Prefeitura de São Paulo lança site para ajudar MEIs a emitirem nota fiscal

O novo site tem um passo-a-passo em linguagem simples para emissão de notas fiscais eletrônicas pelos microempreendedores individuais (MEIs) da cidade

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo em parceria com a Secretaria de Inovação e Tecnologia, via (011)lab – Laboratório de Inovação em Governo, lança nesta segunda-feira (01/02) um site para ajudar os Microempreendedores Individuais (MEIs) a emitirem notas fiscais eletrônicas de serviço (NFS-e). O endereço é https://www.emitir-nota-fiscal-mei.prefeitura.sp.gov.br .

Após fazerem um amplo estudo sobre os e as MEIs da cidade de São Paulo e suas principais dificuldades com a emissão da NFS-e, a Prefeitura criou um site com informações rápidas, práticas e simples para que todos MEIs emitam suas notas fiscais de forma correta.

“Um dos desafios da administração pública é melhorar sempre o atendimento aos cidadãos. Na Secretaria da Fazenda buscamos facilitar as relações com os munícipes e modernizar nossos procedimentos, com uso cada vez mais massivo de tecnologia da informação. O lançamento deste site voltado aos microempreendedores individuais faz parte deste compromisso, auxiliando os pequenos empreendedores do município”, explica Guilherme Bueno de Camargo, secretário municipal da Fazenda.

As demandas dos MEIs foram o ponto central para a criação do novo site. “Para desenvolver essa solução, ouvimos quem está na ponta: os microempreendedores. Esse é o caminho para buscarmos melhorar a experiência de quem precisa do serviço. A inovação aplicada serviu para simplificar e dar agilidade ao processo de emissão das notas”, diz o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós

Desenvolvimento – Para chegar ao novo site, a equipe da Prefeitura de São Paulo aplicou ferramentas de design de serviços como a Jornada do Usuário. Para isso, consultou mais de dois mil MEIs para identificar suas necessidades e dificuldades no processo de emissão de notas fiscais eletrônicas. Além disso, microempreendedores foram convidados a testar algumas soluções pensadas pela equipe, garantindo que o novo site resolva um dos principais problemas dos usuários sobre o serviço, que é a disponibilidade de informações simples e detalhadas sobre o processo de emissão de nota fiscal eletrônica.

Empresta abre loja de soluções de créditos em Ipatinga

IPATINGA – A Empresta, uma das mais respeitadas empresas do mercado financeiro com foco em soluções de créditos está prestes a inaugurar a sua primeira loja na cidade mineira de Ipatinga, no Vale do Rio Doce. A unidade foi aberta na última segunda-feira, 7 de dezembro, na Rua Diamantina, 98, bem no Centro da cidade.

O Consultor de Campo e Negócios da Empresta, Vanderley Meireles pontua que “a expansão da Empresta para a região do Vale do Rio Doce acontece em um momento em que o mercado de crédito está muito aquecido, o que favorece ainda mais o crescimento da empresa em seu plano de expansão pelo país”.

Vanderley ainda explica que as lojas da Empresta oferecem diferentes produtos de crédito para a população. “Um dos serviços que oferecemos que costumam ser os mais populares estão as opções de consignado, empréstimos e os cartões consignados que são direcionados para os aposentados ou pensionistas do INSS e também de servidores públicos”.

MIX DE SOLUÇÕES

A Empresta ainda possui soluções de crédito para pessoas autônomas, além de trabalhadores da rede privada que possuam o registro em CLT. “Eles também poderão contratar os serviços de nossa nova unidade, já que também serão oferecidos os produtos de consórcio, refinanciamento imobiliário e automotivo, seguro e empréstimo pessoal”, acrescenta Vanderley.

SAIBA MAIS SOBRE A EMPRESA

Há 25 anos no mercado financeiro, a Empresta possui o objetivo de oferecer as melhores soluções de crédito para seus clientes. Para isso, trabalha em uma estrutura omnichannel, que consiste em fazer com que a experiência nos diversos canais de compra e comunicação da empresa seja a mesma. Além disso, é parceira dos principais bancos, e oferece crédito consignado de maneira fácil e rápida com as melhores condições do Brasil.

A Empresta está presente em dez estados e o Distrito Federal, já atendeu mais de 900 mil clientes, e possui mais de 90 unidades, entre lojas próprias e franquias, em todo o país. Sendo mais de 700 pessoas engajadas em entregar uma experiencia inovadora para os clientes.

Além disso, é parceira da Associação Brasileira de Franchising (ABF), tendo conquistado consecutivamente Selo de Excelência em Franchising e já recebeu mais de 80 prêmios de bancos parceiros em campanhas de Qualidade e Vendas.

Para obter mais informações sobre a Empresta, serviços e soluções oferecidas, acesse o site clicando aqui .

Serasa Experian abre 40 vagas para Jovem Aprendiz

Mais da metade das oportunidades tem como destino as áreas de tecnologia da companhia. Cadastro do currículo poderá ser feito até 8 de janeiro de 2021, pelo link aprendiz.espro.org.br/cadastrocurriculo

Mantendo o compromisso de apoiar os jovens na construção de suas carreiras, a Serasa Experian abre 40 vagas para o seu programa de Jovem Aprendiz nos escritórios de suas principais unidades: São Paulo e São Carlos, no interior do Estado. Qualquer pessoa de 16 a 24 anos, matriculada no ensino médio regular ou técnico ou que já tenham finalizado o curso em escola pública pode se candidatar (no caso de pessoas com deficiência não há limite de idade e nem de tempo de formação). O cadastro do currículo poderá ser feito até o dia 8 de janeiro de 2021, pelo link aprendiz.espro.org.br/cadastrocurriculo. É necessário utilizar o código SERASA2021 no campo “Campanha de Parceiros” do formulário para sinalizar que deseja participar do processo seletivo da Serasa Experian.

“Temos como compromisso apoiar o desenvolvimento de jovens talentos que estão iniciando suas carreiras e precisam de oportunidade no mercado de trabalho para realizarem seus sonhos. Queremos ser a melhor experiência deles, possibilitando conhecimento em diversas áreas de atuação e compartilhando toda nossa expertise e paixão por gente, dados, tecnologia e inovação”, diz o vice-presidente de Recursos Humanos da Serasa Experian, Flávio Balestrin. Mais da metade das oportunidades tem como destino as áreas de tecnologia, com vagas, inclusive, para o laboratório de inovação da Serasa Experian, o DataLab. “Nosso objetivo é termos cada vez mais espaço para desenvolvimento e representatividade de diversidade em nossas áreas mais técnicas”, reforça Balestrin. As demais vagas serão distribuídas para áreas de Recursos Humanos, Marketing, Jurídico, Finanças, entre outras.

O salário mensal do programa é de R$ 1.175,00, além de benefícios, como vale-transporte, vale-refeição e assistência médica e odontológica no modelo de coparticipação. A Serasa Experian também vai proporcionar aos jovens, em caso de trabalho remoto durante a pandemia e medidas oficiais de restrição, todo o equipamento necessário para realização das atividades, como notebook, kit ergonômico, cadeira de escritório etc. O programa prevê quatro dias de trabalho para a empresa e um dia de capacitação teórica e troca de experiência com os demais jovens, sendo 6 horas por dia.

Danielle Santos, atual aprendiz da diretoria de Finanças da Serasa Experian, destaca as vantagens de fazer parte do programa. “Decidi me inscrever no processo seletivo porque sabia que a empresa valoriza e preza pela diversidade. Sinto que estou me desenvolvendo muito, me aprofundando em processos e aprendendo com a experiência dos meus colegas. Aqui, me sinto útil e encontro um sentido para minha carreira todos os dias”, comenta Santos

Além da rotina de trabalho, os jovens selecionados terão acesso a outras atividades, treinamentos, mentoria, rodas de diálogos etc. “Vamos prepará-los para a rotina corporativa, desenvolvendo competências importantes para o mercado de trabalho, como a capacidade de trabalhar em equipe, planejamento e comunicação. Neste processo de aprendizagem, o contato com colegas de outras áreas e o suporte dos gestores são fundamentais”, finaliza Balestrin.

O programa tem duração de 15 meses a partir da contratação e as pessoas selecionadas começarão a trabalhar em janeiro, fevereiro ou abril de 2021, de acordo com a área de atuação e localidade.

NOTA OFICIAL – Novas medidas de flexibilização econômica adotadas pelo Governo do Estado de SP

Diante das medidas anunciadas pelo Governo de São Paulo, que coloca todo Estado – incluindo a capital – na fase amarela do plano de flexibilização econômica, limitando o comércio em 40% de sua capacidade, funcionamento máximo do varejo em 10 horas por dia e com horário de fechamento obrigatório até as 22 horas, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) esclarece que vai cumprir com seu papel de orientar os comerciantes em relação a essas novas restrições impostas pelo Poder Público, de acordo com o Plano São Paulo, desenvolvido no começo da pandemia.

A entidade, no entanto, lamenta as decisões tomadas por entender que:
 1) Os comerciantes não podem ser mais uma vez penalizados, já que estão cumprindo todas as normas de segurança recomendadas pela Organização Social de Saúde (OMS) como o uso de máscaras obrigatórias para clientes e lojistas, medição de temperatura na entrada dos estabelecimentos comerciais e utilização de álcool gel para descontaminação.


 2) Os varejistas estão orientando o público frequentemente a manterem o distanciamento social antes, durante e depois das compras.


 3) Horários e capacidades restritivas do comércio podem aumentar as aglomerações do lado de fora das lojas, na medida em que as pessoas, inevitavelmente, sairão de suas casas para fazer suas compras de fim de ano, aumentando o risco de contágio da Covid-19. Lembramos que, do lado de fora das lojas, os comerciantes não têm autonomia para controlar o uso da máscara, o distanciamento social e a utilização do álcool gel como forma de prevenção. 

 4) Não há nenhum dado oficial que comprove a existência de números relevantes de contágio da Covid-19 no varejo entre pessoas.
 A Associação Comercial de São Paulo deixa claro que entendeu como aceitáveis as medidas tomadas pelo Governo do Estado junto ao comércio, no começo da pandemia, já que a doença era desconhecida, a Saúde precisava se preparar para receber os pacientes e o varejo se inteirar sobre as formas de minimizar o risco de contágio da doença. Vale ressaltar também que, após entender as medidas de segurança, os comerciantes investiram recursos para a aquisição de materiais de proteção e de prevenção contra a Covid-19.


 Agora, porém, a entidade acredita que este tipo de atitude não se justifica já que o varejo não está entre os lugares onde há mais contaminação da doença. A entidade também entende que esse tipo de medida pode causar mais fechamento de lojas, porque o comerciante ainda se recupera do primeiro impacto da pandemia.
 Aos comerciantes, a ACSP deixa claro que vai continuar firme na luta para preservar seus direitos. 

Senado aprova lei que regula a falência e a recuperação de empresas

Foi aprovada na última quarta-feira (25) lei que tem como objetivo desburocratizar processo de recuperação judicial

Não é novidade que a pandemia provocou uma enorme crise financeira que atingiu diversos setores do comércio. E isso consequentemente aumentou o número de empreendimentos que fecharam as portas em 2020. Segundo a estimativa do IBGE, 760 mil empresas encerram as atividade só no primeiro semestre desse ano. Dessas, quatro em cada 10 afirmaram ao IBGE que a situação deveu-se à pandemia.

Segundo o advogado e professor, Suhel Sarhan, do Centro Universitario Salenciano (UNISAL) esses números motivaram a assinatura do projeto de lei 4.458/2020 aprovado pelo senado na última quata-feira (25). “O projeto já foi apresentado na Câmara há algum tempo e foi votado esse ano tanto na Câmara e no Senado em virtude da pandemia, que fez com que os legisladores percebessem que o instituto da recuperação precisava de reformas urgentes”, declarou.

Ainda de acordo com o professor, as propostas apresentadas pelo projeto insere novas medidas de negociação, facilitação no acordo com credores. Além disso, “permite que os próprios credores apresentem também sua proposta, bem como traz garantias para aqueles que disponibilizarem créditos às empresas em recuperação, fazendo com que elas se capitalizem, dentre outros benefícios”, afirmou Suhel.

A medida segue agora para aprovação do presidente da república para entrar em vigor.

Procon-SP notifica Facebook : saiba porque

Plataforma deverá explicar sobre os perfis do Instagram com práticas comerciais

O Procon-SP notifica o Facebook para que a rede social explique se o Instagram pode ser utilizado para comercialização de produtos ou serviços e como o consumidor pode ter acesso aos dados desses perfis (razão social, endereço, formas de contato). Consumidores reclamam que compraram por meio de alguns desses perfis, não receberam os produtos e não conseguem mais contato com o fornecedor.

O pedido de esclarecimento acontece alguns dias antes da Black Friday, evento que marcado para o próximo dia 27 em que lojas promovem descontos e promoções e que costuma movimentar as vendas. O Facebook tem 72 horas para dar as explicações ao Procon-SP.

O Procon-SP quer entender quais os critérios utilizados pela plataforma para especificação da conta como pessoal e como comercial; quais orientações repassa para as pessoas quando ocorrem problemas de consumo; se há algum canal de atendimento para esses casos e qual providência é tomada quando o perfil que vendeu para o consumidor não soluciona o problema de consumo.

Muitas contas do Instagram que comercializam produtos e serviços não têm CNPJ, endereço físico ou virtual e, ao tentar encontrá-las após o produto/serviço não ser entregue, os perfis simplesmente desaparecem. Ao acionar o Instagram, a plataforma alega não ter os dados necessários para localizar o fornecedor, ficando impossível buscar uma reparação para o prejuízo sofrido.

Apenas no Procon-SP o produto Pelewow – que tem mais de um perfil na plataforma – é responsável por 150 queixas de consumidores que não receberam o produto e não conseguem mais contato sequer para exercer o direito de arrependimento (cancelar a compra no prazo de sete dias).

“Ao permitir perfis que comercializam, o Instagram também integra a cadeia de fornecimento e, em caso de problemas com a compra, ao não disponibilizar informações do fornecedor, deverá ser responsabilizado”, explica Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Em recente enquete feita no Stories do Instagram do Procon-SP, 65% dos consumidores revelaram ter tido problemas ao comprar nas redes sociais, alternativa cada vez mais usada, seja pela praticidade ou rapidez. Mas é fundamental que as plataformas adotem política de acompanhamento e controle em relação aos perfis com práticas comerciais a fim de garantir que a legislação seja cumprida.

Dicas para evitar problemas

• não comprar de perfil que não tenha CNPJ, endereço físico ou virtual (informações necessárias para a localização do fornecedor);

• desconfiar de preço muito abaixo do mercado;

• observar com atenção e conferir o endereço eletrônico do estabelecimento;

• buscar informações sobre o fornecedor: endereço, atividades realizadas, meios de comunicação, etc; guardar as mensagens relativas a oferta, descrição do produto, preço e formas de pagamento;

• não acreditar em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc, enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e jamais clicar nesses links.

O Procon-SP não pede informações ao consumidor e não envia mensagens via whatsapp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais, veja quais são aqui https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/

Os nossos perfis oficiais são: @proconsp (facebook e instagram) e @proconspoficial (twitter); e o site é o www.procon.sp.gov.br

Black Friday: Quinta Valentina promove ações com descontos para consumidoras e futuras franqueadas

As consumidoras encontrarão descontos de até 50% no site e na venda presencial em todo o brasil. Já as potenciais franqueadas poderão conseguir até 40% de desconto ao participarem do webnario Quinta Valentina

A Quinta Valentina, rede de franquia de sapatos femininos com atendimento personalizado para o cliente, vai desenvolver uma série de ações durante a Black Friday. A marca está programando descontos para consumidoras e também para mulheres que desejam empreender e fazer parte da rede. A empresa conta com mais de 200 franqueadas em todo o Brasil, além do atendimento pelo e-commerce, que alcança todo o território nacional.

Para as consumidoras, a Quinta Valentina terá descontos de até 50% em seus produtos, tanto na venda do site, quanto na venda presencial, por meio das franqueadas em todo o Brasil. Já para mulheres que estão pensando em investir em uma franquia, a rede também vai oferecer facilidades. Nos dias 19, 24 e 26 de novembro, a partir das 20h, a empresa realizará um webnario para potenciais franqueadas.

No evento, o CEO André Assunção irá apresentar a história da empresa, falar sobre a trajetória da Quinta Valentina na luta pelo empoderamento feminino, além de oferecer oportunidades de flexibilização no investimento de uma unidade, com descontos que podem checar a 40%. Esses descontos serão ofertados a participantes que estiverem dentro do perfil da Quinta Valentina, conforme análise prévia feita.

Os interessados em participar do evento online devem acessar os links abaixo:

19/11 – a partir das 20h https://quintavalentina.clickmeeting.com/webinar/register

24/11 – a partir das 20h https://quintavalentina.clickmeeting.com/webinarqv/register

26/11 – a partir das 20h https://quintavalentina.clickmeeting.com/webinarquinta/register

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo consumidor por conta dos descontos que as empresas oferecem em produtos e serviços. A data também é muito aguardada pelo mercado. Segundo estudo da Nielsen, em 2019, a Black Friday representou para o varejo online no Brasil cerca de R$3,2 bilhões.

Sobre a Quinta Valentina

A Quinta Valentina é uma rede de franquia de sapatos femininos, com venda personalizada e atendimento sob medida, de acordo com a necessidade de cada cliente. A rede nasceu do desejo de oferecer a mulheres de todo o Brasil, a possibilidade de entrarem no mercado e alcançarem seus objetivos profissionais, inspirando essas mulheres a conquistarem sua independência por meio do empreendedorismo no segmento da moda.

A rede se desenvolveu a partir de uma comunidade de franqueadas prontas para realizar seus sonhos, capacitadas para o varejo de moda, que têm como material de trabalho, sapatos com alto valor agregado, para atender as demandas de todos os tipos de mulheres.

Ao longo dos anos, a marca se consolidou no mercado e se tornou referência com ações e atitudes que priorizam e valorizam a mulher, oferecendo capacitação e até mesmo apoio psicológico para suas franqueadas. Essas iniciativas reforçam os valores da marca que são: atenção, cuidado, relacionamento, interação, inovação e qualidade nos produtos. A Quinta Valentina conta com mais de 200 franqueadas em todo o Brasil, além do atendimento pelo e-commerce, que alcança todo o território nacional.

Governo de SP lança primeira frota de ônibus intermunicipal com tecnologia antivirus

Bancos, balaústres e catracas dos ônibus receberam tecido que elimina o coronavírus

O vice-governador, Rodrigo Garcia, e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, apresentaram, nesta quarta-feira (28), os 12 primeiros ônibus antivirais, de 120, que passam a integrar a frota de ônibus intermunicipais gerenciada pela EMTU/SP. Bancos, balaústres e catracas dos veículos foram revestidos com tecido que possui ação antibacteriana e antiviral, inclusive contra os micro-organismos envelopados, como são classificados os vírus influenza, herpes vírus e os coronavírus.

Os primeiros coletivos a receber o acabamento antiviral pertencem à Viação Osasco, que atua na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, está em produção material para revestir outros 200 veículos. “A parceria do Estado com as empresas operadoras do serviço na região metropolitana dá os primeiros resultados. À medida que a população volta a circular e a utilizar o transporte público, precisamos cada vez mais de iniciativas que busquem dar mais segurança às pessoas no combate à COVID-19 e a outras doenças”, afirma Rodrigo Garcia.

Os ônibus antivirais são certificados pelas áreas e agências técnicas do governo, incluindo a Unicamp e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que testaram a resistência física do produto e a eficiência antibacteriana e antiviral. “Produzidos pela ChromaLíquido com o fio Amni®️ Virus-Bac OFF, os tecidos e soluções são indicados para uso profissional, em virtude do efeito permanente da ação antiviral e antibacteriana, resistência a atritos, higienizações e lavagens constantes, como exige o transporte público”, destaca Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais da ChromaLíquido.

“Com esta tecnologia, vamos trazer mais segurança para o passageiro e ajudar a controlar a disseminação do coronavírus, diminuindo em 99,99% as chances de contaminação cruzada”, diz Alexandre Baldy. A contaminação cruzada ocorre quando a pessoa infectada com o vírus coloca a mão em uma superfície e, em seguida, outra toca no mesmo local, correndo o risco de contrair a doença. Este é mais um esforço do Governo de São Paulo para frear a Covid-19, lembrando que não é permitido usar o transporte público sem máscara, e que seu uso é obrigatório desde maio, em todo o Estado de São Paulo.

Forma de atuação – A solução foi desenvolvida pela ChromaLíquido Soluções Tecnológicas, em parceria com a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e com a TNS Nanotecnologia. O aditivo antiviral aplicado nos fios dos tecidos é produzido com nanotecnologia capaz de romper a camada de gordura do vírus, impedindo que ele se fixe na superfície. Além disso, os aditivos conseguem inativar o Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, a partir de 30 segundos de contato.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros, que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, também em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Vantagens do fio têxtil de poliamida Amni® Virus-Bac OFF
Efeito permanenteAs atividades antiviral e antibacteriana da poliamida Amni® Virus-Bac OFF são permanentes, mesmo após inúmeros ciclos de lavagem, mantendo as funcionalidades e oferecendo vida longa aos artigos têxteis.
Uniformidade ealta performanceO agente antiviral e antibacteriano, presente na matriz polimérica da poliamida Amni® Virus-Bac OFF, garante que a concentração do agente no fio seja distribuída por igual ao longo do tecido/malha, assegurando um produto bem homogêneo.
Agilidade noprocesso produtivoO agente antiviral e antibacteriano, inserido na matriz polimérica da poliamida Amni® Virus-Bac OFF, traz ganhos no processo produtivo, com redução de etapas na cadeia produtiva e, consequentemente, aumento da produtividade.
SustentabilidadeGraças à tecnologia de aditivação da Rhodia, as funcionalidades desta poliamida não saem nas lavagens, agregando sustentabilidade ao processo têxtil. O fio de poliamida Amni® nasce de um processo que respeita o meio ambiente. Com o ciclo fechado de água, 0% de geração de resíduos e redução de emissão de CO2.
A eficácia do fio de poliamida Amni® Virus-Bac OFF foi comprovada por laboratório independente, seguindo os protocolos têxteis das normas internacionais ISO 18184 e AATCC100.

Procon-SP multa Nestlé em mais de 10 milhões

Empresa não respeitou regra para rotulagem prevista em legislação

O Procon-SP multou a empresa Nestlé Brasil Ltda. em R﹩ 10.255.569,96, valor máximo estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor, em razão de no produto Crunch Cereal Nestlé, caixa com 330g, a empresa não respeitar regra para rotulagem prevista em Resolução RDC 259 de 20/9/02 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

A referida regra prevê que os ingredientes que compõe o alimento devem ser declarados em ordem decrescente da respectiva proporção. Por desrespeitar esse regulamento a empresa infringiu o CDC por expor a venda produto em desacordo com norma regulamentar de apresentação.

A multa é aplicada por meio de processo administrativo e a empresa tem direito à defesa. O valor da multa, de acordo com o CDC, é estimado com base no porte econômico da empresa, na gravidade da infração e na vantagem obtida.

CVM lança Programa Bem-Estar Financeiro: Multiplicadores

A Comissão de Valores Mobiliários lança hoje, 9/10/2020, o Programa Bem-Estar Financeiro: Multiplicadores.

A iniciativa tem o objetivo de cadastrar pessoas e profissionais interessados em se tornar capacitadores da educação financeira em instituições públicas ou privadas, com o objetivo de levar a educação financeira ao ambiente de trabalho, colaborando para a mudança de comportamento financeiro dos envolvidos.

“A Autarquia irá fornecer aos multiplicadores todo o suporte de conteúdo (material didático), apoio técnico (tirando dúvidas) e atualização (sala virtual) necessários para realização do Programa”, comentou Julio Dahbar, analista da Divisão de Educação Financeira (COE/SOI) da CVM.

Quem pode participar

A CVM espera que os multiplicadores já possuam conhecimentos prévios relacionados aos assuntos abordados. Por isso, para utilizar os materiais e atuar como multiplicador parceiro do Programa, o interessado deverá se enquadrar em um dos perfis definidos no manual de apresentação do Programa.

A iniciativa promove a parceria entre CVM e o novo multiplicador, que terá toda a base de apoio educacional e especializado da Autarquia, reconhecida por sua atuação e foco na educação financeira.

Abrangência

Bem-Estar Financeiro: Multplicadores terá cobertura nacional. Por isso, a presença dos multiplicadores é fundamental, pois serão os responsáveis pela aplicação de fato do programa nas empresas.

Como funcionarão as intervenções

As intervenções foram desenhadas com base no Modelo Transteórico para Mudança de Comportamento (TTM), em que a mudança de comportamento individual ocorre de forma gradual e contínua, passando por cinco estágios sucessivos:

1. Pré-contemplação: indivíduo sequer tem a consciência de que mudar seu comportamento pode melhorar seu bem-estar, e não pretende agir nos próximos seis meses.

2. Contemplação: indivíduo já tem consciência da necessidade de mudança, pretende agir dentro dos próximos seis meses, mas ainda não sabe como.

3. Preparação: indivíduo pretende agir nos próximos trinta dias e começa a tomar providências para tanto.

4. Ação: já iniciou o processo de mudança, tendo implementado alterações visíveis no comportamento nos últimos seis meses.

5. Manutenção: indivíduo está tentando manter o novo comportamento, e já realizou alterações visíveis há mais de seis meses.

Importante

O cadastro como multiplicador do Programa não certifica ou autoriza o profissional a exercer qualquer atividade regulamentada no mercado de capitais. Também não representa qualquer tipo de capacitação ou formação relacionada ao conteúdo do Programa.

Além disso, não serão permitidas quaisquer formas de divulgação e/ou comercialização de produtos ou serviços, ou qualquer outra forma de utilização do curso para fins comerciais.

O principal objetivo da CVM é promover o bem-estar financeiro dos participantes, auxiliando na redução do endividamento, no controle financeiro, planejamento, consumo consciente e na autonomia para tomadas de decisão.

Mais informações

Acesse a página do Programa no Portal do Investidor, onde também é possível acessar o Manual de Apresentação. 

Bem-Estar Financeiro: Multiplicadores foi lançado durante a Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW 2020), que ocorreu entre os dias 5 e 11/10.