5 cuidados para fazer dieta e não prejudicar sua saúde

Frequentemente, o ato de mudanças alimentares se relacionam com sacrifícios, mas esse tipo de pensamento está equivocado. Afinal, existem cuidados para fazer dieta, que garantem mais saúde e, até mesmo, o prazer ao se alimentar, fazendo com que a readequação aconteça de forma saudável e natural.


Além disso, dietas feitas com alta restrição acabam tendo um prazo curto de validade, pois mesmo que a pessoa perca peso rapidamente, as chances de recuperar tudo depois são grandes, bem como é mais fácil retornar aos maus hábitos alimentares.


Além disso, a restrição exagerada de alimentação pode:
● Acabar com a energia do corpo;
● Causar sonolência;
● Trazer dor de cabeça;
● Resultar em queda de cabelo;
● Causar problemas cardíacos;
● Influenciar em distúrbios renais;
● Aumentar confusão mental.
Assim, a forma mais eficiente de fazer uma dieta é corrigindo a alimentação, não restringindo.


Para se ter ideia, de acordo com um estudo da área de Pesquisa e Inteligência de Mercado
da Editora Abril, que envolveu 1.190 pessoas acima de 25 anos, 74% dos entrevistados já fizeram uma dieta, mas apenas cortando os alimentos das refeições, impactando no resultado.


Portanto, o importante não é necessariamente apenas o quanto se come, mas o que é ingerido.
Ou seja, se os alimentos possuem os nutrientes necessários para uma vida saudável, que fazem bem para o funcionamento do corpo e de todo o organismo, e são ingeridos em quantidade correta.



Alimentos saudáveis melhoram significativamente o humor, a disposição, a autoestima e a energia de uma pessoa.
Portanto, nas refeições feitas durante o dia é importante conter:
Frutas;

Verduras;
● Legumes;
● Leguminosas;
● Oleaginosas;
● Alimentos de origem animal;
● Cereais;
● Raízes;
● Tubérculos.
É importante se atentar, também, para alimentos ricos em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino.
Atualmente, a média de consumo desse nutriente é muito baixo, cerca de 30 gramas por dia, o que tem causado um aumento significativo de pessoas com problemas intestinais. Por isso, é bom experimentar iogurte, azeite, aceto balsâmico, entre outras opções.


Outra questão importante sobre as fibras é que elas contribuem para a nutrição dos dentes, deixando os esmaltes fortalecidos, prevenindo-os de cáries que podem deteriorar o dente.
Em casos mais sérios de necessidade de procedimento ortodôntico para a manutenção do sorriso e funcionalidade da mastigação, um implante dentário pode ser necessário.


Além disso, a fibra contribui para a regulação do ph bucal e do fluxo salivar, higienizando a cavidade naturalmente.
Redução dos alimentos industrializados, doces e gorduras
Alimentos ricos em gordura, açúcar, sódio e calorias fazem com que o aumento de peso descontrolado aconteça, chegando a obesidade.
Além disso, doenças como hipertensão, diabetes e no sistema cardíaco podem aparecer.


Mais ainda, alguns alimentos industrializados, ainda, podem causar câncer.
Para além disso, os alimentos ricos em açúcar são um dos maiores inimigos da saúde bucal, pois a sacarose alimenta as bactérias da boca, deixando os dentes propícios à cáries.
Nesse sentido, em caso de perda dental por conta da ação das bactérias e cáries, o uso da prótese sobre implante dentário é um procedimento recomendado e eficiente. Contudo a higienização deve ser feita corretamente.
Hidratação


Para quem quer ficar livre de problemas com a saúde e regular o organismo, reduzindo medidas, deve-se fazer o consumo de dois litros de água diariamente.

A água faz com que o metabolismo acelere, contribuindo para o emagrecimento e para o funcionamento de todos os sistemas do corpo, bem como o bom funcionamento dos rins.
Assim como para o restante do corpo, a água é fundamental para a saúde bucal, pois limpa a cavidade e contribui para a produção de saliva, que realiza a limpeza natural dos dentes.
Inclusive, beber água é fundamental para quem faz uso de aparelho dental transparente, evitando o amarelamento e reduzindo os resíduos alimentares entre os fios.
Por isso, manter a higiene bucal é ainda mais importante para quem realiza esse tipo de tratamento.


Refeições regulares
Ao contrário do que muitos pensam, fazer refeições durante o dia contribui para a dieta e saúde. Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia são parte da rotina de quem quer se alimentar bem, sob intervalo de três horas.
Especialistas apontam que o jejum é uma das piores formas de emagrecer, pois atrapalha o metabolismo.
O corpo armazena energia ao invés de gastá-la. Além disso, pular uma refeição pode fazer com que haja exagero na próxima, pelo nível de fome que é acumulada, principalmente se a pessoa faz exercícios físicos.
Para isso, frutas, oleaginosas e lanches mais saudáveis entre as refeições são os mais indicados.
Consultar profissionais regularmente
A busca por um nutricionista é uma excelente escolha para fazer uma dieta que atenda a sua demanda e que mantenha uma boa saúde. Inclusive, o acompanhamento correto evita dietas instantâneas de emagrecimento que são prejudiciais à saúde.


Nesse sentido, se um dos motivos de alguém começar uma dieta é a aparência, também é importante o acompanhamento adequado, para identificar quais os incômodos e estabelecer metas realistas.
Manter os cuidados de higiene também com o corpo e a boca é crucial. Além disso, existem procedimentos estéticos para deixar o sorriso mais bonito, como o uso de lente nos dentes, que podem ser procurados, complementando o tratamento.
Com isso, é possível recuperar a autoestima e bem-estar, garantindo mais saúde para o corpo, boca e mente.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Black Friday: Quinta Valentina promove ações com descontos para consumidoras e futuras franqueadas

As consumidoras encontrarão descontos de até 50% no site e na venda presencial em todo o brasil. Já as potenciais franqueadas poderão conseguir até 40% de desconto ao participarem do webnario Quinta Valentina

A Quinta Valentina, rede de franquia de sapatos femininos com atendimento personalizado para o cliente, vai desenvolver uma série de ações durante a Black Friday. A marca está programando descontos para consumidoras e também para mulheres que desejam empreender e fazer parte da rede. A empresa conta com mais de 200 franqueadas em todo o Brasil, além do atendimento pelo e-commerce, que alcança todo o território nacional.

Para as consumidoras, a Quinta Valentina terá descontos de até 50% em seus produtos, tanto na venda do site, quanto na venda presencial, por meio das franqueadas em todo o Brasil. Já para mulheres que estão pensando em investir em uma franquia, a rede também vai oferecer facilidades. Nos dias 19, 24 e 26 de novembro, a partir das 20h, a empresa realizará um webnario para potenciais franqueadas.

No evento, o CEO André Assunção irá apresentar a história da empresa, falar sobre a trajetória da Quinta Valentina na luta pelo empoderamento feminino, além de oferecer oportunidades de flexibilização no investimento de uma unidade, com descontos que podem checar a 40%. Esses descontos serão ofertados a participantes que estiverem dentro do perfil da Quinta Valentina, conforme análise prévia feita.

Os interessados em participar do evento online devem acessar os links abaixo:

19/11 – a partir das 20h https://quintavalentina.clickmeeting.com/webinar/register

24/11 – a partir das 20h https://quintavalentina.clickmeeting.com/webinarqv/register

26/11 – a partir das 20h https://quintavalentina.clickmeeting.com/webinarquinta/register

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo consumidor por conta dos descontos que as empresas oferecem em produtos e serviços. A data também é muito aguardada pelo mercado. Segundo estudo da Nielsen, em 2019, a Black Friday representou para o varejo online no Brasil cerca de R$3,2 bilhões.

Sobre a Quinta Valentina

A Quinta Valentina é uma rede de franquia de sapatos femininos, com venda personalizada e atendimento sob medida, de acordo com a necessidade de cada cliente. A rede nasceu do desejo de oferecer a mulheres de todo o Brasil, a possibilidade de entrarem no mercado e alcançarem seus objetivos profissionais, inspirando essas mulheres a conquistarem sua independência por meio do empreendedorismo no segmento da moda.

A rede se desenvolveu a partir de uma comunidade de franqueadas prontas para realizar seus sonhos, capacitadas para o varejo de moda, que têm como material de trabalho, sapatos com alto valor agregado, para atender as demandas de todos os tipos de mulheres.

Ao longo dos anos, a marca se consolidou no mercado e se tornou referência com ações e atitudes que priorizam e valorizam a mulher, oferecendo capacitação e até mesmo apoio psicológico para suas franqueadas. Essas iniciativas reforçam os valores da marca que são: atenção, cuidado, relacionamento, interação, inovação e qualidade nos produtos. A Quinta Valentina conta com mais de 200 franqueadas em todo o Brasil, além do atendimento pelo e-commerce, que alcança todo o território nacional.

Como acabar com as olheiras?

Bye, bye, aparência cansada: conheça o tratamento de olheiras com ácido hialurônico

Indicado para o tratamento de alguns tipos de olheiras, Restylane® rejuvenesce e preenche, com naturalidade, regiões marcadas pelo avançar da idade, com resultados de longa duração

São Paulo, 26 de outubro de 2020 – Em tempos que devemos usar com frequência máscaras de proteção respiratória, o poder expressivo do olhar é maior ainda. Engana-se quem pensa que o cansaço é o único causador das olheiras. Existem outros fatores que contribuem para a formação dessas alterações que podem modificar a expressão dos olhos.

A médica dermatologista Dra. Ritha Capelato, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que, em grande parte dos casos, a olheira é genética e costuma ser percebida após os 30 anos, com o envelhecimento da pele. “Na maioria dos casos são de causa genética e aumentam com a idade, pois ao passar dos anos perdemos gorduras da face, os ligamentos vão afrouxando e muitas vezes as olheiras tendem a aumentar e até começar a formação de bolsas”, afirma.

Capelato conta que, inicialmente, é preciso identificar a causa. Pode ser pigmentação da pele, profundidade, flacidez, bolsa de gordura ou todos juntos. A cor acastanhada da olheira é causada pelo excesso de melanina. Já a arroxeada, é causada pelo aumento do calibre dos vasos sanguíneos na região.

Entre as formas de tratamento para diminuição das olheiras, estão os procedimentos estéticos não-cirúrgicos, que também são pouco invasivos, possuem resultados efetivos para esses casos, e devem sempre ser realizados por um profissional especializado. Para a Dra. Ritha, o ácido hialurônico é o principal aliado no tratamento das olheiras, onde preenche-se a área profunda e há hidratação da área da região dando um refinamento e amenizando o olhar de cansaço. “O ácido hialurônico vai melhorar a profundidade da olheira, porém, como ele hidrata a pele, ele também dá uma melhorada na coloração”, comenta a médica.

Restylane® foi o primeiro ácido hialurônico injetável lançado no mercado mundial. “O tratamento das olheiras está ganhando ainda mais notoriedade por conta da pandemia e o uso de máscaras, que acaba deixando o olhar em evidência. A região dos olhos fala muito sobre a individualidade e personalidade de cada um, por isso é importante cuidarmos bem dela”, explica a Dra. Ritha. Como uma das opções para o tratamento das olheiras, Restylane® tem como objetivo rejuvenescer e preencher, com naturalidade, regiões marcadas pelo avançar da idade, com resultados de longa duração comprovados clinicamente.

Podem ainda ser realizados outros procedimentos de forma combinada a fim de melhorar pontos localizados no entorno dos olhos, para além das olheiras. É o caso do tratamento de linhas finas, também com preenchedor de ácido hialurônico. Para conquistar efeitos mais duradouros, dependendo da avaliação médica, pode conciliá-los à aplicação de toxina botulínica.

Automaquiagem: como se produzir do zero

Para aliviar o tédio da quarentena, produzir uma make torna-se uma alternativa que soma entretenimento e autoestima. Apostar em novas cores, produtos e estilos de maquiagem garante um close diferente e inovador para aparecer em selfiesTiktoks webconferências do trabalho. 

Dividido em 10 etapas, a maquiadora especializada pela Make Up For Ever Academy — Paris, Mirela Abreu, leva o passo a passo para iniciantes sobre como se automaquiar sem exagerar dentro de casa, dando dicas, produtos, cores e utensílios a serem utilizados. 

1º FAÇA UM ‘SKINCARE’

O primeiro passo para uma automaquiagem perfeita, é fazer um “skincare” (cuidar da pele) antes, e na sequência hidratar”, explica.

2º HIDRATE

“Após a hidratação, proteja a pele com um filtro solar associado ao primer (fixador); isso vai fazer com que sua maquiagem dure muito mais tempo”.

3º APLIQUE A BASE E USE CORRETIVO

“Agora você vai aplicar a base com uma esponja em todo o rosto. Em seguida, use o corretivo em vários pontos para iluminar e destacar as áreas que você deseja. Lembrando que a base tem que ser do tom da sua pele, assim como o corretivo não pode ser mais claro do que a sua cor”.

4º FAÇA OS CONTORNOS

Use um pó marrom opaco e faça os contornos. Depois de contornado o rosto, use o pó compacto para selar os pontos de iluminação e o corretivo, e o pó translúcido para selar todo o restante”.

5º FINALIZE A PELE COM O BLUSH

“Após passada a última etapa, finalize a pele com um blush e iluminador”.

6º DEFINA AS SOBRANCELHAS

Finalizada a pele, faça a definição da sobrancelha com um rímel apropriado”.

7º FAÇA UMA BASE NA PÁLPEBRA MÓVEL

Com uma sombra líquida marrom faça uma base em toda a pálpebra móvel. Em seguida, venha com uma sombra berinjela e faça o canto externo para dar profundidade no olhar”. 

8º USE UMA SOMBRA CLARA

Use uma sombra mais clara no canto interno do olho para abrir mais o olhar”.

9º FINALIZE COM O LÁPIS PRETO

Finalize o olho com uma lápis preto na linha d’água e rímel no cílios superior e inferior”.

10º DESTAQUE OS LÁBIOS

“Para destacar os lábios, use sempre batom e lápis, pois o mesmo ajuda a fixar melhor o batom. Agora é só gravar um vídeo ou tirar uma foto para ver como ficou o resultado!”.

Para mais dicas e informações sobre maquiagens, acesse a página do Instagram @mirelaabreu27.

Técnica que corrige o nariz por dentro e por fora

Especialista do Hospital CEMA explica o que é a rinosseptoplastia, procedimento que está entre os mais realizados no mundo

Muitas pessoas se queixam do aspecto estético do nariz. Outras reclamam de sempre estarem com coriza, obstrução nasal e outros problemas respiratórios.

No entanto, em algumas situações, existe uma cirurgia capaz de auxiliar em ambos os casos: a rinosseptoplastia. Apesar do nome complicado, esse procedimento nada mais é que uma cirurgia plástica e funcional do nariz. “A principal função da rinosseptoplastia é melhorar as características estéticas e corrigir aspectos funcionais.

É uma junção da rinoplastia com a septoplastia e proporciona resultados muito satisfatórios, tanto visualmente, quanto funcionalmente”, explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Gustavo Mury.

Atualmente, a rinosseptoplastia é o terceiro procedimento cirúrgico estético mais realizado no mundo, segundo último censo publicado pela Academia Americana de Cirurgia Plástica.

A técnica mais usada pelos cirurgiões é a rinoplastia estruturada, na qual o médico reforça a estrutura do nariz com enxertos retirados do próprio paciente. “O procedimento pode ser feito por técnica aberta ou fechada, sendo que na aberta realiza-se uma pequena incisão na pele entre narinas, o que permite melhor abordagem para defeitos da ponta nasal”, detalha o médico.

No caso de deformidades ósseas já existe um método considerado inovador chamado Rinoplastia Ultrassônica, que utiliza um instrumento movido a energia ultrassônica, acoplado a uma ponteira desenhada para esculpir o osso do nariz.

A rinosseptoplastia é realizada sob anestesia geral e o paciente tem alta no mesmo dia. Pessoas que se incomodam, esteticamente, com o próprio nariz, têm deformidades ósseas ou ambos podem se beneficiar — e muito — desse tipo de cirurgia. “Uma grande vantagem também é que quando realizamos ambos os procedimentos na mesma cirurgia — correção da função e estética nasal — a porção removida do desvio de septo, por exemplo, serve de enxerto para redefinição estética. Essa é a melhor opção para quem precisa corrigir ambas as coisas”, resume Mury.

Benefícios da corrida e da caminhada

As atividades têm vantagens distintas que devem ser levadas em conta na hora de escolher qual exercício praticar

Quem procura sensação de bem-estar, melhora da condição física e prevenção de doenças cardiovasculares pode apostar tanto na corrida quanto na caminhada. Mas se a intenção é alcançar objetivos específicos, é preciso entender qual das práticas é a mais eficiente para atingir as metas, sejam elas perder peso ou turbinar o sistema imunológico e proteger o coração.

“Os passos mais lentos devem ser os primeiros”, explica a Fisioterapeuta Gislaine Milena Marton, proprietária da clínica Quality Fisio & Pilates. “Para quem quer sair do sedentarismo e pretende cuidar do coração, o melhor é começar pela caminhada. A prática exige menos desse órgão, tornando-a ideal para iniciantes ou casos de indicação médica nesse sentido”, completa.

Aqueles que precisam fortificar os ossos também pode praticar essa atividade, porque o impacto das passadas estimula a produção de massa óssea e tem a vantagem de causar menos fraturas por estresse na comparação com a corrida. Além disso, a caminhada melhora o sistema imunológico, pois aperfeiçoa a função das células de defesa do corpo.

De acordo com pesquisas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, os corredores emagrecem com mais facilidade e conseguem se manter em forma por mais tempo. “Isso porque a corrida tem um alto gasto calórico devido a intensidade do exercício, sendo mais indicada para quem tem como objetivo específico a perda de peso”, explica a especialista. E se o objetivo é conquistar mais resistência física, a corrida também é ideal.

Nos dois casos é importante se lembrar do alongamento, antes e depois de correr ou caminhar, além disso, é recomendado consultar um fisioterapeuta para que ele indique um programa de fortalecimento específico para glúteos, pernas, abdômen e coluna, isso evitará lesões durante a prática dessas atividades.

E não se esqueça do calçado. “O tênis não deve ter o solado reto, é necessário uma curvatura que acompanhe o formato do pé. Além disso, ele precisa absorver o impacto do momento da atividade, um amortecedor pode ajudar nisso. A parte de trás do calçado deve ser mais firme para evitar torções, e a da frente, mais maleável, isso fará com que o movimento do pé não seja prejudicado”, completa Dra. Gislaine Milena Marton.

Dica Portal JE : Para uma alimentação saudável clique aqui

Saiba como cuidar da pele no verão

Férias combina com calor, praia, piscina e descanso, mas esta combinação pede cuidados básicos com a pele. O primeiro passo para curtir este período e não se preocupar depois com as indesejáveis manchas é usar o filtro solar, além é claro de manter-se hidratado, tomando bastante líquido e usando cremes hidratantes.

Dermatologista no Super Dr. Centro de Saúde Integrada, em Ponta Grossa (PR), Rodrigo de Oliveira Ramos explica que o cuidado com a pele deve ocorrer o ano todo e não somente neste período, quando a exposição aos raios solares é mais intensa.

O especialista explica que após a aplicação do filtro solar a reaplicação deve ocorrer, pelo menos, duas vezes ao dia, inclusive em peles negras e o ideal é que o fator de proteção seja, no mínimo, 30. Ele lembra que os filtros com cor não interferem na eficácia protetora e que peles com manchas e sardas precisam de atenção especial, com uso de fator acima de 30.

Outra dica é que mesmo nos dias nublados ou chuvosos o uso do filtro não seja interrompido. “A radiação solar atravessa a nuvem e o vidro”, alerta o médico ao reforçar que a luz branca também causa danos à pele, por isso a necessidade do uso várias vezes ao dia.

O que usar primeiro

No caso das mulheres que utilizam cremes hidrantes e antirrugas no rosto, o especialista explica que o filtro solar deve ser o último a ser aplicado o que manterá a sua eficácia.

Já nos bebês o uso do protetor pode começar aos seis meses de vida e a exposição ao sol, em todas as idades, deve ocorrer antes das 10 horas e após as 16 horas.

E por fim ele afirma que este é o período de evitar as manchas na pele, porém quem já as tem deve procurar um consultório médico para o tratamento, porém os processos de clareamento devem ser feitos principalmente no inverno.

Cuidado com produtos cosméticos vencidos

Podemos achar até besteira, mas não é: usar produto de beleza vencido não é uma boa ideia. “Pode resultar em alergias e problemas de saúde”, alerta o cosmetólogo Douglas Alan, da Galant.

O prazo de validade de um cosmético é determinado pela indústria que o produziu. A indústria realiza, dentre diversos testes, um teste muito importante chamado Estabilidade do Produto.

“Em média, o produto fica três meses em um equipamento chamado estufa a uma temperatura acima da temperatura ambiente. Com isso, a indústria acompanha a estabilidade da formula quanto a cor, odor, viscosidade, etc.

Após esse teste, define-se a validade de um produto”, explica Douglas.

Atenção porque produtos que apresentem data de validade vencida costumam ter variação no cheiro, na cor e no aspecto físico. Douglas Alan ressalta: “O cosmético é o alimento da pele. Você seria capaz de ingerir um alimento vencido?”.

Ele argumenta que “uma boa dica é que o consumidor busque cosméticos que estejam próximo a data de vencimento, pois as lojas são obrigadas a conceder um bom desconto no produto, porém leve em consideração que o consumo do cosmético deve ser imediato“.

Com o fim do verão, é hora de recuperar a saúde da pele e dos cabelos

 O verão terminou oficialmente em 20 de março e, com seu fim, damos uma pausa às idas à praia, aos mergulhos e ao bronzeado adquirido após horas sob o sol. É hora, então, de reverter os possíveis estragos causados pela exposição constante ao sol, ao sal do mar e ao cloro das piscinas. Thais Pereira, farmacêutica da rede nacional de farmácias Extrafarma, aponta os cuidados necessários para recuperar a saúde da pele e dos cabelos.

Alívio para peles sensíveis

Peles com queimaduras de sol devem ser tratadas com loções ou géis hidratantes com compostos como aloe vera e calêndula, que possuem ação calmante e ajudam no processo de regeneração. Para aliviar o desconforto, vale a pena borrifar água termal na pele, que também age como hidratante.

Foco na hidratação

Se os cuidados com a hidratação deixaram a desejar nos últimos meses, é hora de recuperar o tempo perdido. Invista em cremes e loções potentes, com ativos hidratantes como ureia, vitamina E e aveia. Para uma melhor absorção, use o produto após o banho e reaplique ao longo dia se achar necessário. Óleos hidratantes, como o de amêndoas e o de semente de uva, também ajudam a manter a umidade da pele e podem ser usados durante o banho.

Atenção especial aos cabelos

Os cabelos devem ser tratados com máscaras hidratantes e produtos sem enxágue. Uma dica é, na hora do banho, substituir temporariamente o condicionador por uma máscara hidratante mais poderosa, até que os cabelos recuperem a maciez perdida. Ampolas e séruns com substâncias como óleo de argan e manteiga de karité também são bons aliados na hora de tratar os fios ressecados.

Fim dos banhos muito quentes

O calor pode estar indo embora, mas isso não significa que a mudança deva ser compensada no chuveiro. Aumentar a temperatura do chuveiro durante o banho aumenta o ressecamento da pele, já que a água quente acaba tirando parte da barreira protetora que a mantém hidratada. Em casos extremos, o ressecamento pode causar manchas vermelhas e provocar descamação na pele. Para manter a pele saudável, crie o hábito de tomar banhos mornos e diminua também o tempo passado embaixo do chuveiro.

Pele renovada com esfoliantes

A esfoliação ajuda a remover as células mortas e deixa a pele mais preparada para receber as substâncias hidratantes presentes em cremes, loções e óleos, mas deve ser feita com muito cuidado. Só use produtos esfoliantes se a pele não estiver irritada ou sensível. Faça a esfoliação com movimentos suaves, evitando friccionar a pele com força e umedeça sempre a pele antes de aplicar o produto.

Para finalizar, a farmacêutica recomenda que idas ao dermatologista se tornem um hábito: “não deixem que apenas algum problema na pele ou no cabelo leve ao médico especialista, um acompanhamento adequado previne inúmeros problemas e sua saúde agradece”, reforça Thais.

Semana da mulher: cuidados com a saúde e com o corpo

A rede de academias Bluefit preparou aulas, dicas e treinos exclusivo para as mulheres

Para as mulheres mostrarem todo seu poder sem perder a sensibilidade, a rede de academias Bluefit, que conta com 30 unidades, preparou aulas especiais e divertidas que ocorrerão do dia 05 de março ao dia 10 de março.

Zumba, Stilletto e FitDance são alguma dessas atividades durante a semana – os alunos podem consultar a programação no quadro de avisos, na recepção ou com os professores da sua unidade. As alunas matriculadas poderão levar um acompanhante para os treinos nessa semana.

Saúde e bem-estar

Um dos aliados mais importantes para a saúde da mulher são as atividades físicas. O melhor exercício é aquele que a pessoa mais gosta de praticar, porque é a atividade que vai motivá-la a manter-se constante no desempenho e fugir do sedentarismo.

Mas, se ainda assim, você está em dúvida sobre qual atividade física é mais adequada para você e para o momento em que está vivendo, Gisele Almeida, líder técnica da Bluefit, preparou dicas para mulheres de todas as idades:

De 12 a 19 anos

Essa é uma faixa etária importante para a formação do hábito de praticar atividades físicas. A prática regular proporciona um maior autoconhecimento corporal, o que facilita a lidar com esta sensação diferenciada, causada pelas alterações hormonais nesta idade. Além disso, a prática de atividades físicas melhora a autoestima, sensação muito importante nesse período emocional da mulher.

Atividades indicadas para esta faixa etária:

  • Danças
  • Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)
  • Lutas (muay thai e jiu jitsu)

De 20 a 29 anos

Nessa fase ao atingir a idade adulta, a preocupação com um corpo “em forma” muitas vezes torna-se maior. Além disso, a mulher moderna trabalha e precisa de disposição para as atividades do trabalho diário.

Nesta faixa etária, um ponto a ser levado em consideração é o objetivo de cada mulher. Nesse contexto, segue algumas sugestões:

  • Musculação: é uma ótima opção especialmente para mulheres que estão buscando um “corpo malhado”. Nesta fase, é importante aumentar a massa óssea pensando não só na gestação (se for o caso), mas, também, em evitar a osteoporose no futuro.
  • Corrida: se o objetivo é emagrecimento e condicionamento físico, uma ótima indicação é a corrida;
  • Pilates/Alongamento: para mulheres que buscam mais relaxamento e bem-estar. Mas, muito mais do que promover relaxamento, esse tipo de atividade melhora a postura, previne lesões etc.
  • Ginástica: as aulas de ginástica fazem muito sucesso entre as mulheres. Alguns exemplos são: Jump, HIIT, GAP, Treinamento Funcional e as Danças.
  • Lutas: Aulas de Muay Thai e Jiu Jitsu também têm feito sucesso entre muitas mulheres.

De 30 a 39 anos

As indicações são basicamente as mesmas que as dadas para as mulheres de 20 a 29 anos, já que a mulher de hoje tem filhos mais velha e menopausa também mais tardia;

Neste sentido, as principais sugestões de atividades são:

  • Ginástica
  • Lutas
  • Musculação: nessa faixa etária na maioria das vezes, a flacidez começa a surgir e a flexibilidade começa a diminuir. A musculação é uma ótima pedida, pois melhora a parte estética, e ajuda na postura e na prevenção da osteoporose, artrose, diabetes e hipertensão.
  • Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)

De 40 a 49 anos

Nesta fase, o organismo já começa a passar por uma desaceleração metabólica e a atividade física ajuda a manter a disposição do dia a dia, o bom funcionamento do organismo, a autoestima e a qualidade dos movimentos.

Algumas sugestões de atividades para esta fase são:

  • Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)
  • Musculação
  • Ginástica: Alongamento, Pilates, Abdominal, Treinamento Funcional e as Danças

Acima de 50 anos

Acima dos 50 anos, o organismo começa a tornar-se mais frágil, mas a atividade física regular ajuda principalmente a evitar a desaceleração metabólica, a perda de massa muscular, auxilia na qualidade dos movimentos e, com isso, ajuda a evitar lesões.

Neste sentido, seguem algumas sugestões de atividades mais indicadas para esta faixa etária:

  • Musculação
  • Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)
  • Ginástica: Alongamento, Pilatos, Abdominal, Treinamento Funcional e as Danças

Independentemente da idade da mulher e do tipo de atividade escolhida, é muito importante que ela conte com orientação profissional para se exercitar. A atividade física deve sempre ser iniciada em uma intensidade mais baixa para uma intensidade alta, aliada a uma boa hidratação e alimentação.

Então já sabe: encontre uma atividade física que mais te agrade e usufrua de todos os benefícios que ela pode oferecer!

Período pré-menstrual

No período pré-menstrual são recomendadas atividades físicas leves, como por exemplo: caminhada, bicicleta, alongamento, amenizando todos os sintomas da TPM, portanto, mesmo que a vontade seja de não fazer nada, execute atividades físicas leves e sinta os benefícios.

É o momento mais propício para o emagrecimento, porque o corpo recorre à gordura corporal para obter energia – ou seja, alô, silhueta sequinha. No período do fluxo menstrual há mais cansaço, menos ânimo e possíveis cólicas. Durante esta fase é recomendado treinos mais leves como caminhadas, alongamentos e treinos leves de musculação.