Covid-19: Brasil tem 15.194 novos casos e 87 óbitos

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado no início da noite de hoje (30) mostra que o Brasil registrou, em 24 horas, 15.194 novos casos de covid-19.

No total, o país contabiliza 30.448.236 registros da doença. Destes, 265.535 (0,6%) seguem em acompanhamento, ou seja, são casos ativos da doença.

As secretarias estaduais de saúde registraram 87 mortes por covid-19. No total, a pandemia resultou em 663.497 óbitos no país.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde atualiza os números da pandemia no Brasil. – Ministério da Saúde

O número de recuperados é de 96,9% do total – 29,5 milhões de brasileiros são considerados curados.

O informativo mostra que houve 48 óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) nos últimos 3 dias. Há também 3.202 óbitos por SRAG em investigação, e que ainda necessitam de exames laboratoriais confirmatórios.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (168.223), Rio de Janeiro (73.437), Minas Gerais (61.296), Paraná (43.101) e Rio Grande do Sul (39.294).

Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (2.002), Amapá (2.130), Roraima (2.148), Tocantins (4.153) e Sergipe (6.343).

Vacinação

Até esta quarta-feira (5), foram aplicadas 414,3 milhões de doses, sendo 174,8 milhões com a 1ª dose e 154,750 milhões com a 2ª dose. Outros 75,1 milhões já receberam a dose de reforço.

Fonte Agência Brasil – Read More

Chuvas castigam cidades da costa verde do Rio

As cidades de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro, na Costa Verde, sofrem impacto da chuva intensa que cai desde ontem à noite (29). Moradores dos três municípios enfrentam alagamentos. A RJ-155, que liga Angra a Rio Claro, foi interditada por causa de riscos de deslizamentos. A Prefeitura de Angra pede que a população evite se aproximar da via.

Cinco sirenes chegaram a ser acionadas para alertar os moradores. Quem precisar deixar as residências pode se dirigir a um dos 13 pontos de apoio instalados na cidade, que ainda passou por alta da maré por volta das 13h30 com previsão de subida de 1m e 30cm

Em Rio Claro, um dos municípios mais atingidos na região, a coordenação da Cedae informou a paralisação do sistema de abastecimento por causa da chuva e pediu que a população economize água. Segundo a Defesa Civil do município, o distrito de Lídice registrou o acumulado de 190,4mm nas últimas 24 horas e 139,8mm nas últimas 6h.

A chuva piorou durante a madrugada e o rio que corta a cidade transbordou e mais uma vez inundou a região central. Casas, comércios e unidades de saúde foram alagadas. Por isso, o Dia D de vacinação não ocorreu hoje na cidade e será marcada uma nova data para a imunização.

Em Paraty houve queda de barreiras e inundações. Em 24h a cidade chegou a registrar o acumulado de 100mm.

Fonte Agência Brasil – Read More

Memorial da América Latina abre exposição de Maureen Bisilliat

O Memorial da América Latina, na capital paulista, abre a partir de hoje (30) a exposição No Escuro, é Permitido Sorrir, da artista Maureen Basilliat. A mostra conta com imagens dos filmes Andanças, e Jequitinhonha: a Última Viagem, que registram as viagens que Maureen e seu companheiro Jacques Bisilliat fizeram por países latino-americanos. 

Além do Brasil, o casal visitou o México, a Guatemala, o Peru e Equador, países das antigas civilizações Maia, Inca e Mexicas, para conhecer e adquirir peças do artesanato regional. A viagem foi feita de carro, caminhão, trem, em lombo de burro, a pé e de avião. 

Na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a artista teve contato com o artesanato local, especialmente as bonecas de barro. “A produção do Vale, ao invés de ter sucumbido à automaticidade sofrida por lugares mais expostos ao fluxo turístico, surpreende pela vitalidade constantemente renovada de suas criações”, destaca a artista.

Nascida na Inglaterra, Maureen Bisilliat desdenvolveu, desde os anos 50, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica sobre os brasileiros, sobretudo sertanejos e índios. Desde dezembro de 2003, sua obra completa está incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles. 

Em 1987, com seu marido, Jacques Bisilliat, e o sócio, Antônio Marcos Silva, criaram o Acervo de Arte Popular Latino-Americano, a convite de Darcy Ribeiro, do qual nasceu o Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina, SP.

A exposição é gratuita e aberta de terça a domingo, das 10h às 17h, no Memorial da América Latina, Espaço Gabo – Praça da Sombra, acesso pelos portões 8, 9 e 13, ao lado do Metrô Barra Funda, na zona oeste da capital. 

 

Fonte Agência Brasil – Read More

Aeronaves da Gol e da Azul colidem no Aeroporto de Viracopos

Duas aeronaves, uma da companhia aérea Gol e outra da Azul, colidiram na noite de ontem (29) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo.

A aeronave da Azul estava estacionada no pátio, vazia, quando a aeronave da Gol, proveniente do Rio de Janeiro e com passageiros a bordo, pousou. Enquanto a aeronave da Gol fazia o taxiamento, os dois aviões se chocaram.

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o aeroporto, não houve feridos. “A colisão ocorreu às 21h29 do dia 29 de abril quando a aeronave da Gol com 56 passageiros (Boeing 737-800 procedente do Aeroporto Santos Dumont – RJ) havia acabado de pousar. A aeronave fazia o taxiamento para se deslocar para o estacionamento, quando se chocou com a parte traseira da aeronave Embraer 195, da Azul, sem passageiros e estacionada no pátio”, informou a concessionária.

A Azul informou que o acidente ocorreu durante o procedimento de táxi e que a aeronave da Gol atingiu, acidentalmente, a parte traseira da fuselagem de um de seus aviões. A companhia disse que não houve feridos e que sua aeronave estava vazia e parada, em pernoite. O avião já foi colocado para reparo.

Já a Gol informou que, durante o procedimento de táxi do voo, a ponta de asa de sua aeronave atingiu parcialmente a ponta da cauda de um avião da Azul. “Os passageiros da Gol desembarcaram em segurança e a aeronave foi disponibilizada para engenharia e manutenção para avaliação e reparo”, disse a empresa, em nota.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) do Comando da Aeronáutica foi acionado para apurar as causas do acidente.

Fonte Agência Brasil – Read More

Esportes: Alison dos Santos é ouro nos 400m com barreiras nos Estados Unidos

da Agência Brasil –

O medalhista olímpico Alison dos Santos, o Piu, está mesmo voando. O paulista de 21 anos venceu  neste sábado (30) a primeira prova da temporada dos 400 metros com barreiras, sua especialidade. O brasileiro completou a prova do tradicional Meeting Drake Relays, na cidade de Des Moines, no Iowa (Estados Unidos), em 48s41, impondo mais de um segundo de vantagem sobre os norte-americanos David Kendzieira (49s43) e Khallifah Rosser (49s49), medalhas de prata e bronze respectivamente.

É OUROOOOOOOOOO! 🏃🏾‍♂️🥇

É de Alison dos Santos, no Meeting de Des Moines 🇺🇸

Nosso @PiuzeR venceu os 400m com barreiras: 48:41

Que início de temporada, família! 😎🚀 pic.twitter.com/hplYVjzbBz

— Time Brasil (@timebrasil) April 30, 2022

O evento integra a série prata da World Athetics (sigla em inglês de Federação Internacional de Atletismo). Há menos de 15 dias, Piu já havia se destacado no Golden Games (série ouro) ao conquistar a prata nos 400m rasos em 44s54, apenas 26 centésimos atrás do primeiro colocado, o norte-americano Michael Cherry (44s28). 

O atleta é um dos principais nomes do atletismo brasileiro para a Olimpíada de Paris 2024. Ano passado, Piu conquistou o bronze nos 400m com barreiras nos Jogos de Tóquio, ao encerrar a prova em 46s72.

In the first World Athletics Continental Tour event of the afternoon, Alison Dos Santos successfully defended his Drake Relays title in the men’s 400mH!

Dos Santos crossed in 48.41, the second-fastest time in the world this season.#BackOnTrack

📊https://t.co/pvZ5Eag53v pic.twitter.com/z9titEQ5p9

— Drake Relays (@DrakeRelays) April 30, 2022

Agência Brasil – Read More

Presidente diz que cumprirá pedido da OMC de mais alimentos

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (30), durante visita à ExpoZebu, em Uberaba, que o pedido da Organização Mundial do Comércio (OMC), feito pela diretora geral Ngozi Okonjo-Iweala, de produzir mais alimentos será atendido. “Terão mais alimentos com toda certeza, porque ano após ano, aumenta a nossa produtividade, quer seja na agricultura, quer seja na pecuária. Isso é o trabalho de todos vocês, povo brasileiro que trabalha, que investe, que acredita, tem fé e quer o seu país cada vez melhor”, afirmou o presidente durante a abertura do evento.

Bolsonaro lembrou também que mais de 30 navios com fertilizantes estão a caminho da Rússia para o Brasil, resultado da viagem que fez em fevereiro ao país para tratar da compra desses produtos. “A nossa agricultura não para, muito menos a nossa pecuária”, disse.

Para uma plateia de produtores rurais, Bolsonaro afirmou que o Brasil venceu a pandemia da covid-19 e que espera em pouco tempo o fim da guerra da Rússia contra a Ucrânia para o país voltar à normalidade. “Vencemos a pandemia. Se Deus quiser, até o final do mês que vem, acaba essa guerra do outro lado do mundo, e nós voltaremos à nossa normalidade.”

O presidente disse esperar que o país caminhe em direção à modernidade. “O que nós queremos é fazer com que o Brasil, cada vez mais, marche para a modernidade e esteja ao lado daqueles que produzem em nossa pátria. Não há orgulho melhor ou maior do que aquele ao visitar outros países, sempre acompanhado dos meus ministros, ser recebido, lá sim, com tapete vermelho”, afirmou.

Bolsonaro pediu uma manifestação pacífica amanhã, 1º de maio, Dia do Trabalhador. “Amanhã não será dia de protestos. Será dia de união do nosso povo para um futuro cada vez melhor para todos nós”.

Fonte Agência Brasil – Read More

São Paulo promove Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo

Mais de 3,2 mil postos de vacinação estão abertos hoje (30) nos 645 municípios do estado de São Paulo para a campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo. O objetivo é vacinar crianças de 6 meses a 5 anos de idade e idosos.

Para reforçar a campanha, um posto volante foi montado pela prefeitura e pelo governo estadual no Museu Catavento, na capital paulista. O museu costuma receber muitas crianças, especialmente aos sábados.

A meta do governo de São Paulo é vacinar 95% do público infantil, população estimada em 12,9 milhões de pessoas. Além da vacina contra o sarampo e da gripe, os postos de saúde estarão preparados para atualizar a carteira de vacinação dessas crianças.

As vacinas da gripe e do sarampo podem ser tomadas no mesmo dia. A pequena Rebeca, de 4 anos, filha de Andrea Miranda, 38 anos, foi levada pela mãe a um posto da cidade de São Paulo para tomar as duas vacinas simultaneamente. Sorridente, Rebeca contou à reportagem da Agência Brasil que foi corajosa ao tomar os dois imunizantes. “Eu não chorei”, disse.

“Ela é nervosa. Chegou chorando muito. Mas na hora da vacina ela ficou bem calminha e não chorou. Ela disse que foi engraçado e ficou sorrindo e falou que iria contar para todo mundo que foi tranquilo”, disse Andrea. “Ela tomou a vacina do sarampo e da gripe. É para o desenvolvimento dela e proteção. Temos que estar sempre com cuidado e de olho na carteirinha para que ela fique bem. Queremos o melhor para os nossos filhos”, disse a mãe de Rebeca.

Andrea ressaltou que vacinas protegem. “Ultimamente estão falando que está tendo surto de doenças e a gente tem que ter essa precaução com nossos filhos”, reforçou.

Segundo o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, é importante que pais de crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos levem seus filhos para tomar a vacina contra o sarampo. “A vacina contra o sarampo é a tríplice viral. Ela protege contra três doenças: sarampo, rubéola e caxumba. A criança [dessa faixa etária] não tem o sistema imunológico completo. Então, com a vacinação, ela vai desenvolver anticorpos e não vai desenvolver formas graves de doenças respiratórias”, disse.

“É muito importante que crianças de 6 meses a 5 anos possam ir nas nossas UBSs [unidades Básica de Saúde] e atualizem a carteira de vacinação. São 16 vacinas que abrangem 20 doenças, mas quero fazer um destaque especial e importante: gripe e sarampo. Em 2019, tivemos 9 mil casos de sarampo no Brasil e, em 2021, 9 mil casos só no estado de São Paulo. E neste ano de 2022 já identificamos um caso de sarampo na cidade de São Paulo. O sarampo é uma doença que tem uma transmissibilidade maior do que a covid-19. Então é importante que as crianças de 6 meses a 5 anos atualizem sua vacinação”, disse Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.

Ele destacou que é importante que as crianças tomem também a vacina da gripe. “Estamos com número bastante elevado de casos de gripe em crianças. Temos uma ocupação de 85% de nossas UTIs (unidades de terapia intensiva) e enfermarias infantis por conta da gripe”, disse.

As crianças que não puderem ser levadas a um posto de vacinação neste sábado, podem tomar a vacina da gripe e do sarampo a partir de segunda-feira (2).

Idosos

Além das crianças, os postos estão abertos para aplicar a vacina da gripe em idosos e profissionais da área de saúde.

A vacina contra a Influenza (gripe) é trivalente e composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou o surto de gripe no final do ano passado.

Fonte Agência Brasil – Read More

Planetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semana

Os planetas Vênus e Júpiter, considerados os mais brilhantes, vão se encontrar no céu neste fim de semana. Segundo o Observatório Nacional, para ver o encontro basta olhar para o céu antes do amanhecer e na direção do nascer do Sol.

A conjunção ocorrerá tanto na madrugada de sábado  (30), quanto na madrugada de domingo (1º de maio).

De acordo com a tecnologista sênior do Observatório Nacional, Josina Nascimento, a conjunção propriamente dita será às 16h (hora legal de Brasília) do dia 30.

“O que vai diferir é somente a altura dos astros de acordo com a localidade. No Rio de Janeiro, às 4h30 da manhã, eles já estarão a uma altura de 18 graus e vão ficando cada vez mais altos em relação ao horizonte, até que a claridade do dia fará com que não possamos mais vê-los. É impossível não reconhecê-los. São os astros mais brilhantes do céu”, disse Josina.

Segundo o observatório, em 11 de fevereiro de 2021 houve uma conjunção de Vênus com Júpiter, mas os planetas estavam muito próximos do Sol e não foi possível ver. Em 2 de março de 2023 haverá outra conjunção entre os dois planetas, logo após o pôr do Sol, mas a distância será bem maior entre os planetas.

Quem puder utilizar um telescópio conseguirá ver, neste fim de semana, o alimento de três planetas: Netuno, Vênus e Júpiter. O observatório vai fazer duas transmissões ao vivo do evento por meio do canal do YouTube do Observatório Nacional.

Eclipse

Em 2022, haverá dois eclipses do Sol, ambos parciais e não visíveis no Brasil. O primeiro será em 30 de abril e terá início às 15h45 (horário de Brasília). O único eclipse da Lua deste ano será de 15 para 16 de maio e será um eclipse total e totalmente visível em todo o Brasil.

Segundo o observatório, apenas em outubro de 2023 haverá eclipse anular do Sol visível no Brasil.

O eclipse parcial do Sol de hoje será visível no extremo sul da América do Sul, partes da Antártica e parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. Em média, o eclipse total ocorre a cada 18 meses. 

Entenda

Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra projetando uma sombra sobre a Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada. Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse como total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial. 

A observação de eclipses somente pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. Conforme o observatório, não se deve olhar diretamente para o Sol com o uso de filme de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro por risco de danificar o olho de modo irreversível.

* Com informações do Observatório Nacional

Fonte Agência Brasil – Read More

Cartórios eleitorais de SP abrem para atendimento no fim de semana

Todos os cartórios eleitorais do estado de São Paulo estão abertos em regime de plantão neste sábado (30) e domingo (1º), das 11h às 17h, sobretudo para quem precisa emitir ou regularizar o título de eleitor. O eleitor que quiser votar nas eleições de outubro tem até 4 de maio, próxima quarta-feira, para resolver qualquer pendência relativa ao documento.

Nos dias 2, 3 e 4 de maio, o horário de atendimento também será estendido e os cartórios eleitorais de SP ficam abertos três horas a mais, de 9h às 18h. Não é necessário agendamento e o cidadão será atendimento por ordem de chegada, alertou o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

O mesmo prazo vale para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transsexuais e travestis. O mesmo limite vale para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência de local de votação para uma seção acessível.

O TRE-SP alerta que quem realizou a coleta de biometria não precisa se preocupar, pois o procedimento ainda se encontra suspenso em função da pandemia da covid-19. Quem não fez coleta até agora poderá votar normalmente em outubro, mesmo quem teve o título cancelado por não ter comparecido às revisões obrigatórias em 2019 e 2020. Os efeitos do cancelamento foram suspensos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a proximidade do fim do cadastro eleitoral, tem crescido o número de alistamentos de eleitores entre 15 (com 16 anos completos antes das eleições) e 17 anos de idade no estado de São Paulo. “Neste mês, houve um aumento expressivo na emissão de títulos para essa faixa etária, totalizando aproximadamente 272.000 até esta quarta-feira (27), 43% a mais em relação ao fim de março”, informou o TRE paulista.

O mesmo ocorre no resto do Brasil, e a maioria dos tribunais regionais eleitorais adotaram algum tipo de reforço nos atendimentos presenciais, devido ao aumento da procura.

Vale lembrar, contudo, que todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão pela primeira vez do documento, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor.

O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento caiu em 5 de maio.

Fonte Agência Brasil – Read More

Brasil é surpreendido por Camarões na estreia da Surdolimpíada

A  seleção masculina de futebol de surdos tropeçou na estreia contra Camarões, ao ser superada por 3 a 2 na manhã deste sábado (30), em duelo realizado na Fundação Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), pela primeira rodada da modalidade na Surdolimpíada. A abertura oficial da 24ª edição do evento, que ocorre pela primeira vez na América Latina, está programada para às 18h (horário de Brasília) deste domingo (1º de maio), no Ginásio do Sesi.  O próximo duelo da seleção brasileira será segunda-feira (2), às 14h, no campo do Gianella, com transmissão ao vivo online

Brasil volta a campo contra a Itália,  às 14h da próxima segunda-feira (2), no campo do Gianella, em duelo da segunda rodada da Surdolimpíada 2022 – Divulgação/CBDS

Com bom posicionamento no primeiro tempo, a equipe camaronesa buscou mais o gol e abriu o placar após jogada do centroavante Yao Bandaman que chutou na dividida com o goleiro, e a bola sobrou para o camisa 13 Nechi Kuetche mandar para o fundo da rede. Os camaronenes seguiram mais ofensivos e o camisa 9 Bandaman ampliou aos 26 minutos. E foi dele também o terceiro de Camarões: o camisa 9 sofreu pênalti do goleiro brasileiro Gleidson e cobrou com categoria, marcando o segundo dele na partida.  

Na volta do intervalo, Paulo André Cazarotto, técnico da seleção brasileira colocou em campo Juan (camisa 19) e Otávio (11) e o Brasil ganhou ritmo e partiu para o ataque. E não demorou para descontar o marcador. Aos 10 minutos,  Marcos Flávio cruzou da esquerda para o camisa 9 Alan que chutou de canhota, marcando o primeiro do Brasil. Aos 35 minutos,  em bola lançada para Alan nas costas da zaga camaronesa, o centroavante não perdoou e marcou o segundo do Brasil. A seleção nacional prosseguiu em busca do empate, mas Camarões administrou a vitória até o final.

Fonte Agência Brasil – Read More