5 Universidades no Reino Unido que aceitam o ENEM

Uma ótima notícia para quem estudou o ano inteiro, mas não está nada animado para fazer uma faculdade no Brasil: com a nota do Enem é possível estudar em Oxford, uma das melhores universidades do mundo! Aliás, no Reino Unido é possível usar a nota do Enem e o Certificado do Ensino Médio para participar do processo de ingresso de cinco universidades no total.

Porém, a terra da rainha exige uma espécie de treinamento de 1 ano antes do início do curso, chamado de Foundation Year. Além de aperfeiçoar o inglês, o estudante tem aulas de redação, metodologia de pesquisa, estudo dirigido, entre outras coisas. “Para o Serviço Central de Admissão Universitária do Reino Unido (UCAS), o Certificado de Ensino Médio brasileiro e a nota do Enem são considerados abaixo do padrão britânico para admissão direta em suas universidades, mas são aceitos nos programas de Fondation Year, que já é o primeiro passo.”, conta Matheus Tomoto, Fundador da Universidade do Intercâmbio. Depois de concluído esse programa, cada universidade possui um processo de admissão próprio.

Universidade do Intercâmbio , que presta mentorias para pessoas que querem estudar fora, separou quais são essas universidades e como entrar:

1. Universidade de Oxford

Uma das universidades mais renomadas do mundo aceita a nota do Enem. O processo seletivo é extremamente rigoroso e uma média de 20% dos candidatos estrangeiros que se aplicam são aprovados.

2. Kingston University London

Para entrar na Kingston é preciso pelo menos 55% de aproveitamento no Enem. Mas, a avaliação não depende só disso.

3. University of Bristol

Na University of Bristol, os candidatos que já fizeram um ano de graduação no Brasil com notas altas podem concorrer a um curso semelhante na instituição sem a necessidade de passar pelo Foundation Year. Essa opção, no entanto, também existe.

4. Birkbeck, University of London

Em Birkbeck o sistema de seleção funciona de forma parecida ao de Bristol. Ou seja, com a opção de acessar o ensino da universidade através do Foundation Year ou a partir da conclusão do primeiro ano da graduação com média geral mínima de 7.5 no Brasil.

5. University of Glasgow

A universidade mais renomada da Escócia tem uma longa tradição em receber alunos brasileiros. Uma vantagem é que, além do Enem, a instituição também considera diplomas de bacharelado para aceitar alunos estrangeiros em seus cursos.

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Concursos mais procurados no país

Levantamento mapeou os certames com maior número de candidatos no primeiro semestre de 2019

De acordo com um levantamento feito pela plataforma Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos em todo o Brasil, os concursos públicos mais procurados no primeiro semestre de 2019 foram para a Escola de Sargentos das Armas (ESA), a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) e o  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O mapeamento observou que o certame da Escola de Sargentos das Armas teve 245.312 candidatos no período. O concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo alcançou um interesse de 175.772 pessoas, enquanto o Instituto Nacional do Seguro Social atingiu o interesse de  137.573 pessoas.

O certame do INSS é um dos mais aguardados, dado o déficit no quadro de pessoal. Hoje, o total de vacâncias chega a 19.638. Por causa do cenário calamitoso, o Ministério Público Federal e o INSS chegaram a um acordo inicial de remanejamento de servidores, análise mensal de desempenho e nova audiência, para analisar as mudanças em até seis meses.

Segundo o Gran Cursos, estabilidade no emprego, oportunidades de crescimento na carreira, diversos benefícios e salários acima da média são os principais fatores de atração do trabalhador brasileiro que busca migrar ou investir na área pública.

Na lista dos concursos mais procurados, além da Polícia Militar do Estado de São Paulo, outras duas corporações do estado aparecem no ranking: Polícia Civil (PC SP) e Ministério público (MP SP).

Dois certames do Distrito Federal também aparecem no levantamento: Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDEST DF) e Polícia Civil (PC DF). Para este semestre, um dos mais aguardados é o concurso SEFAZ DF (Secretaria da Fazenda do Distrito Federal), com salário inicial de R$ 14,9 mil.

Para 2020, o projeto de Lei e Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê um total de 32.553 vagas para provimento, dentre elas 147 para o Poder Legislativo, 1.871 para o Poder Judiciário, 1.002 para a Justiça Eleitoral, 25 para o Ministério Público da União, 205 para a Defensoria Pública da União e 30.305 para o Poder Executivo. Além disso, 2.296 vagas devem ser criadas.

Confira, agora, a lista de concursos mais procurados no primeiro semestre de 2019:

ConcursoSessões
ESA245.312
PM SP175.772
INSS137.573
SEDEST DF121.421
PC SP108.912
MP SP81.076
BRB63.120
TJMG61.736
PC ES53.183
PCDF52.912

Fonte: Gran Cursos Online

Spcine e Kinoforum realizam oficinas gratuitas de audiovisual, fechando o ano com curtas criativos e ousados

Um poste pode ter alma? No cinema pode!

O mercado de audiovisual reconhece que o trabalho da Associação Cultural Kinoforum influenciou toda uma nova geração de cineastas há 18 anos com a implantação das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual. Desde 2001 diversas regiões da cidade de São Paulo, principalmente as periferias, receberam mais de 80 workshops, onde cerca de 1800 jovens, adultos e crianças tiveram suas ideias transformadas em curtas metragens. Estes resultados são tão positivos para o segmento que alguns parceiros institucionais se tornaram frequentes apoiadores do projeto, como é o caso da Spcine.

Durante as oficinas, alunos tem contato com produtores de renome no mercado como a própria cineasta Zita Carvalhosa, diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens.

Neste ano a Kinoforum está realizando a terceira Oficina Módulo II em correalização com a Spcine, que conta também com a parceria local do Centro Cultural Olido. Os candidatos com idade entre 16 e 30 anos se inscreveram para aulas de roteiro, direção, produção, som, fotografia e edição. Sob a coordenação do cineasta Jorge Guedes as aulas teóricas e práticas começaram em outubro e os roteiros produzidos foram criativos e com temas ousados. As gravações dos três curtas iniciam-se no próximo dia 16 e terminam no dia 24 de novembro. Os curtas finalizados serão exibidos no 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

– Lampejo: situações cotidianas se passam em frente a um poste de rua. O poste tem alma, e “reage” diante de injustiças;

– Nuance: romance entre um homem e uma mulher negra, discutindo a solidão da mulher negra e os desafios no fortalecimento do relacionamento afetivo;

– Lírio Vermelho: um casal trans resolve ter um bebê, assim um dos parceiros resolve deixar de tomar seus hormônios. O filme abordará as questões humanas e desafios deste casal.

Quem coordena o workshop da Spcine é o cineasta Jorge Guedes,
que também ministra aulas há muitos anos.

Sobre a Kinoforum – A Associação Cultural Kinoforum, é uma entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro. É responsável por diversas atividades como o Festival Internacional de Curtas metragens de São Paulo, as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, entre outras. www.kinoforum.org.br

Sobre a Spcine – A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. O objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social. A empresa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. www.spcine.com.br

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O Brasil é agora o 9º país no mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos

Número de estudantes internacionais nos Estados Unidos atinge nova alta de mais de 1.095 milhões

De acordo com o Relatório Open Doors de 2019, publicado hoje (18.11) pelo IIE e pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA, o Brasil é o 9º país no mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos, aumentando em 9,8%, o segundo maior aumento percentual de estudantes internacionais de qualquer país do mundo entre os anos letivos terminando em 2018 e 2019.  O número total de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos aumentou 0,5%, atingindo um recorde de 1.095.299 no ano letivo de 2018-2019, enquanto o número de estudantes americanos no exterior aumentou 2,7% em 2017-2018 em relação ao ano anterior.  Os Estados Unidos continuam a ser o principal destino de estudantes internacionais no mundo.  A mudança no número de estudantes americanos no Brasil aumentou drasticamente em 29,9% para 2.699 de 2017 a 2018.

Comemoração da Semana Internacional da Educação

O encarregado de negócios interino William Popp destacou a importância do estudo internacional para a Missão dos EUA no Brasil – “O intercâmbio educacional entre o Brasil e os Estados Unidos é vital para a nossa relação bilateral.  Estamos muito satisfeitos em ver aumentar o número de brasileiros que escolhem os Estados Unidos como seu destino de estudo preferido e esperamos que o crescimento em nossos intercâmbios educacionais continue.  Fortes parcerias entre instituições americanas e brasileiras como o EducationUSA, a Fulbright, a CAPES e outras ajudaram a tornar esse aumento possível.

A Missão dos EUA no Brasil celebrará a Semana Internacional da Educação, de 18 a 22 de novembro, com várias iniciativas e oportunidades para que os estudantes brasileiros aprendam mais sobre estudar nos Estados Unidos.  O EducationUSA sediará uma Feira Global virtual de Faculdades e Universidades no dia 20 de novembro, das 6h às 18h, disponível gratuitamente online no site EdUSA.CollegeWeekLive.com, e incluirá mais de 80 conselheiros de admissão em faculdades e universidades dos EUA e conselheiros do EducationUSA que oferecerão orientação sobre como estudar nos Estados Unidos.  Muito mais informações estão disponíveis em http://EducationUSA.org.brhttp://EducationUSA.state.gov e Facebook.com/EducationUSABR

O EducationUSA também lançará o programa Oportunidades Acadêmicas, que nos últimos 13 anos beneficiou centenas de estudantes brasileiros carentes de alta excelência acadêmica para se candidatarem a cursos de graduação nos Estados Unidos com o objetivo de obter uma bolsa de estudos integral dessas instituições de ensino superior.  No dia 19 de novembro, o EducationUSA Brasil lançará o chamado para graduação com um Facebook Live às 16h no endereço https://www.facebook.com/EducationUSABR/. Muitas oportunidades de bolsas de estudo também podem ser encontradas na Fulbright Brasil: http://fulbright.org.br.  Mais informações estarão disponíveis no site da Embaixada: http://br.usembassy.gov.

Resultados do Open Doors no Brasil

O número de estudantes brasileiros nos Estados Unidos aumentou 9,8%, para 16.059, depois de já ter aumentado 11,7% no ano anterior.  O Brasil é hoje o 9º país no mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos.

Os números do Open Doors no Brasil são fortalecidos pelo aumento do número de centros de orientação EducationUSA, que agora chegam a 41 centros em todo o Brasil, a maior rede EducationUSA do mundo.  O número de diplomas de ensino médio duplo em escolas brasileiras de ensino médio em parceria com escolas americanas de ensino médio onde os alunos recebem diplomas de ensino médio do Brasil e dos Estados Unidos nas principais cidades do país também está aumentando. Essa nova tendência já está contribuindo para aumentar o número de estudantes brasileiros que se inscrevem em cursos de graduação nos EUA, 5,6%. Novos programas preparatórios também estão chegando às escolas de ensino médio brasileiras, onde os estudantes se formarão com créditos de ensino superior dos EUA. 

Resultados do Open Doors em todo o Mundo

Houve também um ligeiro aumento na mobilidade estudantil em todo o mundo para um novo recorde de 1.095.299 no total de estudantes nos Estados Unidos.  O número total de estudantes matriculados (estudantes de graduação, pós-graduação e não-graduação) diminuiu 1,6%, enquanto o número de estudantes internacionais que buscam oportunidades de emprego após seus estudos acadêmicos em Treinamento Prático Opcional (OPT) continua a aumentar (+2,1%).

Os locais de onde saíram mais estudantes internacionais e Estados anfitriões

Os lugares de onde saíram mais estudantes internacionais para os Estados Unidos foram China, Índia, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Canadá, Vietnã, Taiwan, Japão, Brasil e México. Os cinco estados que mais receberam estudantes brasileiros nos Estados Unidos foram a Flórida, a Califórnia, Nova York, Massachusetts e o Texas.

Programas Acadêmicos e Níveis de Estudo

O Open Doors 2019 relata que mais da metade (51,6%) de todos os estudantes internacionais estudam nas áreas STEM, com um em cada cinco estudando Engenharia. Pelo quinto ano consecutivo, Matemática e Ciência da Computação foi o campo de estudo que mais cresceu (+9,4%).  Para o Brasil, 48,4% dos 16.059 estudantes nos Estados Unidos cursaram a graduação, 29,5% pós-graduação, 9,4% programas sem graduação e 12,7%, programas OPT. 

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Centro Pop Vila Maria terá Oficina de Produção Audiovisual para Mídias Sociais em novembro

As atividades são gratuitas e produzidas pelas Oficinas Kinoforum com patrocínio da Ericsson

A Oficina conta com a parceria de Centros de Acolhimento para pessoas em situação de rua

Essa oportunidade para alguns participantes da primeira fase, impactou em mudanças positivas na vida pessoal

A experiência deu certo e o projeto agora está na página 2. Desde outubro de 2018 moradores em situação de rua participaram de oficinas audiovisuais organizadas pelas Oficinas Kinoforum. Eles produziram curtas metragens que foram exibidos no 30º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, um dos mais importante do formato no mundo. O impacto dessa atividade foi tão significativo que a Associação Cultural Kinoforum, que realiza há 18 anos Oficinas de Audiovisual, conseguiu renovar a parceria com a Ericsson, que através da Lei de Incentivo ProAC-ICMS, patrocinou a primeira fase do projeto, proporcionando, assim, uma segunda fase para o projeto de integração social.

A Oficina para Mídias Sociais realizará palestras, aulas teóricas e práticas voltadas para a produção e divulgação de conteúdo audiovisual nas mais frequentes plataformas das Redes Sociais, como Youtube, Instagram e Facebook.  As palestras voltadas para estas plataformas terão a participação dos grupos: SP Invisível, Quebrando o Tabu, Funk TV, Nós Mulheres da Periferia, Marcelo Rocha e André Soler.

As atividades terão acompanhamento técnico de profissionais atuantes no audiovisual e na produção para essas mídias. Os temas serão propostos pelos alunos, que dividido em grupos criarão e divulgarão os conteúdos temáticos. Gerando assim propostas de canais, páginas e perfis que serão desenvolvidos, produzidos, formatados e postados na web durante a oficina. O projeto vai promover a capacitação para essa área de atividade estimulando o uso das Mídias Sociais com intuito de possibilitar a reintegração social e perspectiva de futuro.

Alunos aprenderam desde roteiro até interpretação.
Agora vão dominar linguagem das mídias sociais.

“Na primeira fase do projeto o objetivo era o de sensibilizar para a linguagem audiovisual durante a produção de curtas metragens. Nesta nova fase vamos oferecer conhecimentos sobre os canais disponíveis para produção de conteúdos para Mídias Sociais, e também como produzir para estes canais, que possuem uma linguagem própria. É uma conquista fundamental para quem vive à margem da sociedade. E não são só os moradores de rua que estão nesta situação. As oficinas ajudam essas pessoas a se expressarem através do audiovisual”, comenta Christian Saghaard, coordenador e um dos educadores do projeto.

Um dos objetivos deste projeto é a integração e inclusão social, portanto as inscrições são abertas ao público em geral, maiores de 18 anos. Os alunos, tanto dos albergues quanto os demais que participarem, terão a oportunidade de criar seus próprios canais, páginas e perfis dos seus projetos.

O curso acontece entre os dias 4 e 26 de novembro no Centro POP Vila Maria, na Av Zaki Narki 600, no bairro do Carandiru (São Paulo-SP), sempre das 14h00 às 22h00.

Mais informações em:  www.kinoforum.org

Fase 1: Projetos Pilotos – 04, 05, 06, 07, 08 e 12/11
Aulas, criação dos temas principais e dos grupos. Primeiras gravações e postagens.

Fase 2: Produção e Formatação – 12, 18, 19, 20, 21, 22/11
Avaliação da fase anterior, redefinição dos temas e conteúdos dos grupos para formatação mais específica de cada projeto. Segunda etapa de gravações e postagens.

Fase 3: Autonomia e Continuidade – 26/11 a 15/12
Avaliação da fase anterior e desenvolvimento dos cronogramas de produção dos grupos pós-oficina. Após o encerramento do curso presencial, parte da equipe continua prestando assistência pedagógica e técnica online para os grupos.

Informações para a Imprensa
Mara Ribeiro – Mtb. 16.577
Tels: 11 3815.1994 e 11 99221.5201

5 temas de redação que podem cair no Enem 2019

Autor de redação do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga, selecionou possíveis assuntos a serem abordados na prova

Todos os anos, candidatos do país inteiro se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, reunirá cerca de 5 milhões de estudantes e é a maior porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. A cada edição do Exame, o tema da redação é uma das partes mais esperadas entre candidatos e professores.

O autor de redação do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga, selecionou 5 assuntos que em sua avaliação podem ser tema em 2019. Confira:

1) Gestão financeira dos brasileiros

“O número de cidadãos brasileiros inadimplentes permanece alto no país. Uma maneira do candidato trazer essa temática à tona é falar sobre a pouca ou quase inexistente educação financeira no Brasil e explicar a importância de informar a população sobre o assunto”.

2) A obesidade no Brasil

“Os dados do Ministério da Saúde sobre obesidade são alarmantes no país e é preciso existir uma conscientização da sociedade brasileira. O aluno tem que tratar essa questão como um problema de saúde pública, que pode, inclusive, acarretar o aumento de doenças como diabetes e hipertensão. Uma discussão bastante importante para o contexto social brasileiro”, alerta Thiago. 

3) Controle parental na internet

“O uso da internet desde a infância levantou um debate sobre a postura de pais e responsáveis frente ao desafio de estabelecer limites. Muitos adultos desconhecem os mecanismos de controle parental presentes em redes sociais e sites na internet, por isso, muitas crianças acabam sendo expostas a conteúdos impróprios e negativos para suas idades”, explica Thiago. 

4) Necessidade do desenvolvimento das habilidades socioemocionais

“Ainda existe um desconhecimento na sociedade brasileira sobre a necessidade do desenvolvimento das habilidades socioemocionais no contexto educacional. Este é um tema muito relevante, já que escolas no país começaram a adotar esse ensino em suas grades curriculares”, conta. Na prova, o candidato pode trabalhar a responsabilidade das instituições de ensino trazerem a temática para a sala de aula. 

5) Relação entre o bullying e a violência nas escolas brasileiras

É importante que o candidato entenda como casos de violência em escolas brasileiras podem ser uma reação ao bullying ou uma reação à depressão causada pelo bullying. “É uma discussão altamente relevante para o contexto escolar, principalmente depois dos casos recentes que aconteceram no país”, explica Thiago. Entre os tópicos a serem abordados no texto, o autor ressalta o papel da escola nessa discussão: “É fundamental fomentar esse debate na comunidade escolar”.

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – O Sistema pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há 32 anos no Rio de Janeiro.  Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua do Ensino Fundamental I ao Pré-vestibular.  O Sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.

Senac São Paulo lança Ensino Médio e Técnico em Informática

Curso será ofertado em 11 unidades, na capital e no interior, e prepara os jovens para o mundo do trabalho com formação profissional técnica e cidadã; Inscrições para o processo seletivo estarão disponíveis a partir de 7 de agosto 

Em sintonia com as tendências do mercado educacional, o Senac São Paulo amplia sua área de atuação e lança o Ensino Médio e Técnico em Informática. Com inscrições para o processo seletivo abertas a partir de 7 de agosto, o curso visa à formação integral e proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida, e preparados para o ENEM e demais exames de admissão das universidades brasileiras.  

As duas primeiras turmas do Ensino Médio e Técnico em Informática estão em andamento durante o ano letivo de 2019, no Senac São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Ao todo, 80 alunos vivenciam o Jeito Senac de Educar no dia a dia e aprendem na prática e de forma integrada todo o conteúdo previsto para o ensino médio e para a formação técnica.

Em 2020, a instituição expande a novidade para mais 10 unidades do Estado. Na capital, o Ensino Médio e Técnico em Informáticaserá ofertado nas unidades Aclimação, Lapa Tito, Nações Unidas e São Miguel Paulista. No interior, o curso estará disponível nas unidades Campinas, Pindamonhangaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba. As inscrições estarão abertas em 7 de agosto de 2019, com 40 vagas por turma, entre bolsistas e pagantes. As aulas terão início em 27 de janeiro de 2020, das 13 horas às 18h15 na Nações Unidas, e das 7h30 às 12h45, nas demais unidades.

Para Melina Sanjar, gerente de desenvolvimento da instituição, a metodologia do Ensino Médio e Técnico em Informática, assim como a de todo curso do Senac São Paulo, é pautada por projetos que integram todas as ações ao longo dos três anos letivos. “O curso prevê que os alunos sejam o centro do processo de aprendizagem, propiciando a vivência de situações conectadas com a realidade, estimulando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento pessoal e profissional”.

Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.

Preparação para o mundo do trabalho

Voltado àqueles que já completaram o ensino fundamental, o Ensino Médio e Técnico em Informática tem proposta pedagógica inovadora e sua metodologia contempla formação cidadã, aprendizagem com autonomia e desenvolvimento de competências. Além disso, a prática pedagógica contextualizada do curso prepara os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais provas de admissão das universidades brasileiras, e os coloca frente a situações de ensino-aprendizagem que possibilitam a solução de questões da vida cotidiana.

O curso compreende toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e é dividido em áreas do conhecimento, não em disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa e informática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química e informática); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia e informática); e Matemática e suas Tecnologias (matemática e informática). Durante os três anos letivos, são desenvolvidos projetos que integram essas áreas do conhecimento e a formação profissional.

Além das atividades relacionadas a cada área, os alunos recebem suporte individualizado para desenvolver seu projeto de vida e carreira, em sintonia com sua história e suas vontades, e o projeto de formação profissional. Todas as aulas são dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais em diversos ambientes da unidade, explorando toda a infraestrutura de laboratórios e espaços oferecidos. E todos os professores possuem formação sólida e experiência profissional na área.

Atuação profissional       

O aprendizado na prática e a infraestrutura oferecida pelo Senac São Paulo são grandes diferenciais oferecidos pela instituição. Ao final de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mundo do trabalho. Após o primeiro ano, ganha o título de Assistente de Suporte de Manutenção em Computadores; no segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores; e, no terceiro, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

Ao término do Ensino Médio e Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e realizar o planejamento e a execução dos processos de manutenção de computadores, operação de redes locais de computadores e o desenvolvimento de aplicativos computacionais. Com essa formação, poderá atuar em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como as do setor de comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Crescimento é comemorado pelo setor fotovoltaico

Confirmando a premiação dada pela Revista Exame e Deloitte como a empresa de porte médio que mais cresce no Brasil, a Renovigi Energia Solar, finalizou o ano de 2018 atendendo a 35,9% das empresas que revendem equipamentos fotovoltaicos no país.

Os dados foram apresentados no último levantamento feito pela Greener, empresa de pesquisa e consultoria especializada no setor, e publicado no mês de janeiro deste ano.

“O segmento como um todo está crescendo, porém observamos que no último ano a nossa consolidação deve-se também ao fato de termos conquistado novos espaços de mercado.

Entregamos uma solução completa aos nossos credenciados, e estamos sempre muito próximos aos clientes, oferecendo toda a assistência de pós-venda necessária.

Até final de  2017 tínhamos cerca de 60 mil painéis solares instaladas em todo o território nacional, hoje já ultrapassamos 220 mil. Se considerarmos o consumo médio no Brasil, isso significa energia para mais de 50 mil residências”, comemora Alcione Belache.

Segundo dados divulgados nesta mesma pesquisa da Greener, o setor movimentou R$ 7,4 bilhões no ano passado, sendo que deste montante R$ 4 bilhões no segmento de geração distribuída, e R$ 3,4 bilhões na área de parques solares de grande porte.

Já as empresas que projetam, vendem e instalam módulos fotovoltaicos, cresceram  mais de 120%, de 2,7 mil para mais de 6 mil de janeiro de 2018 até o início deste ano.

As pessoas estão percebendo, dia após dia, as vantagens de produzir a sua própria energia a partir de uma fonte gratuita e disponível a todos, que é o sol. Estes números que demonstram o aumento da procura, tanto por parte das empresas instaladoras, quanto por parte do consumidor final. Mostra que o nosso trabalho de conscientização está dando certo. É preciso enxergar a geração de energia fotovoltaica como um investimento”, finaliza Alcione.

O Portal JE DA 2 DICAS> Veja abaixo:

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Shopping Interlagos promove cursos gratuitos de culinária e artesanato

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no balcão de informações  

Durante o mês de maio, o Shopping Interlagos promove cursos gratuitos de culinária e artesanato.  As aulas de culinária serão ministradas por chefs, com opções diversas de pratos: padaria artesanal, confeitaria, comidas típicas, massas, delícias FIT, entre outras possibilidades.

Em artesanato, será possível aprender a confeccionar portas-lingerie, portas-guardanapo, caixas de costura com craquelê e nécessaires em EVA.   

Para efetivar a participação, é necessário apresentar um documento com foto no balcão de informação do centro comercial. As vagas são garantidas por ordem de inscrição e possuem números limitados.

Veja abaixo a programação completa:

Cursos de Culinária

DataHorárioTema
15/514h30Almoço em família: farfalle mediterrâneo, peixe na palha de macaxeira e pudim de leite
16/513h30Penne à francesa e bolo de biscoitos
16/517h30Bolo de aniversário zero açúcar: massa, recheio e decoração
17/514h30Especial Dia dos namorados com receitas gourmets
20/514h30Rocamboles recheados e com dicas para faça e venda
21/514h30Salgadinhos de boteco: bolinhos de provolone crocantes e bolinho de arroz
22/514h30Deliciosos caldos para Festas Juninas
24/514h30Quibe de lentilha e salada de pepino com iogurte e hortelã
27/514h30Suspiros coloridos e recheados
29/514h30Torta de frango rústica, legumes com leite de coco, macrons (cocada síria), refresco com água de coco e chá de hibisco
31/514h30Bolo de 15 anos decorado com rosas em massa de flores e pasta americana como revestimento

Cursos de Artesanato

DataHorárioTema
23/514h30Nécessaire em E.V.A. É necessário levar zíper comum de 20cm.

Serviço:

Shopping InterlagosEndereço: Avenida Interlagos, 2.255
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 10h às 22h.  Domingos e feriados as lojas encontram-se abertas das 14h às 20h. Alimentação e lazer das 10h às 22h. Estacionamento gratuito.

Fatecs abrem inscrição para o Vestibular do segundo semestre

Começa nesta sexta-feira (3 de maio) e vai até 10 de junho a inscrição para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. O Vestibular para o segundo semestre de 2019 oferece 14.885 vagas, distribuídas entre as 73 unidades. O exame será no dia 30 de junho.

Novidades

* CincoFatecs vão ampliar os cursos oferecidos:

Fatecs Campinas e Itatiba – Gestão Empresarial (40 vagas, cada, de manhã);

Fatec Diadema – Gestão da Produção Industrial (40 vagas, à noite);

Fatec Santana de Parnaíba – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, de manhã);

Fatec Zona Leste, na Capital – Gestão de Recursos Humanos (40 vagas, de manhã)

Inscrições

Para disputar uma vaga do Vestibular o candidato precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Asinscrições devem ser feitas exclusivamente pelo sitewww.vestibularfatec.com.br entre 3 de maio e 10 de junho. No último dia, o prazo termina às 15 horas. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro) em qualquer agência bancária ou por meio da ferramenta getnet (pagamento com cartão de débito e crédito), disponível na internet.

No ato da inscrição é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso (presencial) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial) de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso (presencial) com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará na internet no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período. 

Candidatos com deficiência que precisam de condições especiais para fazer o exame, devem mencionar sua necessidade na ficha de inscrição eletrônica. É necessário encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, juntamente com o nome e o número do RG do candidato, por meio de um link específico na área do candidato até as 15 horas do dia 10 de junho.

As secretarias acadêmicas das Fatecs vão disponibilizar computador e acesso à internet para a inscrição. Cabe ao candidato entrar em contato com a unidade para saber o horário de atendimento para esta finalidade.

O Manual do Candidato está disponível na internet para downloadgratuito.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br

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