Brasil é a segunda nacionalidade que mais solicita o Golden Visa português

Pedidos para esse tipo de visto têm aumentado exponencialmente

O Golden Visa português é um dos programas de residência por investimento mais populares do mundo. Desde que foi criado, em 2012, até junho do ano passado, mais de 9 mil vistos foram concedidos dentro dessa modalidade. Desse total, 1.024 foram para brasileiros, de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF). Tal fator posiciona o Brasil como a segunda nacionalidade que mais solicita o Golden Visa português, ficando atrás apenas da China.

Tal movimento em ascensão tem sido também percebido pelo Clube do Passaporte. Nos 5 primeiros meses do ano, o número de pessoas interessadas nesse tipo de visto aumentou em 20% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da empresa especializada na obtenção da cidadania portuguesa. “Muitos buscam o Golden Visa português porque as opções de investimento são relativamente mais acessíveis do que em outros países, além de serem, no geral, bem rentáveis. Vale lembrar que o programa permite aos investidores e seus familiares o direito de viver, trabalhar e estudar em Portugal e possibilita, ainda, a livre circulação pela Europa”, explica o advogado israelense Itay Mor, fundador do Clube do Passaporte.

Para quem está pensando nessa possibilidade, Mor lembra que o governo português alterou a legislação e é preciso estar atento. “Desde o início deste ano, os valores mínimos de investimento aumentaram para a aquisição do Golden Visa. Além disso, agora existem restrições geográficas para a obtenção do visto, que não será mais concedido para quem adquirir imóveis em Lisboa, Porto ou cidades costeiras, por exemplo”, explica.

Para Mor, essa mudança pretende impulsionar as rotas alternativas de investimento, não sendo algo que impeça novos pedidos de Golden Visa em Portugal. “O país é considerado um dos mais seguros do mundo, com custo de vida baixo em relação a outros países europeus. Além desses motivos, para investidores, Portugal tem uma economia considerada estável, com suporte da União Europeia como financiadora de vários programas oferecidos. Isso proporciona muita segurança para quem pretende seguir com o pedido do Golden Visa”, afirma.

Embora o Programa Golden Visa português ofereça grandes oportunidades para os investidores, Mor lembra que é preciso considerar todas as possibilidades de aquisição do visto. “Existem diferentes vias para a aquisição do Golden Visa , seja investindo capital, adquirindo imóveis, ou criando oportunidades de investimento. Cada uma delas tem suas particularidades e necessita de aplicações diferenciadas. Entendendo isso e aplicando corretamente, o processo de inscrição para aprovação é rápido, levando pouco menos de um ano para sua finalização”, comenta.

Com protocolos de segurança, é dada a largada da temporada de cruzeiros

Nos próximos meses, navios de diferentes armadoras chegarão aos portos da América do Sul para a temporada de cruzeiros 2021/2022. A previsão é de que as viagens sigam protocolos de segurança especiais aplicados em outras partes do mundo, como testes de covid-19, esforços médicos, limpeza reforçada e até exigências de vacinação. A agência Líder Lazer já começou a vender pacotes para quem aproveitar alguns dias em alto-mar. O que não faltam são opções de itinerários programados para os mais diversos estilos de passageiros.

Os roteiros temáticos e musicais, por exemplo, figuram entre os favoritos dos brasileiros. As opções vão desde o Navio da Xuxa, que celebrará o aniversário da Rainha dos Baixinhos entre 25 e 28 de março de 2022, até o cruzeiro da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, que receberá shows de estrelas como Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano e Fernando & Sorocaba (entre 14 e 17 de novembro) – ambos a bordo do navio MSC Preziosa.

O transatlântico da MSC também será palco de itinerários de artistas como Bell Marques (5 a 8 de novembro) e Alexandre Pires (26 a 29 de novembro), além de receber rotas temáticas, a exemplo do Navio da Mix (11 e 14 de novembro) e o Energia na Véia (18 e 21 de março), com shows de grupos como Roupa Nova e Jota Quest. Quem curte festas em alto-mar também pode se aventurar no H&H Festival (9 a 12 de dezembro), que vai reunir DJs nacionais e internacionais no navio Costa Favolosa.

Os tradicionais roteiros com paradas em portos internacionais também aparecem como boas opções para o público. O navio Norwegian Star, por exemplo, oferecerá roteiros de seis dias por Buenos Aires (Argentina), Punta del Este (Uruguai), Santos (SP), Ilha Grande (RJ) e Búzios (RJ). Há ainda opções que partem da capital argentina rumo às águas geladas da Antártica, em uma aventura de 14 dias. 

Mais informações em http://www.liderlazer.com.br

Costa Smeralda terá “Dançando a Bordo” com Carlinhos de Jesus

O Dançando a Bordo é uma grande festa da dança de salão brasileira. Grupos de amigos e alunos de escolas de todo o Brasil se reúnem aqui para dançar e se divertir no pique total. Neste que é conhecido como o maior e mais respeitado evento de danças de salão do Brasil.​

O Cruzeiro chega em sua 17ª edição rumo a Salvador no maior navio a vir para uma temporada brasileira, o Costa Smeralda, partindo de Santos no dia 14 de março de 2022, com 7 noites de duração, com paradas nas cidades de Salvador e Ilhéus.

Atividades especiais

Na programação são mais de 120 atividades extras ao longo do cruzeiro, com aulas durante o dia – Tango, Salsa, Samba, Valsa entre outros – tardes dançantes, bailes e festas temáticas com personal dancers, shows e o “Dançando com as estrelas”.

Equipes Especializadas

Sob direção do casal Theo & Monica, que acumula 25 anos de experiência, a equipe é composta por profissionais renomados internacionalmente, sendo 9 casais de professores especialistas nos gêneros de danças de salão, 1 professora de danças do ventre, 6 DJS e muito mais.

Presenças ilustres

Alguns dos maiores ícones da dança brasileira, como o Carlinhos de Jesus e a Ana Botafogo, são convidados especiais confirmados para esta edição.

Novas normas e coberturas de Seguro Viagem para brasileiros

Com a aceleração da vacinação no Brasil, onde mais de 122 milhões de doses foram aplicadas entre primeira, segunda e a dose única, o brasileiro está voltando a viajar. Segundo pesquisa feita pela Booking.com, para 63% dos brasileiros, viajar é mais importante agora do que era antes da Covid-19.

De qualquer forma, não basta querer, precisará se adaptar às novas regras de viagem, principalmente quando falarmos de viagens para o exterior. Atualmente temos 104 países para onde o brasileiro pode viajar, e uma tendência que tem se fortalecido nas regras de cada um deles é de que quando ainda não se está vacinado com duas doses, precisa cumprir isolamento de 14 dias – o que pode tornar a viagem longa, e, muitas vezes, inviável.

Na França, por exemplo, em caso de imunização completa, não é necessário o isolamento. E, por enquanto, as vacinas aceitas pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos) são Pfizer, Moderna, Astrazeneca e Johnson & Johnson. A CoronaVac está em fase final de análise e, embora aprovada pela organização mundial de saúde, ainda não está aprovada pela EMA. Para os Estados Unidos, por enquanto, independentemente da imunização, é necessário cumprir 14 dias em um dos países aprovados pelos EUA para poder embarcar. A grande maioria dos países tem solicitado o teste PCR, comprovando que a pessoa não está contaminada para poder entrar no país.

Segundo a mesma pesquisa da Booking.com, 70% dos brasileiros aceitariam comprovar que foram vacinados. Embora seja um número alto, acho que não ficou claro para o brasileiro que isto não é opcional. Dos entrevistados, 77% aceitam usar máscara (neste caso a rigidez não é apenas para o exterior, não é possível viajar sem máscara em nenhum voo, mesmo que seja doméstico), e 20% querem usar os vouchers de viagens canceladas ao invés de aceitar um reembolso.

Falando em reembolso, é importante lembrar que esta é uma cobertura corriqueira nos seguros viagem, pois dependendo do tipo de reserva que for feita, a viagem pode ser não reembolsável.

Vários países colocaram em sua lista de exigências, a contratação de um seguro viagem que cubra Covid-19, para não terem a responsabilidade financeira de cuidar da saúde deste turista.

As coberturas que o seguro viagem pode oferecer são: assistência médica (presencial e online), traslado de corpo (em caso de falecimento fora do país de residência, transporte para o país onde a família gostaria que o corpo fosse velado), prorrogação de estadia (caso a pessoa se contamine na viagem por exemplo, perca o voo e deva permanecer mais tempo no país), traslado médico (transporte aéreo ou terrestre para o hospital mais adequado), atraso ou perda de bagagem, assistência legal por responsabilidade em um acidente, retorno de viagem antecipada, assistência em caso de roubo, furto ou extravio de documentos, traslado de um familiar, retorno antecipado por sinistro grave na residência, hospedagem de acompanhante, retorno de acompanhante, seguro Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente em Viagem, despesas com medicamentos, atraso de embarque, cancelamento de viagem, despesas com fiança e despesas legais em viagem, hospedagem de acompanhante, despesas odontológicas, morte acidental.

Como podemos ver, é tanta coisa que pode acontecer que mesmo que não fosse obrigatório contratar o seguro viagem é um seguro que tranquiliza qualquer turista. Passar mal ao comer algo que não estamos acostumados, nos envolvermos em um acidente em um país que não conhecemos a legislação, extravio de malas, são coisas que podem acabar com a viagem se não estivermos preparados para o imprevisto.

Por isso, é importante ter um corretor de seguros que te oriente apropriadamente quanto às coberturas, pois contratar um produto inadequado pode gerar o mesmo resultado que não contratar nenhum seguro.

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Ibraflor pede a governadores e prefeitos que permitam venda de flores para o Dia da Mulher

Preocupado com a situação de toda a cadeira que envolve o setor de flores e plantas ornamentais no país, o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – está encaminhando ofícios aos governadores e prefeitos dos principais estados e cidades do país solicitando a permissão do funcionamento das floriculturas e gardens centers nesta semana, considerando que muitos deles decretaram loockdown devido ao agravamento das contaminações pela Covid-19.

A preocupação deve-se à proximidade do Dia Internacional da Mulher, na próxima terça-feira, 8 de março, data que representa 8% do faturamento anual do setor que já vem sofrendo constantes prejuízos desde o início da pandemia. O Ibraflor lembra aos governantes que as flores são classificadas pelo Comitê de Crise Covid-19, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como produtos agropecuários e, portanto, os estabelecimentos que as comercializam são considerados como de “atividades essenciais”.

“Trabalhamos com produtos vivos, perecíveis, e estamos classificados como produtos agrícolas, assim como os hortifrutis. Uma vez que as floriculturas e gardens centers sigam rigorosamente as diretrizes de segurança sanitária estabelecidas pelos órgãos de Saúde, não há justificativa para fechá-las”, explica o presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker. 

Kees lembra que esses estabelecimentos não geram aglomeração, mesmo em datas especiais. “A impossibilidade de abertura para este Dia da Mulher representará novos e enormes prejuízos para toda a cadeia produtiva das flores e plantas ornamentais do Brasil, que envolve produtores, distribuidores e floriculturas, pois não há como estocar os produtos para vendas futuras. As plantas e flores já plantadas e colhidas, se não comercializadas, terão novamente o lixo como destino, como ocorreu no início da pandemia”, explica. De acordo com o Ibraflor, a queda no faturamento total do setor, em 2020, foi de 90% e resultou em um déficit de R$ 1,360 bilhão.

Canadá pretende receber 1 milhão e 233 mil novos imigrantes nos próximos meses

Por conta disso, a Cebrusa Northgate preparou uma mentoria aberta para explicar como dar os primeiros passos e morar legalmente no país

O Canadá espera receber mais de 1 milhão e 233 mil novos residentes permanentes nos próximos meses. “Com uma população pequena e cada vez mais idosa, o Canadá tem uma escassez muito grande de trabalhadores. O problema do país é a falta de pessoas para morar e trabalhar e engana-se quem pensa que são subempregos, as vagas em aberto são para diversos cargos e níveis. O salário-mínimo gira em torno de dois mil dólares canadenses. Um auxiliar administrativo, por exemplo, vai ganhar em torno de 3000 mil a 3500 dólares canadenses”, destaca Daniel Braun, presidente da Cebrusa Northgate.

Diante desse cenário promissor, a Cebrusa Northgate preparou uma mentoria aberta para explicar como dar os primeiros passos e morar legalmente no país. “Eu quero mostrar como é possível dar os primeiros passos para morar legalmente no Canadá e desfrutar de todos os benefícios que só o país oferece. O Canadá é um país totalmente aberto à imigração com ampla chance profissional em mais de 200 áreas diferentes”, afirma.

A Cebrusa Northgate irá oferecer o Checklist da Imigração, uma ajuda extra com um passo a passo de como morar no país de maneira clara e objetiva. “Nesse novo ciclo de imigração é possível imigrar para o Canadá, independente de diploma, condição financeira ou domínio de outra língua inglesa.”

Para se inscrever, basta clicar no link https://danielbraun.com.br/checklist-imigracao-insc

Sobre a Northgate Cebrusa

Presente no mercado desde 1996, a Cebrusa oferece soluções completas em imigração para o Canadá, desde o desenvolvimento da fluência em idiomas até a preparação para o mercado de trabalho.

A Northgate Immigration Services, escritório de consultoria de imigração, localizado em Vancouver, no Canadá, oferece serviços que vão desde a consultoria até a imigração, auxiliando no entendimento e planejamento de imigração, aplicação de vistos e também processos nos mais de 60 programas de imigração no Canadá.

As duas empresas se juntaram para ampliar ainda mais os serviços para quem deseja morar em um dos melhores países do mundo. O fundador e presidente da Cebrusa, Daniel Braun, realiza palestras gratuitas pelo Brasil com importantes temas, como estilo de vida, mercado de trabalho e programas de imigração, entre outros.

Já o fundador da Northgate, Armando Stocco, é consultor regulamentado, com a identificação R526799 e representa os clientes perante o Ministério da Imigração, recebendo e enviando documentos, realizando todas as aplicações e tranquilizando os candidatos.

Alguns dos serviços oferecidos: consultoria de atendimento para todo o Canadá, cursos para fluência linguística, programas de intercâmbio e assessoria de visto (de turismo, estudo, trabalho, investidor e residente permanente).

Venda de passagem de ônibus em aeroportos é tendência no pós-pandemia

Integração de rotas, venda de passagens online, e outras facilidades buscam reduzir os riscos de transmissão, dando mais conforto ao passageiro

Com o objetivo de estimular o turismo multimodal e ampliar a segurança e o conforto do passageiro, a ABRATI, associação que representa as empresas de transporte interestadual, vem estimulando suas associadas a criar espaços de venda de passagens e pontos de embarque nos aeroportos.

A primeira delas será inaugurada em breve no aeroporto de Brasília, com vendas de passagens para destinos que utilizam Brasília como hub, ou seja, como um grande ponto de distribuição de passageiros para cidades do interior de Goiás, Tocantins, Bahia, etc.

Por exemplo, uma pessoa que cuja origem ou destino sejam as cidades de Anápolis (GO), Campos Belos (GO) ou Alto Paraíso de Goiás (GO), com destino ou São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), ou qualquer outra capital, poderá fazer uma viagem multimodal com muito mais conforto e agilidade, utilizando o avião e os ônibus para a ligação rodoviária, sem ter que se deslocar ao terminal rodoviário em Brasília e dali mesmo já seguir de ônibus para a sua cidade.

“Nosso objetivo é dar conforto, preço acessível e agilidade ao passageiro, facilitar a vida dele, com uma infraestrutura adequada e segurança, especialmente no período pós-pandemia, quando viajar pelo Brasil certamente ainda será o mais seguro a se fazer”, explica Letícia Pineschi, conselheira da ABRATI.

De acordo com ela, a inauguração da agência é apenas a primeira etapa do projeto, mas, a ideia é que, em breve, as linhas de ônibus possam atender direto dos diversos aeroportos do país.

“Esse projeto partiu das conversas que o setor representado pela ABRATI estabeleceu com o Ministério do Turismo nos últimos meses para facilitar e promover o turismo nacional rodoviário seguro. Isso não apenas trará receita para as cidades turísticas, mas também ajudará a retirar o cidadão desavisado das ciladas armadas pelos transportes alternativos ou clandestinos, que literalmente matam e trazem insegurança nas rodovias para toda a sociedade.” explica.

A conselheira lembra que somente as empresas autorizadas ao transporte regular estão autorizadas a operar linhas e vender assentos em um só sentido, ida ou volta individualmente, além, é claro, de serem as únicas que efetivamente tem os protocolos de prevenção a Covid-19 averiguados pela fiscalização da ANTT.

Outra tendencia do turismo no pós-pandemia é a interligação rodoviária de algumas rotas conhecidas para locais de difícil acesso. Como, por exemplo, a acesso à famosa Rota das Emoções, que compreende Fortaleza (CE), Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Lençóis Maranhenses (MA).

“A nova rota parte do aeroporto de Fortaleza, passando pela rodoviária de Fortaleza (Terminal João Tomé) e pela Avenida Beira Mar, onde fica a maior parte da rede hoteleira da cidade”, explica Letícia Pineschi, conselheira da ABRATI.

A linha contará com 7 partidas diárias, em 5 linhas diferentes, cobertas por ônibus executivos. Para o acesso a Vila de Jericoacoara, o serviço termina na sede do município de Jijoca e o percurso até a vila é finalizado em caminhonetes adaptadas, as conhecidas Jardineiras, em parceria com a Cooperativa COOPERJERI, maior operadora local (o tíquete pode ser adquirido juntamente com a passagem rodoviária).

Além disso, a compra da passagem pode ser feita online pelo no site ou aplicativo de vendas da empresa. “A Rota das Emoções poderá ser totalmente percorrida pelo transporte rodoviário regular, com mais qualidade e mais frequência, sem que o turista dependa de formar grupos para locação de fretados”, comemora Letícia.

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Governo federal lança a Retomada do Turismo

Liderada pelo Ministério do Turismo, iniciativa promove o retorno seguro e gradual do turismo em parceria com instituições públicas, privadas e terceiro setor

O governo federal lançou, nesta terça-feira (10.11), a Retomada do Turismo, aliança nacional que, com segurança e responsabilidade, busca acelerar a recuperação do setor e reduzir o impacto socioeconômico da Covid-19 após a paralisação das atividades. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lançou ainda a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, ao citar os impactos da pandemia no setor, destacou o empenho do governo federal em socorrer a cadeia produtiva que atua no segmento. “A economia é vital. Quando se destrói um setor todos sofrem. Temos que buscar mudanças. Temos como mudar o destino do Brasil”, declarou o presidente.

Liderada pelo Ministério do Turismo, a Retomada do Turismo é uma aliança do setor que reúne esforços dos setores público e privado, terceiro setor e Sistema S para que o turismo retome plenamente as atividades de maneira gradual e planejada, voltando a gerar emprego e renda no país.

“Nós podemos afirmar que o turismo brasileiro está preparado para recebê-lo. Procure os estabelecimentos que contenham o Selo Turismo Responsável. São mais de 23 mil estabelecimentos em todo o Brasil obedecendo os protocolos de biossegurança e demonstrando que se preocupam verdadeiramente com a saúde do turista e com o desenvolvimento econômico do país”, destacou o ministro do Turismo ao se dirigir aos turistas brasileiros.

O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), Marco Ferraz, em nome do trade turístico, agradeceu o apoio do governo federal e a liderança para a retomada das atividades. “Agradeço as medidas tomadas que nos ajudaram em um momento tão difícil. Hoje vamos assinar um documento feito a muitas mãos e tentamos retomar o nosso turismo. Já vemos aviões voando e hotéis cheios em finais de semana. Temos um caminho grande a ser percorrido”, destacou.

Durante a cerimônia, o ministro Marcelo Álvaro Antônio assinou portaria ministerial que institui os eixos de atuação e os parâmetros para o desenvolvimento de programas, projetos e ações para a Retomada do Turismo.

REPRESENTATIVIDADE – O setor de turismo responde por cerca de 8,1% do PIB e emprega cerca de 7 milhões de pessoas direta e indiretamente no Brasil. As restrições impostas pela pandemia de Covid-19 fizeram com que milhares de brasileiros cancelassem suas viagens, colocando em risco a sobrevivência do setor e o emprego de quem tira da atividade o seu sustento.

No primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado, a Receita Cambial Turística acumulou queda de 37,2%; o saldo entre contratações e demissões na economia do turismo foi negativo em 364.044 postos de trabalho formais; e o faturamento das atividades turísticas, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, teve retração de 37,9%. Agora, o turismo brasileiro se organiza para viver sua retomada de maneira consistente e segura, contribuindo para a recuperação econômica do país.

RETOMADA DO TURISMO – A iniciativa reúne um conjunto de programas, projetos e ações que buscam resultados efetivos até 31 de julho do próximo ano. As ações são organizadas em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.

As ações vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos, até realização de obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos. Também estão previstas ações de qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviços tanto na oferta de cursos para a adoção aos protocolos sanitários que garantam segurança para turistas e trabalhadores do segmento, quanto para melhoria de atendimento, considerando as tendências do mercado.

Para promover a Retomada do Turismo, a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil” começa a ser veiculada em todo o país e conta com uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros. Serão veiculados materiais específicos de cada estado do país, além do Distrito Federal.

PARTICIPAÇÃO – A adesão à aliança Retomada do Turismo já conta com 32 entidades nacionais ligadas à cadeia produtiva do turismo (conheça AQUI todas elas). Dentro deste planejamento, cada instituição possui uma atribuição voltada para o retorno das atividades turísticas no país, apoiando, por exemplo, a promoção das campanhas lançadas pelo governo federal.

Entre as atividades desenvolvidas pelos órgãos públicos, entidades do terceiro setor e Sistema S estão incentivar a adoção do “Selo Turismo Responsável” e demais protocolos de biossegurança contra a Covid-19 pelos prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras, bem como difundir informações sobre linhas de crédito disponíveis, por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Já as empresas privadas, além de aderirem aos protocolos de biossegurança e aperfeiçoarem os seus produtos e serviços à realidade pós-pandemia, devem fornecer orientações aos turistas quanto ao cumprimento dos protocolos estabelecidos em seus estabelecimentos, incentivando a conduta responsável de cada cidadão.

As instituições públicas e privadas também devem incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer, de forma responsável e segura; definir medidas para a retomada do turismo de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções, que também já se prepara para retornar; e adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo país, priorizando o turismo em áreas naturais – visto que é uma tendência mundial no cenário pós-Covid-19.

Cabe registrar que todos os brasileiros podem participar deste movimento. Quem se prepara para viajar e aqueles moram em destinos turísticos podem, desde já, adotar condutas responsáveis e cumprir os protocolos de biossegurança, detalhados no Guia do Viajante Responsável, desenvolvido pelo Movimento Supera Turismo Brasil – que reúne entidades representativas do setor de viagens e turismo –, em parceria com o Ministério do Turismo. Clique AQUI e saiba mais sobre como você, sua empresa ou instituições pode participar.

AÇÕES JÁ REALIZADAS – Enquanto os turistas tiveram que dar uma pausa nas viagens, o Ministério do Turismo lançou um tripé de ações para proteger o setor. A primeira delas foi focada na manutenção dos postos de trabalho, por meio do pagamento de auxílio emergencial, da flexibilização da jornada de trabalho e suspensão temporária do contrato de trabalho (MP 936/2020). O governo também atuou em defesa dos direitos do consumidor e impedimento de falência em massa das empresas do setor do turismo (MP 948/2020), estabelecendo regras para cancelamento e remarcação de reservas tanto no turismo como na cultura. E, ainda, criou a campanha “Não cancele, remarque”, indicando o site consumidor.gov.br para conciliação.

Por fim, o Ministério do Turismo disponibilizou o crédito histórico para o setor na ordem de R$ 5 bilhões, com condições especiais, com foco no capital de giro das empresas (MP 963/2020). Estes recursos do Fungetur deram fôlego ao setor e garantiram o funcionamento das empresas neste período, preservando mais de 26 mil empregos.

Concluída a etapa de preservação do setor, o Ministério do Turismo iniciou um planejamento para a retomada das atividades turísticas no país. O Brasil foi um dos 10 primeiros países no mundo a estabelecer protocolos de biossegurança específicos para a volta em segurança de 15 atividades do setor, por meio do Selo Turismo Responsável, que já conta com mais de 23 mil adesões. Agora, a Retomada do Turismo é mais uma ação para apoiar o setor e permitir que os brasileiros redescubram o Brasil com segurança e responsabilidade.

Setor de Turismo cresce 28% em setembro, aponta pesquisa

Foram arrecadados mais de R$ 12,8 bilhões. Esta é a quinta alta consecutiva desde abril, mês que registrou o pior resultado do ano

O turismo segue dando sinais positivos de retomada nos últimos meses. Dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Cielo, mostram que o setor faturou R$ 12,8 bilhões em setembro, alta de 28% em relação a agosto.

Quando comparado a abril, pior mês para o segmento no ano de 2020, o número é três vezes maior do que o registrado no período (R$ 4,07 bilhões). Mais da metade do faturamento no mês vieram dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o número é animador e mostra que as ações coordenadas pelo Pasta junto aos demais segmentos estão no caminho certo. “Ficamos muito satisfeitos com essa retomada gradual, positiva e significativa de maneira gradual e responsável. Estamos mostrando, mais uma vez, que a importância do turismo para a recuperação econômica de nosso país.

Continuaremos com o nosso trabalho, de colocar o turismo brasileiro de volta aos antigos patamares, gerando emprego e renda para toda a nossa população”, disse. 
Quando analisados por segmento, os empreendimentos da área de Hospedagem e Alimentação registraram o maior volume de vendas em setembro, totalizando R$ 8,533 bilhões. O destaque foi para os restaurantes que movimentaram R$ 6,63 bilhões. O transporte de passageiros também registrou parcela significativa no montante total. Em setembro, o setor faturou R$ 2,76 bilhões, representando 21% de tudo o que foi arrecadado em setembro. 


O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou que o aumentou no faturamento pode ser resultado de inúmeros fatores. “A partir de maio, o faturamento do setor passou por um processo de recuperação mês a mês, devido a inúmeros fatores, como o maior número de pessoas nas ruas, o aumento da confiança dos consumidores, além das estratégias digitais adotadas pelas empresas”, afirma Tadros.


Desde março, quando foi decretado estado de calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diversas ações para dar sobrevida ao setor. Entre elas, estão a criação da lei 14.046, que propõe regras de cancelamentos/remarcações para serviços turísticos e culturais; a MP 963, que liberou R$ 5 bilhões para o setor em linha de crédito e contribuiu para a formulação da MP 936, que manteve milhares de empregos no país.

Costa Crociere atualiza seus itinerários para o inverno europeu 2020/2021

Devido às novas limitações adotadas por alguns países europeus, e à evolução da situação epidemiológica, a empresa italiana realizou revisões em seus próximos cruzeiros para o inverno 2020-2021

Considerando as limitações ainda existentes em alguns países europeus, e à luz da situação epidemiológica atual, a Costa Crociere, companhia de cruzeiros líder na Europa e integrante da Carnival Corporation & plc anuncia algumas atualizações para seus próximos cruzeiros durante a temporada de inverno europeu 2020/2021.

O flagship da companhia marítima, Costa Smeralda, estenderá seus roteiros somente na Itália até o final de fevereiro de 2021, em viagens que visitam as cidades de Savona, La Spezia, Cagliari, Messina, Nápoles e Civitavecchia / Roma. Este itinerário, com duração de uma semana, substituirá o roteiro que seria oferecido a partir de 14 de novembro de 2020 e passaria por Itália, França e Espanha.

O novo itinerário do Costa Smeralda levará os hóspedes a algumas das cidades de arte e áreas naturais mais populares da Itália, contribuindo para a recuperação do ecossistema turístico nacional, que também está recebendo benefícios do navio AIDAblu, da companhia AIDA Cruises, pertencente ao Grupo Costa, com sede na Alemanha, que tem concentrado seus roteiros, desde meados de outubro, somente na Itália.

O navio Costa Deliziosa seguirá, até o dia 3 de janeiro de 2021, com o itinerário de uma semana pela Itália e pela Grécia. No entanto, as escalas planejadas originalmente em Montenegro e Croácia serão substituídas por outras localidades. O roteiro do Deliziosa passa a contar com visitas em Trieste, Katakolon / Olympia, Atenas, Heraklion / Creta e Bari.

O navio Costa Diadema terá o início de seus longos cruzeiros no Mediterrâneo adiado para 6 de abril de 2021 e, conforme programado, manterá os roteiros de 14 dias para a Turquia e os cruzeiros – também de 14 dias – para o Egito e a Grécia.

novo navio Costa Firenze, que atualmente está em fase final de conclusão no estaleiro Fincantieri, em Marghera, será entregue conforme planejado em meados de dezembro de 2020, mas começará a oferecer seus cruzeiros de sete dias pela Itália, França e Espanha a partir de 28 de fevereiro de 2021.

Os cruzeiros do Costa Favolosa pelo Caribe serão cancelados, e o navio voltará a operar com mini-cruzeiros no Mediterrâneo a partir de 2 de abril de 2021.

O roteiro de Volta ao Mundo 2021, programado para acontecer a bordo do navio Costa Deliziosa, está cancelado. Os hóspedes que adquiriram este roteiro podem manter sua reserva para a edição Volta ao Mundo 2022.

A companhia marítima já está em contato com as agências de viagens e os hóspedes afetados pelas alterações destes roteiros. Caso a situação exija mais alterações, a Costa Cruzeiros informará prontamente seus programas e fornecerá informações completas a todos.

Sobre a Costa Crociere
A Costa Crociere é a companhia marítima italiana integrante da Carnival Corporation & plc, a maior empresa de cruzeiros do mundo. Há 72 anos a frota da Costa Crociere navega pelo mundo e oferece o melhor do estilo italiano, da hospitalidade a alta gastronomia, fazendo das férias uma experiência única a bordo. As embarcações incluem o que há de mais moderno em diversão, além de oferecer opções para aqueles que desejam relaxar. Possui 15 navios em serviço, a maior frota da Europa.

Além disso, um primeiro navio de última geração foi entregue em 2019 e o outro será em 2021: eles apresentam um “projeto verde” revolucionário e é conduzido por gás natural liquefeito (GNL), combustível fóssil mais limpo do mundo, o que representa um grande avanço ambiental. A Costa reflete a excelência italiana surpreendendo seus clientes todos os dias com experiências de férias únicas e inesquecíveis graças aos 27.000 associados de Costa em todo o mundo que, por sua vez, trabalham todos os dias para oferecer o melhor da Itália em férias de cruzeiro por meio de 140 itinerários diferentes, 261 destinos e 60 portos de embarque.