Setor de turismo apresenta retomada gradual

Pesquisas apontam para uma tendência de  mudança nos hábitos de viagem dos brasileiros nos próximos anos

A pandemia de coronavírus teve um impacto significativo no setor de turismo no Brasil e no restante do mundo. Com o fechamento de fronteiras internacionais, mudanças em protocolos sanitários de aeroportos e cancelamento massivo de voos para os mais variados destinos, a dinâmica de viagens nacionais e internacionais mudou drasticamente em todo o planeta.

Segundo pesquisas de impacto realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o segmento está entre os líderes da lista das áreas mais afetadas pela crise de saúde em 2020.De acordo com estimativas da Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da ONU, o número de turistas internacionais caiu 65% no primeiro semestre do ano e o setor conta com prejuízo de aproximadamente 2,5 bilhões de reais.

A OMT ainda afirma que, embora a abertura de fronteiras tenha começado em alguns destinos, o aumento do número de turistas internacionais no Hemisfério Norte, devido à temporada de verão, não se concretizou.

Os prejuízos também são visíveis nos estabelecimentos turísticos espalhados pelo Brasil. Estudos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que cerca de 50 mil estabelecimentos turísticos, como bares, hotéis, pousadas, restaurantes e agências de viagem, se viram obrigados a encerrar as atividades entre os meses de março e agosto deste ano, o que representa uma perda de 16,7% das instalações turísticas no país.

Por outro lado, estudos apontam para uma retomada gradual. Segundo dados da sexta pesquisa de impacto realizada pela FGV com o Sebrae, as perdas de faturamento do setor estão, atualmente, em 74%, uma melhoria em relação aos 88% atingidos no final de março.

“A tendência é que o cenário de turismo tenha uma retomada mais lenta, mas já há indícios de uma mudança de hábitos relacionados à viagens de lazer”, comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, especializada em controle de ponto online e gestão de rotinas do Departamento Pessoal para pequenas e médias empresas.

“Verificamos aqui na mywork que empresas do setor de hospitalidade e turismo já têm funcionários voltando das suspensões de contrato de trabalho e algumas até já estão contratando novos colaboradores”, conta o executivo.

Apesar do cenário de estagnação do segmento turístico, muitas medidas vêm sendo tomadas para proporcionar uma retomada segura das atividades. O aeroporto de Guarulhos, por exemplo, adotou a averiguação da temperatura corporal dos passageiros através de câmeras e termômetros no controle de acesso ao embarque para identificar possíveis quadro de febre e outros sintomas relacionados à Covid-19.

Assinatura: Beatriz Candido Di Paolo

Foz do Iguaçu retoma voos para seis destinos

Foz do Iguaçu vai recuperar a conectividade aérea para seis destinos, cinco deles nacionais e um internacional, no mês de outubro. Previsão é de retorno dos voos diretos para Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro – Galeão, São Paulo – Congonhas, Ponta Grossa e Santiago do Chile. No momento, só há voos diretos para São Paulo (Guarulhos) e Campinas (Viracopos). Veja quais são: 

Curitiba

A Azul Linhas Aereas confirmou o retorno dos voos entre Curitiba e Foz do Iguaçu, cinco vezes por semana, de segunda a sexta-feira, a partir do dia 5 de outubro. Rota será  operada com os modernos aviões Airbus A-320. O voo AD 4066 sairá de Curitiba às 11h25 com chegada em Foz do Iguaçu às 12h40. Já o retorno para a capital paranaense será com o voo AD 4067, com saída de Foz às 15hs e chegada em Curitiba às 16h10.

Porto Alegre 

No mesmo dia 5 de outubro, a Azul inicia o voo AD 4181 ligando Porto Alegre a Foz do Iguaçu, com saídas da capital gaúcha às 11h30 e chegada às 13h05, com os aviões modelo ATR. O retorno da Terra das Cataratas será com o voo AD 4182, saindo às 13h55 e chegando em Porto Alegre às 15h30 horas. Voo será realizado três vezes por semana, sempre às segundas, quartas e sextas.  

Rio de Janeiro – Galeão 

A partir do dia 09 de outubro, a Gol inicia voos diretos, com freqüência de seis vezes por semana, exceto aos domingos, ligando o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, a Foz do Iguaçu. O vôo G3 2290 sairá do Rio de Janeiro às 19h40 chegando a Foz do Iguaçu às 21h55. O retorno para o Rio de Janeiro será pelo vôo G3 2289, saindo às 7h15 com chegada às 09h10. 

São Paulo – Congonhas e Ponta Grossa

Outra companhia aérea que inicia voos para Foz do Iguaçu em outubro é a VoePass (antiga Passaredo), com ligações quatro vezes por semana entre o aeroporto de Congonhas-SP com escala em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. O vôo 2314 sairá de Congonhas aos domingos, segundas, quartas e sextas às 12 horas, passando por Ponta Grossa e chegando a Foz do Iguaçu às 15h15. O voo de retorno será o 2315, com saída de Foz do Iguaçu às 15h45 e chegada em Congonhas às 19h10, com escala em Ponta Grossa.

Santiago do Chile 

Também no dia 25 de outubro, começa a operar o voo da companhia de baixo custo JetSmart ligando Santiago do Chile a Foz do Iguaçu, duas vezes por semana, aos domingos e quintas. Voo sai de Santiago do Chile às 17h30 e chega em Foz às 20h25. O retorno será às 21h20 e chegada em Santiago 00h25. 

“A volta dos voos anima o setor e impulsiona a retomada do turismo com responsabilidade, cumprindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19. Já estamos com boa procura para o feriado de Nossa Senhora Aparecida e a perspectiva é fechar o mês de outubro com média entre 25% e 30% de ocupação nos meios de hospedagem”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

A retomada do turismo é um dos eixos do Programa Acelera Foz, que tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Dica de estacionamento próximo ao Aeroporto de Congonhas clique aqui

Costa Crociere suspende a temporada 2020/2021 na América do Sul e anuncia a abertura das vendas da temporada 2021/2022 na região

Companhia anuncia a abertura das vendas da temporada 2021/2022 na América do Sul, na terça-feira, 8 de setembro

Para que os hóspedes possam planejar suas férias, a Costa optou por antecipar as vendas da próxima temporada

A abertura das vendas também tem o objetivo de beneficiar os agentes de viagens, com a possibilidade de antecipar faturamento e comissão

A Costa Crociere, companhia de cruzeiros líder na Europa e integrante da Carnival Corporation & plc, anuncia hoje a suspensão da vinda de seus navios para a temporada 2020/2021 na América do Sul.

Todos os cruzeiros a bordo dos navios Costa Fascinosa, Costa Luminosa e Costa Pacífica pela América do Sul, com embarques programados para o período de novembro de 2020 a abril de 2021, estão cancelados.

“A Costa Cruzeiros navega na América do Sul há ininterruptos 72 anos e temos o compromisso de seguir operando por aqui”, declara Dario Rustico, Presidente Executivo da Costa Cruzeiros para a América Central e do Sul. “Estamos ansiosos para retomar a operação na região na temporada 2021/2022 com dois navios, continuando a oferecer o melhor da Itália a bordo de nossos navios e uma experiência única e ainda mas exclusiva para os nossos hóspedes sul-americanos”, completa.

A Costa está em contato com as agências de viagens e os hóspedes que adquiriram essas viagens e foram impactados pelo cancelamento, para oferecer a utilização de crédito no valor recebido pela Costa pelo cruzeiro, deduzido apenas da comissão do seu agente de viagens, para pagamento (ou parte de pagamento) de outro cruzeiro. A reserva do novo cruzeiro deve ser feita até 31/12/2021, considerando cruzeiros com embarque até 30 de junho de 2022. 

Fazendo a reserva do novo cruzeiro até 31 de março de 2021, os hóspedes receberão ainda um Bônus da Costa em forma de crédito, para utilizá-lo em sua próxima viagem exclusivamente no pagamento das suas despesas a bordo. O valor do crédito a bordo será de R$ 400,00 por cabine para cruzeiros cancelados de 1 a 5 noites, ou de R$800,00 por cabine para cruzeiros cancelados de 6 a 9 noites, ou de R$ 1.200,00 por cabine para cruzeiros cancelados acima de 10 noites. Este crédito adicional não será cumulado com outro bônus semelhante que já tenha sido concedido devido a eventual cancelamento anterior. 

A Costa respeitará a decisão dos seus hóspedes. Assim, embora esteja desobrigada a reembolsar por lei, eventuais pedidos de reembolso serão processados no prazo definido pela Lei 14.046 de 2020, ou seja, até 12 meses contados da data de encerramento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 2020. O valor a ser reembolsado corresponderá ao montante recebido pela Costa Cruzeiros pelo cruzeiro cancelado, deduzido apenas da comissão dos agentes de viagens, nos termos da lei.

Ao anunciar essa decisão, a Costa também comunica a abertura de vendas para a temporada 2021/2022 na América do Sul, na próxima terça-feira, 8 de setembro. A companhia terá dois navios operando entre dezembro de 2021 e abril de 2022 na região.

Com embarque em Santos, o navio Costa Favolosa terá o primeiro cruzeiro regular no dia 05 de dezembro de 2021 e realizará 17 roteiros de seis a sete noites, dedicados à região Nordeste do país. Os turistas provenientes dessa região poderão embarcar em Salvador para vivenciar férias a bordo com o melhor do estilo italiano de navegar.

O Costa Favolosa também realizará três minicruzeiros, de três a quatro noites, e terá os cruzeiros de Natal e Réveillon na praia de Copacabana, além do cruzeiro de Carnaval. Já os cruzeiros temáticos estão confirmados com datas de embarque a definir.

Confirmado para mais um verão em águas sul-americanas, o Costa Pacifica terá cruzeiros de sete e oito noites pela região do Prata, com embarques do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu.  No dia 31 de dezembro de 2021, o navio também irá atracar na praia de Copacabana para a celebração de Réveillon.

A temporada 2021/2022 ainda será marcada pelos cruzeiros de travessia entre Itália-Brasil e Brasil-Itália. Esses cruzeiros permitem ao turista conhecer diferentes lugares no mundo de uma única vez. 

Costa Cruzeiros se antecipa e anuncia alteração em seus itinerários na Itália

Após as novas medidas anunciadas na noite passada pelo governo italiano em um esforço para conter a emergência de saúde em território nacional, a Costa Cruzeiros revisou os itinerários de seus navios que realizam escalas nos portos italianos até o próximo dia 3 de abril.

“Como empresa italiana e a única armadora navegando sob a bandeira italiana, estamos comprometidos em garantir a conformidade com os regulamentos e o apoio às autoridades italianas e a comunidade nesse empenho extraordinário para enfrentar a atual situação de emergência”, disse Neil Palomba, presidente Global da Costa Cruzeiros. 

Os cruzeiros atualmente em atividade farão escalas nos portos italianos apenas para permitir que os hóspedes desembarquem e retornem aos seus locais de origem, sem excursões ou novos embarques.

A empresa está informando todos os hóspedes afetados por essas alterações, oferecendo um crédito para que eles possam aproveitar a experiência de um cruzeiro Costa posteriormente.

Nos últimos dias, a Costa Cruzeiros já havia impedido a presença de hóspedes italianos em cruzeiros que partiam fora do Mediterrâneo em um esforço para conter riscos, preservar o ambiente e aplicar as medidas específicas emitidas pelo governo italiano.

A proteção da saúde e a segurança dos hóspedes e da tripulação são prioridade para a Costa Cruzeiros. A bordo dos navios da Costa, o nível de higienização foi elevado para garantir a máxima higiene e a segurança para hóspedes e tripulantes. A companhia vem adotando rígidos procedimentos de saúde para o embarque de passageiros desde o início do surto do Covid-19.


Nova condição especial para viagens nacionais e internacionais. Alteração em política de cancelamento

A Costa Cruzeiros anuncia também a alteração em sua política de cancelamento. Para auxiliar o hóspede a organizar suas férias a bordo com tranquilidade, a companhia marítima oferece o cancelamento gratuito e sem penalidade para as reservas novas e individuais efetuadas no período de 9 de março a 30 de abril de 2020. 

Essa facilidade na política de cancelamento é válida para os cruzeiros internacionais da Costa ao longo de 2020, com embarques a partir de 1º de maio; e para todos os roteiros previstos na temporada 2021 no mundo, incluindo as viagens pela América do Sul e as travessias transatlânticas Brasil-Itália a bordo dos navios Costa Fascinosa, Costa Luminosa e Costa Pacifica. 

Para garantir a gratuidade, o cancelamento do cruzeiro deve ser realizado até o dia 30 de abril de 2020. O benefício não será aplicado nas viagens que já tenham sido alteradas antes de 9 de março.

Para mais informações, entre em contato com a Costa Cruzeiros por seus canais de atendimento. O novo benefício na política de cancelamento também está disponível para as agências de viagens parceiras da companhia marítima no portal Costa Extra (www.costaextra.com.br). 

Os cruzeiros da Costa são em Reais e podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito. 

Costa Cruzeiros amplia estrutura para o setor MICE a bordo dos navios

Navios da companhia estão aptos a receber desde viagens de incentivo e premiações a reuniões e conferências corporativas; Os eventos podem ser realizados em toda a frota da Costa e nos cruzeiros distribuídos pelo mundo e América do Sul

Viajar a negócios não precisa ser apenas sinônimo de trabalho. A diversão faz parte do processo e é um diferencial para as empresas que buscam gerar mais engajamento e sinergia entre os colaboradores. Foi pensando assim que a Costa Cruzeiros anuncia uma série de facilidades e serviços direcionados ao segmento MICE. 

Teatro

Os navios da companhia marítima contam com uma estrutura completa a bordo para atender o setor corporativo em qualquer lugar do mundo. Os 140 itinerários internacionais e nacionais realizados pela Costa estão aptos a receber eventos dos mais diferentes tamanhos e modelos. Entre eles: viagens de incentivo; premiações; eventos de marketing; lançamento de produtos; reuniões; conferências de vendas e franquias, festas de final de ano e outros.

Nos cruzeiros que navegam pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Caribe, Emirados Árabes, Oceano Índico, Extremo Oriente e América do Sul, as empresas podem promover desde encontros corporativos para pequenos grupos até eventos a partir do fretamento total do navio. 

Para eventos durante a temporada 2020/2021 na América do Sul, a Costa tem três opções de navios – Costa Fascinosa, Costa Luminosa e Costa Pacifica – com embarques em Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Itajaí, entre novembro de 2020 e abril de 2021.

A bordo da frota da Costa são disponibilizados equipamentos multimídia de última geração; diversos espaços para reuniões e ativações como teatros e salas com wifi; e suporte tecnológico de profissionais dos navios. Além disso, todas as refeições estão incluídas sem qualquer custo adicional. Cada navio oferece mais de 10 opções de restaurantes, capazes de agregar à experiência corporativa uma infraestrutura de lazer e hospedagem marcada pelo melhor do estilo italiano em hospitalidade e alta gastronomia.

Costa Luminosa – Decorado com obras de arte contemporâneas, o Costa Luminosa tem capacidade para recepcionar 2.826 participantes em 1.130 cabines. O navio reúne 15 ambientes gastronômicos, entre restaurantes e bares, além de salas para conferências e reuniões. Para os horários de relaxamento, o navio proporciona o centro de bem-estar Spa Samsara, piscina de talassoterapia, quatro jacuzzis, três piscinas externas, pista poliesportiva, percurso de jogging, cinema 4D, teatro e cassino.

Costa Fascinosa e Costa Pacifica – Com capacidade para 3.800 hóspedes em 1.508 cabines, os dois navios contam com quatro restaurantes, incluindo o Restaurante Club e o Restaurante Samsara, 11 bares, além de salas para conferências e reuniões. Na parte de lazer, o Costa Fascinosa e o Costa Pacifica têm, cada um, cinco piscinas, sete jacuzzis, cassino, teatro, cinema 4D e o Samsara Spa, com diversos tratamentos terapêuticos e estéticos.

Para mais informações consulte o executivo de MICE Diego Tancler pelo email diego.tancler@br.costa.it ou acesse o site www.costacruzeiros.com.br


Sobre a Costa Crociere

A Costa Crociere é a companhia marítima italiana integrante da Carnival  Corporation & plc, a maior empresa de cruzeiros do mundo. Há 71 anos a frota da Costa Crociere navega pelo mundo e oferece o melhor do estilo italiano, da hospitalidade a alta gastronomia, fazendo das férias uma experiência única a bordo. As embarcações incluem o que há de mais moderno em diversão, além de oferecer opções para aqueles que desejam relaxar. Possui 15 navios em serviço, a maior frota da Europa.

Além disso, um primeiro navio de última geração foi entregue em 2019 e o outro será em 2021: eles apresentam um “projeto verde” revolucionário e é conduzido por gás natural liquefeito (GNL), combustível fóssil mais limpo do mundo, o que representa um grande avanço ambiental. A Costa reflete a excelência italiana surpreendendo seus clientes todos os dias com experiências de férias únicas e inesquecíveis graças aos 27.000 associados de Costa em todo o mundo que, por sua vez, trabalham todos os dias para oferecer o melhor da Itália em férias de cruzeiro por meio de 140 itinerários diferentes, 261 destinos e 60 portos de embarque.

Costa anuncia cruzeiros pelo Mediterrâneo, Norte da Europa e América do Sul com descontos de até 25%

Descontos são válidos para mais de 160 saídas internacionais com embarques programados entre março e novembro de 2020; Companhia marítima oferece ainda cabines com varanda ao preço de cabines externas para os cruzeiros na América do Sul com embarques em fevereiro, março e abril de 2020

Realizar o sonho de férias a bordo de um cruzeiro marítimo internacional está cada vez mais fácil com a Costa Cruzeiros. A companhia marítima anuncia descontos de até 25% para viagens este ano pelo Mediterrâneo e Norte da Europa. São mais de 160 roteiros com embarques programados entre março e novembro de 2020.

O benefício é válido para reservas feitas até o dia 19 de abril de 2020 em cabines na categoria Total Comfort, e para os hóspedes membros do Costa Club, programa de fidelidade da Costa Cruzeiros. 

No Norte da Europa, o brasileiro tem a chance de conhecer em uma única viagem as paisagens deslumbrantes da Noruega, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Reino Unido e Irlanda em roteiros de sete, nove, dez, 11 ou 14  noites a bordo dos navios Costa Fascinosa e Costa Fortuna. Se a ideia é explorar as belezas das Ilhas Gregas, os navios Costa Luminosa e Costa Deliziosa viajam pela região em cruzeiros de sete noites a partir de Veneza, na Itália.  

Os descontos também abrangem os cruzeiros tradicionais da Costa pelo Mediterrâneo com embarques nas cidades italianas de Savona, Gênova e Civitavecchia/Roma ou de Barcelona, na Espanha. Os navios Costa Pacifica, Costa Diadema e o novo flagship Costa Smeralda visitam os principais pontos turísticos europeus ao incluir paradas em destinos como La Spezia, Palermo, Marselha, Palma de Maiorca, Valeta, Catânia e Nápoles em viagens de sete noites. 

Descontos também na América do Sul 

Na América do Sul, as viagens da Costa estão mais acessíveis para o viajante que quer embarcar em um cruzeiro ainda neste verão. As cabines com varanda nos roteiros com saídas em 16, 22 (Carnaval) e 29 de fevereiro, e nos dias 23 de março e 6 de abril (Páscoa) a bordo do mega navio Costa Fascinosa podem ser reservadas pelo preço de uma cabine externa, na categoria Basic

Além dessa oportunidade, as cabines internas nas viagens que partem nos dias 8, 16 e 22 de fevereiro estão com descontos de 25%. Já as cabines internas nos cruzeiros com saídas em 29 de fevereiro, 23 de março e 6 de abril podem ser adquiridos com 20% de desconto. As duas promoções são válidas para reservas efetuadas até o próximo dia 16 de fevereiro em cabines na categoria Basic.

Enquanto os cruzeiros com embarque em 8 e 29 de fevereiro, 23 de março e 6 de abril percorrem as capitais uruguaia e argentina em oito noites; as viagens que partem em 16 e 22 de fevereiro têm no itinerário as cidades brasileiras de Búzios, Salvador, Ilhéus e Ilhabela. O embarque para esses seis cruzeiros é realizado no porto de Santos.

Os cruzeiros da Costa para o Mediterrâneo, Norte da Europa e América do Sul estão em Reais e podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito. Mais informações no site www.costacruzeiros.com.br e também no portal Costa Extra (www.costaextra.com.br), exclusivo para as agências de viagens.


Serviço:

Navio Costa Fascinosa 

Embarque: 08/02/2020 – Santos
Nº de noites: 8
Cidades visitadas: Santos, Buenos Aires (com pernoite), Montevidéu e Santos
Preço: A partir de R$ 974,25 (10x de R$ 97,42) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 


Embarque: 16/02/2020 – Santos
Nº de noites: 6
Cidades visitadas: Santos, Búzios, Salvador, Ilhabela e Santos
Preços: A partir de R$ 1.274,25 (10x de R$ 127,42) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 
A partir de R$ 2.099,00 (10x R$ 209,90) por pessoa em cabine com varanda na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 


Carnaval
Embarque: 22/02/2020 – Santos
Nº de noites: 7
Cidades visitadas: Santos, Búzios, Salvador, Ilhéus, Ilhabela e Santos
Preços: A partir de R$ 1.649,25 (10x de R$ 164,92) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 
A partir de R$ 2.869,00 (10x R$ 286,90) por pessoa em cabine com varanda na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 


Embarque: 29/02/2020 – Santos
Nº de noites: 8
Cidades visitadas: Santos, Montevidéu, Buenos Aires (com pernoite) e Santos
Preços: A partir de R$ 1.063,20 (10x de R$ 106,32) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas)
A partir de R$ 1.649,00 (10x R$ 164,90) por pessoa em cabine com varanda  na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 


Embarque: 23/03/2020 – Santos
Nº de noites: 8
Cidades visitadas: Santos, Buenos Aires (com pernoite), Montevidéu e Santos
Preços: A partir de R$ 1.383,20 (10x de R$ 138,32) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 
A partir de R$ 2.279,00 (10x de R$ 227,90) por pessoa em cabine com varanda na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 


Páscoa

Embarque: 06/04/2020 – Santos
Nº de noites: 8
Cidades visitadas: Santos, Buenos Aires (com pernoite), Montevidéu e Santos
Preços: A partir de R$ 1.343,20 (10x de R$ 134,32) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas)
A partir de R$ 2.179,00 (10x de R$ 217,90) por pessoa em cabine com varanda na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas)

Como escolher o melhor visto para residir e trabalhar nos EUA?

Por Fernanda Molina*
Um levantamento do Ministério das Relações Exteriores feito em 2018 estima que mais de três milhões de brasileiros vivem no exterior. Destes, cerca de 1,4 milhões residem nos Estados Unidos.

Um dos grupos mais expressivos, que trocaram o Brasil pelo país norte-americano, é o de empresários que foram transferidos ou buscaram novas oportunidades em companhias americanas.

O que muitas pessoas não sabem é que existem diversos tipos de vistos americanos que possibilitam a migração temporária para os Estados Unidos, como tambémo almejado “Green Card”, que concede autorização de residência permanente.Um deles é o visto E-2, também conhecido como “visto de investidor”. 

Esse tipo permite que empreendedores com nacionalidade de países que fazem parte da lista do Tratado de Comércio e Navegação com os Estados Unidos residam e trabalhem nos EUA.Embora o Brasil não faça parte dessa lista, brasileiros com dupla cidadania, como a italiana, alemã, argentina, japonesa e polonesa, por exemplo, podem utilizar seus passaportes de outra nacionalidade para este tipo de visto.

Não há um valor mínimo de capital de investimento para obter o visto E-2, que depende também da natureza do negócio. Porém, é necessário que o capital investido seja substancial, geralmente, em torno de US$ 150 mil.Por ser um visto temporário de não imigrante, o E-2 vem com algumas restrições como a de só poder trabalhar naquele investimento e não ser um caminho direto para a residência permanente.

Contudo, ele é uma alternativa mais simples para quem deseja investir e mudar para os EUA e tem sido muito utilizado por brasileiros empreendedores com dupla cidadania. O investimento por meio de franquias é especialmente adequado para o visto E-2 e vem cada vez mais chamando atenção dos brasileirosuma vez que traz uma série de vantagens.

É que as franquias representam modelos de negócios bem-sucedidos com sistemas de funcionamento testados e comprovados, o que facilita na obtenção de aprovações de solicitações de visto E-2.O cônjuge e os filhos solteiros menores de 21 anos podem aplicar para o visto E-2 como dependentes, e suas nacionalidades não precisam ser a mesma do “estrangeiro-investidor”.

Os menores podem frequentar a escola e o cônjuge pode obter autorização de trabalho sem restrições de empregador, um dos grandes benefícios deste visto.Outro visto de imigrante que está sendo muito utilizado, mas é de pouco conhecimento do brasileiro, é o visto EB-1, ou de habilidade extraordinária. Tal habilidade extraordinária é normalmente comprovada por aclamação nacional ou internacional que a pessoa tenha adquirido durante a sua carreira profissional. Médicos, engenheiros e cientistas que possuam um histórico profissional de destaque podem se encaixar nesta modalidade, assim como profissionais do segmento de artes, esportes e negócios.

Esse visto também pode incluir professores, pesquisadores, executivos e gerentes de empresas.Embora não possuam restrição de nacionalidade, os casos de visto EB-1 passam por uma análise mais rigorosa de aprovação, pois, diferentemente de outros vistos temporários, este visto concede de forma direta o chamado “Green Card”, ou seja, a residência permanente naquele país.

Outro ponto interessante é que o estrangeiro requer o visto EB-1 como “auto-aplicante”, isto é, não há a necessidade de comprovar que já possui um emprego nos EUA, tendo apenas que demonstrar que irá continuar trabalhando na mesma área de atuação.

Existe ainda outra dezena de vistos que podem ser solicitados junto aos EUA e a escolha é muito particular. Assim, qualquer que seja a natureza do documento escolhido, todo o processo de solicitação deve ser feito com muita cautela e, de preferência, assistido por um advogado com experiência no assunto.

Saiba a importância do seguro viagem para viagens internacionais

Viajar para fora do país é uma experiência, no mínimo, muito diferente. Por mais excitante que possa ser, existem diversas complicações que podem surgir durante a viagem, sejam elas relacionadas a língua ou a cultura diferente.

Pensando nisso, e, para minimizar os problemas que podem aparecer, viemos contar para vocês um pouco mais sobre a importância de se contratar um seguro viagem para viagem internacionais.

Quer saber por que investir em um seguro viagem? Leia o texto abaixo e confira!

Saiba a importância do seguro viagem para viagens internacionais (Reprodução)

Por que devo fazer um seguro viagem para viagens internacionais?

O seguro viagem é importante em qualquer viagem, mas ele é mais importante ainda em viagens internacionais. Isso porque, em qualquer viagem, imprevistos podem acontecer e gastos inesperados podem ocorrer, inclusive os relacionados com a saúde.

Mas no Brasil temos o SUS, que possui cobertura nacional, e muitas pessoas já possuem plano de saúde válido para todo o território brasileiro. Além disso, sabemos como as coisas funcionam, sabemos para onde corre. Logo, as emergências são relativamente menos complicadas de serem resolvidas.

Mas e em terras estranhas, onde tudo é diferente e você não sabe a quem recorrer? É nessa hora que um seguro viagem faz toda a diferença.

Conheça alguns motivos para contratar um seguro viagem… Veja a lista que separamos abaixo:

Segurança: Não existe nada melhor do que viajar sem preocupações, podendo curtir a viagem sem medo, sabendo que a qualquer imprevisto você estará coberto, saberá a quem recorrer, e terá a garantia de ter o seu problema resolvido sem ter nenhum gasto além do planejado.

Cobertura para emergências diversas: Um seguro viagem não cobre apenas emergências de saúde, não. Ele pode ser acionado em diversas situações, como em caso de perda ou extravio de bagagem durante o voo, problemas no carro durante passeios, problemas com o hotel, como perda de chaves, entre muitos outros.

Sabe aquela situação complicada que poderia acabar com a sua viagem e virar um problemão? Então, com o seguro saúde ela fica simples de ser resolvida.

Economia: Poderíamos dizer que essa é a principal vantagem do seguro viagem. A princípio o seguro viagem pode parecer um gasto extra e desnecessário, mas pensa o quanto mais você poderia gastar caso passe mal durante a sua viagem para a Disney, por exemplo?

Nos Estados Unidos não existe saúde pública, tudo é pago, e uma conta bobinha no hospital, juntamente com gastos com medicamentos, pode chegar a dois mil dólares! É muito melhor contratar um seguro viagem, que tem valor fixo e você já garante que todas as possíveis despesas estarão cobertas, não é mesmo?


Agora que você sabe por que fazer um seguro viagem para viagens internacionais, chegou a hora de fazer uma cotação de seguro viagem. Você irá descobrir os melhores preços e o melhor custo-benefício para viajar tranquilo e sem preocupações!

Quem já teve uma emergência durante uma viagem internacional sabe exatamente as vantagens de ter um seguro viagem! Conte ai pra gente: em qual situação você já teve que acionar o seu seguro?

Dicas para organizar uma viagem

Personal Travel, da rede Flyworld, indica cuidados essenciais para quem pensa em conhecer novos lugares

 

Organização é a chave para o sucesso de qualquer viagem – seja ela de trabalho ou de lazer com a família. Pensar em cada um dos detalhes é uma forma de garantir que tudo ocorra na mais perfeita ordem, sem qualquer tipo de imprevisto que possa atrapalhar ou estragar o passeio.

A Personal Travel, Sheila Dureles, da Flyworld São Luís Renascença (Maranhão), explica que o ideal é começar o planejamento com antecedência. Isso porque, dependendo do destino escolhido pelo viajante, é necessário providenciar documentos que demoram algum tempo para serem emitidos.

Outro detalhe apontado pela Personal é estudar detalhadamente o destino escolhido, escolher os locais a serem visitados e conferir as últimas notícias. “Existem destinos internacionais, por exemplo, que são alvos de conflitos e o viajante precisa estar atento a isso para não ser pego de surpresa. Em outros casos, os fenômenos naturais podem determinar qual o período mais propício para que determinado lugar seja visitado”, diz.

Confira algumas dicas da profissional:

– Fique atento à documentação: Quem vai viajar precisa estar com a documentação em dia. Sheila Dureles alerta que é sempre importante fazer uma pesquisa prévia de quais são os documentos exigidos para cada destino. “Antes de comprar as passagens ou reservar o hotel, o viajante precisa estar atento aos documentos necessários. Em alguns países, o visto é uma exigência, por isso é necessário providenciá-lo antecipadamente, já que em alguns casos podem demorar até seis meses para ser emitido”, explica.

Separe passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista e a certidão de nascimento das crianças. Organize tudo em uma pasta para não esquecer.

– Cote os preços com antecedência: Depois de providenciar a documentação, é hora de iniciar a cotação dos preços de hospedagem e transporte, e garantir os melhores preços. “Acompanhar os preços de hospedagem e transporte é uma forma de aproveitar promoções e economizar”, diz.

– Coloque em dia as vacinas: É sempre importante ficar atento à carteira de vacinação. E essa é uma dica que vale para adultos e crianças. “É interessante se informar sobre as condições do local onde se vai visitar para saber se não há ocorrência de epidemias e doenças que exigem vacinação especial, como é o caso da Febre Amarela”, enfatiza.

No caso de vacinas atrasadas, a dica é procurar o Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicitar a vacinação.

 

– Estude o seu destino: conhecer a cultura local é uma forma de evitar polêmicas ou contratempos. Em alguns locais, como em países árabes, existem tradições e costumes que precisam ser respeitados pelos moradores locais e pelos visitantes. “Há localidades onde a mulher não pode expor nem seus cabelos, nem nenhuma parte do seu corpo. É essencial estar preparado para isso”, diz.

Além disso, estudar o local é uma forma de garantir que estará levando na bagagem roupas adequadas à temperatura e ao estilo do ambiente que irá visitar.

 

– Consulte um agente de viagens: Para Sheila Dureles, ter um agente de viagens que auxilie com todos os detalhes é uma segurança a mais para quem vai viajar. Ela conta que, em determinada ocasião, um cliente em viagem ao exterior esqueceu os vouchers para um evento cultural no Brasil. “Na mesma hora, ele entrou em contato com a agência e enviamos a documentação necessária pelo celular. O cliente embarcou normalmente e aproveitou a viagem sem qualquer intercorrência”, finaliza.

Você sabe quais são os seus direitos relacionados à viagem aérea?

Especialista em direito do consumidor alerta para os direitos dos passageiros relacionados às viagens aéreas

As tão esperadas férias chegaram e nada mais justo do que o merecido descanso depois de um ano inteiro turbulento. Para que o lazer não se torne dor de cabeça é preciso ficar atento as novas regras e direitos que o consumidor tem perante a lei, como o fim da franquia de bagagem, o cancelamento e remarcação de passagens aéreas e voos cancelados.

No fim do ano passado, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou uma resolução que, dentre outras mudanças, aprova o cancelamento de qualquer passagem comprada em estabelecimento no prazo de até 24 horas e o fim da franquia obrigatória de bagagem despachada em voos nacionais e internacionais.

Consentido ainda em 2016, a resolução passou a valer para passagens compradas a partir do dia 14 de março de 2017. “Antes, o passageiro tinha direito a uma bagagem de mão de até 5 quilos e despachar bagagens de até 23 quilos em viagens nacionais e dois volumes de 32 quilos cada um em viagens internacionais sem cobrança adicional. Com a nova resolução, já em vigência, cada passageiro tem direito a levar na cabine somente uma bagagem de mão com até 10 quilos. Já as malas despachadas serão cobradas à parte, permitindo assim que cada empresa aérea crie suas próprias regras”, explica Rodrigo Soares, advogado especialista em direito do consumidor do escritório Nepomuceno Soares Advogados. Segundo Rodrigo, como esta mudança é recente e impacta diretamente na viagem, o ideal é se preparar para a possível cobrança, caso a bagagem ultrapasse o estipulado.

Baseado no “direito de arrependimento” descrito no artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor – o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio – outro ponto que merece atenção para evitar estresse é em relação ao voo. Ao programar uma viagem, atente-se ao fato que para ter o dinheiro de volta, sem prejuízo algum, o prazo são 7 dias contados a partir da compra caso tenha sido feita online e 24 horas caso tenha sido feita em estabelecimento comercial.

“No decorrer do ano, surgem promoções muito atrativas para viagens nesta época de férias. Então, alguns consumidores compram passagens aéreas no impulso sem se programar. O ideal, em todos os casos de compras via internet e principalmente estas com muita antecedência, é ler todo o regulamento. Assim, você saberá, entre outras informações, qual a porcentagem terá de reembolso, caso solicite o cancelamento após os 7 dias, e quais as condições para a alteração da data”, afirma Rodrigo.

O especialista ainda alerta o consumidor para os tão comuns atrasos e cancelamentos dos voos pelas companhias aéreas. “A partir de 4 horas de atraso, a companhia é obrigada a fornecer acomodação, hospedagem, reacomodação em outros voos ou reembolso. Se o caso for o cancelamento da viagem, a empresa também deverá oferecer assistência material, opções de reacomodação em outro voo ou reembolso”, ele explica que caso o passageiro sinta-se lesado de alguma maneira, o mesmo poderá entrar com uma ação no órgão de defesa do consumidor, por isso é de extrema importância guardar o cartão de embarque e os comprovantes de gastos.

Rodrigo Soares

Graduado pela Universidade FUMEC, é especialista em direito do consumidor ou fornecedor. Atualmente é membro consultor da Comissão Especial dos estudantes de Direito do Conselho Federal da OAB.