que tem paixão por tecnologia e que estão iniciando sua carreira na área”, destaca Esabela Cruz, gerente de Diversidade e Inclusão do Mercado Livre no Brasil. “Ter um programa que investe na formação de novos talentos, em um tema onde se vê pouco investimento do mercado, é uma ação que ajuda a transformar o modelo mental de inclusão de pessoas com deficiência, onde a empresa também assume a sua responsabilidade na construção de oportunidades equitativas”, completa. O programa reforça a aspiração da companhia para ser a mais diversa e inclusiva da América Latina.

Governo pagará restituição a 5 milhões de brasileiros

A Receita Federal pagará no próximo dia 30 de junho (sexta-feira) o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021. Estão nesse lote 5.068.200 contribuintes que receberão R﹩ 5,8 bilhões.

Além dos contribuintes prioritários, foram contemplados nesse 4,913 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 18 de maio de 2021.

Para saber se está nesse lote o contribuinte deve acessar site da Receita (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp), o portal do e-Cac (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index/11) ou por meio dos aplicativos para telefone celular que podem ser baixados para plataformas Android ou IOS .

Serão contemplados nesse lote contribuintes idosos acima de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e os que tiveram como maior fonte de renda seja o magistério. Além de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 21 de março deste ano.

Malha Fina

Os contribuintes também já podem pesquisar para saber se ficaram ou não na malha fina. Com a modernização do sistema a Receita Federal a agilidade para disponibilizar a informação neste ano foi muito maior. Para o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, quem sabe ou acha que errou na declaração, a preocupação em pesquisar a situação é válida, mas não é necessário nervosismo. Ajustes ainda são possíveis antes que seja chamado pelo Fisco.

Mesmo para quem já sabe que está na malha fina, não é necessário pânico, ajustes ainda são possíveis com uma declaração retificadora. “A Receita Federal permite o contribuinte acesso ao detalhamento do processamento de sua declaração através do código de acesso gerado no próprio site da Receita Federal ou certificado digital. Caso tenha sido detectada alguma divergência o Fisco já aponta ao contribuinte o item que está sendo ponto de divergência e orienta o contribuinte em como fazer a correção”, explica Richard Domingos.

Como pesquisar?

Assim para saber se há inconsistências em suas declarações do Imposto de Renda e se, por isso, caíram na malha fina do Leão, ou seja, se tiveram seu IR retido para verificações é necessário acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

De acordo com a Receita Federal, o acesso ao extrato, por parte dos contribuintes, também permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.

“Em relação à declaração retida, se não houver erros por parte do contribuinte que necessite enviar uma declaração retificadora, o caminho é aguarda ser chamado para atendimento junto à Receita”, complementa o diretor da Confirp Contabilidade.

Como corrigir os erros?

Mas se os erros forem detectados é importante fazer a declaração retificadora. O procedimento é o mesmo que para uma declaração comum. A diferença é que no campo “Identificação do Contribuinte”, deve ser informada que a declaração é retificadora. Também é fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior, para a realização do processo.

A entrega dessa declaração poderá ser feita pela internet. O contribuinte que já estiver pagando imposto não poderá interromper o recolhimento, mesmo havendo redução do imposto a pagar. Nesse caso, deverá agir da seguinte forma:

· Recalcular o novo valor de cada quota, mantendo-se o número de quotas em que o imposto foi parcelado na declaração retificadora, desde que respeitado o valor mínimo;
· Os valores pagos a mais nas quotas já vencidas devem ser compensados nas quotas com vencimento futuro ou ser objeto de pedido de restituição;
· Sobre o montante a ser compensado ou restituído incidirão juros equivalentes à taxa Selic, tendo como termo inicial o mês subsequente ao do pagamento a maior e como termo final o mês anterior ao da restituição ou da compensação, adicionado de 1% no mês da restituição ou compensação.

Caso tenha pago menos que deveria, o contribuinte terá que regularizar o valor na restituição de suas declarações, recolhendo eventuais diferenças do IRPF, as quais terão acréscimos de juros e multa de mora, limitada a 20%. E isso só pode ser feito antes do recebimento da intimação inicial da Receita.

Para quem já foi intimado, a situação se complica, não podendo mais corrigir espontaneamente as suas declarações e ficando sujeitos, em caso de erros comprovados, à cobrança do imposto, acrescido de juros de mora e multa de 75% a 150% – sobre o valor do imposto devido e o valor da despesa que foi usada na tentativa de fraude. Se caracterizar crime contra a ordem tributária, o contribuinte estará sujeito a sanções penais previstas em lei – com até dois anos de reclusão.

Contudo, o diretor da Confirp faz um alerta: “Na declaração retificadora não é permitida a mudança da opção, ou seja, se o contribuinte declarou na “Completa” deve retificar sua declaração nesta forma, mesmo que o resultado na “Simplificada” seja mais vantajoso. Além disso, o contribuinte pode fazer a retificadora a qualquer momento, desde que não seja iniciada nenhuma ação fiscal por parte da Receita Federal, que pode ocorrer a qualquer momento em até cinco anos”.

“Assim, para concluir, se ao acessar a declaração for informado que ela está “Em Processamento”, é importante que o contribuinte confira todos os dados para certificar que não há erros e aguardar, pois, muitas vezes a declaração retida pelo Fisco não significa erro na declaração do contribuinte e sim, que informações estão sendo buscadas e análises feitas pela Receita Federal nas fontes pagadoras, por exemplo, a empresa que deixou de repassar para a Receita Federal os impostos retidos de seus funcionários”, finaliza o Richard Domingos.

Veja os principais erros na hora de declarar o IR

São vários os motivos que levam os contribuintes a malha fina. Assim, o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos recomenda que os contribuintes, depois de entregar a declaração, guardem os documentos por pelo menos seis anos, pois poderão ser solicitados a qualquer momento pela Receita Federal, para prestação de conta recomenda.

Mas quais os principais fatos que levam os contribuintes a caírem na malha fina? Veja o que aponta o diretor da Confirp Richard Domingos:

1. Informar despesas médicas diferente dos recibos, principalmente em função da DMED;
2. Informar incorretamente os dados do informe de rendimento, principalmente valores e CNPJ;
3. Deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano (as vezes é comum esquecer de empresas em que houve a rescisão do contrato);
4. Deixar de informar os rendimentos dos dependentes;
5. Informar dependentes sem ter a relação de dependência (por exemplo, um filho que declara a mãe como dependente mas outro filho ou o marido também lançar);
6. A empresa alterar o informe de rendimento e não comunicar o funcionário;
7. Deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano;
8. Informar os rendimentos diferentes dos declarados pelos administradores / imobiliárias.

A empresa pode levar o funcionário à malha fina quando:

1) Deixa de informar na DIRF ou declara com CPF incorreto;
2) Deixar de repassar o IRRF retido do funcionário durante o ano;
3) Altera o informe de rendimento na DIRF sem informar o funcionário.

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Cotas antigas do PIS/Pasep podem ser sacadas por trabalhadores; saiba como

Montante pode se retirado por quem trabalhou nas décadas de 1970 e 1980, além de herdeiros de trabalhadores falecidos

Cerca de R$ 24,5 bilhões ainda podem ser sacados por quem trabalhou nas décadas entre 1971 e 1988. Os valores são referentes às cotas e ao abono salarial do PIS/Pasep.  

Para ter acesso, é preciso se atentar ao prazo de saque em cada um dos casos. Isso porque as cotas do PIS/Pasep podem ser sacadas até maio de 2025, mas o prazo do abono termina ainda neste mês de junho. 

Dentro do montante total, cerca de R$ 22,8 bilhões são de cotas do extinto fundo PIS/Pasep, repassados ao FGTS, e R$ 1,2 bilhão é de recursos do abono salarial não sacados em outros anos, além de R$ 448,4 milhões de abono salarial do atual calendário.

SAQUE DAS COTAS PIS/PASEP

O QUE É COTA DO PIS?

É o saldo acumulado na conta individual do trabalhador cadastrado no PIS, decorrente dos valores creditados pelo Fundo PIS/PASEP nos exercícios financeiros 71/72 a 88/89, calculados proporcionalmente ao tempo de serviço registrado na conta e ao salário anual do trabalhador.

QUEM TEM DIREITO AO SAQUE DE COTAS DO PIS?

Tem direito ao saque das Cotas do PIS somente o trabalhador cadastrado como participante do Fundo PIS/PASEP até 04/10/1988 e que ainda não realizou o saque.

COMO SACAR O SALDO DE COTAS DO PIS?

Caso você tenha o cartão do cidadão e senha, o saque pode ser realizado no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, para valores até R$ 3.000,00.

O crédito de Cotas do PIS pode ter sido realizado automaticamente, se você possui conta corrente ou poupança, individual e com saldo na Caixa. Sendo assim, basta movimentá-lo na respectiva conta.

Já se você não tiver nem conta na Caixa e nem cartão cidadão e senha, os saques devem ser feitos em uma Agência da Caixa mediante apresentação de documento oficial com foto.

HERDEIRO TEM DIREITO A SACAR AS COTAS DO PIS DO TRABALHADOR FALECIDO?

Sim, os beneficiários legais deverão comparecer a qualquer agência da Caixa, apresentando documentos como certidão de óbito, identidade pessoal e certidão de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS. 

ATÉ QUANDO POSSO FAZER O SAQUE DAS COTAS DO PIS/PASEP?

Os valores de cotas serão tidos por abandonados a partir de 1º de junho de 2025, quando passarão à propriedade da União. Dessa forma, os valores das cotas do PIS, estarão disponíveis para saque somente até 31 de maio de 2025.

O QUE ACONTECE SE EU NÃO SACAR O SALDO DE COTAS?

O Fundo PIS/PASEP será extinto e ocorrerá a migração do saldo para contas individuais vinculadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, os valores estarão disponíveis para saque apenas até 31 de maio de 2025.

Fonte:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

EMBRAPII lança programa de promoção à Inteligência Artificial na indústria

Impulsionar projetos de Inteligência Artificial (IA) com a criação de consórcios entre centros de pesquisas e a indústria nacional é o foco do Basic Funding EMBRAPII, nova modalidade de fomento disponibilizada pela Organização para o fomento a projetos de P&D na fase pré-competitiva. Os consórcios têm potencial de ampliar a parceria entre setor empresarial e academia, pois envolvem no mínimo duas Unidades EMBRAPII – integrantes da Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial – e ao menos duas empresas associadas. A proposta é investir no conhecimento para desenvolver tecnologias disruptivas.

“A aplicação de inteligência artificial na indústria tem se mostrado crucial para o ganho de competitividade e aumento da produção”, explica Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII. Segundo ele, a IA tem criado padrões de comportamento e modelos de negócios pelo mundo. “Ter o domínio da tecnologia permite ao Brasil avançar no tema e na modernização do parque industrial”, destaca.

Em 2021, serão investidos R$ 3 milhões no desenvolvimento de projetos aprovados em três áreas, sendo R$ 1 milhão em cada área: Deep Learning; Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados; e Visão Computacional, Processamento de Imagens e Linguagem Natural. A expectativa é gerar conhecimento que possa ser absorvido por diferentes segmentos econômicos.

Os consórcios que desenvolverão os projetos aprovados podem ser firmados por empresas do mesmo setor, da mesma cadeia produtiva, ou até atuantes em diferentes áreas, desde que compartilhem do mesmo desafio tecnológico e estejam dispostas a aportar recursos financeiros que representem ao menos 10% dos recursos aportados em basic funding pela EMBRAPII nos projetos. Há também o interesse em aproximar startups do processo produtivo de empresas consolidadas no país.

Segundo Guimarães, a cooperação entre empresas ainda não é comum no país, apesar de bastante praticada em outros países. “A inovação colaborativa traz múltiplas vantagens: divisão de esforços, de conhecimento e de custos e riscos em um âmbito pré-competitivo”, afirma o executivo.

Pesquisa

Levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), com 164 empresas brasileiras, revela que 76% dos gestores acreditam que a Inteligência Artificial terá alto impacto na competitividade de seus negócios. Quando perguntados se “a empresa já utiliza algum sistema ou ferramenta com IA”, 24,7% responderam que não. Entretanto, 94,5% consideram a possibilidade de fazer projetos de P&D, em parceria com centros de pesquisa da Rede MCTI-EMBRAPII de Inovação em IA. Ou seja, gostariam de ter acesso à infraestrutura e aos recursos financeiros não reembolsáveis, que podem chegar a até 50%.