Saiba como se alimentar bem e evitar “exageros” nas festas de fim de ano

Nutricionista Natasha Terra mostra como combinar opções mais saudáveis de alimentos e as tradicionais “delícias” dos menus de Natal e Réveillon

O fim de ano chegou e, com ele, também a temporada de confraternizações dos mais variados tipos: festa da empresa, amigo secreto, entre outras, além das tradicionais ceias de Natal e Réveillon. Em todas essas comemorações, há sempre a “tentação” de se “exagerar” diante de tantas opções de pratos e sobremesas servidos. Mas a nutricionista Natasha Terra lembra que é possível equilibrar a necessidade de manter a alimentação saudável junto à vontade de consumir as “delícias” próprias dessa época.

Para isso, a nutricionista dá dicas de como introduzir opções mais saudáveis de alimentos em meio aos menus típicos de fim de ano. Confira:

  • Para a entrada, faça saladas com muitas folhas:assim, quando chegar o prato principal, você já vai estar mais saciado. Acrescente gergelim torrado ou semente de girassol na salada, pois ajudam na saciedade. Saladas de grão- de-bico, além de deliciosas, são nutritivas e também geram maior sensação de saciedade.
  • Se for servir outros “petiscos” na entrada, evite biscoitos ou amendoins salgados e queijos gordurosos. Prefira queijos magros, como queijo branco, meia- cura ou ricota (na forma de patê, por exemplo). Mix de castanhas e frutas secas, torradas integrais ou biscoitos de arroz também podem ser opções de entrada. Lembre-se de consumir sempre com moderação.
  • Tortas e bolos devem ser evitados como acompanhamentos, pois possuem grandes quantidades de carboidratos à base de farinha de trigo.
  • Ainda sobre acompanhamentos, faça sua própria farofa: não compre farofas prontas, pois possuem grandes quantidades de sódio e também de gordura, além de conservantes e aditivos.
  • Opte por ingredientes lights em suas receitas, como maionese, requeijão e iogurte desnatado, se necessário.
  • Combine melhor as fontes de carboidratos: evite misturar vários tipos de carboidratos, como farofa, arroz, torta ou cuscuz. Escolha uma entre essas opções ou duas, em menores quantidades.
  • Peixes para a ceia? Por que não? Sim, os peixes também podem ser uma boa opção de prato principal para as ceias de fim de ano, além de serem mais saudáveis. Você pode optar, por exemplo, pelo bacalhau, salmão ou linguado.
  • Claro, o peru também pode! Se você prefere seguir a tradição de pratos principais para a ceia, pode manter o peru no cardápio, pois é uma opção mais saudável. Frango e pernil também são alternativas igualmente saudáveis. 
  • Atenção com o tender: se possível, evite o tender, pois além de ser defumado, é calórico. O mesmo vale para os presuntos.
  • Frutas na sobremesa: aproveite as frutas dessa época na sobremesa, como por exemplo: cereja, pêssego, uva, lichia, ameixa, entre outras. Além de saborosas, são bastante nutritivas.
  • As opções de sobremesa também podem ser melhor combinadas: evite fazer várias opções de sobremesa. Você pode, por exemplo, combinar frutas e mais uma receita de sobremesa, se possível, numa versão mais saudável. Consuma sempre com moderação.
  • Fique de olho nos panetones e chocotones! Ambos são muito calóricos. Uma fatia de 45 gramas de panetone, por exemplo, possui cerca de 160 calorias! Nos chocotones, essa quantidade pode variar, mas, quanto mais chocolate, mais calorias. Existem ainda opções de chocotone com caldas extras de chocolate e as versões com sabor mousse ou doce de leite. Uma fatia desses pode conter até 400 calorias! Portanto, fique atento na hora de consumi-los e, se possível, evite.

Natal: compre com segurança na internet

Com o 13º salário e a percepção de que a economia começa a dar sinais de melhora, poucos resistem às compras de Natal. De acordo com a EBit, empresa especializada em e-commerce, as vendas pela internet devem ter, neste ano, crescimento entre 12% e 15%. Muita gente prefere comprar em lojas virtuais pela comodidade, agilidade e, não raras vezes, preços menores. Se você está nesse grupo de consumidores, planeje suas compras e tome cuidado com a segurança dos seus dados. “É comum as pessoas estarem tão dispostas às compras que acabam se esquecendo de checar se o ambiente em que ela está comprando é seguro”, adverte Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.

Veja a seguir as dicas da Certisign para que você não engrosse a lista de vítimas que tiveram seus dados roubados na web na época de Natal:

  • verifique se a página possui Selo de Segurança. Ele atesta que o site é confiável para transações e a inserção de dados;
  • se sim, clique sobre o Selo de Segurança, que geralmente fica no rodapé da página, e verifique se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço web em que você está;
  • veja se existe um cadeado fechado na barra do navegador;
  • observe se aparece a letra ”S” no endereço do site, ou seja, HTTPS.

De acordo com Cosentino, esses são os sinais dos sites protegidos pelo Certificado Digital SSL, que criptografa as informações em tráfego e atesta a legitimidade da empresa que oferece o serviço. “São garantias mínimas e indispensáveis para a inserção de dados pessoais na internet e efetivação de compras. Se a loja virtual não apresentar esses sinais, é melhor escolher outro e-commerce, ainda que o preço não seja tão convidativo”, explica.

Contratação de Neymar Jr. coroa ano excepcional do McDonald’s

  • Craque participará das campanhas exclusivas da marca para a Copa do Mundo da FIFA™ Rússia 2018;
  • Reforço fecha ano de sucesso da empresa no Brasil, que tem demonstrado sólidos resultados financeiros, aumento de mercado e investimentos pesados em expansão e modernização de seus restaurantes

Patrocinador oficial da Copa do Mundo da FIFA ™ Rússia 2018, o McDonald’s anuncia o craque Neymar Jr. como seu embaixador para as ações da marca vinculadas ao evento. O jogador, que é fã declarado dos sanduíches da rede, irá realizar uma série de ativações exclusivas para proporcionar experiências ainda mais únicas e especiais aos milhões de clientes da empresa.

A chegada da estrela internacional ao time do McDonald’s reafirma o ciclo vitorioso que a empresa tem vivido nos últimos anos, mais especificamente em 2017. A marca reforçou sua liderança no mercado brasileiro de alimentação fora do lar com um conjunto de ações que entregou mais experiência e valor aos seus consumidores, resultando em retornos financeiros sólidos, mesmo operando num mercado bastante sensível ao cenário macroeconômico brasileiro.

“Neymar Jr. e McDonald’s compartilham de valores relacionados a sucesso, vitórias, família, liderança, alegria e ousadia. Então é natural que juntemos forças para celebrarmos a participação do Brasil em mais uma Copa do Mundo”, afirma o Vice-Presidente de Marketing da empresa, Roberto Gnypek. “Contou também o fato de ele ser consumidor da marca e ter total sinergia com o que vamos desenvolver para o mundial. Vem coisa muito boa por aí!”, completa Gnypek.

Crescimento – Nos três primeiros trimestres do ano, encerrado em setembro, o sistema McDonald’s no Brasil registrou vendas comparáveis positivas de US$ 1,09 bilhão, um aumento de 14,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O EBITDA (lucro antes de impostos, amortizações e depreciações) apresentado foi de US$ 140 milhões, com crescimento de 33%, em relação a 2016.

O balanço sustentável da companhia permite o avanço do crescimento da marca no país nos próximos anos. Para isso, a companhia anunciou o investimento de R$ 1 bilhão, até 2019, para a abertura de novos restaurantes e à aceleração do plano de modernização das unidades existentes. Um exemplo desse movimento é a loja-conceito conhecida como “Henrique Schaumann”, em São Paulo, que oferece aos clientes uma “experiência do futuro”, com terminais de autoatendimento, menu inteligente, tablets e jogos interativos nas mesas, novo playground, tudo isso envelopado por um design moderno e decoração única.

“Estamos orgulhosos do trabalho desenvolvido ao longo desse ano, o que nos incentiva a fazer um 2018 ainda melhor para os nossos clientes, funcionários e investidores”, fala com orgulho o presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, Paulo Camargo. “Trabalhamos forte em diversas frentes, desde a modernização de nossos restaurantes, passando por campanhas e parcerias excepcionais para os nossos produtos, até o nosso maior desafio, que foi implementar a Cooltura de Serviço que é, basicamente, dar ao nosso funcionário autonomia para ser ele mesmos”, afirma o executivo.

Liderança – Todas essas iniciativas já refletem na consolidação de uma liderança de quase quatro décadas. Sobretudo na cabeça dos consumidores, que perceberam a mudança de postura da marca e tem visitado cada vez mais os restaurantes. Segundo dados da consultoria CREST, especializada no monitoramento de dados do setor de Food Service, o McDonald’s aumentou seu Market Share no segmento de “comida rápida” em 1,5 p.p. no período entre setembro de 2016 a setembro de 2017, atingindo quase o dobro de participação em relação ao segundo colocado.

“Atendemos as demandas dos clientes, seja oferecendo produtos mais indulgentes, seja oferecendo um atendimento menos robotizado e mais customizado. O conjunto de vários acertos faz com que o consumidor escolha mais vezes fazer as refeições em um dos nossos restaurantes, seja no dia a dia ou em dias de lazer, com a família”, afirma Camargo.

Empresa inova assessorando na aquisição de imóveis em Portugal

Brasileiros que querem investir em imóveis em Portugal contam agora com uma nova modalidade de assessoria gratuita

A complexa situação política e econômica que o Brasil atravessa neste momento inspirou a criação e operação da Casa Lusitana Assessoria Internacional, uma empresa portuguesa parceira das maiores imobiliárias, escritórios de advocacia e bancos de Portugal. A empresa Casa Lusitana, direciona a prestação de serviços à assessorar brasileiros interessados em investir em imóveis em Portugal.

A empresa oferece juntamente com seus parceiros uma sólida experiência em negociação de imóveis para estrangeiros em Portugal que incluem informações fundamentais para quem deseja residir definitivamente, passar temporadas ou investir suas economias neste país que é hoje um dos destinos mais procurados da Europa, devido ao idioma, clima, estabilidade financeira, preços ainda acessíveis e principalmente segurança.

A Casa Lusitana disponibiliza assistência financeira relacionada a valores dos imóveis, localização, potencial de valorização no mercado imobiliário português, tributação no Brasil e em Portugal, transferências e transações bancárias entre os dois países. A prestadora também é capacitada para tirar dúvidas dos investidores dando-lhes assistência na indicação dos parceiros mais experientes, atuantes e bem-sucedidos no segmento imobiliário.

No Brasil, além de apreciado para o lazer e turismo, Portugal é também considerado por muitos brasileiros como um país irmão graças à língua portuguesa e aos laços históricos e afetivos que as duas nações compartilham.

“A regressão no aporte de investimentos estrangeiros que aprofunda a  crise na economia brasileira, as dificuldades financeiras por endividamento que uma parcela dos empresários brasileiros confrontam hoje, somados à  instabilidade política, dificultam e adiam as perspectivas de retomada do crescimento no país em curto prazo. Nesse contexto ainda nebuloso e até certo ponto insondável, na avaliação de alguns analistas da economia, a Casa Lusitana surgiu como oportunidade de novos negócios lucrativos e seguros como investimento financeiro, diz Gustavo Gândara”, diretor da Casa Lusitana.

A empresa ainda destaca e reforça que Portugal é um dos países com excelente qualidade de vida, índices de segurança entre os mais altos do mundo, transportes públicos eficientes, tudo isso com preços de imóveis  menores que os praticados no Brasil.

Vantagens de comprar imóvel em Portugal

Segundo o  diretor da Casa Lusitana, Gustavo Gândara, existem muitas vantagens na aquisição de um ou mais imóveis em Portugal. As mais apreciadas pelos brasileiros são algumas facilidades, como o financiamento bancário em torno de 60 a 70% do valor do imóvel com juros que variam de 2,5% a 3,5% ao ano.

O processo de compra é concluído entre 60 e 90 dias, prazo que o comprador receberá a chave do imóvel. O valor dos condomínios em Portugal também é inferior aos praticados no Brasil. Na maioria dos prédios, o condomínio varia entre 1,0 e 2,5 euros por metro quadrado, diz Gândara. 

“O público-alvo da Casa Lusitana são brasileiros com dupla cidadania de qualquer país da Comunidade Europeia, ou brasileiros sem a dupla cidadania  que desejam adquirir um imóvel em Portugal como investimento, veraneio ou para residência”, completa Gândara.

Motorista embriagado que matar ao volante pode pegar oito anos de prisão

Aumento da pena estabelece prisão em regime fechado. Lei entra em vigor em 120 dias após ser
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 5568/2013 de autoria da deputada federal Keiko Ota(PSB/SP) que aumenta a pena de cinco até oito anos de prisão para o motorista que praticar homicídio culposo sob efeito de bebida alcoólica ou substância psicoativa. “Pela lei atual, o motorista é condenado de dois a quatro anos podendo responder em liberdade. Com o meu projeto, o tempo maior de pena já incide em prisão no regime fechado”, explica.

De acordo com a parlamentar, na maioria das vezes a pena se converte em alternativas como pagamento de cestas básicas ou trabalho voluntário. De agora em diante, essa impunidade será reduzida. Caso o motorista pratique lesão corporal grave ou gravíssima, a pena será de reclusão de dois a cinco anos. O projeto chegou a ser arquivado, mas Keiko pediu o desarquivamento para continuar lutando pelas famílias. “Tenho um compromisso por justiça e pelo fim da impunidade”, ressalta.
Em 2011, a deputada federal Keiko Ota abraçou a causa do movimento Não Foi Acidente, criado para representar os direitos das famílias e vítimas do trânsito. Cerca de 1 milhão de assinaturas foram coletadas para que a ideia virasse um projeto de lei, o qual foi apresentado pela deputada. Casos como do Rafael Baldresca, que perdeu sua família em um acidente, e Nilton Gurman, cujo sobrinho Vitor morreu devido a um motorista embriagado, deram o impulso para o movimento.
Segundo levantamento feito pelo Não Foi Acidente, 460 mil pessoas perderam a vida no trânsito por conta de motoristas embriagados nos últimos oito anos. Isso representa mais de 57 mil mortes ao ano, somente com este tipo de crime. “Meu projeto põe um fim na impunidade, e também cria a consciência para a prevenção deste problema”, conclui a parlamentar.

Fim de mês com economia na cozinha

Fim de mês e grana curta? A Academia da Carne Friboi traz dicas infalíveis para comer um prato saboroso sem gastar uma fortuna! O Sanduíche de Fraldinha é ideal para aproveitar todos os ingredientes que já estão na geladeira. Sabe aqueles pimentões e cebolas escondidos no fundo da gaveta de legumes? Nesta receita, eles são grelhados e misturados com a carne, que é preparada em apenas 20 minutos, sendo cozida na panela de pressão e desfiada. Quer repetir? A carne pode ser guardada para quando a fome bater! Use a criatividade e aproveite para preparar com ela novas receitas!

Sanduíche de fraldinha

Serve: 8 pessoas

Tempo de preparo: 40 minutos

Grau de dificuldade: intermediário

Corte: fraldinha

Cortes alternativos: coxão duro, lagarto

Ingredientes

800 g de fraldinha Friboi

2 colheres (sopa) de óleo

sal e pimenta a gosto

2 xícaras (chá) de caldo de legumes

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola cortadas em rodelas

1 pimentão vermelho cortado em tiras

1 pimentão verde cortado em tiras

1 pimentão amarelo cortado em tiras

salsa picada a gosto

8 pães tipo francês

2 colheres (sopa) de manteiga

folhas de rúcula a gosto

Modo de preparo

Tempere a fraldinha com o sal e a pimenta.

Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e sele a carne. Junte o caldo de legumes, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos depois do início da pressão.

Desligue o fogo, deixe sair a pressão, abra a panela e deixe a carne esfriar.

Desfie a carne e reserve.

Em uma frigideira grande, aqueça o azeite, doure a cebola e os pimentões.

Junte a carne reservada, a salsa, misture bem e desligue o fogo.

Corte os pãezinhos ao meio, no sentido horizontal, passe uma camada fina de manteiga.

Aqueça uma grelha e doure os pãezinhos.

Monte os sanduíches com a carne e as folhas de rúcula.

São Paulo participa da Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti

“Dia D” contará com cerca de 900 agentes de zoonoses em atuação; programação inclui atividades educativas e de eliminação de criadouros

          A Mobilização Nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, que tem o objetivo de promover ações educativas e de combate aos criadouros do vetor da dengue, chikungunya e Zika vírus, acontecerá nesta sexta-feira (8), das 9h às 17h. Entre as atividades que serão realizadas no município de São Paulo, estão previstas a intensificação das visitas casa a casa; ações com crianças em escolas municipais; operações cata-bagulho; orientação e distribuição de panfletos em estações de metrô, no Shopping Campo Limpo, Poupatempo Santo Amaro e Itaquera, em alguns terminais de ônibus, estações de metrô e locais de grande circulação de pessoas; distribuição de telas de caixa d’água e monitoramento de córregos, entre outras

         “Estamos trabalhando em diversas frentes para evitar o aumento de casos. Para isso, é fundamental combater o vetor com ações nos criadouros. Além das ações dos nossos agentes, é importante que a população fique alerta para reconhecer e combater os locais com água parada, ambiente propício ao Aedes. É importante lembrar que, em média, 85% dos criadouros estão dentro de casa”, afirma Wilson Pollara, secretario Municipal da Saúde,.

         A partir das 9h, no distrito de Campo Grande, na região Sul, ocorrerá uma intensificação de visita casa a casa para a eliminação de criadouros do mosquito e orientação aos moradores, com 20 agentes da Superintendência do Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde. A ação mobilizará também 15 agentes da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Santo Amaro/Cidade Ademar. Na ocasião, serão visitados 326 imóveis.

Combate ao Aedes em 2017

         As ações adotadas pela Prefeitura para o combate ao Aedes aegypti em 2017 diminuíram em 95,12% os casos autóctones de dengue em relação ao ano passado. Até 30 de novembro deste ano, foram registrados 794 casos de dengue contra 16.283 em 2016. Em relação à febre chikungunya, a redução foi de 80%: houve 10 casos em 2017 contra 50 no ano passado. E de Zika vírus, o município registrou três casos neste ano e 10 em 2016, redução de 70%.

         As medidas também mantiveram o Índice Predial (IP) do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegipty), que mede a presença de larvas em imóveis, em nível satisfatório, segundo critérios do Ministério da Saúde. O IP de outubro deste ano é de 0,14. O LIRAa é feito três vezes ao ano – janeiro, junho e outubro.

Capacitação para combate ao Aedes aegypti durante as inspeções sanitárias

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) realizou, no último dia 1º, no Centro Universitário São Camilo, uma capacitação para as autoridades sanitárias que realizam inspeções. O objetivo foi sensibilizar os agentes que atuam em outras áreas da Covisa, como Saúde do Trabalhador e nas áreas de Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde, a pensarem em estratégias que possam contribuir para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e auxiliar no controle das arboviroses.

No encontro foram abordados temas como a situação epidemiológica das arboviroses, o controle de vetor e a legislação pertinente. “É sempre bom enfatizar para as autoridades sanitárias a importância de observarem a presença de água parada nos estabelecimentos durante as inspeções”, explica o coordenador do Programa Municipal de Controle das Arboviroses, Eduardo de Masi.

Serviço

Ação para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti – Intensificação de visita casa a casa

Data/hora: sexta-feira (8), a partir das 9h

Ponto de encontro: Praça Alcindo Rocha Campos X Avenida Nossa Senhora do Sabará, em frente ao Cemitério do Campo Grande.

A forte alta do gás pressiona o orçamento familiar

Esta semana, a Petrobras anunciou mais um reajuste no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido com gás de cozinha. Desde junho, esse é o sexto aumento. O botijão de  até 13 kg, envasado pelas distribuidoras, vem sendo reajustado mensalmente, principalmente, em função da alta das cotações do produto nos mercados internacionais, chegando a um acumulado de quase 70%.  Segundo o professor de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Marcelo Anache, trata-se de um dos itens que mais pesa no orçamento da família brasileira.

“Esse ciclo de alta recente em tão pouco tempo está tendo um impacto grande no dia a dia das pessoas e desequilibrando o orçamento das famílias, principalmente, as mais pobres. Dessa forma, o gás de cozinha está tomando um espaço cada vez maior nos gastos e se tornando um vilão no orçamento doméstico. Como não tem como economizar muito no gás de cozinha, as pessoas estão tendo que fazer malabarismo e abrir mão de outras coisas para não ficar sem cozinhar. Somando os aumentos recentes nas tarifas de energia elétrica e combustível, o aumento do gás gera um peso extra na conta do fim do mês”, analisa.

Janela da Fertilidade é fundamental para mulheres que desejam engravidar

Conhecer o funcionamento do próprio corpo é fundamental para as mulheres que desejam engravidar naturalmente. Mesmo nas mais reguladas, podem haver variações importantes que impactam nas probabilidades de concepção. Por isso, é fundamental conhecer a “janela de fertilidade”. Mas, o que é isso?

Segundo o ginecologista e cirurgião, Dr. Edvaldo Cavalcante, a janela de fertilidade é o intervalo de seis dias entre o início e o fim da ovulação. “É neste período que as chances de engravidar estão. Por isso, quanto mais a mulher conhecer seu ciclo e perceber as mudanças que ocorrem, maior a chance de conceber”.

Segundo os estudos, é durante a janela de fertilidade que os óvulos e os espermatozoides atingem sua viabilidade máxima, ou seja, que apresentam todas as condições necessárias para a fertilização. “O intervalo máximo de fertilidade pode ser calculado por meio da análise do intervalo entre as menstruações, por kits que avaliam a ovulação e pela análise do muco cervical”, explica o médico.

Em geral, o período fértil se inicia do primeiro dia em que o muco cervical de torna mais claro e elástico, com intensa lubrificação, prolongando-se pelo menos por três dias. A janela da fertilidade ocorre num intervalo de, no máximo, seis dias, sendo esses três os mais importantes para a concepção.

O melhor dia
A maior probabilidade de concepção é quando a relação sexual ocorre dentro do intervalo de três dias antes da ovulação, terminando no dia em que ela ocorre. Em um estudo, o pico da fertilidade foi observado quando a relação aconteceu dentro dos dois dias que antecederam a ovulação.

Outra pesquisa mostrou que a maior probabilidade de gravidez acontece quando a relação sexual ocorre um dia antes da ovulação e começa a diminuir no dia provável da ovulação em diante.

Entre as mulheres que descrevem o ciclo menstrual como geralmente regular, a probabilidade de concepção resulta de uma única relação sexual que ocorre durante o período presumido de ovulação. A probabilidade de gravidez aumenta de 3.2% no oitavo dia para 9.4% no décimo segundo dia e diminui para menos de 2% no 21º dia do ciclo.

A frequência de relações sexuais está ligada diretamente à probabilidade de engravidar. Sendo assim, para quem deseja engravidar, é recomendado manter relações sexuais assim que termina o ciclo menstrual e continuar até o final presumido da ovulação.

Natal vai movimentar R$ 51,2 bi na economia, projetam SPC Brasil e CNDL

Neste ano, brasileiro vai desembolsar, em média, R$104 por presente. Lojas online ultrapassam shopping center como principal local de compras e 52% dos consumidores vão fazer pagamento à vista. Roupas encabeçam ranking de presentes.

Os sinais mais recentes de uma lenta e gradual recuperação econômica já se refletem nas perspectivas para a data mais importante em faturamento e volume de vendas no varejo: o Natal.

Uma pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 110,8 milhões de consumidores brasileiros devem presentear alguém no Natal de 2017. Se as expectativas forem confirmadas, o Natal deste ano será um pouco melhor que o do ano passado, quando a projeção havia sido de 107,6 milhões de consumidores nas lojas. Em termos percentuais, 73% dos brasileiros pretendem comprar presentes para terceiros no Natal deste ano, número que se mantém elevado em todas as faixas etárias e classes sociais. Apenas 8% disseram que não vão presentear, ao passo que 18% ainda não se decidiram.

Considerando somente a aquisição de presentes natalinos, a movimentação de dinheiro na economia deverá ser de R$ 51,2 bilhões no comércio, cifra que representa um leve crescimento nominal na comparação com 2016, ano em que a projeção girou em torno de R$ 50 bilhões.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a injeção desse volume de recursos na economia mostra porque o Natal é o período mais aguardado do ano para consumidores e comerciantes e dá indícios de que a disposição dos brasileiros para consumir está retornando. “De um lado, milhões de consumidores investem tempo e recursos financeiros na compra de presentes e na preparação das celebrações; do outro, muitos empresários se preparam para contratar mão de obra e aumentar a produção, na esperança de que as vendas compensem o resultado tímido ao longo do ano”, afirma Pellizzaro Junior.

Brasileiro vai comprar entre quatro e cinco presentes; gasto médio será de R$ 103,83 por item adquirido


Em média, os consumidores ouvidos na pesquisa pretendem comprar entre quatro e cinco presentes – no ano passado, esse número era de quatro aquisições. O valor médio com cada item será de R$ 103,83, mas considerando a compra de todos os presentes, o brasileiro deve desembolsar, em média, R$ 461,91, cifra muito próximo a observada em 2016, que era de R$ 465,59. Nas classes A e B, o valor desembolsado no total de presentes sobe para R$ 630,96 e cai para R$ 414,25 entre as pessoas da classe C. Há, contudo, uma parcela considerável de 43% de consumidores que ainda não se decidiu quanto ao valor a ser desembolsado.

Outro dado que sugere uma disposição maior de consumo para o Natal deste ano, é que a maioria dos consumidores irá gastar individualmente a mesma quantia (33%) ou um valor superior ao desembolsado em 2016 (19%). Os que pretendem gastar menos representam 26% da amostra.

Considerando os que vão gastar mais no Natal de 2017 que no de 2016, um quarto (25%) garante que irá adquirir um presente melhor, enquanto 17% reclamam do aumento dos preços. Há ainda, 14% de pessoas que economizaram ao longo do ano para poder gastar mais com os presentes natalinos. Em contrapartida, quase um terço (32%) dos consumidores que planeja diminuir os gastos dá como justificativa a situação financeira ruim e o orçamento mais apertado. Outros 23% querem economizar, enquanto 13% possuem outras prioridades de compra, como a casa própria ou um automóvel.

64% estão animados com Natal; falta de hábito, pouco dinheiro e desemprego estão entre as razões para não presentear

Ter o hábito de presentear (64%) e considerar o gesto importante (31%) são as razões mais comuns entre aqueles que decidiram comprar presentes neste Natal. Entre aqueles que não irão presentear terceiros no Natal de 2017, 20% não o fazem por falta de hábito ou porque não gostam. As demais razões estão mais ligadas à crise, como a falta de dinheiro (17%) e o desemprego (15%). Os que não vão comprar presentes porque estão endividadas e precisam pagar contas somam 10% desses consumidores.

De acordo com a pesquisa, 64% dos consumidores se declaram empolgados com o Natal, contra 27% de consumidores que estão desanimados ou menos empolgados que na mesma data do ano passado. “Tradicionalmente, há muita expectativa em torno do Natal. Embora os brasileiros estejam enfrentando tempos difíceis, com altos patamares de desemprego e uma grave crise política e social, o simbolismo e a atmosfera emocional dessa época do ano parecem predominar e despertar sentimentos positivos na maioria das pessoas”, observa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

83% vão pesquisar preços, principalmente pela internet

Em tempos de recessão, mesmo com a inflação controlada, é comum que o consumidor tenha a sensação de que o orçamento está mais apertado e que a renda não acompanha o ajuste de preço dos produtos. Tanto é que entre a maioria dos consumidores ouvidos, predomina a impressão de que os presentes de Natal estão mais caros em 2017 do que no ano passado (58%). Para 22%, os produtos estão na mesma de preço, enquanto apenas 7% falam em preços menores.

Investir tempo para fazer pesquisa de preço será novamente um hábito frequente entre os compradores: 83% garantem que vão adotar a prática e a internet (76%) será a principal aliada para fazer esse tipo de comparação. Outros 50% vão pesquisar em lojas de shopping e 48% vão comparar preços indo de porta em porta nas lojas de rua.

Compras online ultrapassam shopping center; preços, promoções e descontos são levados em conta para escolha do local de compra

Neste ano, pela primeira vez as lojas online ultrapassaram os shopping centers como o local de maior concentração das compras de Natal. Em cada dez compradores, quatro (40%) concentrarão as compras na internet, o que representa um crescimento de oito pontos percentuais em relação a 2016. Na sequência estão os shopping centers (37%), lojas de departamento (37%) e lojas de rua (26%). Os endereços online preferidos são os sites das grandes redes varejistas (68%), sites de classificados de compra e venda (42%) e lojas especializadas em vestuário e acessórios (34%).

Para quem vai comprar online, o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’ faz um alerta: “É preciso ter cuidado para realizar compras pela internet. O ideal é fazer os pedidos com certa antecedência para que os presentes cheguem a tempo das festas. O atraso na entrega de encomendas é um problema que os consumidores costumam enfrentar nesta época do ano, mas que podem ser evitados se houver planejamento”, alerta Vignoli.

Na opinião dos entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do ponto de venda são o preço (58%), ofertas e promoções (50%), diversidade dos produtos (27%) e a qualidade do atendimento (20%).

Roupas serão os produtos mais procurados no Natal e os filhos os mais agradados com presentes

De acordo com o estudo, por mais um ano as roupas permanecem na primeira posição do ranking de produtos que os consumidores pretendem comprar para presentear no Natal (56%). Os brinquedos (43%), perfumes e cosméticos (32%), calçados (31%) e acessórios, como bolsas, cintos e bijuterias (24%), completam a lista de produtos mais procurados para a data. Presentes de maior valor agregado como celulares (12%), jogos e videogames (10%), eletrônicos (8%) e joias (8%) ficaram menos bem posicionados neste ano.

No ranking daqueles que serão agradados com presentes neste Natal, os filhos aparecem em primeiro lugar (63%). Em seguida, os mais mencionados são os maridos ou esposas (49%), mães (47%), irmãos (27%) e pais (21%).

Na hora de escolher os presentes, o fator que os consumidores mais levam em conta é o perfil do presenteado (28%), seguido do desejo de quem vai receber o presente (20%), da qualidade do item (16%) e das promoções ou descontos (13%).

52% vão pagar presentes à vista; para quem parcela, dívidas vão durar, em média, até o próximo Dia das Mães

Neste ano, o pagamento à vista será o meio mais utilizado pela maioria dos entrevistados ouvidos (52%), seja em dinheiro (34%) ou no cartão de débito (19%). Os que vão se utilizar de alguma modalidade de crédito somam 43% dos compradores, sendo que o cartão de crédito parcelado lidera, com 31% de menções, seguido do cartão de crédito em parcela única (9%) e do crediário (2%).

Na média, as compras parceladas serão divididas em cinco vezes. Isso significa que esses consumidores vão comprometer parte de sua renda com prestações natalinas que só deverão ser totalmente quitadas na Páscoa ou no mês do Dia das Mães. “O brasileiro chega ao fim deste ano com a impressão de que o pior momento da recessão ficou para trás, mas deve ter cuidado em não dividir compras com prestações a perder de vista. Se a inflação controlada e a queda dos juros servem de alento, os altos níveis de desemprego ainda são um problema. É hora de controlar gastos, organizar prioridades e conduzir o orçamento de modo responsável, sem se levar pelo emocional ou assumir compromissos acima da capacidade”, orienta a economista Marcela Kawauti.

Metodologia

Inicialmente foram ouvidos 730 consumidores nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 611 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal. A margem de erro é de no máximo 3,6 e 4,0 p.p, respectivamente. A uma margem de confiança de 95%.
Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas