Aplicativos do Poupatempo já foram usados por mais de 600 mil pessoas

Programas permitem consultar informações ou agendar atendimentos pelo celular, de forma simples e rápida

Os aplicativos do Poupatempo, que permitem consultar informações ou agendar serviços, pelo celular, já foram baixados por 619 mil pessoas, segundo a última estatística da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas da Prodesp – Tecnologia da Informação, empresa responsável pela gestão do Programa Poupatempo.

Os aplicativos do Poupatempo permitem localizar todas as informações sobre serviços ou agendar atendimento em qualquer uma das 72 unidades do programa em dia e hora escolhida previamente para evitar espera. O Poupatempo também tem um aplicativo de Achados e Perdidos para ajudar pessoas que vão ao Poupatempo, mas acabam perdendo ou esquecendo os documentos novos ou antigos.

Os aplicativos do Poupatempo só perdem em número de downloads para os dois apps do Detran. O Detran.SP teve 1,9 milhões de downloads e o Simulado do Detran, 1,6 milhões.

Juntos, os 33 aplicativos de serviços do governo de São Paulo, reunidos no pacote SP Serviços, já foram baixados 5,7 milhões de vezes. A estimativa da Prodesp é de que o número ultrapasse os 6 milhões até o fim do ano. Outros campeões de procura são os apps do Metrô e da EMTU.

O gráfico anexo mostra o número de downloads de cada um dos aplicativos do governo paulista até novembro. Eles fazem parte da estratégia de ampliação do governo eletrônico, que utiliza tecnologias para aproximar as informações e serviços governamentais dos cidadãos.

Como baixar o SP Serviços

Com o celular ou tablet em mãos, entre na loja de aplicativos do seu dispositivo (Google Play ou App Store) e busque o ‘SP Serviços’. Baixe o programa e confira os serviços disponíveis. Mais informações no link www.spservicos.sp.gov.br.

De onde vem a motivação?

Muitos conseguem acordar bem-disposto todos os dias, e nunca pensaram em  desejar que o tempo passe rápido até o fim do expediente em uma sexta-feira. Mas, se para outros a maior parte das atividades rotineiras parece um martírio, há um claro indício de que está faltando motivação na vida.

Problemas desse tipo são cada vez mais habituais, afinal, é comum ouvir que está errado “se contentar com pouco”, o que nos leva a traçar objetivos sempre mais difíceis – sem tempo para desfrutar aquilo que chamamos de vida. Quando temos dificuldade em identificar o nosso propósito na vida ou, ainda, acreditamos que a ambição material e a fortuna são os segredos da felicidade, é muito provável que nunca estejamos satisfeitos e muitas vezes nos sentimos deprimidos e amedrontados.

Quando telefonamos para alguém perguntando como anda a vida, é habitual que se escute: “na correria”. Mas quando ligamos novamente, a mesma pessoa continua “na correria”. Já reparou? Essa é uma colocação engraçada, podemos imaginar a pessoa correndo em uma esteira de ginástica, sem chegar a lugar algum. É esse “onde chegar” que muitas vezes nos motiva.. Se motivação tem sido um problema em sua vida, reflita sobre os conselhos abaixo:

1 – Viva o presente

Estamos, na maior parte do tempo, pensando no passado (“eu deveria ter feito aquilo”) e no futuro (“amanhã farei isso”). Geralmente, só trazemos nossa mente para o presente quando algo muito bom está acontecendo (pergunte a um surfista no que ele pensa enquanto surfa, e ele provavelmente responderá: “nada” – Ele está no presente!). Encarar a vida dessa forma gera excesso de ansiedade e preocupação, nos deixando desmotivados. Para se libertar desse estresse, é preciso viver no presente, o passado traz culpa e arrependimento e o futuro ansiedade e preocupação.

2 – Filtre as informações negativas

Recebemos muitas informações o tempo todo, nem sempre de fontes apropriadas. Certas notícias nos deixam deprimidos e assustados, especialmente no noticiário, pois nos sentimos impotentes diante de situações negativas que não podemos mudar. Devemos moderar a exposição a fatos negativos, distante de nossos interesses e longe de nosso âmbito de ação.

3 – Se conheça e busque o equilíbrio

Você sabe como é sua rotina (ou seja, tem consciência do que “faz”). Mas, muitas vezes, o que fazemos não é aquilo que, de fato, somos. O autoconhecimento é fundamental para ter prazer em uma atividade e se sentir motivado.

4 – Aproveite aquilo que a vida lhe oferece

Você não gosta do seu trabalho? Se não consegue pensar em nenhum aspecto positivo, pode ser o caso de procurar outro emprego. Mas, antes, faça a reflexão: quantas pessoas gostariam de estar no seu lugar? Quantas pessoas gostariam de não estar sozinhas? Tente valorizar o que já conquistou até aqui (e o seu trabalho, mesmo que tenha defeitos, faz parte disso).

* Alvaro Fernando é especialista em habilidades conversacionais e em comunicação e persuasão. Fernando é premiadíssimo compositor de trilha sonora, vencedor de três leões em Cannes, duas medalhas em New York Festival e três estatuetas no London Festival.

Nova tendência de coworking incentiva a mobilidade urbana

Empreendedores buscam locais de trabalho próximo de suas residências para evitar o trânsito da cidade

Em tempos de uma grande crise econômica, congestionamentos insanos no trânsito de São Paulo e noticiários alertando sobre problemas do aquecimento global, cada vez mais podemos ver empreendedores buscando soluções para trabalhar cada vez melhor. A ideia de trabalhar fora de grandes centros comerciais e longe da combinação entre estresse e a correria padrão dos paulistanos está se tornando tendência entre coworkings de São Paulo, acreditando que um espaço com essas características possibilita o aumento da criatividade, eficiência e produtividade, diminuição na carga horária e algo que poucos costumam sentir: uma verdadeira vontade de trabalhar.

Daniel e Fanny Moral, proprietários do Eureka Coworking sabem que a palavra “Coworking” combinada com a possibilidade de poder trabalhar próximo à sua residência é a grande solução econômica dos tempos atuais. “Acreditamos que o tempo perdido no trânsito, além de ser estressante, atrapalha a criatividade das pessoas. Por isso, estimulamos nossos visitantes a virem de bicicleta como uma forma de unir mobilidade e qualidade de vida”, explica Daniel Moral, que também é um dos idealizadores do Bike Tour SP, passeio turístico gratuito de bicicleta em São Paulo.

Para o empresário Thiago Turbian, a receita funcionou: “Meu dia a dia ficou muito melhor, pois não preciso acordar com pressa, posso fazer meu café e ir trabalhar com bastante tranquilidade, melhorando minha produtividade e meu foco nos negócios”, diz o idealizador da Mub Maps, aplicativo que cria rotas de bicicleta e é residente no espaço.

O significado de Coworking, que já é algo moderno e diferenciado, agora está se reinventando dentro do cenário caótico da cidade que o paulistano já conhece. O casal defende o conceito de que um espaço dentro de um bairro acessível, além ser o paraíso dos empreendimentos, tem o poder de conectar pessoas e multiplicar ideias.

Bruno Covas anuncia prefeitos regionais de Parelheiros e Capela do Socorro

A gestão de João Doria (PSDB-SP) anunciou hoje (07) os últimos 12 prefeitos que irão compor a administração municipal nos próximos quatro anos. A apresentação dos nomes aconteceu na manhã desta quarta-feira, na zona sul da cidade, com a participação do vice-prefeito eleito, Bruno Covas (PSDB-SP).

As regiões que foram anunciadas hoje estão Capela do Socorro (veja detalhes abaixo), Campo Limpo, Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Freguesia do Ó, Ipiranga, Itaquera, Jabaquara, Mooca, Parelheiros (veja detalhes abaixo), Vila Maria e Vila Prudente.

Agora, a equipe de 32 nomes de João Dória está completa para a gestão que começa em primeiro de janeiro. Antigamente chamados de subprefeitos, os Prefeitos Regionais serão encarregados de comandar as subprefeituras – agora prefeituras regionais – com o objetivo de atender a demanda da população de maneira mais efetiva possível.

PARELHEIROS E CAPELA DO SOCORRO

Confira os prefeitos regionais selecionados para administração de Parelheiros e Capela do Socorro, duas regiões muito populosas da cidade.

Em Parelheiros, o prefeito regional será Elard Walter Biskamp é técnico em processamento de dados, com experiência de mais de 35 anos na área de TI. Atualmente, é empresário no ramo de locação de máquinas e equipamentos. É integrante da Associação de Empresários da Região de Parelheiros (AMTECI) e Associação Empresarial da Região Sul (AESUL).

Já na Capela do Socorro, o prefeito regional será João Batista de Santiago, morador do bairro desde 1968, é graduado em ciências contábeis e pós-graduado em administração contábil e controle. É professor de contabilidade e empresário dos setores educacional, tecnológico e contábil.

A Capela do Socorro abrange diversos bairros como Grajaú, Cidade Dutra, Interlagos e Socorro, com uma população de 590 mil habitantes, segundo dados do Censo Infocidade 2010.

Foto: Reprodução/TV Globo/SP TV

Confira 3 sugestões da Alcatel para este Natal

O Natal está se aproximando e a Alcatel, marca de dispositivos móveis da TCL Comunicação, preparou uma seleção de sugestões de presentes para todos os bolsos e gostos. Tem até aquela lembrancinha para presentear no amigo secreto da firma, como os fones de ouvido a prova d’água.

A vedete deste ano é o smartphone IDOL4, o único do mercado que já vem com um óculos de realidade virtual que se transforma em um moderno estojo para guardar os acessórios.

Todos os produtos estão à venda na loja virtual www.alcatel-mobile.com.br ou nas melhores lojas do setor. Confira os três destaques do Jornal Eletrônico:

O IDOL4 é o único smartphone do mercado que já vem com um óculos de Realidade Virtual (VR in the box)!

O IDOL4 é 4G, possui 48GB de memória total (16+32SD) e 3GB de RAM com processador OctaCore (1.5GHZ Quad + 1.2GHz Quad). Ele vem com sistema operacional Android 6.0 Mashmallow e a exclusiva função “Boom Key”, que pode ser configurada para acessar automaticamente inúmeros comandos do smartphone ou até mesmo gerar novas funções dentro de diversos aplicativos. O IDOL4 possui câmera principal de 13MP com “Dual Tone Flash” e câmera de selfie de 8MP com Flash. Além disso, o aparelho vem com fone de ouvido JBL Hi-Fi sound e Dual-Stereo Speaker de 3.6W. Disponível nas cores Preto e Dourado ou Preto e Cinza. Garantia de 1 ano.

IDOL4 4G – Preço: R$ 1.599


Pixi4G Metallic

O PIXIE4 5” é o smartphone mais fashion da Alcatel, com cinco cores de capinhas: Prata, Rosa metálico, Dourado e Cinza. Ele conta com 24GB de memória total (8GB + 16GB micro SD) e 1GB de RAM. Ele tem uma câmera principal de 8MP e uma câmera de selfie de 5MP, ambas com flash. O PIXIE4 5” vem com sistema operacional Android 6.0 Marshmellow, processador Quad Core e Internet Rápida 4G e bateria de 1.500mAh. Ele é DUAL SIM desbloqueado e tem garantia de 1 ano.

PIXI4 5” 4G Metallic – Preço: R$ 799


Bateria Onetouch: força onde você estiver!

A bateria externa recarregável Power Bank Gecko2 é a melhor saída para quem não pode ficar na mão ao longo do dia. Ela é compacta, possui conexão MicroUSB e carrega seu smartphone em poucas horas. A sua capacidade de 3020mAh permite que você mantenha seu dispositivo ativo durante todo o dia. As ventosas traseiras possibilitam que o seu Gecko2 fique sempre acoplado ao seu smartphone, evitando perdê-lo. Disponível nas cores Preto, Vermelho e Branco.

Carregador portátil Alcatel Power Bank Gecko 2 – R$ 199

Justiça determina devolução de taxa de corretagem se não estiver discriminada no contrato do imóvel

A AMSPA – Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências informa os casos nos quais é possível a devolução da taxa de corretagem por descumprimento das regras contratuais. Acompanhe abaixo:

A comissão de corretagem só pode ser cobrada do consumidor se estiver explícita no contrato do imóvel.

Chega enfim um alívio aos mutuários que, sem saber, pagaram a taxa de corretagem pela compra de seus imóveis. Existem exceções válidas para a devolução dos valores, apesar da decisão do STJ – Superior Tribunal de Justiça sobre a legalidade do repasse da cobrança ao consumidor.

Para serem consideradas legais, as cobranças da comissão do corretor e da assessoria imobiliária devem estar claramente descritas no contrato de compra e venda assinado pelo comprador. Caso contrário, quando os valores são embutidos no preço do imóvel, a Justiça entende que houve má-fé do vendedor.

Segundo Marco Aurélio Luz, presidente da  AMSPA, “este é um alento para os mutuários que, durante anos, foram ludibriados pelas incorporadoras e imobiliárias, que dissimulavam a cobrança no valor integral do contrato. Vamos analisar cada contrato e, mais uma vez, fazer valer o direito do consumidor de pagar somente o que lhe cabe por lei.”

Já a advogada Thalita Albino, representante jurídica da AMSPA, esclarece: “A validade da cobrança da comissão de corretagem dos consumidores está condicionada à prestação de informação clara e transparente a seu respeito.”

A advogada comenta que já há sentenças favoráveis ao consumidor nos tribunais, com base no parecer do ministro Paulo De Tarso Sanseverino, relator do STJ: “Há o reconhecimento da necessidade de clareza e transparência na previsão contratual acerca da transferência para o comprador ou promitente-comprador (consumidor) do dever de pagar a comissão de corretagem. Para cumprir essa obrigação, deve a incorporadora informar ao consumidor, até o momento celebração do contrato de promessa de compra e venda, o preço total de aquisição da unidade imobiliária, especificando o valor da comissão de corretagem, ainda que esta venha a ser paga destacadamente.”

Taxa de Corretagem

Veja, a seguir, se você tem direito a restituir a taxa de corretagem:

1)    Verifique se, no contrato de compra e venda do imóvel, consta alguma cláusula expressa transferindo a obrigação de pagamento da comissão de corretagem ao consumidor. Caso inexista, o mutuário tem direito à restituição do valor pago, desde que não tenha sido informado previamente quais seriam os valores referentes à corretagem;

2)    O corretor informou ao consumidor da existência da cobrança da taxa de corretagem antes da celebração do contrato de promessa de compra e venda? Caso não tenha dado ciência prévia ao consumidor, será discutida a cláusula de repasse da obrigação constante no contrato;

3)    Os valores da transação estavam devidamente claros, apontando precisamente qual o valor do imóvel e qual o valor da corretagem? Caso não tenham sido discriminados, o mutuário também pode recorrer;

4)    Em casos de rescisão por atraso na obra, por culpa da construtora, o mutuário tem o direito de receber tudo o que pagou, incluindo as taxas de corretagem e assessoria jurídica.

A AMSPA informa que o prazo para entrar com pedido de restituição de taxas abusivas é de três anos a partir da assinatura do contrato.

SERVIÇO

Traga seu contrato para ser analisado pelos consultores da Associação dos Mutuários ou entre em contato com a AMSPA pelos telefones 0800 77 79 230 (para mutuários fora de São Paulo), (11) 3292-9230 / 3242-4334 (sede Sé), (11) 2095-9090 (Tatuapé), (11) 3019-1899 (Faria Lima), (19) 3236-0566 (Campinas), (12) 3019-3521 (S. J. Campos) e (13) 3252-1665 (Santos).

Endereços e mais informações no sitewww.amspa.com.br.

 

Em Dezembro, Pro Telhanorte realiza cursos gratuitos sobre técnicas da construção civil

A Pro Telhanorte realiza em dezembro a última programação de 2016 de cursos gratuitos para profissionais e clientes que desejam se aperfeiçoar em técnicas de construção e reforma. Todos os cursos são realizados em parceria com os principais fabricantes do setor e, além de trabalhar a teoria, possuem aplicações na prática para capacitar ad melhor maneira os participantes.

Nesse mês serão realizados treinamentos sobre ferramentas para contar, serrar e lixar, técnicas de aplicação de cimento e argamassa, pinturas especiais e sistemas elétricos.

As aulas têm duração de duas horas, das 19h às 21h, e são divididas em módulos teórico e prático. São disponibilizadas 40 vagas para cada um dos cursos, ministrados na unidade da Pro Telhanorte Marginal. Ao concluir o curso, o participante recebe o certificado de formação. As inscrições podem ser feitas na própria loja, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 7849, na Água Branca, pelo telefone (11) 2505-3502, das 13h às 16h, ou por meio do e-mail formacaopro@telhanorte.com.br.

Programação Dezembro

06/12 – terça-feira – Ferramentas para Cortar, Serrar E Lixar – Dewalt

08/12 – quinta-feira – Técnicas de Aplicação de Cimento e Argamassa – Votoran

13/12 –  terça-feira- Pinturas Especiais – Sherwin Willians

15/12 – quinta-feira -Sistemas Elétricos – Tigre

20/12- terça-feira- Pinturas Especiais – Sherwin Willians

Sobre o Centro de Formação Profissional #EUSOUPRO

O Centro de Formação Profissional #EUSOUPRO fornece cursos gratuitos de capacitação para profissionais que desejam se atualizar em técnicas de construção e reforma. Em parceria com os maiores fabricantes da construção civil, os cursos são ministrados na Pro Telhanorte Marginal em módulos isolados e em horários que facilitam a participação dos profissionais, sem comprometer a jornada de trabalho.

Sobre a Pro Telhanorte

A Pro Telhanorte, empresa pertencente à Saint-Gobain Distribuição Brasil, opera hoje com duas unidades (Marginal e Aricanduva), voltadas para os profissionais da construção, empresas de manutenção e construtores. Com horário de atendimento estendido, das 6h30 às 22h, oferece serviços especializados, como corte de fio a metro e centro de formação profissional. A loja é organizada de acordo com a utilização profissional e os produtos são divididos para fornecer a melhor solução, seja para o eletricista, o encanador, o pintor ou o construtor.

10 mitos sobre o glúten

A dieta livre de glúten ganhou as manchetes das revistas e virou tendência quando muitos famosos começaram a revelar que eram adeptos a este método para emagrecer. Como consequência surgiram falsas crenças de como perder peso ao deixar de comer esta proteína; entretanto, alguns estudos estão derrubando este mito.

Segundo a Federação de Associações de Celíacos da Espanha, o glúten é uma proteína que se encontra na semente de muitos cereais como o trigo, a cevada, o centeio e possivelmente na aveia; além de dar elasticidade e consistência na hora de fazer pães e massas, pelo qual é muito apreciado na cozinha.

É importante comentar que se não existe razão médica que contraindique o consumo do glúten, ele deve ser consumido e formar parte de uma alimentação equilibrada. A continuação mostramos alguns mitos relacionados com o consumo desta proteína:

  1. Um estudo recente publicado na revista Gastroenterology, realizado por científicos da Universidade de Monash, em Melbourne, Austrália, revelou que não existem os chamados efeitos do glúten em pacientes com sensibilidade a este componente. Este estudo demonstra que o glúten não causa os problemas intestinais que as pessoas associam a este tipo de sensibilidade.
  1. O glúten não está associado diretamente ao peso. É falsa a crença que ao retirar a proteína da dieta se perderá quilos automaticamente.
  1. Eliminar o pão não é eliminar o glúten: ainda que seja uma crença associá-los, o glúten também está presente em outros alimentos como o molho de soja, picles, o queijo gorgonzola, alguns molhos e até no chocolate em pó.
  1. Muitas pessoas não sabem, mas o glúten é o responsável por deixar o pão mais macio e fofinho.
  1. Eliminar o glúten da sua dieta sem consultar um especialista é uma péssima ideia.
  1. Deixar de consumir glúten te priva de muitos elementos essenciais em uma dieta, como vitaminas e fibras que necessitam ser compensadas para uma nutrição equilibrada.
  1. O glúten não faz mal, recebemos muitos benefícios ao consumi-lo, como acontece com qualquer outro alimento, sempre e quando se consuma de maneira equilibrada e acompanhado de uma dieta variada.
  1. Contém um baixo nível de amido, inclusive menor que de outras proteínas.
  1. É de fácil digestão; ajuda aquelas pessoas que sofrem de prisão de ventre.
  1. Nem todos os grãos contém glúten, as dietas livres de glúten podem incorporar outros grãos como milho, quinoa, arroz, trigo sarraceno e amaranto.

Atualmente existem muitos mitos e dúvidas sobre o glúten, sobretudo sobre seu uso. Muitos questionam se é benéfico para a saúde ou provoca intolerância, entretanto é importante se informar para não seguir as dietas da moda que colocam em risco à saúde.

Aposte em uma dieta saudável, equilibrada e completa.

2017: como fica a comunicação na era pós digital?

Com a chegada do fim do ano, é normal fazermos algumas avaliações sobre o período que passou para traçar novas tendências e perspectivas. Assim, podemos nos preparar melhor para atender as novas demandas do mercado. E, nesse caso, avaliar como os consumidores estão se relacionando com as marcas se apresenta como uma das maneiras mais efetivas de alinhar a comunicação empresarial aos objetivos estratégicos da empresa.

Para isso, convém nos localizarmos no tempo em que vivemos. Concordo com Walter Longo, presidente da editora Abril, quando diz que já estamos na era pós-digital. Atualmente, não existem barreiras entre o mundo online e off-line, tudo está o tempo todo interligado. E, sendo assim, para conseguir otimizar seus resultados é imprescindível entender as características desse momento para atender os desejos desse novo consumidor.

Na era pós-digital, para ter sucesso em suas ações de comunicação e marketing, você deve antecipar as tendências de mercado, entender suas características e aplicá-las na prática. Veja a seguir algumas delas:

# Efemeridade: ao estarmos conectados 24 horas por dia, sete dias por semana, não é de se espantar que com toda essa velocidade de acesso às informações, seja mais difícil retê-las como acontecia há algum tempo. Tudo muda o tempo todo. Não é à toa que ferramentas como Snapchat cresceram como nunca. Para o ano que vem, a tendência é que essa mídia em tempo real se expanda ainda mais. Assim, irão se destacar no mercado as marcas que conseguirem passar sua mensagem de forma curta e direta através de um conteúdo exclusivo, fazendo com que seus consumidores se sintam conectados e únicos ao mesmo tempo.

# Multiplicidade: se tudo muda o tempo todo, vale lembrar que tudo também está conectado, interligado. Pense na quantidade de dados pessoais que apenas um smartphone tem em sua memória. Essas informações conectadas a Internet das Coisas têm um poder imensurável. Por isso, é tão importante que os profissionais de marketing já comecem a utilizar esses dados para se envolver com seus clientes de diversas formas. Para atingir um público de maneira efetiva, os anúncios deverão ser direcionados de acordo com os movimentos e comportamentos das pessoas que se pretende acessar.

# Sincronicidade: outra característica desses tempos modernos é que, hoje, as pessoas não mais são, elas estão. Por isso, é preciso entender os problemas reais e necessidades dos clientes para definir com qual linguagem, ferramenta e abordagem você poderá se comunicar com eles. As informações não são estáticas, cada vez mais é necessário perceber em que estágio de vida e, consequentemente, de compra, o seu consumidor está. E, é aí que o Inbound Marketing apresenta seu grande potencial, uma vez que, ao mapear o estágio de compra do público-alvo, propicia às marcas uma abordagem mais estratégica e eficaz.

Esses elementos agregados a um eficiente marketing de relacionamento, que foque na construção de uma lealdade, um envolvimento e no desenvolvimento de conexões mais fortes e emotivas com o cliente, poderão potencializar (e muito!) seus resultados em 2017. Portanto, mediante a essas informações, você já pode começar a traçar um planejamento de comunicação aliado às necessidades e tendências dessa nova era.

Janaína Almeida é jornalista na InformaMídia Comunicação, e colaboradora do Blog da PME.

Marketing de conteúdo e redes sociais revolucionam mundo das vendas

Levantamentos de instituições renomadas, que se dedicam ao estudo das realidades e tendências no fascinante mundo das vendas complexas, vêm trazendo dados cada vez mais substanciais sobre o crescimento de uma nova revolução. Trata-se da chamada “venda social”.

De forma bastante resumida, a “venda social” está umbilicalmente relacionada ao perfil do “novo cliente” no mundo das vendas de alta complexidade. Um cliente muito mais informado, exigente e reticente. E, algumas vezes, até arisco aos vendedores das antigas, que ainda não se deram conta de que hoje todos nós, vendedores, dispomos de inúmeros novos meios sociais para estabelecer conexões mais inteligentes com nossos clientes e prospects.

Venda social está, portanto, ligada à crucial tarefa de bem utilizarmos as redes sociais para construir diálogos mais próximos, customizados e efetivamente ligados às necessidades e desafios que nossos clientes têm enfrentado.

E está relacionada também à cada vez mais fundamental tarefa de fazer o bom uso dos meios sociais para pesquisar mais sobre nossos clientes, para criar novos canais de prospecção, utilizando, por exemplo, o LinkedIn com maior eficácia. Sem falar no compartilhamento de conteúdos que, de fato, sejam relevantes e atraentes para os públicos que são atendidos por nossas organizações.

Dentro deste conceito, podemos destacar o crescimento acelerado das estratégias de marketing de conteúdo. Empresas de diversos portes e indústrias têm dedicado esforços e investimentos cada vez mais substanciais na produção de bons conteúdos que sejam altamente orientados e focados nos problemas, desafios e oportunidades que são enfrentados pelos seus clientes e prospects.

Peço também sua especial atenção a outros dados importantes:

• Segundo a plataforma Influitive, 84% dos compradores no mundo das vendas consultivas (B2B) têm iniciado seus processos de compra a partir de recomendações;

• De acordo com o LinkedIn, 3 entre 4 compradores no mundo das vendas complexas confiam nas mídias sociais para se engajar com pares e amigos sobre suas decisões de compra;

• A consultoria Forrester estima que 1 milhão de profissionais de vendas consultivas deverão perder seus empregos até 2020 em virtude de clientes que irão privilegiar o processo de compra via e-commerce;

• No mundo das vendas inteligentes e da “venda social”, fazer bom uso de ferramentas como o LinkedIn para pesquisar mais sobre os prospects, de ferramentas de CRM para um melhor e mais disciplinado controle de todas as interações com nossos clientes e também de ferramentas de automação de marketing nunca foi tão essencial quanto agora.

Diante de tantos dados consistentes e até alarmantes, ofereço uma “dica de ouro” para você, que é líder ou profissional de vendas consultivas: inclua as habilidades e competências de mídias sociais e da chamada “venda social” ao ferramental de treinamento e capacitação dos seus colaboradores. O processo de vendas no mundo das vendas consultivas passará cada vez mais pela Internet e pelo emergente poder das recomendações.

Quem não dedicar muita atenção a estes pontos pode ficar para trás! Ou melhor: já está ficando!

* José Ricardo Noronha é vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Owen Graduate School of Management e é Professor dos MBAs da FIA. É autor dos livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”. www.paixaoporvendas.com.br

Sobre José Ricardo Noronha

É vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. Tem como sonho e missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da sua própria história de superação pessoal.

Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management) e atua como professor dos Programas de MBA da FIA e também do Programa de Educação Continuada do Corretor de Imóveis do CRECI/SP.

Escreveu os livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”, que contam com a participação especial de experts como Gustavo Cerbasi, Robert Wong, Eugenio Mussak, Raul e James Hunter, entre outros. É considerado um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil.