Fevereiro começa com mais temporais no Sul do Brasil.

Até o início da semana que vem, mais uma frente fria vai influenciar o Sul do Brasil. Este sistema vai chegar no fim de semana, e juntamente com a presença de uma área de baixa pressão sobre o continente, vai favorecer a formação de instabilidades que vão provocar mais temporais no Sul do Brasil.

Acompanhe abaixo a previsão do acumulado de chuva até o primeiro dia de fevereiro. Os acumulados são mais expressivos no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e no sul do Paraná, com valores previstos entre 100 e 150mm. Estes valores representam acumulados de chuva e não indicam a intensidade da chuva nos próximos dias. Há previsão de temporais.

A presença da frente fria, juntamente com um sistema de baixa pressão que atua no extremo sul do Brasil, provocam ventos fortes no Sul. As rajadas na noite do domingo variam entre 50 e 70km/h.

Enem Digital: entenda o funcionamento e as expectativas do novo formato

Versão digital do exame será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro

A tecnologia, que já permeia o segmento de educação, passa a fazer parte do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste mês, os alunos já poderão realizar a prova em sua versão digital. Apesar de o projeto estar em pauta desde 2015, esta será a primeira vez que os candidatos poderão fazer a prova no computador. Ao todo, 96 mil vagas foram disponibilizadas para um total de 5,8 milhões de inscritos para este ano. Todas foram preenchidas rapidamente. É um bom sinal, já que o Ministério da Educação (MEC) afirma que pretende acabar com a versão física do exame até 2026. A implementação digital será progressiva e a edição de 2020 funcionará como uma fase piloto.

As duas modalidades acontecem em datas diferentes. As provas físicas foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro, e a versão digital ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os dois modelos possuem a mesma estrutura, com 180 questões objetivas e uma redação. O Enem Digital 2020 será aplicado em 110 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.

Entenda como funciona o Enem Digital e quais as suas vantagens

Em vez de cadernos de questões e cartões de respostas de papel, parte do exame será feita no computador. A redação do exame continuará sendo feita de forma manuscrita, nos mesmos moldes de aplicação e correção do Enem tradicional. Apesar de on-line, o candidato não poderá fazer a prova remotamente e a aplicação será realizada em locais determinados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com computadores específicos.

O exame será dividido em dois domingos. No primeiro dia, além da redação, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com 5 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com 5 horas de duração.

Uma das principais vantagens do novo formato é a possibilidade de ter uma avaliação mais interativa, algo esperado nas edições futuras do exame, em que o candidato terá acesso a vídeos, áudios e infográficos, além de deixar o exame menos cansativo.

O Fernando Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Sistema de Ensino Poliedro, destaca que essa é uma tendência mundial em avaliações educacionais, como já ocorre no Pisa, no exame americano SAT e no chinês Gao Kao. “Chegou a hora de o Enem também se atualizar, já que ele é o segundo maior exame do mundo e uma referência para outros países”, diz Fernando.

O Enem Digital será mais sustentável e haverá uma grande redução de custos para o governo federal, já que a impressão de cadernos e folhas de respostas não será necessária. “Além da redução de custos com impressão, haverá uma economia considerável de recursos públicos com a logística e a segurança do processo de aplicação tradicional do Enem”, explica Santo.

Existe ainda a possibilidade de haver flexibilidade nas datas da prova. Com essa nova versão, o governo pretende realizar mais de uma aplicação do exame ao longo do ano. Assim, os candidatos poderão fazer a prova quando acharem mais adequado.

O Enem Digital só será aplicado em grandes cidades e, em geral, em salas de computação de universidades. Para garantir a adequação do modelo, o Inep, em parceria com a Fundação Cesgranrio, que também faz parte do consórcio aplicador da prova, já realizou testes para fazer as validações necessárias.

Alunos interessados em entender a fundo a nova aplicação podem fazer um simulado digital gratuito, oferecido pelo Inep para o Brasil inteiro por meio do aplicativo oficial do Enem. E os inscritos na aplicação digital deste ano podem acessar um vídeo explicativo na “página do Participante”, no portal do Inep.

Tonturas – Três em cada 10 brasileiros sofrem de algum tipo de tontura no Brasil

Quem não conhece alguém que sofre de “labirintite”?

E se soubéssemos que a principal causa de “labirintite” não precisa de remédio para ser tratada e o médico, especialista, pode curar com as mãos??? 

Calma! Não se trata de religião e nem Fake News. 

Existe a “labirintite” mais comum de todas (aproximadamente 70% dos casos de vertigem) que ocorre por soltura de cristaizinhos do interior do Labirinto. Trata-se da VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna). 

Dr. Saulo Nader, neurologista pela USP, do Albert Einstein e do Departamento Científico de Vertigem da Academia Brasileira de Neurologia (conhecido carinhosamente pelos pacientes como Doutor Tontura) chama essa doença de “Labirintite dos Cristais Soltos” para  facilitar a compreensão dos brasileiros que sofrem desse mal.

A mágica por trás dessa doença tão comum, mas que poucos sabem quem tem, Doutor Tontura explica também. 

“Ela é, literalmente, curada com as mãos. Como assim? Sim, existem manobras que o médico treinado consegue realizar no atendimento que “varrem” os cristais de volta para o lugar de onde não deveriam ter escapado e voilà: doença tratada, nada mais de tontura”, enfatiza o neurologista.

Se sente vertigem (sensação de estar caindo, das coisas girando ou balançando) ao virar e mover rápido sua cabeça como exemplos colocar a cabeça no travesseiro ao deitar, girar na cama ou olhar rápido para o alto (para um gargarejo, pegar algo em um armário ou estender roupa, por exemplo), você pode ter a VPPB e não sabe. Busque ajuda médica, seu caso pode ter fácil solução com as milagrosas manobrinhas com um especialista, sabia?

Temporais em São Paulo nesta semana

A semana será marcada por temporais em várias áreas do centro-sul do Brasil. O grande volume de água pode acarretar em transtornos. Fique atento!

Na segunda-feira o ar continua abafado e o sol ainda vai aparecer no estado, variando com períodos de mais nebulosidade. As temperaturas passam dos 30°C em grande parte do estado.

No entanto, com o deslocamento de uma frente fria que se afasta para alto mar na altura da costa paulista, as áreas de instabilidade se organizam sobre o estado de São Paulo e provocam chuva. A chuva pode vir com forte intensidade em todas as áreas, mas é no centro-sul do estado que os maiores volumes de chuva devem ser acumulados. A chuva já pode começar no período da manhã em cidades do sul e oeste do estado.

Na Grande SP também há previsão para chuva forte, principalmente entre a tarde e noite. Há risco para temporais pontuais.

Climatempo alerta para o risco de alagamentos e até deslizamentos de terra.

Tendência

A semana vai ser marcada por ar abafado e por mais chuva no estado de São Paulo. A formação de um sistema de baixa pressão na costa paulista, a partir de terça-feira(19), vai organizar ainda mais as áreas de instabilidade. As pancadas novamente devem vir acompanhadas por raios e ventos fortes e grandes volumes serão acumulados.

Fique atento! Ao longo da semana a chuva pode provocar problemas.

Após tomar a vacina o que devo fazer?

Covid-19: vacinação trará normalidade imediata à rotina das pessoas?

Especialista do Hospital São Camilo SP alerta para a importância de manter protocolos de segurança mesmo após imunização

Muito se ouviu sobre o novo normal durante o auge da pandemia e, com a expectativa de início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, muitos estão ansiosos para retornar à rotina antes da existência do vírus. Infelizmente, isso não deve acontecer tão cedo, pelos motivos elencados a seguir.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas são essenciais para o combate de doenças fatais, pois elas impedem, por ano, a morte de cerca de 2 a 5 milhões de pessoas no mundo.

Embora o imunizante contra a Covid-19 seja motivo de celebração, ainda será necessário continuar com os cuidados básicos por um tempo. “A expectativa é de que a vacinação vai reduzir o número de pessoas doentes e, portanto, a disseminação do vírus. Porém, acreditamos que ele vai continuar circulando”, explica a Dra. Beatriz Quental, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Conforme previsão da OMS, para que haja a controle da transmissão do vírus, estima-se que é preciso imunizar entre 65% e 70% da população mundial.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a imunização irá ocorrer em quatro etapas e em duas doses, tendo como prioridade a vacinação de profissionais de saúde, idosos, pessoas com comorbidades e indígenas, durante todo o ano de 2021.

“Os estudos realizados até agora mostraram melhor eficácia de determinadas vacinas com duas doses. Por isso, é importante seguir a indicação de receber as das doses, quando indicadas.”, destaca a Dra. Beatriz.

Para a maioria dos imunizantes, a vacinação deverá ocorrer em intervalo médio de 20 dias entre uma dose e outra.

Efeitos da vacina

Já em relação aos efeitos que a vacina pode proporcionar, a especialista afirma ser possível que imunizantes causem reações. “A maioria das reações observadas nos estudos realizados com as vacinas foram leves a moderadas. É importante ressaltar que, para liberação, todas as vacinas passam por estudos criteriosos, e os estudos realizados até agora mostram que as vacinas em teste são seguras.”, explica.

Alguns dos efeitos mais comuns, de acordo com a infectologista, são fadiga, febre e dor de cabeça, além de vermelhidão ou inchaço ao redor do local de aplicação.

Cuidados

Por fim, segundo a médica, mesmo com o início da imunização da população, o vírus ainda poderá ser transmitido àqueles que ainda não foram vacinados.

“Nenhuma vacina tem 100% de eficácia. Por isso, é imprescindível manter o uso da máscara, higiene de mãos e distanciamento social, que são as principais medidas para impedir a disseminação do vírus. Estas medidas serão ainda necessárias por um certo período de tempo”, finaliza.


A infectologista recomenda seguir com os cuidados básicos:

  • Higienizar as mãos frequentemente, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo;
  • Manter distância mínima de 1 (um) metro e meio entre pessoas em lugares públicos e de convívio social;
  • Higienizar objetos utilizados com frequência;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Manter os ambientes limpos e bem ventilados;
  • Se estiver doente, evitar contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos;
  • Utilizar máscara em todos os ambientes.

Cursos gratuitos disponíveis no Ramacrisna: Mecânica de Automóveis, Soldagem, Operador de Computadores e Redes Locais, e Robótica Industrial

O Instituto Ramacrisna está com as inscrições gratuitas abertas para os cursos semipresenciais de Mecânica de Automóveis, Soldagem, Operador de Computadores e Redes Locais, e Robótica Industrial. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 17 de janeiro, às 12h. Todos os cursos acontecerão entre os dias 25 de janeiro e 25 de maio de 2021, com direito à certificado de conclusão, material didático online e uniforme inclusos. 

Após se inscrever no site da instituição, o candidato passará por um processo seletivo totalmente on-line a partir do dia 19 de janeiro, data em que a instituição enviará por e-mail uma pesquisa socioeconômica e um link para a realização de uma prova de conhecimentos gerais. O resultado sairá no dia 22 de janeiro as 14h com a lista de selecionados publicada no site do Instituto.  

Os cursos terão carga horária de 300 horas de aprendizado. O aluno deve ter acesso à internet para fazer as aulas on-line e disponibilidade para participar das aulas práticas presenciais no Instituto Ramacrisna, em Betim. As aulas presenciais serão ministrada com escala de alunos para evitar aglomerações, seguindo todo protocolo de prevenção ao COVID-19. 

Para inscrições e mais detalhes sobre os cursos acesse: ramacrisna.org.br/nossos-cursos.

Benefícios do INSS acima do mínimo têm reajuste de 5,45% em 2021

Reajuste é feito com base no INPC, divulgado nesta terça-feira (12)

Nesta quarta-feira (13), o governo oficializou o reajuste de 5,45% para os aposentados e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais de 1 salário mínimo.Com a medida de reajuste publicada em portaria no Diário Oficial da União, o teto dos benefícios do INSS, que antes tinha o valor de R$6.101,06, passa a ser de R$6.433,57.

A portaria, no entanto, não abrange o potencial reajuste no salário mínimo de 2021, que não cobre a inflação do ano passado. Este valor acompanha o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado nesta terça-feira (12) pelo IBGE. O INPC mede a inflação para famílias cuja renda total é de um e cinco salários mínimos, e é utilizado como valor de referência para atualização anual de benefícios previdenciários e do salário mínimo.

Os novos valores deverão ser creditados aos segurados do INSS entre 25 de janeiro e 5 de fevereiro e as datas podem variar de acordo com o valor que será recebido.“A mudança no teto dos benefícios tende a impactar também os valores de contribuição para o INSS e os gastos do governo nos próximos anos”, comenta Thomas Carlsen, co-fundador e COO da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal para pequenas e médias empresas. “Pensando também em termos da Reforma da Previdência, é importante que os trabalhadores e empregadores que terão que lidar com a aposentadoria nos próximos anos tenham um entendimento claro sobre as mudanças nos valores de contribuição atual”, avalia Carlsen.

Estima-se que cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas receberão os benefícios neste ano e a orientação do INSS é que os segurados fiquem atentos às datas de depósitos, que dependem do número final do cartão de benefício (sem considerar o último dígito verificador).

Volta às aulas – aulas presenciais serão retomadas em fevereiro

Dia 1º de fevereiro terá início atividades dos professores nas escolas e das crianças em casa, que devem retornar com 35% dos estudantes no dia 15

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), autorizou a retomada das aulas presenciais na rede pública e privada de ensino da capital a partir do dia 1º de fevereiro. A decisão foi tomada tendo como base os estudos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e apresentados na manhã desta quinta-feira (14/01), durante coletiva de imprensa virtual.

“A recomendação da Saúde é o retorno de todos os equipamentos de Educação com 35% da sua capacidade. É importante essa colocação para que a população de São Paulo fique tranquila, pois haverá o monitoramento constante”, explicou o vice-prefeito Ricardo Nunes.

Para a retomada das aulas será montado um sistema de acompanhamento da vigilância da rede de educação municipal por meio das Unidades Básicas de Saúde.

“Também teremos as Escolas Sentinelas. Vamos escolher na área das 28 Unidades de Vigilância Sanitária do município uma escola que será acompanhada durante os 14 dias do ciclo do coronavírus para ter todos os dados de alunos, funcionários e também dos pais. Ela será a nossa referência naquele território”, explicou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Nas quatro mil escolas da rede municipal de ensino, o retorno será com 35% dos estudantes em sistema de rodízio. As primeiras duas semanas de aulas serão de preparação. Por meio da Escola de Formação para Professores serão realizadas imersões que irão preparar os docentes para essa nova realidade de atividades híbridas entre os alunos.

As escolas funcionarão durante o período habitual e passarão por constante análise. Em caso de suspeita, além do Protocolo de Saúde já desenvolvido, as escolas contarão com Unidades Básicas de Saúde de referência que farão o monitoramento da unidade, colaborando com as dúvidas frequentes e o encaminhamento de possíveis casos.

“A pandemia ainda não acabou, precisamos adotar todos os trabalhos necessários, mas o trabalho feito merece o nosso cumprimento. Seguindo as orientações da Saúde, podemos retomar as atividades presenciais na Rede Pública de Ensino”, explicou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

Educação e Saúde terão um grupo técnico constante que fará análise das condições e do andamento de reabertura. Esse grupo poderá determinar a ampliação no número de estudantes nas escolas ou até o retrocesso da medida, de acordo com as informações que serão trocadas ao longo do tempo.

Segundo a secretária adjunta de Educação, Minea Paschoaleto Fratella, 100% dos alunos devem voltar, mas em sistema de rodízio. “Os familiares podem optar pelo retorno das crianças ou não. Vamos fazer uma pesquisa com os familiares”, disse.

Preparação

A Prefeitura de São Paulo prevê investimentos totais de R﹩ 2,7 bilhões para garantir que as medidas de segurança e sanitárias sejam cumpridas em todas as escolas e instituições da rede. Deste total, R﹩ 1,7 bilhão foi investido em 2020 e outro R﹩ 1 bilhão deve ser investido em 2021.. Neste período houve a aquisição de 465 mil tablets que serão utilizados pelos alunos e 552 escolas foram reformadas (telhado, hidráulica, adequação de fiação e cabos de rede, pintura e construção de muros).

Também foram adquiridos 760 mil kits de higiene (sabonete líquido, copo e nécessaire), 2,4 milhões de máscaras de tecido, 6,2 mil termômetros digitais e 75 mil protetores faciais que serão destinados a alunos e servidores, com investimento total de cerca de R﹩ 20 milhões.

Segundo o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, foram repassados R﹩297 milhões para as escolas por meio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF). “Repassamos recursos para a compra de tapetes sanitizantes, consertos de torneiras, colocação de lavabo, tampa de privada, mudança do fluxo de chegada e saída dos alunos, sinalização”, explicou.

Todas as salas de aula serão adaptadas com computadores, projetores e caixa de som para permitir a transmissão da aula para os alunos que não estejam de forma presencial.

Em Belo Horizonte, colégios realizam maratonas para o Enem

Às vésperas da primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizada neste domingo, 17 de janeiro, os colégios em Belo Horizonte reforçam programação intensa para preparar os alunos, após um ano turbulento por causa da pandemia do Covid-19. Contudo, devido ao ano atípico de uma realidade totalmente remota, dificuldades de concentração e cansaço podem ser alguns dos desafios encontrados por alunos. Para motivar os estudantes, simulados e encontros virtuais são realizados pelas instituições, como é o caso do Colégio Nossa Senhora das Dores, na região Leste da capital, que tem apostado em webinars interativos sobre temas da atualidade e a aplicação de simulados e acompanhamentos pedagógicos. A preparação dos alunos começou desde o início de 2020.

Colégio Dona Clara conta com três unidades em Belo Horizonte. Foto: Divulgação.

No Colégio Dona Clara, também na capital, tiveram investimentos em encontros virtuais com foco no ENEM. A iniciativa teve início no ano passado com momentos de aprendizado após o horário de aula regular e numa frequência de três vezes por semana ao longo do ano. Além dos encontros, com resolução de itens e o acompanhamento de um time de professores, foram aplicados ainda 4 simulados seguindo os mesmos moldes do ENEM oficial, sendo ofertados em dois dias de provas com 90 questões cada e ainda a redação.

Segundo a instituição que possui três unidades no bairro Dona Clara, desde o início da pandemia os alunos estão em contato com a educação remota, uma forma habitual de desenvolver uma das novidades anunciadas pelo Inep, o Enem Digital. A direção acredita que esta estratégia aumenta o resultado dos alunos, pois o desenvolvimento de atividades de forma contínua e constante proporciona uma maior compreensão dos conteúdos e favorece o desenvolvimento de habilidades importantes para os ingressos em universidades.

Já o Colégio Arnaldo, no bairro Funcionários, promove no dia 16 de janeiro, véspera do primeiro final de semana de provas, a ‘Maratona Enem’. O evento, online e gratuito, será às 16h no canal da instituição no YouTube. O objetivo é discutir os temas mais frequentes da prova, dar dicas para os estudantes e esclarecer dúvidas dos participantes sobre o Exame do Ensino Médio. A Maratona será comandada pelos professores do Arnaldo que vão falar dos temas mais frequentes e questões típicas da prova.

De acordo com o Historiador e Especialista em aplicação de provas, entre elas o ENEM, Professor Cássio Luige, com a adoção de tecnologias corretas, é possível oferecer uma preparação que ajude o estudante a obter um desempenho satisfatório no dia da prova. “O ensino híbrido nos trouxe vários desafios. Porém, os professores e a família precisam ajudá-lo a chegar ao seu foco. Tenho convivido com os meus alunos de perto, visto os seus medos e a falta de confiança em si mesmos diante do grande desafio de aprender. Há um grande déficit educacional no nosso país, de modo geral, até mesmo nas grandes capitais. Por isso, nós como professores precisamos ir muito além de passar conteúdos. O meu aluno está confiando em mim como alguém que tem as chaves para a porta que ele quer entrar. Preciso ajudá-lo a achar essas chaves e a se sentir capaz de encontrá-las”, conclui.

6 passos para fugir do golpe do boleto falso

Na confusão das contas de início de ano, muitos golpistas se aproveitam para tentar enganar as pessoas com envio de boletos falsos. Com a tecnologia e meios de pagamentos eletrônicos esses tipos de golpes se aprimoraram, são muitos os e-mails e notificações em relação a pagamentos atrasados e, sem cuidados, as pessoas caem nesses golpes.

“Os boletos chegam e as pessoas ficam em dúvida se devem pagar ou não e, por medo de ficar com nome sujo, e por ser prático e de fácil acesso o pagamento, as pessoas realizam o pagamento, principalmente as pessoas com maior idade”, explica Afonso Morais, sócio da Morais Advogados Associados (www.moraisadvogados.com.br).

Mas, o que parecia ser simples e seguro, se torna um problema, sendo que nesses golpes as pessoas não tinham nada devendo e param de forma indevida, perdendo dinheiro.

O golpe da cobrança com boleto falso, que é muito comum na internet, agora ficou mais sofisticado e perigoso, os bandidos estão montado call centers e conseguindo informações de contratos de bancos, financeiras, lojas, escolas, operadoras de telefonia e TV a cabo, e agindo como verdadeiras empresas de cobrança, ligando ou enviando mensagens via WhatsApp para os devedores, propondo acordos com um valor muito a abaixo do débito, que claro, os devedores sempre aceitam.

Mas, como evitar esses golpes? Afonso Morais, sócio da Morais Advogados Associados (http://www.moraisadvogados.com.br), preparou algumas instruções de como se proteger na hora de pagar suas contas.

1 – Confira a empresa cobradora

Quando for cobrado por um escritório jurídico ou uma empresa de cobranças, certifique-se que estes cobradores estão autorizados a negociar o seu débito, com o credor ou peça algum documento que autorize a empresa a cobrar o débito, porque é na cobrança que começa a fraude do boleto falso.

Nenhum credor, seja banco, financeira, loja, ou outro concede redução do débito de uma dívida em 80%, e é esta estratégia que usam os estelionatários para convencer os consumidores a pagarem boletos falso sem o devido contato.

2- Cheque os dados do boleto

Boleto falso traz algumas características que podem ser facilmente checadas pelo usuário. Veja se os dígitos finais representam o valor do boleto: se são diferentes, é possível que seja golpe. Caso seja uma cobrança recorrente, como boleto de financiamento de veículo (onde ocorre o maior número de fraudes), fatura da TV a cabo, boleto da escola dos filhos que costume vir com valor fixo, suspeite se houver alguma variação inesperada. Confirme também seus dados pessoais, como CPF e busque por erros de português e de formatação.

Verifique ainda se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o código do banco que aparece como sendo o emissor do boleto. Também antes de efetivar o pagamento, verifique se o cedente do boleto é a instituição que realmente você está devendo, se for diferente não efetive o pagamento. Os números bancários podem ser checados no site da Febraban (http://www.febraban.org.br/associados/utilitarios/bancos.asp).

3. Verifique a origem com o banco e financeira

Se o boleto é emitido por uma financeira, banco ou loja, pesquise a reputação da empresa no Reclame Aqui para se certificar de que ela de fato existe. Se for cobrado por uma empresa de cobranças, verifique junto ao credor se ela está autorizada a negociar o seu débito e emitir boletos.

Em caso de compras online, opte sempre que possível por outros meios de pagamentos que não envolvam boleto. Plataformas como Mercado Pago, PagSeguro e demais meios digitais oferecem mais segurança quando atuam como intermediárias e podem ser acionadas se algo der errado na transação.

4. Prefira a leitura automática do código de barras

Em qualquer boleto, prefira sempre ler o código de barras pela câmera do celular ou no caixa eletrônico. Em geral, boletos com linha digitável adulterada não trazem código de barras compatível e precisam forçar a vítima a digitar a sequência manualmente para completar o golpe. Um documento com barras ilegíveis, portanto, tem maiores chances de ser fraudulento.

5. Baixe o boleto no site do credor

Sempre que possível, é importante baixar boletos diretamente no site do banco ou da empresa que está fazendo a cobrança. Duvide sempre de boletos que chegam por e-mail, especialmente quando a mensagem traz um assunto como “Urgente” ou “Seu nome está no Serasa”. Uma boa maneira de driblar esse tipo de problema é usando um serviço de e-mail com bom sistema de anti spam, como o Gmail. O mesmo vale para faturas que chegam via WhatsApp.

Em golpes mais sofisticados, um boleto falso pode até mesmos ser enviado para a casa da vítima. Nessa modalidade, o documento pode vir com visual idêntico ao original, incluindo envelope com carimbo e remetente real.

6. Certifique-se de que o site é seguro e evite Wi-Fi público

Ao fazer download do boleto no site do credor, certifique-se de que está acessando a página verdadeira e de que o endereço começa por HTTPS. Páginas seguras trazem o selo do certificado SSL que assegura contra invasões e garante maior confiabilidade para o documento que está sendo baixado.

Evite também se conectar em redes públicas, que são mais suscetíveis a ataques no roteador capazes de falsificar páginas visitadas. Em golpes mais avançados, o criminoso pode interceptar o acesso e alterar um boleto aparentemente baixado do site oficial do banco. Por isso, opte sempre por fazer o download em uma rede segura e com senha, ou pela Internet móvel do celular.

Na confusão das contas de início de ano, muitos golpistas se aproveitam para tentar enganar as pessoas com envio de boletos falsos. Com a tecnologia e meios de pagamentos eletrônicos esses tipos de golpes se aprimoraram, são muitos os e-mails e notificações em relação a pagamentos atrasados e, sem cuidados, as pessoas caem nesses golpes.

“Os boletos chegam e as pessoas ficam em dúvida se devem pagar ou não e, por medo de ficar com nome sujo, e por ser prático e de fácil acesso o pagamento, as pessoas realizam o pagamento, principalmente as pessoas com maior idade”, explica Afonso Morais, sócio da Morais Advogados Associados (www.moraisadvogados.com.br).

Mas, o que parecia ser simples e seguro, se torna um problema, sendo que nesses golpes as pessoas não tinham nada devendo e param de forma indevida, perdendo dinheiro.

O golpe da cobrança com boleto falso, que é muito comum na internet, agora ficou mais sofisticado e perigoso, os bandidos estão montado call centers e conseguindo informações de contratos de bancos, financeiras, lojas, escolas, operadoras de telefonia e TV a cabo, e agindo como verdadeiras empresas de cobrança, ligando ou enviando mensagens via WhatsApp para os devedores, propondo acordos com um valor muito a abaixo do débito, que claro, os devedores sempre aceitam.

Mas, como evitar esses golpes? Afonso Morais, sócio da Morais Advogados Associados (http://www.moraisadvogados.com.br), preparou algumas instruções de como se proteger na hora de pagar suas contas.

1 – Confira a empresa cobradora

Quando for cobrado por um escritório jurídico ou uma empresa de cobranças, certifique-se que estes cobradores estão autorizados a negociar o seu débito, com o credor ou peça algum documento que autorize a empresa a cobrar o débito, porque é na cobrança que começa a fraude do boleto falso.

Nenhum credor, seja banco, financeira, loja, ou outro concede redução do débito de uma dívida em 80%, e é esta estratégia que usam os estelionatários para convencer os consumidores a pagarem boletos falso sem o devido contato.

2- Cheque os dados do boleto

Boleto falso traz algumas características que podem ser facilmente checadas pelo usuário. Veja se os dígitos finais representam o valor do boleto: se são diferentes, é possível que seja golpe. Caso seja uma cobrança recorrente, como boleto de financiamento de veículo (onde ocorre o maior número de fraudes), fatura da TV a cabo, boleto da escola dos filhos que costume vir com valor fixo, suspeite se houver alguma variação inesperada. Confirme também seus dados pessoais, como CPF e busque por erros de português e de formatação.

Verifique ainda se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o código do banco que aparece como sendo o emissor do boleto. Também antes de efetivar o pagamento, verifique se o cedente do boleto é a instituição que realmente você está devendo, se for diferente não efetive o pagamento. Os números bancários podem ser checados no site da Febraban (http://www.febraban.org.br/associados/utilitarios/bancos.asp).

3. Verifique a origem com o banco e financeira

Se o boleto é emitido por uma financeira, banco ou loja, pesquise a reputação da empresa no Reclame Aqui para se certificar de que ela de fato existe. Se for cobrado por uma empresa de cobranças, verifique junto ao credor se ela está autorizada a negociar o seu débito e emitir boletos.

Em caso de compras online, opte sempre que possível por outros meios de pagamentos que não envolvam boleto. Plataformas como Mercado Pago, PagSeguro e demais meios digitais oferecem mais segurança quando atuam como intermediárias e podem ser acionadas se algo der errado na transação.

4. Prefira a leitura automática do código de barras

Em qualquer boleto, prefira sempre ler o código de barras pela câmera do celular ou no caixa eletrônico. Em geral, boletos com linha digitável adulterada não trazem código de barras compatível e precisam forçar a vítima a digitar a sequência manualmente para completar o golpe. Um documento com barras ilegíveis, portanto, tem maiores chances de ser fraudulento.

5. Baixe o boleto no site do credor

Sempre que possível, é importante baixar boletos diretamente no site do banco ou da empresa que está fazendo a cobrança. Duvide sempre de boletos que chegam por e-mail, especialmente quando a mensagem traz um assunto como “Urgente” ou “Seu nome está no Serasa”. Uma boa maneira de driblar esse tipo de problema é usando um serviço de e-mail com bom sistema de anti spam, como o Gmail. O mesmo vale para faturas que chegam via WhatsApp.

Em golpes mais sofisticados, um boleto falso pode até mesmos ser enviado para a casa da vítima. Nessa modalidade, o documento pode vir com visual idêntico ao original, incluindo envelope com carimbo e remetente real.

6. Certifique-se de que o site é seguro e evite Wi-Fi público

Ao fazer download do boleto no site do credor, certifique-se de que está acessando a página verdadeira e de que o endereço começa por HTTPS. Páginas seguras trazem o selo do certificado SSL que assegura contra invasões e garante maior confiabilidade para o documento que está sendo baixado.

Evite também se conectar em redes públicas, que são mais suscetíveis a ataques no roteador capazes de falsificar páginas visitadas. Em golpes mais avançados, o criminoso pode interceptar o acesso e alterar um boleto aparentemente baixado do site oficial do banco. Por isso, opte sempre por fazer o download em uma rede segura e com senha, ou pela Internet móvel do celular.

Na hora de pagar uma conta é importante certificar-se da procedência do site, origem do e-mail e dados do código de barra. Empresas só enviam a segunda via quando o documento é solicitado pelo cliente, caso contrário, desconfie.

Na hora de pagar uma conta é importante certificar-se da procedência do site, origem do e-mail e dados do código de barra. Empresas só enviam a segunda via quando o documento é solicitado pelo cliente, caso contrário, desconfie.