Exercício físico e o consumo de ovo: confira informações importantes

Katayama Alimentos dá dicas e orientações sobre como o consumo de ovos pode ajudar a potencializar o desempenho das atividades físicas e fortalecer nosso sistema imunológico

Você já pensou em como o ovo pode ajudar no desempenho da prática dos exercícios físicos? Com a chegada do verão e também por conta da flexibilização das restrições impostas pela pandemia, muitas pessoas voltaram a se movimentar mais, retomando às atividades físicas.

Katayama Alimentos, uma das maiores indústrias avícolas do País, reuniu informações e orientações importantes abordando o tema. Quem responde às perguntas é Dra. Milena Cornacini, Nutricionista Clínica, Esportiva e Ortomolecular, Mestre e Doutora em Nutrição e Consultora Técnica da Katayama Alimentos. 

1- Em quais aspectos o ovo contribui para o desempenho das atividades físicas?O ovo é uma proteína de origem animal, como a carne vermelha, o frango e o peixe.

Estamos falando de uma fonte de aminoácidos essenciais, que apresenta uma excelente absorção: em torno de 48%, quando a ingestão é do ovo inteiro (clara e gema).

As proteínas têm uma função plástica no organismo, isto é, formam estruturas. Elas têm uma participação mínima para a produção de energia quando a dieta está adequada ao fornecimento calórico. Por serem responsáveis pela formação e reparação dos tecidos, proporcionam adaptações em resposta ao treinamento físico, além de estarem envolvidas na formação de hormônios e de enzimas que participam de diversas funções fundamentais. 

2- Ele deve ser consumido antes ou após o treino ou atividade? E de que forma?O ovo pode ser consumido no pré e pós-treino. Quando o objetivo é ganhar massa muscular, o indicado é no pós-treino – quando a ingestão proteica deve atingir de 25 a 30 g. As refeições pré e pós-treino são importantes para evitar quadro de hipoglicemia, manter e restabelecer os estoques de glicogênio hepático e muscular, evitar a fome, potencializar a recuperação muscular e aumentar o desempenho do exercício físico. Clara e gema se completam, por isso, o ideal é consumir o ovo inteiro. 

3- Estamos atentos à nossa imunidade por conta da pandemia da COVID-19. Qual o papel do ovo para fortalecer nosso sistema imunológico juntamente com a atividade física?São vários os fatores para fortalecer/potencializar o nosso sistema imunológico, como alimentação saudável, exercício físico, sono adequado, controle do estresse e hidratação suficiente. O ovo é rico em vitamina D, essencial para o reforço do sistema imunológico. 

4- Com a flexibilização do isolamento social (abertura de academias e parques), muitas pessoas estão voltando a se exercitar mais e também adotando uma dieta mais saudável. Como o ovo pode contribuir?O ovo é uma fonte importante de nutrientes, como proteína de alto valor biológico (fornecendo todos os aminoácidos essenciais, inclusive aqueles que o nosso organismo não produz), vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro), ômega3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina). A prescrição do ovo deve ser individualizada, segundo as necessidades nutricionais e o objetivo do exercício físico. 

5- Há algum caso, em específico, em que o ovo não deve ser oferecido aos praticantes de atividades Pode ser prescrito ao praticante de exercício físico ou atleta em qualquer momento, pré e pós-treino, exceto em casos de intolerância, alergia ou ao indivíduo vegetariano estrito.

 6- É indicado consultar um profissional da área da saúde para orientação sobre o consumo do ovo durante a prática de exercícios físicos?

Sim, um profissional nutricionista, principalmente um especialista em nutrição esportiva, pode planejar uma dieta personalizada e prescrever um plano de acordo com as necessidades nutricionais e biológicas, segundo a demanda do treino, gerando substrato e compostos bioativos para aumentar o desempenho, a recuperação pós-exercício e evitar lesões.

Procedimentos mais eficazes contra a gordura localizada

Dermatologista indica as melhores técnicas para quem quer se preparar para o Verão 

A menos de dois meses do Verão e com a flexibilização permitindo que a rotina volte ao “normal”, muitas mulheres – e homens – estão buscando procedimentos estéticos para ajudar na flacidez e na queima da gordura localizada, potencializadas pela pandemia. Por isso, a Dermatologista especialista em Estética, Dra. Nádia Bavoso, explica as melhores opções para quem quer começar algum tratamento a tempo de curtir as temperaturas mais altas do ano livres do que se incomodam:

  • Ultraformer III: a tecnologia de micro efeito térmico (MMFU) provoca a coagulação tecidual e auxilia no processo de cicatrização de feridas do sistema imunológico, ativando a produção de colágeno. Indicado para várias combater a flacidez em várias partes do corpo, como braços, pernas, abdômen e pescoço. A frequência e os resultados dependem muito da região e do nível da flacidez do local; 
  • Cooltech: sem dúvida, o procedimento mais procurado do momento. Funciona quebrando as células de gordura localizada por meio do congelamento seguro das células. É indicado fazer uma vez por mês, em 3 sessões e os resultados costumam aparecer a partir do segundo ou terceiro mês; 
  • Laser Fotona: é um laser indicado em pacientes que possuem gordura localizada e flacidez ao mesmo tempo, pois associa duas ponteiras: uma para provocar a lipólise (esvaziamento) das células de gordura, reduzindo assim o seu tamanho, e outra para esrimular a firmeza e produção de colágeno na pele;
  • Velashape: esse procedimento combina massagem, pressão negativa,  infravermelho e radiofrequência bipolar. É muito conhecido para tratamento de celulite e gordura localizada. São indicadas 10 sessões e o intervalo é semanal; 
  • Manthus: é a soma do ultrassom computadorizado com estímulos elétricos. Cada sessão é programada individualmente e pode ser usado para para tratamentos da celulite (em todos os graus), gordura localizada, drenagem linfática e cuidados pós-cirúrgicos, como drenagem de hematomas. O procedimento é rápido, indolor e nada invasivo. A sugestão é fazer a cada semana e os resultados podem ser potencializados se associar outros tratamentos como drenagem linfática manual e massagens modeladoras; 
  • Massagem Modeladora: ativa a circulação, elimina toxinas e ajuda na redução da gordura localizada. Mais indicada para quem pratica algum tipo de atividade física, pois potencializa o resultado. E, além de tudo, é um procedimento relaxante. A indicação é fazer uma vez por semana quando precisar intensificar e manter com uma vez por mês ao longo do ano; 

“Apesar de a Medicina Estética entregar uma tecnologia avançada, nenhum tratamento é milagroso. Por isso, gosto sempre de reforçar que o combo alimentação saudável + atividade física + estilo de vida equilibrado, é importantíssimo para entregar e manter bons resultados com os procedimentos”, completa a Dermatologista.Sobre Dra. Nádia Bavoso
Dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem mestrado pela mesma instituição e faz parte do corpo docente da UNIFENAS (BH). É sócia da Clínica Eveline Bartels, uma das mais conceituadas em medicina estética de Belo Horizonte.

Alimentos anti-inflamatórios para melhorar a saúde do corpo até o verão

Além da prática de exercícios, a alimentação deve ser o foco para quem quer chegar em forma no verão. Especialistas comprovam que uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis pode ajudar a proteger o corpo contra a inflamação e uma série de outros problemas de saúde.

A má alimentação gera a inflamação sistêmica do corpo, como explica a médica da Clínica Leger, Simone Henriques, pós-graduada em nutrição, metabolismo e exercício físico.

“Vários estudos mostram que a inflamação cerebral pode provocar Alzheimer e doenças neurodegenerativas. No coração, a alimentação inflamatória causa entupimento dos vasos sanguíneos. E na pele, o maior órgão do nosso corpo, as celulites são consequência desse processo”, pontua.

Pesquisas sugerem que alimentos processados como carboidratos refinados, refrigerantes, gorduras trans e carnes vermelhas podem promover a inflamação crônica. Para quem está de olho no verão e quer eliminar as celulites, vale apostar em uma alimentação menos inflamatória.

“Quando o paciente consegue ter uma alimentação balanceada e redução do acúmulo de gordura corporal, ele consegue não só amenizar o aspecto de casca de laranja na pele, mas também ter menor pressão subcutânea. Com isso, é possível melhorar a circulação de micro e macro nutrientes, diminuir a retenção hídrica, melhorar a drenagem linfática e, consequentemente, o aspecto geral da pele”, diz o cirurgião Roberto Chacur, especialista no combate às celulites.

Aumentar o consumo de fibras, frutas vermelhas, oleaginosas, sementes, peixes ricos em ômega 3, vinho e água é uma estratégia para quem quer diminuir o grau das celulites e melhorar o aspecto da pele até o verão. Para a médica Simone Henriques, a melhor forma de reduzir a inflamação do corpo é a mudança dos hábitos alimentares.

“Uma dieta pobre em açúcar, carboidratos simples, frituras, alimentos processados e industrializados faz bem à saúde do corpo como um todo”, diz Simone.

Vale destacar que uma alimentação anti-inflamatória alivia e previne o cansaço excessivo, dores de cabeça, inchaços, vermelhidão, lesões em vasos sanguíneos, dores nas articulações e músculos, além de aumentar a imunidade, evitando gripes e resfriados, e ajudar no controle do peso.

Conheça os melhores exercícios para relaxar nesta quarentena

Confira as modalidades que além de cuidar do corpo fazem bem para a mente

Mais que estar em forma ou se movimentar, uma preocupação constante para quem enfrenta os desafios do isolamento social em tempos de pandemia é manter a saúde mental. Por esse motivo, ao se exercitar em casa, uma opção interessante é optar por atividades que aliam exercício e relaxamento.  Pérsio Schiapim, profissional de educação física especializado em preparação física da Scelta Academia, parceira ClassPass, explica que a serotonina e endorfina liberadas durante a prática de atividades físicas ajudam muito na parte emocional do nosso corpo, trazendo bem estar. 

O profissional listou as melhores atividades para praticar na segurança de casa que trazem benefícios além dos físicos. Segundo o profissional, a ideia é aliar os objetivos com os recursos disponíveis. Confira:

Dança

Além de não exigir equipamentos específicos que são mais difíceis de encontrarmos em casa, a  dança é uma atividade extremamente desestressante. Diminui tensões, relaxa a musculatura, controla a ansiedade, estimula a capacidade cardíaca e aumenta a auto estima. Além disso é ótima para melhorar o equilíbrio. 

Alongamento

Neste período de isolamento, Schiapim indica exercícios que fazem uso do próprio peso do corpo, como é o caso do alongamento. A prática é uma ótima opção para o momento pois é indicada para redução das tensões do corpo e aumento da flexibilidade.

Meditação

Não é novidade que a meditação é uma prática excelente para a saúde mental em qualquer circunstância. Estudos apontam que, além de contribuir para a redução do stress e ansiedade,  a prática é responsável por melhorar a função imunológica, auxiliar na qualidade do sono, memória e cognição. Em tempos de pandemia é uma aliada e tanto para o bem estar, especialmente psicológico.

Yoga

O Yoga é outra modalidade indicada pelo educador físico para relaxamento na quarentena. A orientação é escolher as práticas que envolvem apenas movimentos corporais, sem o auxílio de equipamentos. Além de auxiliar na postura, condicionamento físico, o yoga auxilia no controle da pressão e batimentos cardíacos, ajudando no combate à ansiedade e o stress.  “ A importância desse tipo de aula é ser um momento para ter uma atenção plena, esvaziar um pouco a cabeça e poder equilibrar esse nosso lado que é fundamental”, completa Persio.

Dica Portal JE – Precisando consertar esteiras ergométricas fale com a Fitness Sul – clique aqui

SELFIT traz dicas para iniciar treinos no frio

Atividades são adaptadas para realização em casa e sem equipamentos

A queda da temperatura no outono é uma desculpa dada pelas pessoas para deixarem de lado as atividades físicas nessa época do ano. Entretanto, no período em que o isolamento social já reduz o movimento do corpo, é fundamental que todos sejam incentivados a permanecer ativos. Exercícios físicos são fundamentais para auxiliar na imunidade e manter a saúde em dia.

A rede lançou a campanha “Em Casa do Seu Jeito”, durante a pandemia da covid-19, e vem oferecendo diariamente aulas em seus canais nas redes sociais, em seus apps e no site, com dicas de exercícios fáceis de serem realizados em casa, sem a necessidade de contato físico ou uso de equipamentos.

Nesta semana, o time da SELFIT Academias preparou dicas para quem nunca treinou, mas está animado para começar a se mexer durante a quarentena, sem precisar de equipamentos ou acessórios. O treino com quatro atividades, não levará mais do que 30 minutos e permitirá que o público saia revigorado.

O primeiro exercício serve para fortalecer as panturrilhas e é muito simples, apenas com a elevação da ponta dos pés. “Apoie as duas mãos na parede, de um passo para trás, esticando as pernas, e faça a flexão e extensão do tornozelo, movimentando o calcanhar para cima, ficando na ponta dos pés e voltando ao normal. Faça três séries entre 15 a 20 repetições”, explica o instrutor da SELFIT, Carlos Eduardo da Silva.

Em seguida, é a vez de trabalhar a parte de cima das pernas, além de um pouco de coordenação motora. A atividade irá trabalhar a parte posterior da coxa e os glúteos. Aqui, o instrutor pede que o aluno fique de pé, com os pés unidos, braços abertos como o Cristo Redentor e a coluna reta. “Você fará movimentos com o tronco para frente e ao mesmo tempo levantará uma das pernas para trás, quase como um avião. Lembre-se de flexionar bem o joelho da perna que ficará apoiada no chão. Faça três séries com cada perna de 10 a 12 movimentos”, ensina.

Na terceira etapa, um pouco de exercício aeróbio com uma corrida estacionária. O aluno irá simular os movimentos de uma corrida, porém sem sair do lugar. É uma atividade ótima para quem quer perder peso. A recomendação é que sejam feitas três séries de um minuto cada.

Finalize o treino com o abdominal. Exercício que fortalece a musculatura da lombar e do abdômen. Comece com três séries de 15 movimentos, conforme o tempo é possível aumentar a série e a quantidade de vezes que fará a movimentação.

“O abdominal todos conhecem. Mas para não ficar dúvida, deite-se com a barriga para cima, estique as pernas para o alto, apontando o calcanhar para cima. Faça um pêndulo com as pernas de forma sutil, sem tirar a lombar do chão. Conforme for ganhando resistência, aumente o balanceamento do pêndulo, respeitando a estabilidade da coluna”, completa Carlos Eduardo.


As ferramentas digitais da rede são gratuitas e podem ser utilizadas por toda a população, não apenas por alunos. A SELFIT conta ainda com outros dois aplicativos exclusivos para alunos da rede, um para orientação nutricional (App Self Sem Culpa) e outro para treinos, o App SELFIT.  

Se precisar de consertos em bicicletas ergométricas chame a Fitness Sul clique aqui

Exercício físico melhora a função renal

Uma nova onda de pesquisas garante: praticar exercícios regularmente ajuda a evitar doença renal crônica aos dolorosos cálculos.

Ao buscar pelos termos “rim” e “atividade física” no Pubmed, site do governo americano que reúne estudos realizados no mundo todo, você encontrará 168 artigos publicados em 2013. Mas se substituir a palavra “Rim” Por coração ou pulmão o número das pesquisas sobem, ou seja, os rins vêm sendo menos avaliados pelos experts que buscam entender os efeitos dos exercícios no organismo, se você comparar aos outros órgãos.

Em um hospital da Turquia após 139 pessoas serem examinadas, os especialistas descobriram que as ativas contavam com uma função renal mais preservada do que as sedentárias.

Desempenhar atividade física ainda é um tabu para aqueles que tem a doença renal. O que a maioria das pessoas pensa é que o repouso constante é necessário, mas não é bem assim.

Para o personal trainer Giulliano Esperança, levando em consideração a enfermidade do indivíduo e a periodização da atividade em termos de volume e intensidade, os exercícios são pensados com o objetivo de atingir integralmente o indivíduo.

A pessoa precisa estar estabilizada para iniciar o programa de exercícios. Isso requer procedimentos médicos, recursos e motivação.

O treinamento regular melhora o controle da pressão arterial, perfil lipídico e saúde mental dos indivíduos, além de aumentar a flexibilidade, força e função muscular que são prejudicadas devido à inatividade.

Dessa forma, atividades como caminhada, bicicleta, levantamento de peso com cargas leve, contribuem com a melhora do quadro clínico. Lembrando que sempre deve-se conversar com o médico antes e verificar a possibilidade de ter um acompanhante.

Mesmo com pessoas que não apresentam nenhuma doença pode ocorrer mal-estar durante os treinos, por isso, devemos prestar atenção aos sintomas e não realizar atividade física intensa ou moderada sem antes consultar um médico e fazer um check-up.

Para finalizar, Giulliano Esperança aconselha que para um tratamento eficaz é necessária a ação de uma equipe multidisciplinar: composta por vários especialistas como fisioterapeutas e educadores físicos, sendo estes os responsáveis por tentar romper o ciclo, patologia — sedentarismo — piora da patologia, comum a todos os doentes renais e fator de comprometimento da qualidade de vida destas pessoas.


Dica Portal JE PARA UMA ALIMENTAÇÃO FITNESS clique aqui

3 Pilares Sustentáveis para um Emagrecimento Verdadeiro

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. O número de pessoas obesas no mundo cresce diariamente e por isso, a obesidade é considerada pela OMS um problema de saúde pública.

Dentre muitos fatores, um que chama bastante atenção é o fato de que muitas pessoas descontam na comida as suas raivas, tristezas, alegrias etc. Isso não é nada mais do que auto sabotagem e tem a ver com o porquê da pessoa não conseguir emagrecer.

Com base em minhas próprias experiências e em meus estudos acadêmicos, acredito que para um emagrecimento real e duradouro, devemos galgar três pilares distintos: Mudança de comportamento; Plano alimentar com baixo déficit calórico com redução de carboidratos refinados e Aumento de gasto energético.

Hoje, quero dar ênfase ao primeiro Pilar: A Mudança de comportamento, pois acredito que é aí que está a chave para o emagrecimento duradouro e definitivo.

As pessoas estão comendo as emoções e a ansiedade é a responsável direta pelas desistências e desculpas na busca pelo emagrecimento. É necessário o equilíbrio da Mente e do Corpo.

É importante que a pessoa saiba por que ela quer emagrecer e estes motivos devem ser fatores fundamentais para que ela consiga dar o start em uma dieta. Deve ser a motivação para mudar sua posição frente à comida.

Uma vez que a pessoa tem esta motivação, é preciso definir metas reais e depois seguir à risca os planos colocados, a fim de obter os resultados desejados. Ela precisa saber que é a única responsável pelas suas escolhas e resultados.

Fome

Existe uma diferença entre a Fome Física e a Fome Emocional. Veja:  Na Fome Física o estômago ronca, a pessoa considera opções de comida, a fome é crescente e ao comer a pessoa fica satisfeita. Na fome emocional, existe ausência de sinais físicos, os desejos são específicos, não passa muito tempo entre uma refeição e outra e existe uma necessidade de grande volume de comida e com urgência

Agora que se sabe a diferença entre o que é ter uma fome real e uma fome emocional, vamos definir a Compulsão.

Compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome. Ela também não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita. Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo.

Como dito anteriormente, a ansiedade é um fator que conta muito para que a pessoa não consiga emagrecer. Explico. A ansiedade acontece quando algo que valorizamos é ameaçado. Um dos exemplos de ameaças mais comuns, foi descrito pela psicóloga americana Sarah Edelman, que  é a ameaça da autoestima: quando você se vê ameaçada por algo que vai mexer com sua autoestima, isso lhe traz medo, gerando ansiedade.

Reconhecer os padrões mentais que criam a ansiedade e aprender a modificá-los, nos ajuda a liberar ou reduzir o medo.

No mais, é preciso Foco (querer), Responsabilidade (você é responsável) e Persistência (o resultado não vem da noite pro dia)

A partir daí encontre um profissional comprometido em te ajudar a definir um plano alimentar e físico completo e eficaz para o seu organismo. Depois, siga.

Persistência, otimismo, motivação, tudo isso faz parte do perfil de quem tem uma mente progressiva, que aprendeu a usar os erros como degrau para o crescimento.

Em meu consultório e nos grupos de apoio que acompanho, existem muitas pacientes que mostram seu antes e depois.

Você pode ser esta pessoa e conseguir não somente perder todos os kilos em excesso, mas conseguir vitória em tudo! O segredo? Fazer uma viagem para dentro de você e tomar consciência de todos seus pontos fortes, todos seus pontos fracos e avaliar consigo como pode melhorar.

Manter um foco e manter-se motivado. Dedicação, Persistência, Autoconfiança, Otimismo, manter os pensamentos positivos.

E o principal: Ter um objetivo claro e não ter medo de fazer o que for preciso para chegar até ele.

Benefícios e a Importância do Ganho da Massa Magra.

Geralmente, quando começamos a treinar, pensamos em aumentar nossa massa muscular e perder a massa gorda. Certo?

Em primeiro lugar, devemos lembrar que massa gorda é o peso da gordura que temos no corpo, que em quantidade certa protege nossos órgãos, mas em excesso causa diversas doenças como diabetes, doenças cardíacas, etc.

Dito isso, tudo que não for gordura no nosso corpo, é massa magra, ou seja, órgãos, pele, massa óssea e tudo que faz parte da composição do corpo.

massa muscular faz parte da massa magra. Os exercícios físicos, principalmente os de força e resistência promovem o ganho de massa muscular, juntamente com uma alimentação à base de muita proteína.

Independente das razões, a construção da Massa Magra traz inúmeros benefícios para a nossa saúde a longo prazo. Dentre eles, podemos citar:

  • Fortalecimento dos ossos;
  • Evita e previne a resistência à insulina;
  • Serve como auxiliar no combate à outras doenças;

“-É importante ressaltar que quanto mais músculos tivermos, melhor será o nosso envelhecimento, principalmente porque é na terceira idade que acontece a perda de massa óssea.”- diz a Dra. Bruna Marisa, endocrinologista, membro da SBEM e especialista em emagrecimento.

Então, se queremos ter uma velhice tranquila, devemos investir muito na construção e no aumento da massa magra, aproveitando enquanto somos jovens, saudáveis, produzimos  hormônios, trabalhamos, temos força e disposição, pois quanto mais massa magra construirmos enquanto formos jovens e saudáveis, muito mais reservas teremos quando precisarmos.

Mas, como Perder Gordura e Ganhar Massa Muscular?

Bem, para ganhar massa muscular, deve-se fazer exercícios de musculação na academia, respeitando as orientações do treinador e seguir uma alimentação rica em proteínas,

sendo muito importante dar tempo para o músculo descansar, para que ele possa crescer.    

Além disso deve-se:

  • Treinar de 3 a 5 vezes por semana. Isso é importante porque o mesmo grupo muscular só deve ser exercitado 1 ou 2 vezes.
  • Revisar as séries a cada 4 semanas para acrescentar e aumentar a intensidade dos exercícios e também aumentar os desafios.
  • Não utilizar mais do que 65 % da carga máxima que se aguenta em uma única repetição com aumento progressivo.
  • Fazer os exercícios de maneira lenta para que possa sentir cada movimento do músculo e não parar quando sentir dor, pois é quando o músculo começa as fibras brancas que levam a hipertrofia.
  • A perda massa muscular pode ser observada em apenas 15 dias sem treino, por isso é importante que você seja constante e não pare os exercícios mesmo depois de se atingir a massa muscular pretendida.

Para complementar, a Dra. Bruna diz que o processo para o ganho e aumento de massa magra pode não ser tão simples e o acompanhamento médico especializado é fundamental para o equilíbrio entre os níveis de massa magra e massa gorda no organismo. Em alguns casos, devido à ineficiência alimentar, é necessário o consumo de algum suplemento alimentar.

Para aqueles que não podem mesmo praticar exercícios físicos, a orientação dada pela médica é que a pessoa mantenha uma dieta rica em proteínas e a suplementação adequada que deve ser feita individualmente. Alguns estudos mostraram que indivíduos que usaram testosterona, ganharam mais músculos do que quem fazia somente atividade física. Então, a reposição hormonal em casos específicos, também é uma hipótese.

Dra. Bruna Marisa é Médica, Endocrinologista, membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), pós graduada em Medicina Ortomolecular, com diversos cursos na área de medicina esportiva, onde também atua. É especialista em Emagrecimento e autora do Ebook Guia de Emagrecimento Definitivo e Duradouro.

Você realmente cuida do que come?

O dia 14 de novembro marca o Dia Mundial do Diabetes e o tema continua sendo “Proteja a sua família”. A campanha no Brasil leva o nome Novembro Diabetes Azul, a ideia é conscientizar a população a reduzir os níveis de açúcar da dieta, a fim de evitar a diabetes. Em caso de existência da doença, a proposta é adotar medidas para cuidados eficazes.

Hoje existe no mundo cerca de 387 milhões de diabéticos (12.5 milhões no Brasil)* e as estimativas não são boas. De acordo com o Atlas do Diabetes, a previsão é que esse número chegue a 20.3 milhões até 2045. Além disso, o Brasil está em quinto lugar, com 5.7 milhões de indivíduos, entre os 10 países com mais pessoas sem diagnóstico.

Os especialistas da Sociedade Brasileira da Cirurgia Bariátrica consideram que o Diabetes tipo 2, será a próxima epidemia global. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2, caracterizada quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para balancear a taxa de glicemia.

María Teresa Onetto, Nutricionista do Departamento de Nutrição, Diabetes e Metabolismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, destaca que: “O ideal é que a dieta das pessoas com diabetes seja baseada nos parâmetros da Alimentação Saudável. Todas as pessoas deveriam comer como as pessoas com diabetes, isto é, ter horários fixos, comer em porções, evitar gorduras e açúcares, comer alimentos altos em fibra.

Recomendamos uma dieta o mais natural possível e que o consumo de alimentos processados como biscoitos, salgadinhos, sucos e bebidas seja com moderação.

Existem certos produtos que contenham edulcorantes não calóricos, mas também ensinamos que o fato de um alimento ter rótulo de light ou dietético, ou conter estévia em vez de açúcar, não significa que não tenha carboidratos. Por exemplo: os biscoitos sem açúcar não contêm açúcar, mas contêm carboidratos que aumentam os níveis de açúcar no sangue. Nem tudo o que é light pode ser consumido livremente”, diz a profissional.

Segundo a nutricionista, os edulcorantes contribuem com o sabor doce dos alimentos e preparações sem ter calorias nem aumentar a glicemia. Essas substâncias são essenciais para controlar o diabetes, manter níveis ideais de glicose no sangue, menor peso corporal e evitar ao máximo o açúcar, mel, sucos de frutas, geleias.

Graças aos edulcorantes, as pessoas com diabetes podem aderir melhor aos planos e tratamentos nutricionais. Os adoçantes não calóricos permitem tornar a dieta mais fácil de seguir e menos restritiva, pois podemos continuar desfrutando de sabores doces, mas sem os efeitos que o açúcar tem nas pessoas com diabetes”, apontou a nutricionista.

Finalmente, é importante notar que todas as recomendações nutricionais devem ser individualizadas para cada paciente e sempre supervisionadas por um especialista em nutrição.

*Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, novembro, 2019.

Dica de Marmita Fitness PortalJE CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Por que eu não consigo emagrecer?

Psicóloga especialista em emagrecimento fala sobre como nos sabotamos nesse processo

Você já tentou de tudo, dietas, exercícios, tratamentos estéticos e, mesmo assim, o ponteiro da balança insiste em não mexer? Pois é, você não está sozinha ou sozinho. Vivemos em um país que está entre os primeiros colocados nos rankings de estresse, ansiedade e sobrepeso/obesidade. O que muita gente não sabe, é que tudo isso está interligado. Nossas emoções fazem parte de todos os processos da nossa vida, inclusive, o da perda de peso.

Então, para que você consiga obter os resultados desejados, é fundamental entender que suas questões emocionais precisam ser resolvidas, já que são elas que vão determinar os seus resultados. “É preciso enxergar além do seu corpo físico, além daquilo que você come. Para que você possa emagrecer, é necessário entender quais são os pensamentos e sentimentos que estão gerenciando aquele comportamento disfuncional, ou seja, o porquê você está comendo desta maneira. Ter clareza é a base de todo o processo de emagrecimento”, analisa a psicóloga clínica, especialista em saúde focada em emagrecimento, nutrição emocional e comportamental, Dra. Daiana Peixé.

Após várias tentativas de emagrecimento ou efeito sanfona, desenvolvemos algumas emoções, nesses casos são a frustração, o desespero, a ansiedade e a tristeza, que levam a pessoa a comer ainda mais e optar por alimentos que diminuam esses sentimentos e geram conforto emocional. De acordo com a psicóloga, nos temos 23 tipos de sabotadores do emagrecimento, que são comportamentos que nos atrapalham. Para entender quais são os seus sabotares, é preciso uma avaliação destes sabotadores. Depois disso, é feito um trabalho para que você possa mudá-los, e assim consiga, enfim, emagrecer.

“Nós precisamos nos libertar dos bloqueios que causam a fome emocional. Entender que esse é um processo que começa de dentro para fora. Precisamos estar bem emocionalmente para colocar em ação aquilo que sabemos que é necessário para emagrecer. Só quando entendemos o porquê queremos emagrecer, quais os benefícios disso, com as metas definidas e o tempo definido, conseguiremos alcançar”, acrescenta a terapeuta.

Portanto, para estar bem fisicamente, você precisa estar bem mentalmente. O emagrecimento é uma consequência disso, desta mudança do seu estado interno.  Quando você voltar o olhar para si mesmo, e entender quais emoções você está camuflando com o alimento, você conseguirá entender o que realmente precisa ser trabalhado. “Você só conseguirá emagrecer quando compreender o verdadeiro motivo de tudo isso. Enquanto você não compreender suas emoções e como elas te afetam nesse quesito, você dificilmente terá sucesso no processo, voltando à estaca zero”, finaliza.

Para mais informações sobre a profissional acesse http://conectavitta.com.br  ou a página oficial no Instagram http://www.instagram.com/dra.daiana.peixe .