Prefeitura de São Paulo recebe inscrições para o Bolsa Jovem em São Miguel Paulista na próxima semana

Alunos da rede pública municipal, no nível nível médio, EJA ou CIEJA, poderão realizar o cadastro presencialmente, nos dias 21 e 22 de fevereiro, para participar de programa de qualificação profissional com bolsa-auxílio de R$ 627,21

A Prefeitura de São Paulo promove, nos dias 21 e 22 de fevereiro, uma ação presencial do programa Bolsa Jovem para cadastramento de estudantes com idade entre 16 e 20 anos, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. O Cate Móvel ficará disponível no local entre 8h e 15h.
 

O programa, destinado aos jovens com idades entre 16 e 20 anos, alunos da rede municipal de ensino — nível médio, EJA ou no CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) — oferecerá bolsa-auxílio no valor de R$ 627,21. O pagamento será condicionado à comprovação de pelo menos 60h de atividades por mês.
 

“Queremos que o programa Bolsa Jovem vá além de ajudar famílias durante os desafios da pandemia. Nosso objetivo é atingir a população em vulnerabilidade, em especial o jovem que está em busca de manter seus estudos a fim de alcançar uma vaga de emprego. Capacitando esses jovens teremos mão de obra preparada para a retomada econômica da cidade de São Paulo”, pontua a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

O Bolsa Jovem é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, de Educação, dos Direitos Humanos e Cidadania e da Fundação Paulistana, criada para evitar a evasão escolar e preparar essas pessoas para o primeiro emprego ou recolocação profissional. As atividades serão desenvolvidas no formato on-line na área administrativa pelo Portal Cate.

Serão investidos mais de R$ 17 milhões para pagamento de bolsa-auxílio e contratação de oficineiros, que irão atuar como mentores e tutores dos alunos. O jovem selecionado terá a chance de se preparar para o mercado de trabalho com diversas ferramentas que o capacite para habilidades técnicas e socioemocionais para desenvolver performance adequada em processos seletivos e manutenção da vaga ao conquistarem uma oportunidade de emprego ou no empreenderem.
 

Os selecionados terão contato com conteúdo da área de Administração de Empresas, em segmentos de finanças, marketing, logística e recursos humanos. As aulas serão realizadas pelo Portal Cate com conteúdo autoinstrucional, ou seja, o aluno faz a gestão das aulas assistidas, podendo rever as atividades gravadas, quantas vezes necessitar. Os alunos receberão uma senha exclusiva da plataforma para ser direcionado ao ambiente do curso, que contará com módulos liberados periodicamente. Além do conteúdo programado, os alunos ainda receberão reforço escolar em Português e Matemática e orientações de tutores e mentores, uma vez por semana, em aulas ao vivo por duas horas. O projeto tem duração de seis meses, com carga horária de, no mínimo, 60 horas mensais. A previsão de início das aulas é em fevereiro deste ano.
 

O Bolsa Jovem faz parte do programa Bolsa Trabalho e tem entre as exigências de participaçãoestar desempregado, sem receber benefícios como seguro-desemprego, pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo e residir no município de São Paulo. O programa Bolsa Jovem ainda apresenta iniciativa inclusiva ofertando 10% das vagas destinadas a jovens autodeclarados LGBTI, 6% para jovens com deficiência e 6% para jovens imigrantes e/ou refugiados.
 

Serviço


Cate Móvel – Programa Bolsa Jovem

Dias 21 e 22 de fevereiro, das 8h às 15h.
Praça Rosa de Pedro José Nunes (Rua Polka, 237) — São Miguel Paulista — zona leste.

Cursos e eventos sobre tecnologia e redes, oferecidos de forma gratuita pelo Ceptro.br

No calendário há atividades de fevereiro a novembro, como treinamento em IPv6 avançado e a Semana de Capacitação

Profissionais que atuam como provedores de Internet ou na administração de redes terão em 2022 diversas opções de cursos e eventos gratuitos, de alta qualidade, oferecidos pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Para isso confira o calendário de atividades capitaneadas por profissionais considerados referência no mercado:

 

Curso BCOP
Originalmente oferecido na modalidade presencial, o curso de Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos (BCOP) passou a ter uma versão à distância devido às restrições impostas pela pandemia COVID-19. Em 2022, haverá os dois formatos: presencial e on-line. Atenção: as vagas são limitadas!

O curso é voltado ao pessoal técnico e gestores de TI de empresas detentoras de registro de Sistema Autônomo, ou de empresas que oferecem conteúdos e serviços na Internet e anseiam em adquirir recursos de numeração próprios devido à crescente complexidade de sua rede. Incluem-se portais de conteúdo, comércio eletrônico, empresas de mídia, universidades, órgãos do governo etc.
 

Modalidade à distância

Turma 20 BCOP EaD – 20 a 24 de junho de 2022;
Turma 21 BCOP EaD – 1 a 5 de agosto de 2022;
Turma 22 BCOP EaD – 29 de agosto a 2 de setembro de 2022;
Turma 23 BCOP EaD – 7 a 11 de novembro de 2022.

Confira informações atualizadas sobre o curso e inscrições acessando https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-bcop-ead/ 

Modalidade presencial

Turma 38 BCOP – 25 a 29 de abril de 2022 – Brasília/DF;
Turma 39 BCOP – 16 a 20 de maio de 2022 – Manaus/AM;
Turma 40 BCOP – 27 de junho a 1 de julho de 2022 – Recife/PE;
Turma 41 BCOP – 25 a 29 de julho de 2022 – Belo Horizonte/MG;
Turma 42 BCOP – 22 a 26 de agosto de 2022 – Curitiba/PR.

Confira informações atualizadas sobre o curso e inscrições acessando https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-bcop/

IX Fórum Regional
Promovido pelo NIC.br desde 2017, o IX Fórum Regional é um evento que reúne representantes de provedores, órgãos públicos, entidades acadêmicas e associações, entre outros importantes atores envolvidos na Internet. A iniciativa busca estimular o diálogo sobre a infraestrutura da rede das diferentes localidades no Brasil.

Edição Centro-Oeste – Brasília/DF, 29 de abril de 2022;
Edição Norte – Manaus/AM, 20 de maio de 2022;
Edição Nordeste – Recife/PE, 1 de julho de 2022;
Edição Sudeste – Belo Horizonte/MG, 29 de julho de 2022;
Edição Sul – Curitiba/PR, 26 de agosto de 2022.

Confira informações atualizadas em: https://regional.forum.ix.br/
 

Semana de Capacitação
Realizada on-line, a Semana de Capacitação promove diversos minicursos de alto nível técnico sobre Internet e redes. Ministrados durante 5 dias, são oferecidos gratuitamente e transmitidos pelo canal do NIC.br no YouTube.

Edição on-line 4: 28 de março a 1 de abril de 2022, a partir das 9 horas (horário de Brasília);

Edição on-line 5: 12 a 16 de setembro de 2022, a partir das 9 horas (horário de Brasília).

Confira informações atualizadas em: https://semanacap.bcp.nic.br/

Curso de IPv6 Avançado presencial
Com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos que finalizaram o curso básico de IPv6 à distância, a equipe do Ceptro.br|NIC.br decidiu criar o curso presencial de IPv6 avançado. Esse novo curso possui a duração de 20 horas e o treinamento é oferecido nas dependências do NIC.br, em São Paulo.

Confira informações atualizadas em: https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-avancado-ipv6/
 

Lives Intra Rede

Intra Rede é o programa de lives do Ceptro.br|NIC.br focado em debater assuntos relacionados à infraestrutura da Internet no contexto atual.

Programação:

  • Live “Gestão de redes de alto desempenho” – 13 de abril, a partir das 10 horas (horário de Brasília);
  • Live “Tecnologias emergentes aplicadas as redes” – 25 de maio, a partir das 10 horas (horário de Brasília);
  • Live “IPv6 e os principais erros cometidos numa implantação de rede” – 15 de junho, a partir das 10 horas (horário de Brasília);
  • Live “Como se prevenir e como atuar durante um incidente de segurança” – 13 de julho, a partir das 10 horas (horário de Brasília);
  • Live “Ferramentas para operação de redes” – 10 de agosto, a partir das 10 horas (horário de Brasília);
  • Live “Evolução das redes, novas pesquisas e protocolos” – 16 de novembro, a partir das 10 horas (horário de Brasília).

Confira informações atualizadas em: https://intrarede.nic.br/
 

Semana de Infraestrutura
Promovida pelo NIC.br, a Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil é voltada aos provedores de conteúdo e de acesso à rede, engenheiros e técnicos, analistas de segurança, empresários do setor, gestores de TI, participantes do IX.br, representantes de Sistemas Autônomos, fabricantes de equipamentos, e a todos os interessados em debater a operação e o funcionamento da Internet no país.

Fazem parte da programação, o IX Fórum e os encontros do GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes) e do GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes).

Confira informações atualizadas em: https://nic.br/semanainfrabr/

Anote na agenda

Março

• [on-line] 28/3 a 1/4 – Semana de Capacitação 4

Abril

• [presencial] 4/4 a 8/4 — Curso IPv6 Avançado — Turma 1- São Paulo

• [on-line] 13/4 – Live Intra Rede

• [presencial] 25 a 29/4 – Curso BCOP + IX Fórum Regional – Brasília/DF

Maio

• [presencial] 16/5 a 20/5 – Curso BCOP + IX Fórum Regional – Manaus/AM

• [on-line] 25/5 – Live Intra Rede

Junho

• [on-line] 15/6 – Live Intra Rede

• [on-line] 20/6 a 24/6 – Curso BCOP a distância

• [presencial] 27/6 a 1/7 – Curso BCOP + IX Fórum Regional – Recife/PE
 

Julho

• [on-line] 13/7 – Live Intra Rede

• [presencial] 18 a 22/7 — Curso IPV6 Avançado — Turma 2 – São Paulo

• [presencial] 25 a 29/7 – BCOP + IX Fórum Regional – Belo Horizonte/MG

Agosto

• [on-line] 1/8 a 5/8 – Curso BCOP a distância

• [on-line] 10/8 – Live Intra Rede

• [presencial] 22 a 26/8 – Curso BCOP + IX Fórum Regional – Curitiba/PR

Setembro

• [on-line] 29/8 a 2/9 – Curso BCOP a distância

• [on-line] 12 a 16/9 – Semana de Capacitação 5

• [presencial] 19 a 23/9 — Curso IPV6 Avançado — Turma 3 – São Paulo

Outubro

• [presencial] 24 a 28/10 – 12ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil

Novembro

• [on-line] 7 a 11/11 – Curso BCOP a distância

• [on-line] 16/11 – Live Intra Rede

Novo Ensino Médio: a importância de um projeto de vida que fale a linguagem do aluno

Uma das novidades da nova grade curricular é o estímulo das competências socioemocionais, visando a autonomia, a liberdade de escolha, e o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

Há 6 anos trabalhando no desenvolvimento de habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes, o LIV pode ser um grande aliado das escolas nessa nova jornada.

Os desafios da vida vão muito além de traçar metas e cumprir tarefas. Envolvem sonhos, expectativas, cobranças, oportunidades, reconhecimento, além de pensamento crítico e perseverança para realizar escolhas. Vivenciar tudo isso ainda tão jovem pode ser um pouco assustador para muitos adolescentes. Mas, com a proposta do Novo Ensino Médio, os alunos terão mais recursos para planejar a sua vida de maneira cuidadosa e desenvolver habilidades socioemocionais que ajudem nos desafios presentes na contemporaneidade, com um olhar integral sobre si, sua trajetória e suas aspirações.

O novo formato do Ensino Médio e a sua nova grade curricular propõem uma visão integral da formação dos estudantes, contemplando não apenas os conteúdos formais como Matemática, Física e Biologia, por exemplo, mas também os aspectos éticos e sociais imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, chamado “Projeto de Vida”.

O novo ensino médio traz a flexibilidade do currículo como marca e a possibilidade de exercitar na prática o exercício de fazer escolhas. O Projeto de Vida chega, então, como essa articulação da liberdade em escolher e da responsabilidade quanto às minhas escolhas. Por isso é importante desenvolver o autoconhecimento, por exemplo, para que os jovens possam traçar metas e ir entendendo em quais áreas do conhecimento eles querem se aprofundar, podendo experimentar ao longo dessa trajetória escolar. A ideia é que os alunos tenham uma maior liberdade de escolha entre as áreas do conhecimento nas quais gostariam de se aprofundar ao longo dos anos. É um Ensino Médio que busca ser mais atraente e flexível para os jovens.”explicaJuliana Hampshire, educadora brincante e coordenadora pedagógica do LIV.

Com o LIV, programa socioemocional que alcança 200 mil alunos pelo Brasil, o Projeto de Vida sempre foi priorizado. Assim como propõe a Base Nacional Comum Curricular, o LIV impulsiona o protagonismo e a autoria dos alunos a partir do desenvolvimento do autoconhecimento, empatia e relacionamento, além das habilidades socioemocionais. O programa acredita que é preciso estimular a escuta empática, exercitar o pensamento crítico e o cuidado com as relações com os outros e com o mundo desde a Educação Infantil, de maneira intencional e apropriada para cada faixa etária. E é isso que o LIV tem feito ao longo desses seus quase seis anos de trabalho nas escolas.

“O projeto de vida proposto pelo LIV começa a ser estruturado desde a Educação Infantil, abordando questões que são e serão pertinentes ao longo de toda a trajetória de vida do aluno. Especialmente no Ensino Médio, ao longo de três anos, trabalhamos temáticas como autoconhecimento, relações familiares, responsabilidade social e tomada de decisão saudável. As aulas são conduzidas pelos eixos “Como eu estou?”, “O que me move?” e “Para onde vou?”. Além disso, os alunos recebem materiais e conteúdos audiovisuais exclusivos que os ajudam a aprender estratégias organizacionais para seus cotidianos. Isso é essencial para que eles possam desenhar, concretamente, seus Projetos de Vida com mais autonomia e responsabilidade.”, conta a educadora do LIV.

Pilar socioemocional nas escolas

O objetivo do LIV é preparar os alunos para os desafios da vida através de um programa que desenvolve competências socioemocionais de maneira transversal. As aulas do programa ocorrem uma vez por semana e alcançam toda a comunidade escolar por meio de propostas pedagógicas estruturadas e materiais em diversos formatos.

Cada recurso – como livros, músicas, seriados audiovisuais, etc. – foi pensado para atender as necessidades e características de faixas etárias específicas, sendo divididos em: Educação Infantil, trabalhando as emoções básicas; Educação Fundamental, com foco na inteligência emocional, e nas habilidades socioemocionais, como pensamento crítico, perseverança, proatividade, colaboração, comunicação e criatividade; e Ensino Médio, estruturando o projeto de vida com foco também em carreira, planejamento, gestão do tempo e responsabilidade social. Todo esse currículo se torna ainda mais relevante com a presença de temas transversais, presentes em todos os segmentos, como ética, cidadania e autonomia do aluno.

“O que eu percebo dos alunos do Ensino Médio é que muitos deles, ao longo das aulas de LIV, se identificam muito com os personagens da série “Ano que vem” – que traz os dilemas e questionamentos em torno das escolhas que os adolescentes precisam fazer ao final da fase escolar. E o retorno das famílias é que isso ajuda bastante no processo, pois os estudantes se sentem acolhidos diante da pressão e percebem que são capazes de fazer suas escolhas partindo do princípio de que podem não ser escolhas para o resto da vida, mas, que serão importantes para este momento”, afirma o professor José Ricardo, Colégio CET (RJ/Rio das Ostras).

Fundação oferece bolsas de estudo para colocar brasileiros nas melhores universidades do mundo

Além do incentivo financeiro, os selecionados também terão acesso à rede de contatos de ex-bolsistas, mentoria especializada e eventos de conexão, desenvolvimento e networking

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Líderes Estudar 2022. O projeto, pioneiro da Fundação Estudar, tem como objetivo apoiar, reunir e desenvolver jovens que querem fazer a diferença e buscam conhecimento de ponta no Brasil e no exterior.

Desde 1991, o Programa Líderes Estudar já participou da formação de mais de 760 nomes que se tornaram referências em áreas como Empreendedorismo, Negócios, Tecnologia, Gestão Pública, Ciência e Medicina. Entre eles, a advogada Ana Paula Martinez, eleita a melhor do mundo duas vezes pelo Global Competition Review (GCR), Wellington Vitorino, o primeiro brasileiro negro aprovado no MBA do MIT, e Dayene Caldeira, cientista brasileira que está desenvolvendo a cura para a asma.

“Damos todo o suporte necessário para alavancar a trajetória desses grandes talentos. Mais do que bolsas de estudos, esses estudantes terão a oportunidade de entrar para uma rede de líderes excepcionais, inquietos e transformadores. Eles serão inspiração para que outros jovens também sigam seus sonhos e trabalhem para melhorar o mundo ao seu redor”, afirma Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da Fundação Estudar.

Além do auxílio financeiro, que pode custear até 95% dos estudos, os selecionados também ganham acesso a essa rede de líderes, a mentorias e a eventos de conexão, desenvolvimento, networking e inspiração, cercados de pessoas com o mesmo propósito e protagonistas de suas próprias histórias. Os interessados têm até o dia 22 de março de 2022 para se inscreverem.

Serviço

Link das inscrições aqui.
Taxas: R$75,00 para inscrição nos programas de graduação e intercâmbio, e R$150 para programas de pós-graduação.
Isenção: Jovens que não tiverem condições financeiras de arcar com o valor da taxa podem solicitar a isenção, comprovando a necessidade.
Tipos de bolsa: Graduação completa no Brasil; Intercâmbio acadêmico de Graduação ou duplo diploma; Graduação completa no exterior ou Pós-graduação no exterior.
Prazo: 22 de março de 2022.

Etapas:

  1. Inscrição;
  2. Testes de perfil e lógica e análise da trajetória;
  3. Avaliação de vídeo;
  4. Entrevista de competências;
  5. Painel com líderes Estudar*
  6. Painel final*

* A Fundação Estudar irá definir se os painéis serão online ou presenciais. Todas as fases anteriores são online.
 

Sobre o Programa de Líderes
O Líderes Estudar é um programa da Fundação Estudar que seleciona jovens brasileiros com alto potencial e fornece bolsas de estudo para que cursem as melhores universidades do mundo, além de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional para que gerem grandes transformações no país.
 

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar contribui para a formação das futuras lideranças transformadoras do Brasil por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Para mais informações, clique aqui.

Fundação Paulistana abre vagas em oficinas de de técnicas de comunicação e marketing pessoal nas zonas leste e norte da capital

Moradores de Cidade Tiradentes e Vila Nova Cachoeirinha recebem oficina do Programa Elabora, que faz parte das ações preparatórias para o mundo do trabalho

A Fundação Paulistana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo está com as inscrições abertas para as oficinas do Programa Elabora, que ensinam aos participantes como estabelecer conexões profissionais, fazer um bom marketing pessoal para se destacar em processos seletivos, entre outros. As edições acontecem nesta semana em Cidade Tiradentes e na Vila Nova Cachoeirinha, regiões leste e norte, respectivamente.

“Tem muitas pessoas que não sabem do seu potencial e acabam perdendo oportunidades no mercado de trabalho, que cada vez mais exige um bom marketing pessoal, saber “vender o peixe”. A Prefeitura de São Paulo, preocupada com essa situação e pensando nas tendências do mercado, criou há dois anos o Programa Elabora, que já beneficiou milhares de paulistanos e paulistanas”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

“O Elabora, sem dúvidas, é um dos grandes programas da Fundação Paulistana. Levar conhecimento às pessoas que mais precisam é reduzir as distâncias sociais”, diz a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel. “Ao participar das oficinas, os munícipes saem preparados para o mundo do trabalho”, afirma a diretora.

Nos dias 15 e 17 de fevereiro, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, da Fundação Paulistana recebe uma edição especial do Elabora, voltada para redes sociais.

Os participantes irão aprender na prática como utilizar as ferramentas digitais para conquistar um emprego. Serão duas turmas no dia 15, das 9h às 12h e 13h às 16h. Já no dia 17, haverá uma turma no período da manhã, das 9h às 12h. As inscrições são por este link.

Também no dia 17 é a vez os moradores de Vila Nova Cachoerinha, zona norte receberem o Elabora no espaço de coworking TEIA, no Centro Cultural da Juventude. A oficina acontece das 14h às 17h e as inscrições devem ser feitas por este link.

Desde 2019, mais de 13 mil pessoas já passaram pelas oficinas do Elabora, que faz parte das ações de qualificação profissional por meio de oferta de oficinas preparatórias para o mundo do trabalho, tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e comportamentais (softskills e hardskills).

É uma preparação essencial para processos seletivos, orientações a quem deseja conquistar uma vaga no mercado de trabalho, além de dar dicas de como montar o currículo, informações necessárias e desnecessárias, objetividades e boas práticas.

Serviço:

Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT)

Data: Dias 15 e 17 de fevereiro

Horário: 15/02: 9h às 12h (manhã) 13h às 16h (tarde) 17/02: 9h às 12h (manhã)
Inscrições 

Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Data: 17 de fevereiro

Horário: 14h às 17h (tarde)
Inscrições

Portal Cate conta com novo curso sobre o mercado de animação

A qualificação profissional gratuita oferecida pela Prefeitura de São Paulo permite aos interessados estudar de casa e com direito a certificado

O Portal Cate, plataforma de ensino à distância da Prefeitura de São Paulo, oferece um novo curso gratuito e on-line sobre Introdução ao Mercado de Animação, apresentando a área de trabalho e técnicas básicas. Com mais de 1 milhão de acessos em dois anos, o portal permite que os alunos escolham os cursos em áreas de maior empregabilidade na capital, além de poder contar com certificado emitido pela própria ferramenta.
 

“O Portal Cate disponibiliza diversos recursos que ajudam na capacitação e recolocação no mercado de trabalho. Os cursos contam com conteúdo cedido por parceiros e têm o diferencial por trabalharem em áreas que estão em crescimento no mercado”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Aline Cardoso.
 

Segundo estudos do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social o mercado brasileiro de produções audiovisuais de animação é de quase R$ 4 bilhões. O valor estimado está distribuído entre os mercados de animação em TV Paga, cinema, plataformas de streaming, animações embutidas em games e animações para uso corporativo e publicidade.
 

Com a pandemia de covid-19, a área virou uma alternativa viável tanto para o mercado publicitário, quanto para o de filmes e videoclipes. Por ter um tipo de produção bastante adaptável, a área se estabeleceu como principal opção de entretenimento durante o isolamento social.

 

Curso 

O curso gratuito de Introdução ao Mercado de Animação do Portal Cate é uma oportunidade para o amadurecimento na área, demonstrando que desenhar não é somente para crianças. Os interessados têm à disposição uma plataforma acessível para celular, além da tradução para libras e legenda e autodescrição. O conteúdo pode ser visto quantas vezes o usuário tiver necessidade para fixar as informações fornecidas.
 

São Paulo também conta com a Ade Sampa para auxiliar novos empreendedores no ramo da economia criativa.

Sobre o Portal Cate 

 
A plataforma foi lançada em 2019 e possui mais de 80 cursos nos setores que mais crescem na capital paulista: Tecnologia, Saúde e Bem-Estar, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gestão, Empreendedorismo e Trabalho, Economia Criativa e Gastronomia.
 
Além da capacitação gratuita, o Portal Cate tem uma área dedicada aos empreendedores com dicas de inspiração, modernização e até orientações de como se formalizar.

Serviço 


Portal Cate 
Curso: Introdução ao Mercado de Animação

Instituto MRV financia projeto de Letramento Digital para alunos e professores da rede pública

Em São Paulo, 259 alunos da EMEF Dilermando Dias dos Santos e mais cerca de 120 professores da DRE Pirituba-Jaraguá terão aulas com profissionais do Instituto Catalisador, por meio do programa Educar para Transformar

O ano letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dilermando Dias dos Santos, na região da Vila Leopoldina, em São Paulo, começa neste mês de fevereiro com uma novidade especial aos 259 alunos das turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos.

Eles passarão a ter oficinas de Letramento Digital na grade curricular de ensino. As aulas serão custeadas com recursos privados, repassados pelo Instituto MRV, por meio do projeto Educar para Transformar (detalhes abaixo).

Os encontros ocorrerão semanalmente, com uma equipe multidisciplinar do Instituto Catalisador — entidade sem fins lucrativos que idealiza e implementa ações na área de Educação, com Tecnologia e Criatividade.

Até o final de 2023, esse grupo de educadores atuará de forma integrada ao corpo docente da escola, desenvolvendo estratégias de ensino focadas no desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes, a partir de conteúdos que reúnem materiais convencionais e novas tecnologias já presentes na escola.

O trabalho também incluirá a formação de cerca de 120 professores da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Pirituba e Jaraguá, que reúne 90 escolas localizadas nessa região periférica do noroeste da capital paulista.

“O desafio é tornar a aprendizagem mais visível. Além da teoria, trabalhar a aplicabilidade; ajudar os estudantes a desvendar o universo da programação, a partir do uso de linguagens digitais para expressar ideias e sonhos”, resume a pedagoga Simone Lederman, uma das educadoras responsáveis pela execução do projeto na EMEF.

Ela conta que parte da equipe fez formação no Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo, e a metodologia que direciona os trabalhos é a da ‘Aprendizagem Criativa’, que se caracteriza pelo estímulo de práticas pedagógicas mais dinâmicas e voltadas para o desenvolvimento do conhecimento de forma mais abrangente, permitindo que o aluno seja também responsável pelo que aprende.

“É um trabalho que agrega os conteúdos tradicionais ensinados em sala de aula à experimentação, a partir da robótica, da programação de games e animações, além de outras ferramentas tecnológicas que já estão disponíveis em muitas escolas, como cortadoras laser ou de vinil, assim como impressoras digitais, que muitas vezes são subutilizadas justamente por falta de uma capacitação mais aprofundada”, explica.

Custeio

Todo custeio da iniciativa ficará a cargo do Instituto MRV, que repassará um total de R$ 200 mil para a realização das oficinas em 2022 e 2023. A verba resulta do programa Educar para Transformar, que anualmente seleciona projetos sociais ligados à educação com forte impacto na sociedade, capitaneadas por entidades não governamentais de todo o país.

A cada ano, a MRV repassa R$ 1 milhão para dar suporte às ações realizadas por essas organizações. A seleção é feita por meio de chamamento público, e as entidades que se habilitam apresentam propostas de trabalho que também passam pelo crivo popular. Ou seja, além de atender a critérios estabelecidos pelo Instituto MRV, ainda são avaliadas pelo público. A última seleção, ocorrida no final de 2021, teve a participação de 5.536 votantes.

De doze cases finalistas, cinco foram escolhidos pelo público — entre eles, o projeto de Letramento Digital, do Instituto Catalisador, batizado de Trilha Tech. Foi a terceira vez, desde 2016, que a entidade conquistou a premiação organizada pelo Instituto MRV. “Em cada uma dessas premiações, uma diferente escola foi beneficiada. Já são mais 1.500 pessoas atendidas e, agora, em 2022, teremos mais 259 alunos e cerca de 120 professores”, contabiliza Simone Lederman.

Outros premiados

Além do projeto Trilha Tech, foram selecionados: o projeto Escola Verde com Afeto, de Salvador (BA), que propõe a continuidade do engajamento comunitário para a melhoria ambiental da escola; o projeto InteliGENTES, de Maracanaú (CE), que integra o aprendizado socioemocional aos demais aprendizados vividos na Escola; o projeto Juventude Code, de Recife (PE), que consiste na criação de clubes de programação para desenvolvimento de habilidades conjuntas, focadas no aprendizado e apoio à Comunidade do Pilar; e o projeto Educando e Transformando com a Horta, de São José (SC), que utiliza a horta como ferramenta pedagógica de aprendizagem.

Sobre o Instituto MRV

O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Com 1% do lucro líquido da companhia destinado para essas ações, já foi possível proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 1 milhão de pessoas em seis anos.

 IESS lança série de cursos on-line sobre saúde suplementar

Desenvolvido em parceria com a ENS, os conteúdos são gratuitos e atualizados quinzenalmente

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), lança o IESS Educação, uma série inédita de cursos de curta duração para difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar. De forma on-line e gratuita, os cursos estarão disponíveis na plataforma da ENS e, atualizados quinzenalmente, a partir de 03 de fevereiro.

O público-alvo dos cursos é bem variado e abrange desde os próprios beneficiários dos planos de saúde, passando por alunos de pós-graduação em saúde, magistrados até órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. Por meio de vídeos com linguagem acessível, é possível conhecer os mais diversos assuntos relacionados ao setor. As temáticas são:

  • Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH) — 03/02/22;
  • Atualização do rol de procedimentos e eventos em saúde e Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) — 17/02/22;
  • Imperfeições de mercado e a necessidade de regulação do setor de saúde suplementar brasileiro — 03/03/22;
  • Modelos de remuneração de prestadores de serviço de saúde — 17/03/22;
  • Regras para reajuste de planos de saúde no Brasil — 31/03/22;
  • Gestão da Atenção Primária à Saúde — 14/04/22.

As videoaulas têm entre 30 minutos e 1h30 de duração e são ministradas por nomes como José Cechin, superintendente executivo do IESS; Prof. Dr. Alberto Ogata, pesquisador do Centro de Pesquisa em Administração e Gestão em Saúde da Fundação Getúlio Vargas — Escola de Administração de São Paulo (FGV EAESP); Samir José Caetano, mestre em Direito e especialista em Direito Público; e Sandro Alves Leal, superintendente de Estudos e Projetos Especiais da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). Após a inscrição, que pode ser feita pelo site da ENS, o aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias.

Para Cechin, a iniciativa é uma ferramenta importante para difundir o conhecimento sobre temas relevantes da saúde suplementar. “Os alunos terão acesso a materiais elaborados por renomados especialistas do setor, em formato speed training, por meio de uma das melhores plataformas de EAD do Brasil e com a chancela da ENS”, opina.

Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Cresce a procura por pós-graduações com aulas online ao vivo

Segundo a FACAMP, a demanda pelos cursos de pós-graduação da instituição está 30% maior que no ano passado; Finanças, Direito Sanitário, ESG, Big Data e Inteligência artificial são algumas das áreas mais buscadas

Cursar uma pós-graduação em uma instituição com ensino de alto nível parece ser uma das metas de 2022. A FACAMP, uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil, apontou um aumento de 30% na busca por cursos de pós-graduação, comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com a instituição, o principal interesse está nas aulas feitas de forma remota, porém ao vivo, com interação direta com os docentes.
 

“A FACAMP investiu em tecnologia em meio à pandemia e proporcionou aulas online, ao vivo, com a excelência do ensino presencial. Acreditamos que essa qualidade é um atrativo para quem busca uma pós-graduação de excelência, sem perder tempo de deslocamento”, aponta Rodrigo Sabattini, diretor acadêmico da instituição.

A FACAMP é a única instituição do interior do estado afiliada à ANAMBA – Associação Nacional de MBA, entidade sem fins lucrativos, com a finalidade de definir e disseminar parâmetros de qualidade de cursos de Pós-Graduação em Administração, principalmente quanto aos cursos de MBA.
 

Até março, a FACAMP está com inscrições abertas para cursos de Educação Executiva (curta duração), além dos cursos deespecialização Lato SensuMBA’s eLLM’s. São formações em diferentes áreas, com aprendizagem aplicada, currículos atualizados anualmente e alinhados com as principais escolas de negócios internacionais. A relação completa de cursos pode ser encontrada no site Facamp Pós-Graduação, onde os interessados podem se inscrever.
 

Parcerias IBEF e IDISA
 

O IBEF — Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças e a FACAMP se uniram para criar um certificado inédito em CFO — Chief Financial Officer. O curso é desenvolvido em 4 módulos à distância, com encontros virtuais semanais e 1 módulo de mentoring presencial com CFOs de grandes empresas, que fazem parte do IBEF.


O curso é voltado principalmente para profissionais que ocupam, ou , ocuparam cargos de liderança em gestão por pelo menos 3 anos e que pretendam buscar posições na alta direção financeira. A duração do curso é de 72 horas-aula e o participante aprovado recebe o Certificate em CFO — Chief Financial Officer.


Já a parceria do IDISA — Instituto de Direito Sanitário Aplicado com a FACAMP resultou na criação da Especialização em Direito Sanitário, com o objetivo de capacitar profissionais da área do Direito e da Saúde para a difusão e ampliação dos estudos, pesquisas e o aprimorando da gestão da saúde.


A formação foi desenvolvida pela demanda gerada com a crise sanitária e é voltada para profissionais graduados nas áreas de ciências jurídicas, ciências da saúde e áreas afins. A especialização tem 360 horas aulas, acontece à distância e o participante aprovado recebe o certificado de Especialista em Direito Sanitário.

FACAMP — Pós-graduação

Inscrições: até março de 2022

Onde se inscrever: Facamp Pós-Graduação

Sobre a FACAMP – Faculdades de Campinas

Desde sua fundação, em 2000, a FACAMP se estabeleceu como uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil. Seus cursos de graduação são todos em tempo integral, com turmas reduzidas, o que confere ao aluno da instituição uma personalização do ensino.
 

Desde então a FACAMP já formou mais de 5 mil alunos, sendo que mais de 97% deles estão empregados em grandes empresas do Brasil e do mundo, ou comandam seus próprios negócios.
 

Os programas curriculares com módulos práticos em todos os cursos, proporcionam aos estudantes ampla vivência e atuação dentro de grandes empresas parceiras, onde têm a oportunidade de desenvolver espírito crítico, criatividade, capacidade de comunicação, resiliência, agilidade, empreendedorismo, inovação e protagonismo social, além de ampliar o networking.
 

A instituição oferece também programas de pós-graduação lato sensu e educação executiva internacional, em parceria com diversas universidades nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.
 

A FACAMP foi fundada pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, ex-presidente da BOVESPA e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), e pelos professores João Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo e Liana Aureliano, economistas brasileiros reconhecidos e, também, criadores da UNICAMP.

Terminais Carapicuíba e Jabaquara recebem equipes do IBGE para orientar passageiros interessados em trabalhar no Censo 2022

Os interessados poderão receber orientação sobre as quase 46 mil vagas disponíveis, com salários que variam de R$1.700,00 a R$2.100,00

Até a próxima quinta-feira (20/01), os passageiros dos Terminais Carapicuíba e Jabaquara poderão receber informações sobre o Processo Seletivo do IBGE para trabalhar no Censo Demográfico de 2022.
 

A ação começou no dia 12/01 e aproximadamente 6 mil pessoas já receberam orientações nos Terminais Jabaquara e São Mateus. Agora as atividades seguem nos dias 18, 19 e 20 nos Terminais Carapicuíba e Jabaquara.
 

Além dos pontos de orientação nos terminais, a EMTU apoia o IBGE nessa convocação com cartazes fixados em todos os ônibus de linhas intermunicipais nas cinco regiões metropolitanas (Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Há 41.076 vagas disponíveis para recenseadores, com exigência de nível educacional básico, e 4.884 para supervisores, que precisam ter Ensino Médio completo. Os salários variam de R$1.700,00 a R$ 2.100,00. Podendo ser superior no caso dos recenseadores que receberão por produção, tendo em média remuneração de R$ 2.500,00 (cálculo para região urbana de São Paulo, com 40 horas por semana).

Pessoas com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), doadores de medula e membros de família de baixa renda não pagam a inscrição.

Informações adicionais podem ser encontradas no site do Censo 2022 (acesse aqui).

IBGE — O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é um instituto público da administração federal brasileira criado em 1934 com o nome de Instituto Nacional de Estatística. Tornou-se o principal provedor de dados e informações do País, atendendo às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil e dos órgãos de governo nas esferas federal, estadual e municipal. A importância dos dados coletados pelo IBGE se dá na produção de informações para instrumentalizar estudos científicos e planejamentos de ações públicas.

Serviço

Orientações para o processo seletivo do Censo 2022 do IBGE

Datas: 18, 19 e 20

Horário: 07h00 às 10h00 e 16h00 às 18h00


Endereços

Terminal Jabaquara

Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara – São Paulo/SP

Terminal Metropolitano Carapicuíba

Endereço: Rua Diógenes Ribeiro de Lima, 10