Geopolítica é tema de curso de extensão na FespSP

Em um mundo cada vez mais conectado onde as tensões internacionais voltaram às primeiras páginas dos jornais, compreender o tema se torna essencial.

 

Oferecer um debate teórico e conceitual que permita ao discente refletir criticamente sobre as complexas relações entre o Estado e o território, de modo a compreender como a Geopolítica norteia a política externa das nações é um dos principais objetivos do curso Introdução à Geopolítica, ministrado pelo Prof. Me. Rodrigo Gallo, que começará no dia 19 de outubro de 2017 na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). As aulas mostrarão como é possível fazer uma análise dos conflitos a partir da perspectiva Geopolítica.

“O curso pretende apresentar os conceitos clássicos que deram base à criação da Geopolítica, bem como alguns dos principais autores da Geopolítica brasileira clássica, que permitam ao discente uma reflexão crítica sobre a relação entre Estado e território – e as implicações dessa relação para o conflito, para a proteção do território e para a soberania”, explica o docente.

O curso é voltado a profissionais do setor público e privado, estudantes, bacharéis das diferentes áreas, tais como: Ciências Sociais, Direito, Economia, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social e interessados em geral. Alunos FESPSP possuem 40% de desconto. Ex-alunos e instituições conveniadas, 15% de desconto. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Serviço
Curso de Extensão: Introdução à Geopolítica

Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo/SP
Período: 19 de outubro a 14 de dezembro de 2017.
Horário: Quintas-feiras, das 19h às 22h30.
Carga Horária: 32 horas.
Docente: Prof. Me. Rodrigo Fernando Gallo.

ESTÁGIO E APRENDIZAGEM VENCEM A CRISE

Balanço do CIEE revela que índice de contratação de estagiários e aprendizes atinge o mesmo nível que tinha antes da crise econômica. O número de contratos assinados no terceiro trimestre do ano comparado ao mesmo período de 2016 cresceu 2,05%. O número de novos beneficiados por programas de capacitação chegou a 78.624 em todo o Brasil.
A boa notícia não para aí. “A tendência é de um crescimento maior no fim do ano, principalmente no começo de 2018”, diz Marcelo Gallo, superintendente de Operações do CIEE. O resultado confirma a previsão do CIEE de que as empresas continuariam investindo em capital humano mesmo durante o desaquecimento da economia. “Desde que os gestores conheceram de perto o gargalo da falta mão de obra qualificada, sabíamos que aprimorariam seus quadros para quando os momentos de dificuldade passassem”, conta Gallo.
Entretanto, nem tudo é motivo para comemorar: o CIEE ainda tem 3 milhões de candidatos no banco de perfis aguardando uma oportunidade de estágio ou aprendizagem. Empresas e órgãos públicos interessadas em implementar esses dois programas de capacitação podem contar com o auxílio da entidade. Além do site com todos os serviços em formato digital, o CIEE conta com mais de 350 pontos de atendimento em todo o Brasil, com assistentes capacitados para fornecer todo o detalhamento técnico para a contratação.
“Jovens interessados em conquistar uma oportunidade não precisam se assustar com o tamanho da fila: nossos parceiros abrem vagas continuamente”, explica o superintendente do CIEE. O serviço para os estudantes é gratuito. Mais informações para futuros candidatos e para empresas ou órgãos públicos podem ser obtidos no site www.ciee.org.br.

 

Centro Infantil Boldrini abre processo seletivo para Programa de Aprimoramento Profissional na área de Saúde

Inscrições estão abertas até 20 de outubro e podem ser feitas pelo site do próprio hospital

O Centro Infantil Boldrini, hospital que é referência no tratamento de câncer e doenças do sangue em crianças e adolescentes, abriu processo seletivo para profissionais que desejem participar do PAP 2018 (Programa de Aprimoramento Profissional na área da Saúde). As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro pelo site do próprio hospital (www.boldrini.org.br), e custam R$100,00.

O hospital oferece sete vagas, para profissionais formados ou estudantes que concluam graduação até o final deste ano. Os cursosoferecidos são nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia Motora, Fisioterapia Respiratória, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, e Biologia Molecular.

O Programa de Aprimoramento Profissional na área de Saúde tem duração de um ano, com carga horário prevista de 1760 horas, correspondendo a 40 horas semanais. A bolsa de estudos terá como ano base 2017, com valor fixado pela Secretaria de Estado da Saúde.

O Processo Seletivo para o Programa de Aprimoramento Profissional é feito por meio de prova escrita, análise de currículo e entrevista.

OQUE PODE APARECER NOS PRÓXIMOS VESTIBULARES

Efemérides que podem aparecer nos vestibulares em 2017

  • 500 anos da publicação das 95 Teses na porta da Catedral de Wüttenberg por Martinho Lutero, o que levou à quebra da unidade cristã, com o surgimento da Igreja Luterana.
  • 100 anos do Outubro Vermelho– início da Revolução Bolchevique na Rússia, a 1ª revolução feita pelo proletariado na História.
  • 100 anos:

ü  O navio brasileiro Paraná é torpedeado por um submarino alemão durante a Primeira Guerra Mundial, em 3 abril de 1917.

ü  O Brasil rompe relações diplomáticas com a Alemanha, em 11 de abril de 1917.

ü  O Brasil entra na 1ª guerra ao lado da Tríplice Entente em 1 de junho de 1917.

  • 100 anos da grande greve geral operária em São Paulo, movimento anarcossindicalista, com reivindicações trabalhistas como regulamentação da jornada diária de trabalho, do trabalho feminino e do menor.
  • 100 anos da criação, por Marcel Duchamp, um dos maiores representantes do Dadaísmo de “A Fonte”. O “urinol ao contrátrio” é considerado uma das mais importantes obras de arte do século XX.
  • 80 anos do bombardeio de Guernica, ataque aéreo por aviões alemães durante a Guerra Civil Espanhola, no país Basco. O ataque, ocorrido em 26 de abril de 1937, é tema da icônica obra de mesmo nome pintada por Pablo Picasso.
  • 10 anos do lançamento do iphone: “Hoje, a Apple vai reinventar o telefone.”- Steve Jobs

Fonte:
Eduardo Valladares

  • Supervisor da área de Humanidades do Colégio Stockler
  • Graduado em História e Filosofia pela USP
  • Mestre e Doutor em História Social pela mesma instituição

Carreira: site reúne análises de matérias de faculdades escritas pelos próprios alunos

Escolher o curso superior mais adequado para a carreira almejada é um dos momentos mais delicados para os estudantes que planejam seu futuro. A indecisão muitas vezes é agravada pela dificuldade de encontrar informações sobre as instituições e as disciplinas. Um site, entretanto, promete facilitar a vida dos estudantes.

Criado em 2016 pelo analista de sistemas, professor e consultor de projetos de internet Luis Ribeiro, ofaculdades.inf.br reúne textos sobre diversas matérias escritas pelos próprios universitários e graduados nos respectivos cursos.

“Sou professor há quase 20 anos e nesse tempo me chamou atenção o fato de vários alunos não terem muita ideia do que iriam estudar no curso em que haviam se matriculado. Existem aqueles casos em que você nota que o aluno ‘caiu de paraquedas’ e, em outros, embora bem-intencionados, acabam se surpreendendo quando descobrem que determinada matéria tem muita matemática ou que as aulas de outra disciplina são essencialmente teóricas e por aí vai”, comenta o idealizador da plataforma, que funciona como uma espécie de rede colaborativa.

Até o momento o site conta com a colaboração de alunos de dezenas de instituições, como USP, UFMG, UERJ, UFJF, UNIFESP, PUC-SP, UFSC e UFABC, entre outras. O cadastro do portal já conta com mais de 1600 estudantes e 518 textos sobre matérias de 39 cursos superiores, de Humanas, Exatas e Biológicas. Além disso, a base de dados já tem mais de 2000 disciplinas aguardando análise.

Os textos têm como principal vantagem oferecer uma visão interna e detalhada sobre quem vivencia ou já vivenciou a rotina dos cursos, abordando questões como as particularidades das aulas, as maiores dificuldades, o que os professores mais exigem e quais livros são recomendados. Os interessados em colaborar devem se cadastrar no site e produzir conteúdo original de acordo com um padrão preestabelecido, sem erros de português e em conformidade com a proposta do projeto.

Além de ajudar seus pares, os autores são remunerados de acordo com o tamanho do texto. “A proposta do portal tem atraído bastante a atenção de estudantes e graduados. Temos jornalistas, advogados e doutores, entre outros profissionais, fazendo importantes contribuições”, afirma Luis.

Segundo Ribeiro, o foco inicial são os cursos tradicionais de bacharelado e licenciatura, mas no futuro a ideia é expandir para alcançar também os cursos superiores tecnológicos (ou de curta duração).

como conseguir o visto adequado para trabalhar e estudar

Especialista da CI Intercâmbio e Viagem dá conselhos para agilizar os processos burocráticos

Fazer intercâmbio e adquirir um pouco de experiência no mercado de trabalho no exterior é o desejo de muitos brasileiros. Mas para quem pretende conciliar as atividades de trabalhar e estudar em outro país, é preciso estar atento a algumas questões.

Para auxiliar nessa empreitada, a Diretora da Divisão de Vistos da CI – Intercâmbio e Viagem Fátima Kaiser, explica o caminho para adquirir o visto certo em dois dos destinos favoritos dos brasileiros para estudar e trabalhar: Austrália e Irlanda.

“É importante saber que nem todos os países permitem conciliar trabalho e estudo, por esse motivo é essencial pesquisar bem os destinos. A Austrália e a Irlanda são dois destinos que têm o mercado de trabalho bastante receptivos a estrangeiros, o que facilita na hora de tirar o visto de estudante”, explica a diretora.

HORA DE TIRAR O VISTO DE ESTUDANTE PARA A AUSTRÁLIA

A terra dos cangurus é um ótimo destino para quem pretende estudar e ainda encontrar um emprego. Com o visto adequado, o aluno que estiver matriculado em uma escola por mais de 3 meses, pode trabalhar até 20 horas semanais. “Um diferencial da Austrália é que para tirar o visto de estudante, a pessoa pode optar por se matricular em um curso profissionalizante, se ela já tiver um bom nível de inglês”, comenta.

Como tirar o visto? Antes de tudo, é preciso se cadastrar no site do Departamento de Imigração Australiano. “Apesar de estar em inglês, as informações solicitadas no formulário são simples, como nome, motivo da viagem, se alguém vai viajar junto com o intercambista e o tempo de permanência no país”, explica Fátima.

Além da documentação obrigatória, o Departamento ainda pode solicitar evidências de sua capacidade financeira e proficiência na língua inglesa, dependendo do curso escolhido.

HORA DE TIRAR O VISTO DE ESTUDANTE PARA A IRLANDA

O procedimento para conseguir o visto para a Irlanda é feito no próprio país de destino. “O primeiro contato com a imigração que o estudante terá será no aeroporto de Dublin, então ele já deve ter preparado toda a documentação necessária, deixar tudo em mãos e de fácil acesso, para não perder ou esquecer nada no caminho”, comenta.

Para conseguir a permissão de trabalho no país, o estudante precisa estar matriculado em um curso de inglês acima de 25 semanas, e terá que se registrar no escritório geral da imigração, que pode conceder visto para 8 meses. “Uma dica importante é agendar o quanto antes a entrevista no escritório da imigração. Se tiver com toda a documentação certa, pode marcar até aqui pelo Brasil, agilizando o processo na Irlanda”, informa a diretora

“Nos dois casos é importante deixar claro a intenção da entrada no país. Na Austrália, a clareza na hora de preencher o formulário facilitará a aprovação do visto ainda aqui no Brasil, e na Irlanda aumentará a chance de adquirir o visto Stamp 2, esticando a sua estadia no país”, conclui Fátima Kaiser.

O fazer etnográfico é tema de curso de extensão na FESPSP

Profa. Dra. Priscila Matta ministrará aulas a partir do dia 9 de outubro.

A perspectiva etnográfica tem sido mobilizada em diversas áreas de conhecimento. A observação e o entendimento do que tem significado para as pessoas têm disseminado a etnografia como um método de pesquisa de campo que promove a empatia. Partindo deste princípio, a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) oferecerá a partir do dia 9 de outubro de 2017 o curso de extensão “Sobre o fazer etnográfico”, que será ministrado pela Profa. Dra. Priscila Matta.
 Ter acesso ao que é relevante para as pessoas e instituições tem colaborado, entre outros campos, com projetos e processos de inovação de produtos e serviços mais aderentes às necessidades e interesses das pessoas, uma vez que estamos em um período de intensas transformações, deslocamentos e conexões. “Este curso pretende apresentar e discutir com um público amplo que o fazer etnográfico vai muito além de ser uma técnica ou um método de pesquisa qualitativa em decorrência de sua relação intrínseca com a antropologia. Como atividade prática, será proposto um breve exercício de observação participante e de descrição etnográfica”, explica a docente.
 O curso é voltado a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em História, Geografia, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Jornalismo, Comunicação, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.
Serviço
Curso de Extensão – Sobre o fazer etnográfico
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP.
Período: 9 de outubro a 4 de dezembro
Horário: Segundas-feiras, das 19h às 22h30
Carga Horária: 32h
Docente: Profa. Dra. Priscila Matta

CURSO GRATUITO DE HISTÓRIA

Na próxima quinta-feira, 28, o CIEE realizará a quinta aula do14º Curso de História de São Paulo, dedicado ao tema São Paulo das Letras e Artes. O evento é gratuito e será realizado no Teatro CIEE (R. Tabapuã, 445). Dedicadas a detalhes do passado, raros de ser abordados até em cursos superiores, as aulas são gratuitas.

As aulas são semanais e independentes e podem ser feitas de acordo com o interesse pelo assunto. O quinto encontro abordará o subtema Arte e memória nos cemitérios de São Paulo, com palestra proferida por José de Souza Martins, da Universidade de São Paulo (USP).

O curso de história é coordenado por Ana Maria Camargo, professora da USP e membro da Academia Paulista de História (APH). As inscrições gratuitas devem ser feitas, a cada aula, pelo site www.ciee.org.br/portal/eventos. Há estacionamento gratuito no local.

 

Serviço

GRATUITO

Palestra: 14º Curso de História de São Paulo – Curso de História de São Paulo.

Aula: Arte e memória nos cemitérios de São Paulo.

Palestrante: José de Souza Martins, da Universidade de São Paulo (USP).

Data: 28 de setembro, quinta-feira, com café da manhã.

Horário: 9h.

Local: Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi, São Paulo).

Inscrições gratuitas e obrigatórias para cada aula: pelo site www.ciee.org.br/portal/eventos.

Estacionamento: Conveniado no local.

Vila Mariana : Novo espaço de atendimento do CIEE

Inaugurado em setembro do ano passado, o Prédio Escola CIEE Vila Mariana (Rua Francisco Cruz, 163 – Vila Mariana – São Paulo/SP), passa agora a contar com atendimento ao público.

O novo espaço aumentará a agilidade e conforto dos jovens que buscam o CIEE para se cadastrar no banco de talentos e concorrer a vagas de estágio e de aprendizagem. De fácil acesso, o Prédio-Escola Vila Mariana fica a poucos metros das estações de ônibus e de metrô Vila Mariana e Chácara Klabin.

Como sempre, sem cobrar nada dos jovens, o CIEE oferece no local cadastramento para vagas, encaminhamento para processos seletivos e também retirada de contratos ou entrega de documentos.

Além disso, o prédio abriga 20 salas para capacitação teórica de aprendizes e dois laboratórios de informática. O espaço tem capacidade de atendimento para 3 mil jovens/ mês.

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Sobre o CIEE

Desde sua fundação, há 53 anos, o CIEE já encaminhou 16 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em milhares de empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Programa de Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante – Expo CIEE, entre outros.

Hospital Sirio Libanês forma gestores de programas de residência em saúde

Curso oferece aos profissionais do SUS capacitação para a
construção e gestão de programas de residência médica e outras áreas profissionais da saúde

Com o respaldo dos resultados já obtidos na edição anterior, começa agora, neste mês de abril, a 2ª edição do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS. Trata-se de uma das muitas iniciativas educacionais desenvolvidas pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), em parceria com o Ministério da Saúde, que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Serão duas turmas, a primeira com início no próximo dia 18 e a segunda, uma semana depois, no dia 25. Juntas, formarão 210 profissionais de todo o País

A expertise do IEP/HSL nas áreas de gestão, saúde e educação, somada às políticas públicas no âmbito da formação em saúde, fundamentam o curso que tem o objetivo de capacitar profissionais para a construção e gestão de programas de residência médica e de outras áreas profissionais da saúde, no contexto do SUS, em diferentes municípios de todo o Brasil.

O fortalecimento do SUS, por meio da capacitação dos profissionais, é o principal compromisso social do curso, face à necessidade de melhoria das práticas do setor, particularmente no que se refere à organização do sistema de saúde para o enfrentamento da heterogeneidade e da complexidade do atual quadro epidemiológico, socioeconômico e cultural da população brasileira.

Segundo o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, as iniciativas educacionais de apoio ao SUS, desenvolvidas pelo IEP/HSL, contribuem para uma maior qualificação dos profissionais do sistema público de saúde e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da atenção à população brasileira.

“No triênio 2015-2017, todos os projetos educacionais do IEP/HSL de apoio ao SUS irão atingir 36.938 profissionais de 274 municípios de todo o País. São números expressivos, com grande impacto na eficiência e efetividade dos serviços de saúde”, afirma.

Assim como na 1ª edição do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS, realizada em 2014, a 2ª edição atende municípios pré-selecionados pelo Ministério da Saúde, dentro de critérios pré-definidos, entre os quais o de serem locais que podem abrir curso de medicina, mas não contam com programas de residência médica. Na 1ª edição foram 70 cidades beneficiadas e nesta segunda serão 117.

Exemplos de resultados positivos

Um dos municípios atendidos na 1ª edição, em 2014, foi Palmas (TO). Juliana Ramos Bruno, coordenadora geral da Escola de Saúde Pública da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), é uma das formandas e conta que a realização do curso coincidiu com a criação da primeira turma do Programa Integrado de Residência Médica e Multiprofissional da Fesp. Assim, o curso contribuiu para repensarem todo o modelo inicialmente estruturado para rede de saúde do município.

“Reavaliamos toda a metodologia, pudemos melhorar o currículo que havíamos estabelecido e reposicionar todos os atores envolvidos no processo. Com isso, nossa primeira turma de residentes, formada em 2016, já foi contemplada com todos os conhecimentos adquiridos durante o curso”, explica Juliana Bruno.

Desde 2014, a Fesp já formou 92 alunos em seu curso de Residência Médica e a grande maioria atua em Palmas, sendo que muitos deles se transformaram em preceptores do Programa de Residência Médica e Multiprofissional. Para Juliana Bruno, o curso foi muito forte e resolutivo e as ferramentas oferecidas pelo IEP/HSL a aproximou da realidade de uma residência médica, que é algo vivo e não abstrato.

A 2ª edição do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS será realizada de abril a setembro deste ano, em encontros presenciais e com atividades à distância. O conteúdo terá como eixos principais a simulação da prática de gestão de programas de residência em saúde e o contexto real do trabalho de gestão de programas de residência em saúde no SUS.

Sobre o Proadi-SUS

Criado em 2009, o PROADI-SUS é resultado de uma parceria do Ministério da Saúde (MS) e as entidades de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-SAÚDE) e de Reconhecida Excelência. O Programa é regulamentado pela Lei Federal nº 12.101. As ações do Hospital Sírio-Libanês se enquadram neste programa e têm a aprovação e o monitoramento do Ministério da Saúde. São projetos focados em assistência, ensino e pesquisa e englobam estudos de avaliação, incorporação de tecnologias e capacitação de recursos humanos.