Viagem: GOL e Cobasi, juntas, fazem ações para celebrar a presença dos animais de estimação a bordo

Aniversário da empresa parceira, comemorado no dia 14 de outubro, motiva uma série de iniciativas que vão até 30/10, como distribuição de brindes no check-in da Companhia, impressão do nome do pet no cartão de embarque e descontos nas compras em site especial

A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia doméstica do País, vem sendo cada vez mais reconhecida como uma Companhia aérea Pet Friendly. Tanto que, mesmo durante a pandemia, percebeu um aumento significativo da demanda pelo seu serviço de Pet na Cabine – o transporte de animais de estimação a bordo dos aviões, junto aos seus donos.

Em sinergia com a Cobasi, megastore de produtos e cuidados para o pet e para a casa, resolveram celebrar juntas o aniversário do “shopping do seu animal”, 14 de outubro, com uma série de ações que estarão vigentes entre os dias 15 e 30/10. São promoções válidas para os Clientes que embarcarem nos aeroportos de Congonhas (CGH) ou Guarulhos (GRU) e para aqueles que realizarem compras pelo site criado especialmente para a parceria.

Para atender melhor à procura acentuada pelo Pet na Cabine e oferecer uma experiência de viagem agradável tanto aos Clientes quanto aos seus bichos de estimação, a GOL aumentou sua capacidade por voo de recebê-los com toda a Segurança e tranquilidade. Nessa fase de pandemia, a Companhia vem operando, em média, mais de 2 voos diários com um número igual ou superior a 4 animais na cabine.

No período da promoção, os mimos para o pet cujo dono escolheu a GOL para voar já se iniciam no check-in presencial, no aeroporto, quando forem apresentadas as documentações necessárias para o embarque do animal.

Nesse momento, serão distribuídos kits variados a todos os passageiros que vão decolar muito bem acompanhados: snack, comedouro e tapete higiênico para os cachorros, e snack, comedouro e ecobag para os gatos. É também no check-in que o proprietário terá o nome do seu bichinho impresso no cartão de embarque, uma forma de eternizar um momento feliz.

Para que a parceria entre a GOL e a Cobasi ganhasse ainda mais corpo e privilegiasse também os Clientes em geral, foi criado um site específico, http://www.voegol.cobasi.com.br. Nele, os usuários que utilizarem o código promocional GOLCOBASI terão 10% de desconto em toda e qualquer compra feita através do endereço virtual, dentro do período da ação, incluindo o kennel oficial da GOL.

Esta caixa de transporte, por exemplo, é produzida com os materiais e as medidas adequados para que os animais tenham todo o conforto e a Segurança durante o deslocamento aéreo, a bordo, ao lado dos seus donos.

E não para por aí. Todo Cliente que viajar acompanhado do seu pet com a GOL e postar uma foto do check-in ou do voo com seu melhor amigo nas redes sociais, marcando a GOL (@voegoloficial, no Instagram, e GOL Linhas Aéreas, no Facebook) e a COBASI (@redecobasi, no Instagram, e Cobasi, no Facebook), receberá um código para ganhar mais um presente: uma capa para transportar o animal no carro.

Prefeitura de SP inaugura Hospital Veterinário Público na Zona Sul

Unidade deve realizar mais de 60 mil atendimentos por ano, entre cirurgias, consultas, exames de imagem, cardiologia, ortopedia, entre outras especialidades

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou nesta terça-feira (11/08), na Rua Agostino Togneri, 153 – Santo Amaro, na Zona Sul da capital, o terceiro Hospital Veterinário Público de São Paulo. A unidade estará aberta a população a partir da próxima segunda-feira (17/08), às 7h.

Segundo prefeito Bruno Covas, mais de 70 profissionais devem atuar no local, com um custeio mensal arcado pela Prefeitura de R﹩ 550 mil – cerca de R﹩ 6,6 milhões por ano. “A cidade de São Paulo já conta com dois hospitais veterinários, um na Zona Norte e um na Zona Leste, que juntos atendem algo em torno de 350 animais por dia. Esse (na Zona Sul) deve atender ao menos 200 animais por dia”, disse o prefeito.

Criado para atender a uma demanda antiga da população da Zona Sul, a terceira unidade seguirá os padrões das outras duas unidades voltadas ao atendimento veterinário público municipal, instaladas nas zonas Leste e Norte da cidade.

O terceiro Hospital Veterinário Público de São Paulo também será administrado pela Anclivepa, organização da sociedade civil vencedora do processo licitatório para prover estrutura física, equipamentos, insumos e recursos humanos nestas três unidades, mediante repasses de recursos da municipalidade.

Todos os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação aos animais. No total, são nove especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Cidade Amiga dos Animais

A Prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil. São Paulo já recebeu o terceiro lugar no prêmio “Cidade Amiga dos Animais”, em 2019, entre todas as cidades latino-americanas com as melhores políticas públicas para cães e gatos. A premiação é uma iniciativa conjunta da World Animal Protection e OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde/OMS.

O atendimento gratuito nos hospitais veterinários municipais é ofertado exclusivamente aos tutores de animais moradores da cidade de São Paulo e, prioritariamente aos assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente. Devido à grande demanda, os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga. Os casos de urgência e emergência, estabelecidos a critério médico, são priorizados. Para ser atendido, o responsável pelo animal deve comparecer com comprovante de residência no Município em seu nome, além de RG e CPF.

Os três hospitais:

– Hospital Veterinário – Unidade Zona Sul (Santo Amaro): Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba – São Paulo – SP, próximo a Estação Jurubatuba da CPTM;

– Hospital Veterinário – Unidade Zona Leste (Tatuapé): Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, próximo ao metrô Tatuapé;

– Hospital Veterinário – Unidade Zona Norte (Tucuruvi): Av. General Ataliba Leonel, nº 3.194, próximo a Estação Parada Inglesa do Metrô.

Clique aqui para saber sobre todos os serviços da Prefeitura voltados aos animais domésticos, além de uma galeria de fotos dos cães, gatos e animais de fazenda disponíveis.

Cães sozinhos em casa: Como tornar o momento menos estressante para o pet?

Médica veterinária lista quatro dicas para ajudar os cães durante 
os períodos longe da companhia do tutor

Os cães são extremamente sociáveis, por isso ficar longe dos tutores, após a quarenta, período onde ficaram praticamente 24 horas na companhia dos humanos, é um verdadeiro desafio para os pets, que podem sentir medo e desconforto diante dessa nova situação.

Alguns cuidados são imprescindíveis para garantir que passar alguns períodos sozinhos não cause problemas para a saúde do cão, e principalmente para o seu bem-estar.

O ideal é que o animal seja acostumado gradualmente à ficar sem a companhia do tutor e que algumas medidas, como enriquecimento ambiental sejam adotadas, dessa forma o animal aprenderá que não é preciso ter medo de ficar sozinho.

Para tornar o processo mais tranquilo a médica-veterinária e Gerente de Produtos da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec listou quatro dicas para ajudar os cães a lidar com a situação.

1 –  Aposte nos brinquedos: Os brinquedos inteligentes são ótimos aliados para distrair os cães, especialmente quando eles estão sozinhos.  Existem itens especiais que permitem deixar petiscos escondidos, o que garante entretenimento para os cães durante o período. Outra dica é separar alguns itens apenas para esse momento, dessa forma a novidade estimulará a distração do pet.

2 – Atenção especial aos filhotes: No período de isolamento muitas famílias ganharam um novo membro, os filhotes. Porém os jovens animais, que antes estavam na companhia do tutor por longos períodos precisam agora entender que ficar parte do tempo sozinhos também faz parte da rotina. Como esses pets têm muita energia e costumam ser curiosos o ideal é deixá-los em uma área restrita da casa, onde tenham acesso ao banheiro, comida/água e brinquedos. Isso evitará uma série de riscos, como por exemplo que o pet se machuque ao tentar explorar a casa sozinho.

3 – Saída tranquila, sem ansiedade:  O tutor deve evitar exaltar a saída para o cão, pois esse comportamento poderá com o tempo gerar ansiedade no animal. O ato de sair de casa deve ser tratado como parte da rotina, assim o pet entenderá que aquela é uma situação normal. Ao voltar para casa é indicado que o tutor também não se exalte com o cão com euforia. O ideal é tratar as saídas e o retorno para casa com o máximo de naturalidade possível, dessa forma o pet não ficará tão ansioso pelo retorno do tutor.

4 – Considerar utilizar um análogo sintético do odor materno canino no ambiente.

Em todas os momentos desafiadores para os cães, o uso de um odor específico pode ajudar na adaptação e transmitir a sensação de conforto, segurança e bem-estar para eles. Trata-se do análogo sintético do odor materno canino que é vendido na apresentação de difusor ou spray nos Petshops. Esse odor só é detectado e reconhecido apenas pelo cão e quando presente no ambiente, transmite a sensação de conforto e bem-estar, tornando a adaptação mais rápida por diminuir a ansiedade e estresse.

Publicado em Pet

Conheça 5 terapias alternativas para pets

As terapias alternativas têm ajudado a tratar e amenizar as dores de muitos cães e gatos. A busca por esses métodos em clínicas veterinárias está cada vez mais alta, por isso cada vez mais veterinários procuram se especializar e indicar esses tratamentos aos animais. Na busca por soluções naturais e menos invasivas para cuidar dos seus cães, os tutores estão apostando em terapias alternativas – como a musicoterapia, os florais e o shiatsu.

Essas técnicas podem fazer muito bem para a saúde do animal, visto que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, relaxam, promovem bem-estar e mantêm o organismo funcionando em equilíbrio. “O principal benefício é não oferecer nenhum tipo de efeito colateral aos cães. Essas técnicas podem ser usadas como terapias complementares para curar o animal de uma enfermidade, por exemplo”, explica o especialista em comportamento animal Cleber Santos, da ComportPet,

Além de auxiliar no tratamento de diversas doenças, alguns desses tratamentos – como a musicoterapia – são indicados também para cães agitados, estressados ou agressivos. “É fundamental que, antes de qualquer método ser aplicados no animal, o tutor procure um veterinário e um especialista em comportamento animal, para que tracem um diagnóstico conjunto e indique os tipos de terapias que serão mais benéficas para aquele cão”, explica Cleber.

Saiba mais sobre algumas técnicas:

Musicoterapia

O método usa a música e diversos elementos sonoros – melodias, ritmos e harmonias- para promover mudanças positivas nos pets. “Através de sessões da técnica de musicoterapia, é possível diminuir o nível de estresse do animal, fazendo com que ele relaxe e responda melhor a um tratamento no processo de cura de uma doença, por exemplo.

Cleber explica que não há contra-indicações, embora possa ocorrer uma piora no comportamento do pet, se o tipo de música utilizada não for adequada. “O ritmo das músicas depende da necessidade de cada bichinho. Normalmente são músicas com violinos, violão e piano. Beethoven, por exemplo, costuma ser indicado para acalmar cães agitados”, conta.

As sessões de musicoterapia devem ser indicadas e realizadas por um profissional. Em um tratamento a longo prazo, podem ser ensinados alguns exercícios para o tutor fazer em casa com o cão, para complementar as sessões.

Florais

Essa técnica ajuda os animais em questões ligadas ao comportamento. “O tratamento, que é baseado na essência das flores, é muito usado para auxiliar os cães a equilibrarem suas emoções e atingirem maior bem estar”, explica Cleber.

A terapia pode ser aplicada, por exemplo, para acalmar cães hiperativos, auxiliar no tratamento da depressão, ou fazer com que os latidos em excesso diminuam. “A terapia floral não tem contraindicações, é um tratamento suave e não causa nenhum mal ao animal”, complementa o especialista.

Acupuntura

Essa técnica milenar chinesa consiste na aplicação de agulhas na pele dos animais. As agulhas causam estímulos no corpo, levando ao controle ou à cura de certas doenças. “O grande auxílio com esse método pode ser dado aos pets que sofrem com problemas respiratórios, doenças dermatológicas, neurológicas, do sistema reprodutivo, musculares ou relacionados à estrutura óssea”, indica Cleber.

Shiatsu

Original do Oriente, pressiona pontos energéticos vitais, estimulando os órgãos internos associados à eles. “Assim como a técnica aplicada em humanos, o método é baseado na pressão dos pontos, trazendo benefícios para os cães em casos de estresse, ansiedade e agressividade. Também é útil em casos de lesões musculares, problemas respiratórios e outros desequilíbrios na saúde do cão”, diz.

Reiki

Esse método é descrito como cura natural por canalização de energia vital. Através das mãos do especialista, o objetivo é  restabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional do pet. “Pode aliviar dores, atenuar efeitos colaterais de outros tratamentos e promover conforto emocional para o cão”, finaliza Cleber.

Problema respiratório nos pets aumenta 60% com o tempo seco

Sem previsão de chuva para os próximos dias, a baixa umidade do ar deve prevalecer, afetando também a saúde de cães e gatos. Nesta época do ano, as clínicas da Petz registram aumento de cerca de 60% nos problemas respiratórios e oculares, para atendimentos ambulatoriais, inalação, oxigenioterapia e emergências. Assim como as pessoas, os pets apresentam sintomas como coceiras nos olhos, boca seca, cansaço, dificuldade para respirar e desidratação.

“Os bichinhos com focinho curto ou achatado, como o shi-tzu, o pug e os bulldogs, que já apresentam dificuldade para respirar, acabam tendo o problema agravado, assim como os filhotes em geral”, afirma a veterinária Karina Mussolino, gerente de clínicas da Petz.  Para evitar que eles tenham qualquer mal por causa do ar seco, a Dra. Karina orienta a tomar alguns cuidados. Veja a seguir:

Alterações que podem ocorrer:

. Os pets podem ficar mais ofegantes e sofrer de crise respiratória com ar seco. O ideal é evitar caminhadas longas e brincadeiras muito ativas nesses dias, principalmente das 10h às 16h.

. Aumenta o risco de contrair a traqueobronquite canina ou a rinotraqueite felina. Caso não sejam tratados adequadamente, esses transtornos podem levar a complicações e até a uma pneumonia.

. Pets de focinho curto ou achatados (braquicefálicos): com maior dificuldade de respiração e predisposição para esses problemas e, assim como filhotes, podem ter aumento de secreção nasal e até contrair gripe.

. Os olhos dos pets podem ficar mais vermelhos, lacrimejar e coçar. Isso pode fazer com que eles tentem aliviar a coceira com as patinhas, provocando lesões ou até levar bactérias para os olhos, causando a infecção chamada de conjuntivite.

Como amenizar os efeitos do clima

1 – Fique atento à alimentação, se o pet está se comendo bem, se continua ativo e brincando.

2 – Leve sempre recipientes de água para os passeios. Em casa, troque a água várias vezes ao dia.

– Deixe toalhas molhadas ou bacias com água próximas aos locais de descanso. Umidificadores de ar também são recomendados.

4 – Diminua quantidade de exercícios, principalmente entre 10h e 16h.

– Faça hidratação com produtos específicos para pets.

6 – A inalação pode e deve ser feita somente com soro fisiológico para animais com problemas respiratórios durante fases de tempo seco, pois umidifica as vias aéreas e facilita a respiração.

– A limpeza dos olhos deve ser feita com solução fisiológica, passando o algodão delicadamente.

8 – Mantenha a vacinação contra a gripe em dia, assim como todas as outras, além do reforço anual.

– Fique atento a qualquer sinal de tosse, secreção nasal e ocular e dificuldade respiratória grave.

10 – Leve o pet para um check-up, que ajuda na prevenção e também no diagnóstico precoce de qualquer problema.