Por que agora é a melhor época para investir em energia solar?

Escolha do fornecedor é parte essencial para eficiência da instalação dos sistemas fotovoltaicos

Durante os meses de inverno, muitas pessoas se esquecem dos altos valores cobrados na fatura de luz que a próxima estação pode provocar. E aí deixam para investir em energia solar nos últimos meses do ano quando a fatura já está alta. Saiba que esta não é a melhor estratégia, pois o equipamento leva um tempo para começar a gerar créditos para já serem utilizados no verão. José Vitor Salm, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e Suporte Técnico da Renovigi, explica os motivos para investir em painéis fotovoltaicos ainda no inverno e as etapas para começar a gerar sua própria energia.  

1) Planejamento do investimento

Antes de adquirir o sistema fotovoltaico, você precisa escolher uma empresa de confiança para fazer uma análise do quantitativo necessário para o local de instalação de acordo com a demanda de consumo.

Os profissionais orientam como é o processo, quais são os equipamentos mais indicados para a instalação e qual o tempo médio de instalação do sistema.

No site da Renovigi (www.renovigi.com.br) é possível identificar uma empresa especializada de confiança, em todo o Brasil, a partir da localização.

 2) Avaliação da estrutura

A segunda etapa consiste em um estudo sobre viabilidade técnica para a instalação dos painéis fotovoltaicos. Os profissionais precisam avaliar se há espaço para os equipamentos, como é a estrutura do telhado para suportar peso extra, a fiação elétrica e outras questões importantes para dar segurança ao sistema. 

Muitas vezes, é necessário realizar ajustes na residência, propriedade ou empresa, principalmente quando ela não foi estruturada com a previsão desse investimento em energia solar. A partir dessa análise inicial é que a empresa poderá apresentar um orçamento para a instalação dos painéis fotovoltaicos, considerando a demanda de consumo de energia, o nível de tensão da rede, a tecnologia utilizada e o tempo de trabalho da equipe.

Neste orçamento já é apresentada também uma estimativa de economia de energia e custo médio com a fatura.

 3) Instalação da infraestrutura

O processo de instalação deve ser feito por uma equipe especializada, que engloba profissionais com conhecimentos em engenharia e geologia.

“Os painéis são instalados preferencialmente na área da casa com maior incidência de radiação solar e com a inclinação ideal para obter a eficiência esperada. O serviço inicia com a instalação de suportes para os trilhos, painéis e, por último, os cabos são conectados”, pondera José Vitor.

Também é necessário instalar o inversor, responsável por levar a energia gerada pelos painéis para a rede da concessionária. Por último, é necessário efetuar a solicitação de acesso do sistema junto à concessionária de energia elétrica para que seja possibilitada a conexão do sistema com a rede elétrica local e a geração de créditos para o excedente de energia produzida.

A empresa especializada é responsável por todo esse suporte ao usuário.

4) Prazo para geração de energia solar

O prazo entre o planejamento de toda a infraestrutura, negociação e homologação do sistema de painéis fotovoltaicos pode levar de um a dois meses, dependendo do projeto. Por isso, recomenda-se iniciar o processo com antecedência para que a residência já esteja gerando luz até o início do verão, tendo um maior aproveitamento da geração de energia.

Em algumas situações, pode-se levar até três meses para o sistema começar a ser utilizado de fato e gerar créditos. “Logo, se você deixa para iniciar o processo nos meses de outubro ou novembro, é possível que não consiga obter o benefício da redução na conta de luz ainda no verão. Por esse motivo, o ideal é iniciar a pesquisa com prestadores de serviço o quanto antes a fim de iniciar o planejamento e investimento em energia solar”, finaliza o gerente técnico.

Sobre a Renovigi

Com mais de 1 milhão de painéis solares já distribuídos no Brasil, a Renovigi se destaca no mercado fotovoltaico brasileiro pela excelência no atendimento e pela qualidade de seus produtos.

Hoje a empresa é líder em satisfação do consumidor, com 99,8% de clientes que indicariam a marca para um amigo, além disso, está no pódio nacional de preferência das empresas instaladoras e foi premiada pela EXAME e Deloitte como a Média Empresa com maior crescimento no Brasil. Esses números são fruto do empenho mútuo entre a equipe Renovigi e suas mais de sete mil empresas credenciadas, espalhadas por todas as regiões do país.

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Parceria entre Governo de SP e startup abre 50 mil bolsas de estudo gratuitas para cursos de programação

Estudantes aprenderão programação através de cursos online e projetos práticos,
além de ter conexão facilitada com oportunidades nas empresas parcerias

A startup Digital Innovation One – maior ecossistema open education da América Latina para desenvolvedores de software – fechou uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para oferecer 50 mil bolsas de estudo em cursos online gratuitos na área de Tecnologia da Informação (TI). Criado pelo governo estadual, o programa SPTech é a oportunidade para os interessados terem uma formação continuada em uma área em franca expansão. A partir daí, a pessoa poderá escolher o caminho de seus estudos nas áreas de ciência de dados e programação.

São quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile. As aulas têm duração de 80 horas e permitem uma progressão para outros conteúdos mais avançados ofertados pela startup. As inscrições prosseguem até esta quarta-feira (08-07) no site do Via Rápida.

Podem se inscrever candidatos com idades a partir de 16 anos, alfabetizados e residentes no estado de São Paulo. Caso o número de cadastrados seja superior ao de vagas, os interessados desempregados, com baixa renda e com deficiência terão prioridade na seleção. A convocação será por e-mail. A previsão de início das aulas é 15 de julho.

Para receber o certificado, o aluno deve completar a carga horária total do curso virtual e atingir 7,5 de média nas avaliações. No caso das aulas de aprofundamento, podem se inscrever aqueles que e tenham concluído, pelo menos, um dos cursos introdutórios de TI.

“Acreditamos na transformação socioeconômica através das oportunidades de trabalho geradas pela evolução da tecnologia. E o SPTech traduz na prática esse propósito e nos inspira a integrar o programa e suportar a formação conjunta de talentos em desenvolvimento de software conectados com as necessidades do mercado”, destaca Iglá Generoso, CEO da Digital Innovation One.

Além do Estado de São Paulo a startup tem parcerias educacionais com mais de 200 instituições de ensino, cidades, ONGs e institutos. As atividades visam democratizar o acesso ao conhecimento e as oportunidades de trabalho a mais de 200 mil desenvolvedores de software do país.

“O SPTech além de oferecer aos estudantes a possibilidade de fazer cursos na área de tecnologia também auxilia na inserção ao mercado de trabalho no setor de TI. Essa é uma iniciativa muito próspera em prol da formação e colocação dos nossos jovens e traduz a nossa missão que é gerar oportunidades”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Os cursos da Digital Innovation One são criados sempre alinhados com as oportunidades de grandes empresas parcerias, como Banco Carrefour, Carrefour, Impulso e GFT, que estão em busca de talentos para suas equipes de tecnologia. Além da teoria e exercícios nas principais tecnologias exigidas pelo mercado, os estudantes também aprendem com desafios práticos de codificação e de construção de projetos de software. As empresas parcerias tem acesso em tempo real aos melhores talentos, que podem receber ofertas de emprego.

Sobre a Digital Innovation One
Fundada em 2018, a Digital Innovation One é a primeira plataforma open education brasileira que tem como objetivo Democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico. Atualmente o ecossistema da startup conta com mais de 200 mil estudantes, 160 instituições de ensino, 30 embaixadores, 450 mentores/professores e 1.000 empresas conectadas por meio dos programas educacionais.

Maxxi Training promove aulas online ao vivo para profissionais do setor automotivo

Transmissões irão acontecer durante mês de julho

O Maxxi Training, Distribuidor do Conhecimento, em atualização técnica, gestão e atendimento automotivo, promoverá, durante o mês de julho, aulas online ao vivo para profissionais do setor automotivo, que atuam como gestores, aplicadores, consultores, reparadores e mecânicos. Gratuitas e com certificação eletrônica, as transmissões têm como objetivo fazer com que o público adquira conhecimento e compartilhe suas experiências. Os interessados podem se inscrever pelo link: http://www.maxxitraining.com.br/calendariocursos/.

Segundo a Gerente do Maxxi Training, Tânia Rios, as aulas on-line ao vivo fazem parte de um processo organizado, com inscrições, capacitações, avaliações e certificações. Além disso, contam com instrutores competentes e com anos de conhecimento em cada assunto tratado, e com conteúdos preparados de acordo com as necessidades apontadas nas pesquisas realizadas mensalmente pela empresa. Vale lembrar que todas as aulas são gravadas e ficam disponíveis aos profissionais.

Confira abaixo a agenda completa:

Tema: Sistema ABS e Freios (BOSCH)
Data: 07/07/2020 (terça-feira)
Horário: às 18h30

Tema: Sistema de Motor (MAHLE)
Data: 08/07/2020 (quarta-feira)
Horário: às 18h30

Tema: Elétrica Veicular (BOSCH)
Data: 14/07/2020 (terça-feira)
Horário: às 18h30

Tema: Sistema de Rolamentos (SKF)
Data: 15/07/2020 (quarta-feira)
Horário: às 18h30

Tema: Gestão de Negócios em Momentos de Crises (Instituto Brasileiro de Negócios – IBN)
Data: 20/07/2020 (segunda-feira)
Horário: às 18h30

Tema: Sistema de Suspensão (NAKATA)
Data: 21/07/2020 (terça-feira)
Horário: às 18h30

Tema: Filtros e Sistema de Filtragem (TECFIL)
Data: 22/07/2020 (quarta-feira)
Horário: às 18h30

Tema: Inteligência Emocional em Momentos de Crises (Instituto Brasileiro de Negócios – IBN)
Data: 27/07/2020
Horário: às 18h30

Sobre o Maxxi Training
O Maxxi Training surgiu em agosto de 2011, diante da necessidade de capacitação e atualização técnica dos profissionais do setor automotivo brasileiro. “A nossa proposta é uma resposta à complexidade técnica da indústria automotiva, que aumenta diariamente face às novas tecnologias e as exigências do mercado consumidor. Com o Maxxi Training, o setor terá acesso às informações que hoje estão restritas a uma minoria”, explica o Presidente da Companhia DPaschoal de Participações, Luis Norberto Pascoal.

Até o momento foram realizadas mais de 670 edições de treinamentos presenciais (Feira do Conhecimento Técnico), todas oferecendo capacitação gratuita aos mecânicos. Nestes 8 anos foram mais de 130 mil certificações. Esta é uma das maiores movimentações de “educação profissional” do segmento automotivo brasileiro.

“O mecânico devidamente capacitado fará uma instalação mais eficiente, identificará avarias mais técnicas, aconselhará adequadamente o cliente e terá maior atenção às questões de responsabilidade ambiental, como o descarte correto de peças inservíveis e a troca de componentes apenas quando, de fato, houver necessidade”, diz a Gerente do Maxxi Training, Tânia Rios.

Cursos rápidos com acesso grátis para aprimorar habilidades criativas e conseguir trabalho ou renda extra

Na edtech peruana Crehana, que está ampliando sua atuação no Brasil, usuário tem 24 horas durante o período de pandemia para assistir conteúdos de diversas áreas

Aprender ou aperfeiçoar histórias em quadrinhos e seus personagens, ilustrações para publicidade, desenho a lápis, animação em 3D ou design gráfico, com aulas de até 7 minutos e gratuitas? Sim, essa é a proposta da Crehana para conquistar os criativos brasileiros.

A edtech latino-americana está expandindo suas atividades para o Brasil e, diante no momento de isolamento social e necessidade de quarentena, passou a oferecer conteúdos gratuitos para os internautas.  

Os cursos são destinados a pessoas que utilizam a criatividade como forma de trabalho ou para complementar habilidades. Todos os dias, a plataforma oferece um curso completo e inteiramente grátis, que fica disponível por 24 horas, como contribuição para as pessoas adquirirem novas habilidades e aperfeiçoar aquelas que já têm.

Até 15 de julho, os alunos brasileiros terão acesso grátis a cursos de introdução aos quadrinhos, Google Ads, In Design, Direção de arte, técnicas de pintura e muito mais. A lista de cursos com acesso livre por 24 horas está disponível no site www.crehana.com/curso-do-dia/

A regra é simples: após registrar o interesse no conteúdo, o usuário terá 24 horas para concluir o curso. Mas ele pode aumentar o período se indicar a Crehana aos amigos e esses também assistirem a uma aula.

Além dos cursos com acesso grátis, fazem parte da grade disponível para os alunos brasileiros, aulas sobre: Ilustração e Desenho; Design Gráfico; Animação & 3D; Web, Fotografia; Marketing Digital; Negócios; Vídeo; Arquitetura Digital; Artesanato e Música.

“Todos nossos conteúdos foram pensados para aprimorar a capacitação profissional de pessoas e alunos, neste período em que devemos ficar em casa, estamos permitindo que elas se qualifiquem ainda mais e aproveitem o tempo para evoluir no mercado de trabalho, adquirindo e aplicando novos conhecimentos de maneira rápida e prática, logo após a conclusão do curso”, diz Diego Olcese,  cofundador e CEO da Crehana.

Com um método baseado em projetos, as aulas são gravadas com o uso de um conceito conhecido como Edutainment, que é uma forma de apresentar o conteúdo com uma linguagem de entretenimento. Além, disso, a duração dos cursos é em torno de 2,5 horas, com aulas curtas de 3 a 7 minutos (micro-learning).

Sobre Crehana

A Crehana é uma plataforma de ensino online com mais de 2 milhões de alunos que oferece a possibilidade de aprender no seu próprio ritmo, sem horários e sem limites, focada nos temas de criatividade digital mais requisitados hoje em dia, como Ilustração, Desenho, Animação 2D e 3D, Web, Fotografia, Marketing Digital, Negócios e Vídeo. Aprenda com os melhores especialistas da América Latina em mais de 500 cursos online. www.crehana.com

SICOOB GRANDE ABC tem nova linha de crédito a cooperados

Como forma de cooperar neste momento difícil que a humanidade está passando por conta da pandemia, o Sicoob Grande ABC está disponibilizando uma nova linha de crédito, denominada de Apoio à Retomada. 

O benefício é voltado aos cooperados – empresas e profissionais liberais / autônomos com condições diferenciadas, permitindo até 90 dias para início do pagamento do empréstimo e 24 meses para pagar, além de taxas bastante competitivas.  “Além da linha especial de empréstimo, continuamos analisando as demandas de crédito dos cooperados para compra de veículos / frota, máquinas e equipamentos.

Outra novidade será a liberação de empréstimos online via App, que em breve, estará disponibilizada a todos os associados”, explica Luciano Sangoi Kolas, diretor-presidente. Perfil:  o associado do Sicoob Grande ABC tem acesso a vários canais digitais para suas transações, à conta corrente, cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, BNDES, investimentos, seguros, consórcios, planos de previdência e por pertencer ao sistema financeiro, é fiscalizado pelas  regras e controle do Bacen, possui o Fundo Garantidor e vários produtos como crédito imobiliário, empréstimo consignado, poupança e com o maior diferencial de todos: nesse sistema, o cooperado não é cliente, é “dono”, participando das decisões e do resultado. 

O Sicoob Grande ABC possui cerca de 2 mil cooperados e quatro pontos de atendimento, distribuídos nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Mauá. No último dia 1º de junho, o Sicoob Grande ABC inaugurou sua nova sede e agência de atendimento, localizada na Avenida D. Pedro II, 394 – Bairro Jardim – Santo André. Mais informações em www.sicoobgrandeabc.com.br.

Senac SP oferece cursos de saúde on-line e gratuitos

Instituição disponibiliza educação virtual para capacitação dos profissionais que precisam de atualização, principalmente por conta da pandemia

A pandemia tornou evidente o déficit das profissões de saúde no Brasil. Hospitais passaram a buscar profissionais, ampliando o quadro de funcionários, enfermarias foram transformadas em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), foram construídos hospitais de campanha e houve a necessidade de elaborar protocolos e investir em atualização profissional com rapidez.

Para atender a estas necessidades do mercado, o Senac São Paulo disponibiliza cinco novos cursos gratuitos na área da saúde, sendo eles: Assistência de Enfermagem na Síndrome da Angústia Respiratória AgudaAssistência de Enfermagem ao Paciente CríticoEletrocardiograma: realização e interpretação de traçadosMedidas de Biossegurança e Precauções de Isolamento na Assistência à Saúde e Promoção e Incentivo e Manejo do Aleitamento Materno. Não há necessidade de pré-requisitos para fazê-los.

“A ideia de criar os cursos surgiu a partir da necessidade de atualizar os profissionais da área que já estão com as jornadas ampliadas, trabalhando à exaustão, e precisam de informações precisas sobre o atual momento. As temáticas foram pensadas, considerando aspectos como paramentação, higiene, manejo com foco no paciente crítico, além das práticas de aleitamento materno – necessidade que é perene”, afirma Anderson Adão Rodrigues, docente da área de enfermagem do Senac São Paulo.

Formação em saúde, tendência de expansão

Segundo Anderson, a marca formativa será um diferencial para o ingresso nas melhores instituições. “Houve uma mudança drástica no mercado que está extremamente aquecido e recém-formados, por exemplo, estão com muitas chances de se colocarem com facilidade. Porém, a boa formação que contempla capacidade crítica, reflexiva, demonstração de interesse, mostrar-se atuante no cotidiano garantirá posições de destaque”, acrescenta o docente.

Sobre uma profissão que representa uma tendência, o docente acredita na enfermagem que, de acordo com ele, tem adquirido mais respeito e sido atrelada para além da parte vocacional, de carinho ao paciente, mas também à ciência e à gestão. Os cursos Técnico em Enfermagem do Senac São Paulo, por exemplo, devem ser mais procurados no segundo semestre.

Em se tratando do novo normal e a consequente retomada, muitas questões surgem. A dica é fazer os cursos rápidos on-line gratuitos e preparar-se para um segundo semestre com formações adaptadas. “Criamos novas capacitações, como Assistência Multidisciplinar na Terapia Intravenosa, Cuidados Paliativos: abordagem multiprofissional e Assistência Multiprofissional em Oncologia . A nossa preocupação é assegurar o conteúdo de qualidade, mesmo neste cenário”, finaliza o docente.

Serviço:

Cursos de saúde on-line e gratuitos do Senac São Paulo

Inscrições e mais informações: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/covid19/cursos-2/

Aulas gratuitas de música

40 mil pessoas de todo o Brasil começaram a aprender música e tocar um instrumento desde o início da quarentena, em uma única escola online

EM&T – Escola de Música e Tecnologia, que lançou a plataforma de ensino online há 4 anos, lança versão gratuita de seus cursos durante a quarentena para que as pessoas possam realizar o sonho de tocar um instrumento em casa e se surpreende com o resultado

A escola existe há 23 anos e a plataforma de cursos online foi implantada 4 anos atrás para levar o ensino da música para todo o território nacional. Mas há pouco mais de 2 meses, quando teve início a quarentena, devido à pandemia do Covid 19, a EM&T online lançou o FREE PASS, ou seja, uma modalidade gratuita para estudar diversos instrumentos, canto e cursos profissionalizantes para que as pessoas, mesmo confinadas em suas casas, pudessem incluir o estudo da música em suas atividades. São mais de 250 aulas, distribuídas em 20 cursos, com professores de carreira renomada – a maioria deles músicos de bandas famosas – com aulas tanto para iniciantes, quanto para quem já está em nível avançado, como guitarra, baixo, violão, bateria, teclado, canto, produção musical e outros. O resultado foi a inscrição de mais de 40 mil alunos de todo o país.

Segundo Mônica Lima, fundadora da EM&T, essa iniciativa foi importante porque muitas pessoas têm o sonho de aprender a tocar um instrumento, mas devido ao isolamento social, dificilmente seria um momento em que estudar música fizesse parte dos planos de quem está em casa, principalmente agora, quando os recursos financeiros estão reduzidos. “Com o Free Pass, os alunos poderão experimentar nossa qualidade de ensino online, em diversas localidades do Brasil e até no exterior, sem precisarem investir”, explica Mônica, que contabiliza atualmente a entrada de 1.000 novos alunos por semana. Para Fernando Quesada, diretor e criador da EM&T online, os números são impressionantes e com este lançamento, a escola online já ganha uma boa participação de mercado. “Não imaginávamos que a adesão seria tão grande, principalmente porque estamos vendo que não é um público de curiosos ou apenas de pessoas que buscam uma distração. A maioria quer estudar de verdade e já está avançando bastante nas aulas de cada curso. Estamos felizes por estarmos contribuindo para que as pessoas se sintam mais realizadas nesta quarentena”, completa.

E quem se matriculou no ensino a distância Free Pass, não imaginava que aprenderia música de forma tão profissional e didática. Maria Alves Freitas tem 21 anos e está fazendo aulas de violão e canto na EM&T online – Free Pass há um mês. Ela conta que procurou cursos de professores e tutoriais no Youtube e até pesquisou alguns cursos independentes online, mas ficava frustrada ao ver que as propostas de ensino iniciais, além de serem muito básicas, na verdade eram apenas propagandas para que as pessoas pagassem o curso integral. “Nada do que eu via estava me ajudando a aprender de verdade. Quando fiz minha inscrição na EM&T online – Free Pass, logo de cara me deparei com professores conhecidos, de bandas com carreiras musicais renomadas e não tinha nenhuma pegadinha para eu ter que pagar alguma coisa. Aí, tive a certeza de que iria aprender do jeito certo, além de ser uma terapia nesse tempo de quarentena”, conta a estudante.

Já Gilberto Montanari, que tem 32 anos e é guitarrista profissional, encontrou na EM&T online – Free Pass uma maneira de progredir em suas técnicas, através dos cursos avançados e outros diferenciados, que ele nunca tinha visto numa plataforma online de ensino. “Fiquei impressionado, em primeiro lugar, com a qualidade das vídeo aulas, tanto das gravações, quanto em relação aos conteúdos. São aulas muito bem montadas, com riqueza de detalhes e muita informação. Comecei fazendo o curso de Produção Musical e depois vi que tem muita coisa que ainda posso aprender. Na EM&T online – Free Pass, vi diversas aulas com diferentes vertentes e olhares da guitarra. Lá eu posso me aprimorar em diversos estilos, pois há professores com sacadas diferentes no Jazz, Rock, Blues e outros. Quem para de estudar, enferruja”, explicou o guitarrista.

Recomendações para quem deseja se matricular num curso a distância, de acordo com a ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distância

Segundo Lana Paula Crivelaro, Diretora da ABED, Professora e Gestora de EaD, é preciso prestar atenção em algumas recomendações ao optar por um ensino a distância:

– Escolher um curso a distância baseado no preço ou simplesmente no título do curso, pode ser um grande equívoco, pois muitas vezes a expectativa do aluno fica a desejar. Analise o conteúdo.

– Analise e garanta que o curso não depende apenas da conectividade composta por longas aulas gravadas ou muitos períodos de interação ao vivo.

– Conseguir explorar as propostas metodológicas sem depender da interação simultânea, pode ser uma maneira segura para decidir pela contratação de um curso EaD, pois o formato totalmente ao vivo ou o modelo de longas aulas expositivas gravadas, passam a ser questionados por especialistas da Educação a Distância, tanto por tornarem-se reproduções equivocadas de aulas presenciais, quanto pelas incertezas em relação à conectividade.

– Buscar um aprendizado embasado em motivação, autonomia, criatividade, interação, gamificação e processos reflexivos, assim como pesquisar se há um modelo metodológico inovador, é o mais recomendado para garantir um bom aprendizado à distância.

– Ter organização para manter uma rotina no curso, ter auto-organização no cumprimento de prazos e programar-se para ter disponibilidade de tempo para estudar, são recomendações essenciais. Dificilmente se terá sucesso no curso à distância, se não houver planejamento para estudar nesta modalidade que, de certa forma, exige muita autonomia e disciplina do aluno.

Alguns dados do Mercado de Ensino a distância (último censo da ABED de 2018):

O número de alunos de todas as modalidades de Educação a Distância, passou de 7.773.828, em 2017, para 9.374.647, em 2018, ou seja, teve um crescimento de 17%.

O número de matrículas aumentou significativamente de 2017 para 2018. Foram mais de 1.500.000 novos alunos que se engajaram em cursos à distância em 2018. Em 2018, a modalidade de ensino somou 9.374.647.

Situação dos negócios em EAD/ Índice de matrículas em cursos:

Totalmente à distância: aumentou 46,7%

Semipresenciais: aumentou 34,5%

A EM&T – Escola de Música e Tecnologia

Inaugurada em 1997, A EM&T nasceu do sonho do guitarrista Wander Taffo (Radio Táxi, Secos e Molhados, Joelho de Porco, Rita Lee) de promover o ensino da música no Brasil. Inicialmente, a escola fornecia apenas o curso de guitarra. Mas, ao conseguir mais de 300 alunos em apenas 3 meses, começou a ampliar sua estrutura e passou a fornecer também aulas de Baixo, Violão, Bateria, Teclado e Canto. Mais de 20 mil alunos já passaram pela instituição, que é reconhecida como uma das melhores escolas de música da América Latina, com 5 certificados internacionais de qualidade.

A escola já teve como alunos e professores nomes como Kiko Loureiro, Faiska, Rafael Bittencourt, Edu Ardanuy, Eloy Casagrande, Junior Carelli, entre outros. Já recebeu artistas nacionais e internacionais, que ofereceram workshops e masterclasses aos alunos, como os guitarristas Paul Gilbert, Andy Timmons, Steve Vai, Guthrie Govan, Joe Satriani, Scott Henderson; os baixistas Bryan Beller, Billy Sheehan; os bateristas Dave Weckl, Steve Gadd, Simon Phillips, além de muitos outros músicos consagrados da cena internacional. Brasileiros como Zizi Possi, Pepeu Gomes, Herbert Viana e Frejat também já realizaram aulas especiais e/ou apresentações na EM&T.

No ano passado, visando ampliar ainda mais sua ocupação no mercado da música e trazer inovações tecnológicas atuais, a EM&T realizou uma parceria com a americana Scholl Of Rock, a maior franquia de escola de música do mundo.

A ABED

A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) é uma sociedade científica sem fins lucrativos, religioso ou político partidário, não tem caráter sindical ou classista ou governamental. A entidade tem sua diretoria eleita direta e periodicamente, em eleições livres e democráticas, e possui a missão voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância no Brasil. Criada em 1995, por um grupo de educadores especialistas em educação mediada por tecnologias, com o objetivo de mostrar que educação a distância é viável sob diversos pontos de vistas – acadêmico, pedagógico, econômico e legal. Atualmente, a associação conta com mais de 17 mil membros, entre professores, pesquisadores, profissionais das áreas de educação e corporativa e instituições de ensino.

EM&T ON LINE – MODALIDADE FREE PASS (Gratuita)

http://www.emt.com.br/online

20 Cursos disponíveis: Guitarra, Baixo, Violão, Bateria, Teclado, Canto, Produção Musical entre outros, nos níveis básico, intermediário e avançado, além de vídeo aulas especiais de técnicas e estilos.

Cursos online ajudam incrementar a carreira durante o isolamento social

Segundo Fernando Souza, especialista em marketing digital, otimização de conteúdo, técnicas de SEO, Google Analytics e Google Ads lideram o ranking de pedidos dos internautas
Nesse período de quarentena, muitas pessoas estão aproveitando melhor o tempo e incrementando a carreira com palestras, lives e cursos online. Mais dinâmicos, rápidos e com ampla possibilidade de geração de networking, em nível mundial, as aulas ofertadas têm uma ampla variedade de temas e ajudam a minimizar o isolamento social gerado pela quarentena.

Fernando Souzaque é professor, palestrante e especialista em comunicação e mídias sociais, já ministrou mais de mil treinamentos, atendendo cerca de 15 mil alunos. “Nos últimos três meses foram mais de 150 alunos plugados em nossos cursos, em busca de conhecimento, sendo que os cursos de otimização de conteúdo e técnicas de SEO, bem como o de Google Analytics e Google Ads lideraram o ranking de pedidos, dado o grande foco das empresas em gerar resultados nos canais online”, informa o especialista.

Calendário dos próximos cursos
Tema:SEO e otimização de conteúdo

Objetivo: aprender as principais técnicas de SEO e otimização de conteúdo digital, conhecer os processos que envolvem um projeto de SEO e conhecer os pontos de intersecção e diferenças entre SEO e links patrocinados.

Programa: Conceitos fundamentais do SEO e como o Google classifica os conteúdos; Conteúdo versus Tecnologia e características técnicas para entendimento essencial; Origem de tráfego e pesquisa de palavras-chave relevantes CMS; Gerenciadores de Conteúdo e WordPress: como eles podem ajudar; Densidade de palavras-chave e conteúdo estruturante Yoast; plug-ins e ferramentas para o dia a dia; cases e boas práticas.

Data: 09 e 10 de julho, das 19h às 23h
Carga horária: 8h
Valor: a partir de R$ 390,00 (1º lote)
Inscrição: https://www.sympla.com.br/seo-e-conteudo-digital—noturno__864213

Tema:Google Fundamentals – Conceitos Básicos das Ferramentas de Marketing do Google

Objetivo: iniciar a atuação com Google Marketing, com interesse em compreender as funcionalidades das ferramentas, potencializando a indexação e melhorando o posicionamento pago de projetos e clientes.

Programa: Conceito dos anúncios no Google Ads; O que é e como funcionam os leilões de cliques; Entendimentos fundamentais sobre Search e Display; Passo a passo para criação de campanhas; Conceito de WebMetrics e a importância do Google Analytics para Empresas; Como criar e configurar uma conta no Google Analytics; Conhecendo as métricas e principais indicadores; Como cruzar os dados de Google Analytics e Google Ads.

Data: 13 e 14 de julho, das 18h30 às 22h
Carga horária: 7h
Valor: a partir de R$ 330,00 (1º lote)
Inscrição: https://www.sympla.com.br/google-fundamentals—conceitos-basicos-das-ferramentas-de-marketing-do-google__869405

Devemos nos preocupar com a aplicação da LGPD na área da saúde após pandemia?

Apesar da prorrogação da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para maio de 2021, é importante que as empresas adotem medidas para se adequarem a tempo de cumprirem as novas determinações que a lei exige. O setor da saúde, por exemplo, é um dos que ganham destaque na implantação das normas e algumas medidas precisam ser tomadas para que companhias do segmento estejam dentro dos conformes.

Em linhas gerais, é cada vez maior o fluxo de pacientes atendidos em hospitais e instituições de saúde, principalmente após a chegada da Covid-19. No entanto, armazenar os dados dessas pessoas de forma correta fica cada vez mais difícil devido a alta demanda. Ao se aliar à tecnologia, a LGPD tem como objetivo proteger as informações dos usuários e estabelecer regras sobre coleta, armazenamento e compartilhamento, proporcionando maior proteção aos elementos fornecidos por cada um.

O que poucos sabem é que de acordo com a pesquisa do Serasa Experian, marca brasileira de análises para decisões de crédito e apoio a negócios, 85% das empresas se declararam despreparadas para atender às exigências da LGPD. Com o fechamento dos serviços e adoção do home office na quarentena, esse processo se tornou ainda mais complexo e desafiador.

As clínicas de saúde e hospitais têm uma longa jornada pela frente para garantirem a certificação de segurança aos sistemas de armazenamento de informações dos pacientes, além de providenciarem que os bancos de dados sejam criptografados. De qualquer forma, sabe-se que o não cumprimento das normas na data determinada implicará em punições previstas pela própria lei, afinal, essas instituições precisam se adaptar à nova realidade com o intuito de se manterem legais e transparentes com o paciente. Vejamos alguns pontos que devem ser levados em consideração:
Dados pessoais com transparência – é comum fornecermos informações pessoais para o atendimento em clínicas de consultas e hospitais, porém esses materiais coletados, independente se forem diagnósticos e prontuários, só poderão ser utilizados em sistemas internos após a autorização dos usuários;

Acesso aos dados pelos pacientes – é importante que os usuários tenham acesso à quais tipos de informações constam no sistema da instituição e para que fins serão utilizados. Além disso, é preciso mencionar que esses materiais também são disponibilizados no sistema da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados);

Possibilitar a alteração dos dados – além de saberem quais informações estão sendo utilizados pela instituição de saúde, os usuários terão a liberdade de editar, corrigir ou ratificar os registros que constam no local;

Quem deve aplicar a LGPD dentro das instituições – as clínicas e empresas que oferecem serviços relacionados à saúde, devem indicar uma pessoa que terá o dever de aplicar a proteção no sistema. O sistema deve ser seguro e precisa conter um protocolo de segurança eficiente;

Onde a LGPD deve ser aplicada – clínicas, hospitais, casas de repousos e instituições de saúde no geral que tiverem acesso a exames cadastrados em sistemas de plataformas digitais, além de informações fornecidas, atendimento via telemedicina, cobrança de serviços de saúde via TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) e mensagens trocadas entre pacientes e profissionais da área entram na questão da privacidade.

Muito além das mudanças, a LGPD faz parte de um processo de aprimoramento de boas práticas de privacidade no tratamento de dados dentro de instituições de saúde e, diante de uma crise pandêmica que o mundo vive, é necessário correr contra o tempo para estar de acordo com a lei. Afinal, estamos lidando com a vida de cada pessoa.

*Arthur Braga Nascimento é CEO da B.onuz – Legal Services e sócio do BNZ. Presidente da Comissão de Startups da OAB/SP de 2017 a 2019 e coordenador do Legal Talks do IBMEC/SP.

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Varejo da construção civil se recupera em maio depois de forte impacto da COVID-19 no setor

Estudo da Juntos Somos Mais aponta retomada nas cinco regiões com destaque para o Centro Oeste

Em estudo promovido pela Juntos Somos Mais – maior ecossistema do varejo da construção civil, que e contempla mais de 70 mil varejistas e mais de 20 grandes nomes da indústria -, os impactos da COVID-19 nas vendas vêm sendo contornados, aos poucos, pelos varejistas e pela indústria que demonstraram recuperação contínua do setor com o mês de maio fechando 8% acima em volume de vendas da indústria para o varejo e 4% acima para quantidade de varejistas comprando das indústrias – em comparação ao período pré-COVID (fevereiro de 2020).

Os dados analisados a partir das empresas participantes da Juntos Somos Mais retratam de fato uma evolução. No mês de abril, o volume de vendas da indústria para o varejo caiu 13% (versus o período pré-COVID) enquanto a quantidade de varejistas comprando das indústrias caiu 2% em abril. “A construção civil passou cinco anos com decréscimo do PIB e o varejo aprendeu a viver na crise, tornando-o mais preparado para enfrentar esse momento. Há muita resiliência e criatividade no setor, mas há muito ainda o que fazer, especialmente na digitalização do varejo”, destaca Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais.

As cinco regiões do Brasil demonstraram diferentes momentos quando analisamos o volume de vendas da indústria para o varejo em comparação ao período pré-COVID. Segundo o estudo, a região Norte, que havia sido a mais impactada em abril com queda de 33%, mostrou uma recuperação fechando maio em +1%, próximo então ao período pré-COVID. A região Sudeste fechou maio com crescimento de 9% enquanto abril havia fechado com queda de 9%. A região Nordeste fechou maio com crescimento de 4% enquanto abril havia fechado em queda de 28%. A região Sul fechou maio com crescimento de 9% enquanto abril havia fechado em queda de 7%. A região Centro-Oeste mais se destacou fechando maio 14% acima enquanto havia encerrado abril com queda de 10%.

Quando analisamos as unidades federativas (UFs), observamos que 15 dos 27 estados tiveram um mês de maio melhor do que o período pré-COVID. Destaques são Mato Grosso (cresceu 39%), Minas Gerais (cresceu 36%), Rio Grande do Norte (cresceu 25%), Rondônia (cresceu 21%) e Ceará (cresceu 21%). E, mesmo os dados no geral apontando para recuperação, algumas UF’s ainda têm resultados em maio significativamente abaixo do observado em fevereiro. Por exemplo, Amazonas (queda de 40%), Amapá (queda de 32%), Acre (queda de 24%), Alagoas (queda de 13%) e Rio de Janeiro (queda de 11%) ainda estão muito atrás em termos de negócios realizados pelas indústrias com o varejo de material da construção. São Paulo fechou o mês com crescimento de 5% no período.

Projetar o impacto da COVID no ano de 2020 ainda é um desafio. Segundo a pesquisa da Juntos Somos Mais com representantes das indústrias,no dia 04 de junho, indicou que aproximadamente 50% acreditam que o ano de 2020 terá um faturamento próximo ao ano de 2019, enquanto 30% acreditam que o faturamento será até 10% pior e 20% entendem que a queda será entre 10% e 30%.

Esse resultado indica uma melhora de perspectiva quando comparado a uma mesma pesquisa realizada em 17 de abril, quando apenas 22% dos respondentes acreditavam que o ano de 2020 teria um faturamento próximo ao ano de 2019, 22% que a queda seria de até 10% e 56% entendiam que a queda seria entre 10% e 30%. “A construção civil é sensível ao nível de confiança na economia, ao nível de emprego e, também, há uma incerteza de como esses indicadores irão se comportar nos próximos meses”, conclui Antonio Serrano.

Esta evolução na expectativa de recuperação que a indústria prevê para o setor reflete em ações concretas que ditarão a retomada das atividades após o término da crise do COVID-19. “Com um ambiente de negócios um pouco mais claro, as empresas líderes do setor passam a ter uma visão mais otimista e a pauta principal muda para a retomada gradual e segura das atividades”, afirma Fábio Viegas, Chief Loyalty Officer da Juntos Somos Mais.

Entre outros pontos, as indústrias discutem como agilizar ainda mais a digitalização do setor e ganhar eficiência por meio de e-commerce, digitalização dos canais, redução em viagens do time comercial e, principalmente, em ações de treinamento para capacitação dos canais e do varejo para atuar neste novo cenário.